x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 5 de 5
  • #1
    Usuário
    Entrada
    20/09/2005
    Idade
    40
    Posts
    884
    Agradecimentos: 4

    Medi o ROE do meu pX e fiquei com uma dúvida.




    Bom dia pessoal!

    Instalei um Cobra 19 ultra na viatura aqui e emprestei um medidor de ROE de um amigo pra testar, segui os passos do post de um colega aqui do fórum:

    ''Coloque seu PX num canal intermediário (se ele tem 40 canais deixe no 20), acerte o botão do medidor de ROE na posição de ajuste (CAL), aperte o botão do microfone (PTT do mike) e faça o ajuste no botão do medidor até que o ponteiro do mostrador fique exatamente sobre a "setinha" (um triângulo vermelho virado pra baixo que aparece no medidor) que indica o ponto de calibragem. Em seguida solte o ptt, coloque o botão do medidor na posição de medição (SWR), aperte o ptt novamente e pronto... Sua medida de estacionária estará sendo mostrada no próprio medidor do rádio.
    O ideal é que essa medida esteja na casa do 1/1,5, mas até 2,5 ela é aceitável. Quanto menor ela for, melhor!!!''

    Mas acontece que no 1o passo qdo eu coloco o medidor na posição CAL, o ponteiro não chega até na seta, nem com o ajuste do botão no máximo, então se passar para a posição SWR (com o ajuste do botão no máximo), a leitura do ROE fica entre 0 e 1, bem baixa...
    Minha dúvida é que falam que qto mais baixo melhor, mas e tão baixo assim? Isso é normal de acontecer de não dar nem regulagem no vermelho na posição CAL?

    []'s

  • #2
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por zoega Ver Post
    Bom dia pessoal!

    Mas acontece que no 1o passo qdo eu coloco o medidor na posição CAL, o ponteiro não chega até na seta, nem com o ajuste do botão no máximo, então se passar para a posição SWR (com o ajuste do botão no máximo), a leitura do ROE fica entre 0 e 1, bem baixa...
    Minha dúvida é que falam que qto mais baixo melhor, mas e tão baixo assim? Isso é normal de acontecer de não dar nem regulagem no vermelho na posição CAL?
    a ROE não tem como ser menor que um.

    Ela é uma medida do descasamento de impedâncias da antena. Por alguma razão, foi estabelecido que 50 ohms é a impedância padrão das antenas de faixa do cidadão e radio-amador.

    se você está medindo menos que um e pelo seu relato, o procedimento de calibração do medidor de ROE não foi bem sucedido, podem estar acontecendo algumas coisas...


    1. Mau contato na conexão entre o cabo e rádio
    2. baixa modulação (não conheço radios PX, não se tem como regular isso)
    3. transmissão em banda lateral: certifique-se de estar transmitindo em AM.

    É só o que me ocorre agora.
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • #3
    Usuário
    Entrada
    20/09/2005
    Idade
    40
    Posts
    884
    Agradecimentos: 4
    Ví errado mesmo, a medição da ROE ficou entre 1 e 1,5 (mais próximo de 1, quase no mínimo)...no medidor não tem nem zero...
    O meu medidor de ROE é esse abaixo (foto de celular, meio ruim, mas dá pra ver)...
    O que eu fiquei encucado, e que no 1o procedimento, pra medição da ROE, em CAL, o ponteiro não chega no lugar marcado CAL, onde deveria chegar, nem com o botão de ajuste no máximo...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -imagem025.jpg   -imagem024.jpg  

  • #4
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por zoega Ver Post
    Ví errado mesmo, a medição da ROE ficou entre 1 e 1,5 (mais próximo de 1, quase no mínimo)
    Bom, menos mal. Parece que está tudo em ordem....
    Boa sorte!
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • #5
    Usuário
    Entrada
    20/09/2005
    Idade
    40
    Posts
    884
    Agradecimentos: 4
    Bom, vou testar na estrada essa semana, vamos ver...
    Obrigado pmarc

    []'s

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade