x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 19 de 19
  • #13
    Usuário Avatar de zluiz
    Entrada
    17/09/2009
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    57
    Posts
    293
    Agradecimentos: 0

    VHF no NOA




    preciso do radio no caso de um resgate,
    uma emergencia, com iremos para locais remotos, e com apenas um carro e locais onde não funciona o celular, o radio deverá ser um recurso para comunicarmos com alguem.
    JoseLuiz Arantes
    zzluizz@gmail.com

  • #14
    Usuário Avatar de zluiz
    Entrada
    17/09/2009
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    57
    Posts
    293
    Agradecimentos: 0
    Estou cercado de dúvidas,
    o radio VHF em uma expediçaõ funciona apenas para conversar com outros carros ou serve tambem para uma emergencia, para solicitar um resgate?
    não conheeço comunicação por radio, estou estudando.
    consegui descobrir alguma coisas, mas esta longe ainda de desvendar este misterio.
    agradeço a atenção
    JoseLuiz Arantes
    zzluizz@gmail.com

  • #15
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por zluiz Ver Post
    Estou cercado de dúvidas,
    o radio VHF em uma expediçaõ funciona apenas para conversar com outros carros ou serve tambem para uma emergencia, para solicitar um resgate?
    Não conheço essa região, mas seria prudente você ir munido de um indicativo de radioamador e da respectiva autorização, verificar se a Argentina exige alguma autorização extra.

    A questão do indicativo é que muitos radioamadores simplesmente não retornam seu chamado se você não der o indicativo. Alguns inclusive verificam em bases de dados na Internet pra ver se não é pirata.

    Depois dos prolegômenos legais, considerações técnicas:
    Não conheço o NOA de primeira mão, apenas vi fotos de outros foreiros que lá estiveram.
    Se a região for bem habitada (acho que não é) o VHF poderia ser de ajuda mesmo em situações de emergência. Neste caso, um aparelho de 50 (ou mais) watts e uma antena comum (plano terra) devem dar conta.
    Se for menos habitada, uma boa opção para complementar o VHF potente seria uma boa antena, como uma YAGI (dá pra montar e desmontar rápido, mas tem estar preparado)
    No entanto, o sistema mais seguro seria HF, em banda baixa, 40 ou 80 metros, pois garantem boa cobertura, mesmo com terreno monhanhoso e baixa altura da antena em relação ao solo. A antena é simplesmente um pedaço de fio de cobre cortado no tamanho certo. Uma vara de pescar serve de suporte.

    Veja, mesmo para VHF, quando se pensa em longas distâncias (mais que uns 30km) vários outros fatores entram no parada, incluindo propagação, e aí a coisa não se torna confiável.

    Confiabilidade mesmo, dependendo de rádio? TALVEZ um terminal INMARSAT.
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • #16
    Usuário Avatar de Robram
    Entrada
    07/10/2004
    Local
    TB -PR/PR
    Idade
    51
    Posts
    256
    Agradecimentos: 0
    Zluiz,

    Vc esta correto na AR/Chile a melhor opcao é o PY, em varios lugares vc vai passar e vera qual frequencia é o canal usado para emergencias, vi isso em muitos lugares da Patagonia. Pra vc ter uma ideia em Torres del Paine-Chile, Peninsula Valdez - AR, todos hoteis/pousadas/estancias usam o PY.
    Qto a legislacao, acredito q deva haver um acordo como ha aqui em relacao a visitantes.

    Vou colocar um py no meu carro, vamos em 2 carros, e este sera nosso canal de comunicacao constante.

    vou fazer a prova do coer agora em novembro, pra conseguir o indicativo.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc05295.jpg  

  • #17
    Usuário Avatar de zluiz
    Entrada
    17/09/2009
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    57
    Posts
    293
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por henrique wamser Ver Post
    existe um cordo internacional para uso de rádio, sendo que a Argentina é signatária desde
    01/06/1983, chamado de ACORDO DE RECIPROCIDADE.
    oChile, desde 12 de 02 de 1975.
    então. o nosso coer e a nossa licença vale em toda a AL E VÁRIOS outros países do mundo.
    Obrigado pela resposta,
    o que aprendi sobre VHF é que em primeiro lugar legalize com o Indicativo.
    tambem vou fazer a prova agora em novembro em indaiatuba, mas nao creio o haja tempo habil para o registro,pois viajarei em trinta dias do dia da prova, 11 de dezembro.
    então estou alinhado com a opinião do PMARC, primeiro os prolegomenos legais, depois a parte tecnica,
    estamos aprendendo a cada post, hehehe
    abraços
    JoseLuiz Arantes
    zzluizz@gmail.com

  • #18
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1
    Olha, acrescentado um detalhe:

    Acho que é muito prudente levar um rádio HF, um dipolo de fio previamente cortado e ajustado para 80m e algumas varas de pescar telescópicas (para usar como suporte da antena).

    Sugestões de rádio: Alinco DX70, Yaesu FT857, FT897, Icom IC706.
    São todos rádio pequenos, portáteis, multibanda (160 a 2m), multimodo (USB, LSB, AM, CW, FM, digitais,...) e fáceis de encontrar, mesmo usados.

    Razões: Um dipolo para 80 colocado a baixa altura (<1/8 comprimento de onda) funciona muito bem para contados até uns 800km. Esta faixa esta disponível mesmo para radioamadores da classe C. Em caso de emergência mesmo, pode ser uma forma de contato com a "civilização". Se não me engano, nessas condições operacionais pode-se conseguir contatos até mesmo durante o dia.

    Eu mesmo comprei um 857 que ia montar no carro, mas agora, com outros planos de longo prazo, resolvi não empatar a grana de preparar o carro.
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • #19
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por pmarc Ver Post
    Razões: Um dipolo para 80 colocado a baixa altura (<1/8 comprimento de onda) funciona muito bem para contados até uns 800km. Esta faixa esta disponível mesmo para radioamadores da classe C. Em caso de emergência mesmo, pode ser uma forma de contato com a "civilização". Se não me engano, nessas condições operacionais pode-se conseguir contatos até mesmo durante o dia.
    Isso se chama NVIS (Near Vertical Incident Skywave) e é muito usado em operações militares e de emergência (terremotos, furacões) lá nos EUA.

    Isso era o lance importante que esqueci de mencionar. Vale a pena pesquisar e testar. Eu mesmo ia fazer isso, mas meu interesse sempre andou mais pelas bandas mais altas, DX....
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 15
      Última resposta: 13/07/2012, 07:02

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade