x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 24

Tópico: Qual antena usar

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    25/03/2008
    Local
    Niterói/RJ
    Agradecimentos: 2

Qual antena usar

Bom dia a todos

Estou adquirindo um rádio (11 mt) para uso no carro. Pelo que andei pesquisando já dá para perceber que as antenas aquário são de boa qualidade. A minha dúvida é a seguinte; qual delas usar ? Já vi tambem que a de melhor ganho seria a "Maria Mole" mas gostaria de saber se não existe alguma de menor porte em que a perda não seja tão grande.

Abs

Helio

Helio,

Antenas da linha Aquario com certeza...................eu uso no Vitara a B-2050 bobinada, tem pouco mais de 0,5m.
    Grande vantagem: pequena e leve, discreta, entra sem raspar nas garagens, não engancha em galhos em trilhas mais fechadas. Fica excelente instalada no suporte do estepe, lá atrás.
    Desvantagem: baixo alcance (menor "ganho") se comparada aos modelos maiores, B-2070 e B-2080.

Mas para uso em comboios com outros jipes, dá e sobra..............vc. fala tranquilo com os demais jipes do comboio num raio em torno de 5km.

[ ]s 11m,
    Arlei Vieira
    Tracker 2007 - Taquari / RS
    http://oscaminhosdosul.blogspot.com/

Usuário
    Entrada
    25/03/2008
    Local
    Niterói/RJ
    Arlei

Foi essa a primeira que considerei mas, falando com o vendedor da mesma fui desaconselhado pois segundo ele haveria uma grannnnnnde perda. Dá para perceber tanta diferença assim ?
    Não discordo que a Maria Mole seja melhor mas assim como vc quero algo mais discreto desde que não comprometa demais a operação.
    Como é essa colocação no estepe ? Tem foto ?

Abs

Helio

Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimento: 1
    primeiramente... de uma olhadinha na http://www.electril.com/electril/11m.htm

O teu radio é da Faixa do Cidadão (76 canais)... este é usado pra conversação em até 20 Km com potências de apenas 5 watts... mas em trilhas dificilmente vc vai precisar disto...

Leia ( http://www.ajmesquita.qsl.br/modules...0&storytopic=0 ) tb este artigo de PY1LL / PY4LC Luiz Amaral, que fala sobre a altura das antenas em relação ao comprimento de onda da frequência de corte da mesma... ALTURA DE ANTENAS ( http://www.feirinhadigital.com.br/rb...lc/py4lc_1.htm ) e leia este artigo que está muito interessante...

[]s
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por hrodrigues Ver Post
    Como é essa colocação no estepe ?
    Helio,

fuja deste ponto pois borracha é um isolante e assim vc perdera sinal...

fixe a antena o mais alto que poder... assim o alcance é maior mesmo com antenas pequenas...

[]s
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

Usuário
    Entrada
    25/03/2008
    Local
    Niterói/RJ
    Olá Murilo

No site da electril só achei para base fixa. Estou querendo para base móvel.
    Estou pensando em fazer um suporte prendendo nos dois parafusos inferiores de fixação do estepe projetando para fora uns 40 cm e criar um L torcido na ponta com furação para a base da antena. Com isso ela ficaria protegida de portas de garagem, vegetação densa e baixa etc. O que vc acha da idéia ?
    Estou fazendo uma tentativa junto a Steelbras para ver se consigo adaptar um dos já existentes. Se não o jeito é inventar...

Abs

Helio

11 metros

Olá Murilo

No site da electril só achei para base fixa. Estou querendo para base móvel.
    Estou pensando em fazer um suporte prendendo nos dois parafusos inferiores de fixação do estepe projetando para fora uns 40 cm e criar um L torcido na ponta com furação para a base da antena. Com isso ela ficaria protegida de portas de garagem, vegetação densa e baixa etc. O que vc acha da idéia ?
    Estou fazendo uma tentativa junto a Steelbras para ver se consigo adaptar um dos já existentes. Se não o jeito é inventar...

Abs

Helio

Porque faixa dos 11 metros e não 2 metros, veja a citação que fiz e um outro topico

Caros colegas
    Nunca usei PX , uso VHF porem acho estranho quando vejo alguns colegas falando que usam px em trilhas e passeios pois as informações que tenho me dizem que o PX que nescessita de antenas maiores cobre grandes distancias porem deixa buracos na comunicação quando se estar muito perto, como é o caso de trilhas aonde vc fala com quem está a poucos metros, alem do px não ter a opção de se usar HT que apesar da pouca potencia, o que não vem ser o caso quando a comunicação em comboios ganha em versatilidade pelo fato de vc mesmo fora da viatura está em plena comunicação alem de poder ser adaptado a antena na viatura o que deixa pelo menos em recepção igual a qualquer radio base e as baterias podem ser recaregadas atraves da bateria da viatura(Sou fã de HT).Em VHF alem do mais vc poder ser auxiliado por uma repetidora que normalmente toda região tem a sua (alem de alguns clubes de jeep)aumentando infinitamente a area de comunicação. Quanto a UHF a infromação que tenho e que as ondas transpoem obstaculos tipos paredes e lages porem são de curto alcance sendo assim indicadas para locais fechados tipo segurança de shoop center.
    Uso um Icom ICV 8000 que tem 75 W de potencia ou seja um pouco mais que a maioria dos radios, e é bastante robusto, ja naufragei com o carro ficando o PTT embaixo dagua e depois voutou a funcionar normalmente.
    Não vejo porem nenhuma reclamação de quem tem outros radio, tipo yaesu kenyood e outros. Quanto a licença não é do radio e sim do operador e é otida na anatel depois de uma prova. A legislação é muita confusa pois trata que a licença é da estação porem nem especifica que equipamento compõem a mesma e o indicativo que é da estação quem responde é o operador.

SDS Ivan Natal

Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Agradecimentos: 94
    Bom dia a todos

Estou adquirindo um rádio (11 mt) para uso no carro. Pelo que andei pesquisando já dá para perceber que as antenas aquário são de boa qualidade. A minha dúvida é a seguinte; qual delas usar ? Já vi tambem que a de melhor ganho seria a "Maria Mole" mas gostaria de saber se não existe alguma de menor porte em que a perda não seja tão grande.

Abs

Helio
    Boa noite Hélio. Eu pesquisei bastante antes de comprar a antena para o meu PX COBRA. Cheguei à conclusão que a melhor é a aquário maria-mole (aquela grandona). Eu fiz a fixação da base no suporte do estepe do Tracker , atrás do pneu. Na prática esta opção mostrou-se ótima, agora, o inconveniente , por ser muita alta, é que ela esbarra um bocado, em portas de garagem e principalmente em galhos de árvores em trilhas estreitas, no entanto, não há nenhum problema técnico ou de quebra da antena e de quebra (novamente) você pode pendurar uma bandeirinha do Corinthians na ponta da antena. Abs. Válter
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    25/03/2008
    Local
    Niterói/RJ
    Olá Vbeltran

Essa sua antena é a melhor. Mas estava querendo uma mais discreta e que não esbarrase muito pelo caminho acabei ficando com a 2050 da aquário. Como disse aí em cima a faixa de 11 mt será provisória pois pretendo operar em 02 mt assim que fizer a prova e obter licença. Se tiver foto da fixação que vc fez manda aí para eu ter uma idéia. Acabei descobrindo algumas informações úteis sobre antenas no site a seguir:
    http://www.joelcosta.net/antenas.html

Abs

Helio

Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Agradecimentos: 94
    Olá Vbeltran

Essa sua antena é a melhor. Mas estava querendo uma mais discreta e que não esbarrase muito pelo caminho acabei ficando com a 2050 da aquário. Como disse aí em cima a faixa de 11 mt será provisória pois pretendo operar em 02 mt assim que fizer a prova e obter licença. Se tiver foto da fixação que vc fez manda aí para eu ter uma idéia. Acabei descobrindo algumas informações úteis sobre antenas no site a seguir:

Abs

Helio
    Valeu Hélio. Estou sem máquina fotográfica. Assim que der, eu coloco. Abs

Licença (Indicativo)

Olá Vbeltran

Abs

Helio
    Helio por ai existe muita fiscalização??? tenho indicativo a uns trez anos e nunca passei por nenhuma fiscalização. principalmente quando usamos simplex e em grupo de jipeiros aonde esquecemos aquelas linguagens de Qt.... e nem citamos o indicativo.Tambem ainda não atualizei o indicativo pois a classe D acabou passando assim para classe C e os indicativos mudam ex. ZZ7 XXX para PU7 XYZ na verdade o jipeiro não eh radio amador ele usa o radio por nescessidade de comunicação. aqui em Natal conseguimos promover os cursos praticamente dentro dos jeep clubes e assim marcar rapidamente as provas. Antes de ter indicativo houve casos de radio amadores aqueles bem antigos e afixicionados não responderem devido a falta do mesmo, porem com jipeiros nunca houve este problema.
    Abs Ivan

Usuário
    Entrada
    25/03/2008
    Local
    Niterói/RJ
    Bom dia Ivan

Não faço a menor idéia sobre como funciona a fiscalização por aqui. Já operei px há muiiiiitos anos atrás mas atualmente não sei como a coisa está rolando. A minha intenção de uso do rádio é para me safar de alguma situação mais complicada. Sei tambem que 11 mt não seria a melhor opção mas, como já disse anteriormente, é temporário. Dessa forma consigo fugir, em parte, da burocracia. Só para ter uma idéia vc liga para o escritório da Anatel no Rio pelo tel 21051850 e é atendido por uma gravação que te remete para o 0800332001 que deve ficar em Brasilia aonde informam que o escritório da Anatel no Rio foi extinto. Já a Labre RJ informa que o mesmo continua funcionando normalmente atraves do tel 21051884 ( nem tentei). Durma com um barulho desses...

Abs

Helio

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem