x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 4 de 4
  • #1
    Usuário
    Entrada
    01/01/2008
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    57
    Posts
    49
    Agradecimentos: 0

    Rádio Dual Band Yaesu?




    Não sabia desta complicação toda para utilizar rádio em carro, para se comunicar em trilhas com os amigos.
    Acabei de comprar um rádio para minha picape, modelo Yaesu FT 7800 R e comprei também um portatil HT Icom IC V8~.
    Não sei se este rádios são bons, afinal, não conheço nada sobre rádios deste tipo, só sei que o rádio FT 7800 R é dual band, ou seja, deve operar em PX e VHF, acho que é isso.
    Tenho algumas perguntas:

    1. Só preciso pagar a licença na Anatel e aguardar ou pelo fato do meu rádio ser dual band, terei que fazer algum tipo de prova?

    2. Não poderei utilizar nenhum dos meus rádios até que esta licença seja concedida? Na prática existe real fiscalização ou posso solicitar a licença, pagar as taxas e já começar a utilizar?

    3. Alguém saberia me informar um locar, onde eu possa fazer a instalação deste equipamento na picape? Algum local em São Paulo - Capital, que seja especializado nestas instalações?

    4. Este equipamento que comprei é bom ou comprei um mico? Sei que deveria ter perguntado antes.......

    Obrigado,

    Marcelo

  • #2
    Já respondido em outro tópico. Os aparelhos são muito bons.

    Abraços.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    01/01/2008
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    57
    Posts
    49
    Agradecimentos: 0
    Acabei de voltar da Anatel e consegui as seguintes informações:

    Tenho que verificar na Labre a data da próxima prova e imprimir as apostilas para estudar.

    Meu HT Icom V8 é homologado pela Anatel, ou seja, consta na relação de aparelhos homologados para utilização.

    Já o meu Yaesu 7800 não consta da lista de equipamentos autorizados, ou seja, segundo informação da Anatel, teoricamente eu não poderia utilizar tal equipamento antes que a Yaesu consiga homologa-lo. ???

    Será que devo voltar a loja e substituir o meu equipamento da picape por outro modelo?

    Quando a polícia rodoviária questiona sobre o equipamento ela procura a Homologação pela Anatel ou o certificado de que estou apto a utilizar o sistema de rádio comunicação?

    Obrigado,

    Marcelo

  • #4
    Olá, Marcelo:

    Para trabalhar nas faixas de radioamador (PY), tens que fazer prova e tirar indicativo junto à Labre do Estado e Anatel, respectivamente. Leva tempo.

    Tenho dúvidas se teu rádio dual não é homologado, já que a Yaesu é primeira linha, e não tinha notícias, até agora de um rádio não-homologado deles (normalmente a própria fábrica providencia a homologação, já que o interesse é dela). De qualquer forma, mesmo que não-homologado, não vejo qualquer problemas na utilização do aparelho. Se fosse ching ling, tudo bem (há o risco de interferência em outros serviços), mas Yaesu é primeira linha.

    Se eu fosse você, não trocaria o radinho. Marca de radioamador é assunto muito particular, mas pelo menos quando eu mexia com estas coisas, Yaesu eram considerados os mais resistentes (em operação, os Icon e Kenwood se equivalem ao Yaesu). Os demais eu não conheço.

    Se a Polícia te parar em uma blitz e pedir documentos do rádio vai ser teu coer e a autorização para operação da estação móvel. Nunca vi a menor preocupação com o fato de os rádios serem homologados ou não. Muito menos da Polícia.

    Desconheço onde se instalam rádios em São Paulo.

    Abraços,

    Marcelo

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade