x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 6 de 6

Tópico: Testar um rádio

  • #1
    Usuário
    Entrada
    27/05/2008
    Idade
    32
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0

    Testar um rádio




    Olá pessoal,

    Gostaria da ajuda dos amigos sobre como testar um rádio que possuo. Não tenho nenhuma experiência com radio-amadorismo, apenas possuo um rádio que meu pai comprou (novo, na caixa) há uns bons anos atrás e nunca utilizou. É esse das fotos:


    Um Lafayette antigo;


    Lendo em sites e em outros tópicos aqui do fórum que para funcionar um desses são necessários 4 coisas: Uma fonte, o rádio em si, um cabo para a antena e a própria antena. A fonte eu também possuo, e é aqui que peço auxílio:

    Existe alguma maneira de testar um rádio sem a antena. Como uma instalação provisória, nem que seja para apenas receber?

    Já aprendi que tentar transmitir sem antena pode vir a queimar o rádio, por isso liguei-o sem o "microfone" e todas as luzes dele se acenderam normalmente, lembrando que o mesmo nunca foi usado.

    Peço desculpas se o tópico foge à alguma regra.

    Abraços,

    Pedro Bergamaschi.

  • #2
    Pedro,

    Para você apenas escutar, não tem problema ligar o rádio sem antena. Mas vale salientar que sem antena você provavelmente não irá conseguir escutar .. a não ser que a outra estação esteja próxima.
    Pitbull Samurai 1.8
    Ex - Soviético Niva 1.6

  • #3
    Usuário
    Entrada
    27/05/2008
    Idade
    32
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Ok Alexandre, e se eu quiser ampliar um pouco a recepção, existe algum esquema simples que substitua (claro que não perfeitamente) a antena?

    Obrigado

  • #4
    Eu desconheço ... cuidado com isso que vc pode acabar queimando o rádio!!
    Pitbull Samurai 1.8
    Ex - Soviético Niva 1.6

  • #5
    Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    2,507
    Agradecimento: 1
    Qualquer aste metalica instalada no plug da antena serve... assim que o povo testa o radio antes de instalar na viaruta... porem isso so serve pra teste pois o uso continuo danifica o radio...

    Depois de instalado precisa medir o ROE... e fazer o corte na antena...

    Sugiro que procure alguem que saiba fazer isso...

    []s
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

  • #6
    Pedro, tudo bem? rapaz, se eu fosse vc nao colocaria esse Lafayette pra trabalhar na lama não Isso é uma raridade, ainda mais no estado em que está, merece ser colcado numa redoma e guardado para a posteridade. Eu compraria um Cobra DX básico pra usar em trilhas, custa uns 90 pilas um usadinho - mas bom - e usaria esse Lafa no máximo numa estação em casa ou numa viatura fechada. Bom, é só palpite, o rádio é seu e vc faz o que quiser com ele não é mesmo??? Hahahahaha...

    Quanto a testar, sinceramente eu acho que testar o rádio em si, não precisa. Primeiro, pq ele com certeza esta funcionando, basta ligar no (+) e no (-) da bateria do carro para ter certeza disso. Segundo, que o rádio não compôe uma estação: a antena tem tanta importância quanto o transceptor, pois é ela que rege a emissão das ondas dentro das medidas adequadas, gerando uma transmissão com o máximo de aproveitamento. Fazendo um paralelo pra vc entender, é como colocar som no seu carro: vc tem o CD e os falantes; eles têm que trabalhar em conjunto. Se um trabalha bem e o outro não, vc nao tera uma boa qualidade sonora. Não adianta ter um puuuuta CD Player com um falante mixuruca, nem um puuuuuuuuuuta falante com subwoofer e um rádio toca-fitas de 1 watt de potencia.

    É isso

    PS: quer vender o Lafayette? Hehehehe, brincadeirinha
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade