x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1

    Potencia de radio vhf (IC 2200 ou V8000) cai?




    Amigos, estou pesquisando a compra do radio para minha viatura, li os topicos e estou entre o ic 2200 (65w) e o ic v8000 (75w), para uso em trilhas, expedições e emergencias. Minha duvida é a seguinte: na loja, onde fui procurar (por recomendação ainda) a pessoa que parecia entendida do asunto, me falou, que para operar na banda do meu principal interesse (152.250) a potencia de ambos radios cairia para 40W. E recomendou outro modelo da kenwood TM-271.
    A outra duvida é sobre o cabo, na loja me falaram que por ser uma distancia curta, o diametro do cabo não teria importancia, porem um colega me falou que na instalação que ficeram no seu radio le falaram que sim e colocaram um cabo de bitola bem maior.
    Então, gostaria as opiniones dos expert, e os não tan expert, pois neste forum sempre tem galera para ajudar nas duvidas.
    Saludos. Igor.
    4X4 Brasil Razão: Adecuar descrição do titulo

  • #2
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Igor Rodas Ver Post
    Minha duvida é a seguinte: na loja, onde fui procurar (por recomendação ainda) a pessoa que parecia entendida do asunto, me falou, que para operar na banda do meu principal interesse (152.250) a potencia de ambos radios cairia para 40W. E recomendou outro modelo da kenwood TM-271.
    Se você sabe que vai usar essa freq, que não é de de radioamador, porque comprar um equipamento de radioamador, e não um comercial, específico para tua freq?

    BTW, se teu interesse é a comunicaćão no comboio, 0,5W deve ser suficiente, quanto mais 5 ou 10. Mais que isso é exagero. Vai dar conta com certeza.

    A outra duvida é sobre o cabo, na loja me falaram que por ser uma distancia curta, o diametro do cabo não teria importancia, porem um colega me falou que na instalação que ficeram no seu radio le falaram que sim e colocaram um cabo de bitola bem maior.
    Não usando RG-174 (bem fininho), tá bom. Normalmente se usa RG-58. Mais grosso que isso só o RG-8, ou RG-213 que tem uns 13mm de diâmetro...

    BTW, você tem autorizaćão (licenća da ANATEL) para transmitir nessa frequência?
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • #3
    Citação Postado originalmente por pmarc Ver Post
    Se você sabe que vai usar essa freq, que não é de de radioamador, porque comprar um equipamento de radioamador, e não um comercial, específico para tua freq?
    Eu dise que seria o primcipal interese, mas não o unico.

    Citação Postado originalmente por pmarc Ver Post
    Não usando RG-174 (bem fininho), tá bom. Normalmente se usa RG-58. Mais grosso que isso só o RG-8, ou RG-213 que tem uns 13mm de diâmetro...
    Qual a vantagem de usar um cabo mais grosso?

    Citação Postado originalmente por pmarc Ver Post
    BTW, você tem autorizaćão (licenća da ANATEL) para transmitir nessa frequência?
    Sem tenho a licencia do clube, mas pretendo tirar a licenca de radioamador tambem, pois muitas veces viajo só e acho bom ter uma comunicação em caso de emergencias.
    Bom, acho que respondi tuas perguntas, a ver se alguem resolve as minhas duvidas, jejejejejeje.
    saludos Igor.

  • #4
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Igor Rodas Ver Post
    Qual a vantagem de usar um cabo mais grosso?
    Tem perdas menores na transmissão da RF. Em VHF, a atenuação provocada pelo RG-174 é de quase uns 2dB... que equivale a um pouco mais de 1/4 da potência transmitida.

    Dos seus 60 wats, uns 15 a 20 serão usado para esquentar o cabo.

    Essa perda ocorre também na recepção, abaixando o sinal recebido em 1 ou 2 S.

    Sem tenho a licencia do clube, mas pretendo tirar a licenca de radioamador tambem, pois muitas
    Note, se pretendes operar no Brasil (percebi que és estrageiro), é neceesário licença para operar tanto na Faixa do CIdadão (PX) como para radioamador (PY).

    Procure o escritório da LABRE aí em Manaus, para se informar sobre as datas de provas e dos cursos. O PX é só mandar a documentação para a ANATEL.
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • #5
    Ok, duvida do cabo resolta, e sobre o fato de perder a potencia do radio por operar nessa frequencia?, sabe alguma coisa disso?.
    Obrigado pela informaçao.

    Citação Postado originalmente por pmarc Ver Post
    Tem perdas menores na transmissão da RF. Em VHF, a atenuação provocada pelo RG-174 é de quase uns 2dB... que equivale a um pouco mais de 1/4 da potência transmitida.

    Dos seus 60 wats, uns 15 a 20 serão usado para esquentar o cabo.

    Essa perda ocorre também na recepção, abaixando o sinal recebido em 1 ou 2 S.



    Note, se pretendes operar no Brasil (percebi que és estrageiro), é neceesário licença para operar tanto na Faixa do CIdadão (PX) como para radioamador (PY).

    Procure o escritório da LABRE aí em Manaus, para se informar sobre as datas de provas e dos cursos. O PX é só mandar a documentação para a ANATEL.
    4X4 Brasil

  • #6
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Igor Rodas Ver Post
    Ok, duvida do cabo resolta, e sobre o fato de perder a potencia do radio por operar nessa frequencia?, sabe alguma coisa disso?.
    Obrigado pela informaçao.
    Igor,

    o rádio é projetado para uma determinada potência numa faixa de frequências.

    Esses rádios foram projetado para 65 ou 75 W (conforme vc informou), nas faixas de radioamador, com harmônicos suprimidos em 40 (ou 60, não lembro bem) dB em relaćão a fundamental.

    Quando você sair da frequência de projeto, os parâmetros mudam. Ele tanto pode dar mais ou menos potência (nunca vi dar mais) e também pode gerar mais espúrios e harmônicos, significando que uma parte da potência se converte em outras frequências que não serão captadas pelo outro lado, sintonizado na fundamental.

    Inclusive, se houver aumento de potência, pode ser prejudicial, pois o estágio final pode não estar dimensionado para esse aumento e acabar queimando.

    Resumindo, pode sim haver queda de potência ao transmitir em frequências para as quais o rádio não foi projetado. Isso não deveria surpreender.
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • #7
    Citação Postado originalmente por pmarc Ver Post
    Igor,

    o rádio é projetado para uma determinada potência numa faixa de frequências.

    Esses rádios foram projetado para 65 ou 75 W (conforme vc informou), nas faixas de radioamador, com harmônicos suprimidos em 40 (ou 60, não lembro bem) dB em relaćão a fundamental.

    Quando você sair da frequência de projeto, os parâmetros mudam. Ele tanto pode dar mais ou menos potência (nunca vi dar mais) e também pode gerar mais espúrios e harmônicos, significando que uma parte da potência se converte em outras frequências que não serão captadas pelo outro lado, sintonizado na fundamental.

    Inclusive, se houver aumento de potência, pode ser prejudicial, pois o estágio final pode não estar dimensionado para esse aumento e acabar queimando.

    Resumindo, pode sim haver queda de potência ao transmitir em frequências para as quais o rádio não foi projetado. Isso não deveria surpreender.
    Isso eu entendo para o v8000, mas, o IC2200 refer uma TX de 136-174, por iso eu achei que poderia servir tanto para a Banda de radioamador quanto para a frequencia o Jeepclube (que é comercial).
    Saludos Igor.

  • #8
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Igor Rodas Ver Post
    Isso eu entendo para o v8000, mas, o IC2200 refer uma TX de 136-174,
    Só na versão para exportaćão (informaćão no site da Icom America).

    Se teu radio foi modificado, pode ser que tenha havido algum dano em outro componente.

    Veja que o site da Icom não diz nada sobre potencias diferentes em funćão das frequencias: http://www.icomamerica.com/en/produc...fications.aspx

    Na dúvida, consulte sempre o fabricante. Os vendedores nem sempre sabem o que estão falando.
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • #9
    Citação Postado originalmente por pmarc Ver Post
    Só na versão para exportaćão (informaćão no site da Icom America).

    Se teu radio foi modificado, pode ser que tenha havido algum dano em outro componente.

    Veja que o site da Icom não diz nada sobre potencias diferentes em funćão das frequencias: http://www.icomamerica.com/en/produc...fications.aspx

    Na dúvida, consulte sempre o fabricante. Os vendedores nem sempre sabem o que estão falando.
    OK Paulo, obrigado pela informaçao.

  • #10
    Banido
    Entrada
    14/07/2006
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    53
    Posts
    1,477
    Agradecimento: 1
    alguem saberia me dizer se é normal no IC2200 ele dar uma soluçada no audio?
    As vezes estou no radio escuta e quase sempre o povo fala e tem uma pausa (mudo), depois continua......

  • #11
    Citação Postado originalmente por wdoc Ver Post
    alguem saberia me dizer se é normal no IC2200 ele dar uma soluçada no audio?
    As vezes estou no radio escuta e quase sempre o povo fala e tem uma pausa (mudo), depois continua......
    Normal não é não... tem que ver oq está acontecendo ...
    Pitbull Samurai 1.8
    Ex - Soviético Niva 1.6

  • #12
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por wdoc Ver Post
    alguem saberia me dizer se é normal no IC2200 ele dar uma soluçada no audio?
    As vezes estou no radio escuta e quase sempre o povo fala e tem uma pausa (mudo), depois continua......
    Normal não é.

    Pode ser causado por "trocentas" coisas. Mal contato de microfone, antena, falante... incluindo propagaćão.
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade