x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15
  • #1

    PX & PY na mesma antena ?




    Olá pessoal , desculpem a ignorancia , pois não entendo NADA de radios ; porem tenho um PX "cobrinha" na minha viatura , e para uma longa expedição pretendo instalar um VHF , gostaria de saber se é possivel a utilização de apenas uma antena para os dois rádios , ou é necessário a utilização de 2 antenas . obrigado

  • #2
    Olá, Heibn:

    Acho que são necessária duas antenas. Existem antenas chamadas "dual", que permitem a recepção e transmissão pela mesma antena (na realidade são duas antenas em uma). Só que eu nunca vi destas para frequências de PX e PY, somente duas de PY. Se você não conhece da coisa, vá pesquisando, porque no próprio PY existe um vasto leque de frequências disponíveis, sendo a mais comum a VHF. Agora, se fosse eu, colocaria duas antenas, até porque vais ter que utilizar dois rádios e não apenas um só (utilizado em conjunto com as dual).

    Abraços,

    Marcelo.

  • #3
    Usuário Avatar de RHL
    Entrada
    27/06/2007
    Local
    norte/MT
    Idade
    44
    Posts
    1,242
    Agradecimentos: 0
    as antenas são diferentes. Deve-se ter 2, e a uma distancia mínima de 40 cm...
    pra onde é a expedição? qual a data?

  • #4
    ola colega...

    nao eh possivel usar na mesma antena os dois radios.. ateh pq o tamanho das antenas é diferente para cada faixa de frequencia...

    coloque duas.... use uma de 1/4 vhf... e nao coloque do lado da antena px... pois senao esta ira refletir o sinal vhf...
    Willys CJ5 - BF 161 2008 - ZHME 8000 - PY - Full Traction - 33" Mud

    Land Rover DEFENDER 90 - ZHME 8000 - PY - 31" A/T

  • #5
    Usuário Avatar de edwint
    Entrada
    15/12/2005
    Local
    sp/SP
    Posts
    2,870
    Agradecimentos: 3
    eu mandei fazer o cabo especifico p/ px, só que uso um ou outro, trocando somente a antena.

    o px exige a medida exata do cabo e o py nao tem esse problema, segundo o tecnico. uso antena aquarios

  • #6
    Usuário Avatar de Cláudio Brasília
    Entrada
    10/03/2005
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    66
    Posts
    870
    Agradecimentos: 0

    Antenas...

    Costumamos achar que a antena é somente aquilo que aparece para fora da viatura, quando instalado o rádio no carro, em uma operação móvel. Mas o que de fato existe é uma coisa chamada Sistema Irradiante, que começa desde o conector até a ponta da vareta da antena propriamente dita. Este sistema é composto pelos conectores, cabo coaxial, baluns - no caso de antenas bobinadas e a vareta. Um Sistema Irradiante é projetado e deve estar equilibrado para a frequência de operação do rádio transceptor - que norteamericanos costumam chamar de two way radio. No caso dos rádios chamados PX e PY, ambos estão no que pode-se chamar de banda do VHF - Very High Frequency, cada um com seu comprimento de onda médio, que é 11 metros para o assim chamado rádio PX e 2 metros para o assim chamado rádio PY; em média. Observamos, no manual do rádio transceptor Cobra 148GTL, que tem originalmente 40 canais, na extremidade inferior da banda de VHF, que a frequência padrão para o Canal 1 é 26,965MHz (milhões de Hertz - ciclos por segundo), e a frequência para o Canal 40 é 27,405MHz; mas como toda frequência possui, além da amplitude, um ciclo positivo e um ciclo negativo e a soma destes dois possui, por sua vez, um dado comprimento total, convencionou-se dizer que o rádio PX é para comprimento de onda médio de 11 metros, mas existem diferenças sutis, para maior ou para menor no comprimento em função da frequência escolhida para operar, mas estas estão muito próximas dentro de uma dada faixa. Antenas são feitas para ser compatíveis ou múltiplos com estes comprimentos de onda médios, para não ter que existir uma antena para cada canal; podendo ser de onda completa - um tanto inviável para operações móveis, meia onda, um quarto de onda e cinco oitavos de onda. Em teoria, quanto mais baixa for a frequência, maior deverá ser o tamanho da antena e vice-versa; grosso modo. Quando um sistema irradiante está fora do casamento de impedância com a frequência gerada pelo oscilador do rádio, origina uma coisa que chamamos de diferença na Relação da Onda Estacionária - ROE, ou na Lingua Inglesa Stationary Wave Relation - SWR, que é a medida do que está fora do casamento em relação aos comprimentos de onda, comprimento de onda da frequência de operação e comprimento de onda da frequência que a antena, ou o Sistema Irradiante está regulado. Se esta diferença entre estas frequências, estes dois comprimentos de onda, o resultado desta relação for muito grande, dez por cento, por exemplo (1:1,1), ainda é aceitável, mas o ideal é 1:1 - um para um - muito difícil de se conseguir; se esta relação aumentar muito (1:3 ou 1:2,7 etc.), isto quer dizer que um pedaço muito grande da onda, ou a soma de uma ou mais ondas completas, não está saindo e fica estacionária no sistema irradiante, retornando para o rádio, por reflectância e, como os componentes do circuito amplificador adiciona potência à frequência fundamental do canal de operação, esta potência/energia/tensão tende a quebrar o equilíbrio entre as resistências ótimas calculadas destes circuitos, ocasionando calor, esquentamento de componentes, aquecimento do transistor de saída do rádio, que irá queimar em algum momento da operação, quanto mais usado fora do equilíbrio ideal para a frequência escolhida for. Como podemos notar, são frequências distintas, com comprimentos de ondas médios distintos, devendo ter sistemas irradiantes diferentes em tamanho, pois estes deverão estar equilibrados, cada qual com tolerâncias pequenas em seu escopo de canal de operação escolhido, não poderemos ter antemas genéricas, neste caso, sem perdas, problemas ou risco para os circuitos do rádio.
    Grande abraço a todos.
    4X4 Brasil

  • #7
    Usuário
    Entrada
    12/02/2008
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    55
    Posts
    71
    Agradecimentos: 0
    Pessoal, me desculpe a falta de conhecimento, mas li em alguns lugares sobre "rádios px e py" num só aparelho. Eles existem? Sabem sugerir modelos? Onde ou quem vende? E, para estes aparelhos, é necessário o uso de duas antenas?

    Cláudio, me desculpe se o que estou perguntando contraria a sua aula, mas é que não tenho muita prática neste assunto, e a idéia de ter no jeep um rádio px e py é muito atraente.

    Abs,

  • #8
    Usuário Avatar de Bruno Sander
    Entrada
    09/12/2004
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    44
    Posts
    2,400
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Rico-HP Ver Post
    Pessoal, me desculpe a falta de conhecimento, mas li em alguns lugares sobre "rádios px e py" num só aparelho. Eles existem? Sabem sugerir modelos? Onde ou quem vende? E, para estes aparelhos, é necessário o uso de duas antenas?

    Cláudio, me desculpe se o que estou perguntando contraria a sua aula, mas é que não tenho muita prática neste assunto, e a idéia de ter no jeep um rádio px e py é muito atraente.

    Abs,
    O radio Icom 706 MKII-G tem "PY e PX" no mesmo aparelho.
    Mas, parece-me que são necessárias duas antenas diferentes!

    Bruno Sander
    Bruno Sander

  • #9
    Usuário Avatar de Bruno Sander
    Entrada
    09/12/2004
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    44
    Posts
    2,400
    Agradecimentos: 0
    Qual a melhor antena "PX" vocês me sugerem, COM EXCECAO daquelas "Maria-Mole" ????
    Para o "PY" instalei uma antena Comet B-200 (Bobinada)!
    Agora, falta o PX...

    Bruno Sander
    Bruno Sander

  • #10
    Banido
    Entrada
    10/06/2006
    Idade
    75
    Posts
    2,855
    Agradecimentos: 0
    Alguns preferem a B-2070, outros a B-2080.

    http://www.aquario.com.br/?action=produto/lista&c=3

  • #11
    Usuário
    Entrada
    12/02/2008
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    55
    Posts
    71
    Agradecimentos: 0
    Valeu Bruno !

    Vc tem um desses?

  • #12
    Usuário Avatar de Bruno Sander
    Entrada
    09/12/2004
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    44
    Posts
    2,400
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por RABUGENTO Ver Post
    Alguns preferem a B-2070, outros a B-2080.

    http://www.aquario.com.br/?action=produto/lista&c=3
    O que vocês acham deste modelo B-2050 (http://www.aquario.com.br/?action=pr...&c=3&s=19&p=69) ??????
    É a menor que encontrei e parece ser muito boa!
    Bruno Sander

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade