x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Usuário Avatar de Celsogvs
    Entrada
    11/11/2004
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    1,178
    Agradecimentos: 2

    Antenas de PX e PY




    PessoALL,

    Instalei um PX e um PY, mas no PX só consigo ouvir outras pessoas quando estou bem perto e quando falo ninguém me escuta.

    Isso pode ser antena?

    As antenas de PX são diferente de PY?

    Desde já obrigado por qualquer ajuda.

    Abs,

  • #2
    Usuário Avatar de Nilton Luiz da Silva
    Entrada
    19/07/2007
    Local
    Cruz Alta/RS
    Idade
    58
    Posts
    35
    Agradecimentos: 0
    Já tive problema semelhante ao seu com o px. Faltava aterramento na antena, resolvi puxando o fio terra do suporte da antena até o chassis da minha camionete.

  • #3
    Olá, Celso:

    Se for usar PX, é obrigatória a utilização de antena de PX. Se for usar PY, é obrigatória a utilização de antena de PY, da faixa de ondas que você vai utilizar.

    Se começar a usar qualquer antena, vai detonar os radinhos rapidinho.

    E também é bom mandar medir a estacionária.

    Abraços,

    Marcelo

  • #4
    Usuário Avatar de Celsogvs
    Entrada
    11/11/2004
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    1,178
    Agradecimentos: 2
    Amigos,

    Obrigado,

    Abs,

  • #5
    Celso, boa tarde!!! Se tu consegue ouvir e não consegue falar, ou não te escutam nos 11 metros,,,o problema tá no ptt, qsl??? Já passei por isso tbm!!! Algum mal contato só e deve ser pouca coisa!! Fica na paz!!! 73/51

  • #6
    Nunca use a antena do rádio de VHF para o PX.

    O VHF, como costumamos chamar, é a faixa de dois metros, entre 144-148 mHz. Já o PX, como costumamos chamar, está na faixa dos 11 Metros, abrangendo os 27mHz. A Diferença está no comprimento de onda das duas bandas. 1/4 de onda em PX (comprimento da antena), dá mais ou menos 2m75cm. Já em 144 (ou VHF), fica por volta dos 50cm.

    Instale uma antena para cada rádio, as melhores para o PX são as chamadas "marias-moles", que só funcionam com um bom aterramento, e mesmo assim, de forma não muito satisfatória. Nunca espere muito de uma operação móvel.

    Sempre meça a ROE (Relação de Ondas Estacionárias), que é na prática o descasamento da antena com o equipamento, que gera retorno de RF para dentro do seu rádio, podendo danificá-lo a médio/longo prazo. Muitos rádios de PX já tem o medidor embutido no próprio equipamento.

    E o fundamental: Se não tem indicativo de chamada, procure a ANATEL.

    A Dica: Para fazer o cálculo do comprimento de uma antena, que pode ser facilmente fabricada em casa, divida a frequência por 142.5, corte os zeros, e divida o resultado por 4. Eis o comprimento da vareta da antena.

    Ex: 145.250 / 142.5

    Espero ter ajudado!

    73´s

    (PU2TJQ)
    "...Você vai se amargar
    Vendo o dia raiar
    Sem lhe pedir licença..." - Apesar de Você - Chico Buarque

  • #7
    Usuário Avatar de Celsogvs
    Entrada
    11/11/2004
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    1,178
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Nilton Luiz da Silva Ver Post
    Já tive problema semelhante ao seu com o px. Faltava aterramento na antena, resolvi puxando o fio terra do suporte da antena até o chassis da minha camionete.

    Nilton,

    Acredito que o problema de sinal é mesmo o aterramento.

    A cabo da antena tem dois fios, a malha externa e o fio interno. A malha deve ter contato com a lataria do carro?

    Como não tenho o manual de instalação das antenas posso ter instalado de forma errada.

    Abs,

  • #8
    Citação Postado originalmente por Celsogvs Ver Post
    Nilton,

    Acredito que o problema de sinal é mesmo o aterramento.

    A cabo da antena tem dois fios, a malha externa e o fio interno. A malha deve ter contato com a lataria do carro?

    Como não tenho o manual de instalação das antenas posso ter instalado de forma errada.

    Abs,
    Celso;

    O Ideal é que a malha esteja em contato com o chassis, que oferece um aterramento mais propício do que a lataria. Solde a malha do cabo em uma oura malha grossa, e solde ou parafuse usando conexões de cobre ou estanhando muito bem essa malha grossa no chassis da viatura.

    NÃO use malha de alumínio! Além de ser uma porcaria pra soldar, em contato com conexões de cobre ela inicia um processo químico que provoca oxidação e uma perda de contato a curto prazo.

    Sei que a pergunta não foi pra mim, mas desculpe por dar uma de abelhudo!

    [ ]´s
    "...Você vai se amargar
    Vendo o dia raiar
    Sem lhe pedir licença..." - Apesar de Você - Chico Buarque

  • #9
    Usuário Avatar de Celsogvs
    Entrada
    11/11/2004
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    1,178
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por thgteixeira Ver Post
    Celso;

    O Ideal é que a malha esteja em contato com o chassis, que oferece um aterramento mais propício do que a lataria. Solde a malha do cabo em uma oura malha grossa, e solde ou parafuse usando conexões de cobre ou estanhando muito bem essa malha grossa no chassis da viatura.

    NÃO use malha de alumínio! Além de ser uma porcaria pra soldar, em contato com conexões de cobre ela inicia um processo químico que provoca oxidação e uma perda de contato a curto prazo.

    Sei que a pergunta não foi pra mim, mas desculpe por dar uma de abelhudo!

    [ ]´s


    Thiago,

    Muito obrigado pela orientação.

    Felizmente existe neste forum pessoas como você e outros para nos orientar.

    Grande abraço,

    Celso Faria

  • #10

    Antena...

    Hi ALL,

    O amigo conseguiu por o PiXis pra funcionar? Não se esqueça de tentar arrumar um macanudão das antigas pra fazer a medição do ROE, pra não correr o risco de pitimbar a estaçãozinha, além do sinal conseguir chegar muuuiiiito mais longe.

    Em QRT. Qualquer coisa só enviar uma mp. E dá-lhe o QSL!

    [ ]'s,

    Tormy.
    .: T o r m y :.
    Tracker 4x4 off hole, porque no RJ não tem road...

  • #11
    Usuário Avatar de Celsogvs
    Entrada
    11/11/2004
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    1,178
    Agradecimentos: 2
    Tormy,

    Ainda não consegui botar o radio para funcionar não, estou com a viatura parada e so devo levar para um técnico neste final de mes.

    Abs e obrigado,

  • #12
    Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    2,507
    Agradecimento: 1
    radio movel nao tem muito misterio nao... leia o manual... siga os passos de instalacao...

    mas cuidado com o joelho... isso e' um erro comum... depois que voce fura o painel e instala o radio descobre que bate no joelho...
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade