Acabo de receber meu VHF... e ainda acho muita falta de uniao dos 4x4...
pq nao usamos o radio para o dia a dia????
ja dei a ideia..mas........:pensativo:
Abraços
Versão Imprimível
Acabo de receber meu VHF... e ainda acho muita falta de uniao dos 4x4...
pq nao usamos o radio para o dia a dia????
ja dei a ideia..mas........:pensativo:
Abraços
o meu sempre fica ligado tbm no 16.aqui no interior de sao paulo falamos sempre no 16 com os jipeiros.na canastra tbm ja usei muito o 16.valeu pela iniciativa.
Pessoal.. vejo muita gente falando em PY aqui, PY ali, PY, PY e PY....
Só pra ficar claro: TEM QUE TER LICENÇA... quando fui tirar a minha na Labre-RS fiquei sabendo que tem muita gente aí usando sem ter indicativo e em frequências que a licença não permite (turma da classe "C")... Atrapalhando os radioamadores, serviços públicos e a comunidade (com TVI!)
Não estou querendo discutir nada (afinal no Brasil as leis não funcionam...), mas se não usarmos o serviço de radioamador de forma organizada estaremos destruindo uma coisa que é para nosso próprio uso. Por isso peço que os entusiastas usem de forma consciente para não virar uma bagunça maior do que já está (na faixa de 2m tem de tudo...).
Esses foram meus 5 centavos de contribuição!
Eu tenho um IC-V8000 da ICON e é muito bom, com seus 75W.
Usar de forma consciente significa ter a licenća para usar um servićo de telecomunicaćões, seja ele Radio do Cidadão ou Radio Amador.
É uma concessão de servićo de telecomunicaćões, igual a da Globo ou da Telemar...(é, quase...)
Mesmo a prova para radioamador não é nenhum bicho de 7 cabećas. Precisa saber o código Q, um pouco da legislaćão e ética operacional. Se alguém aí quiser se aventurar a aprender telegrafia, também não é difícil não. em umas 30 horas de estudo consegui o suficiente para a aprovaćão.
Vá até a LABRE do seu estado, compre lá as apostilas. Aproveite e se filie, é sempre bom conhecer algum radiomador mais antigo. A gente aprende muito com eles.
E uma dica é: escute, escute muito. Logo você vai perceber como é o jeito certo de operar. Dica: Não é igual na feira!!