x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 24 de 24

Tópico: Qual antena usar

  • #13
    Usuário
    Entrada
    25/03/2008
    Local
    Niterói/RJ
    Posts
    1,108
    Agradecimentos: 2



    Bom dia Ivan

    Não faço a menor idéia sobre como funciona a fiscalização por aqui. Já operei px há muiiiiitos anos atrás mas atualmente não sei como a coisa está rolando. A minha intenção de uso do rádio é para me safar de alguma situação mais complicada. Sei tambem que 11 mt não seria a melhor opção mas, como já disse anteriormente, é temporário. Dessa forma consigo fugir, em parte, da burocracia. Só para ter uma idéia vc liga para o escritório da Anatel no Rio pelo tel 21051850 e é atendido por uma gravação que te remete para o 0800332001 que deve ficar em Brasilia aonde informam que o escritório da Anatel no Rio foi extinto. Já a Labre RJ informa que o mesmo continua funcionando normalmente atraves do tel 21051884 ( nem tentei). Durma com um barulho desses...

    Abs

    Helio

  • #14
    Helio.
    Mais um motivo para vc ir direto para 2m pois ninguem vai te fiscalizar, na pior das hipoteses vc arruma com alguem xerox das duas carteirinhas e mantem no carro pois a mesma não tem a indicação de qual é o equipamento ou aonde esta instalado e nem e nessesario a presença DO OPERADOR DA ESTAÇÃO. Por aqui não acredito que tenha ninguem em trilhas operando PX.
    Abs Ivan

  • #15
    Helio vai no topico COMEÇANDO A AVENTURA e veja a aula que o gouveia dá
    Abs Ivan

  • #16
    Usuário
    Entrada
    25/03/2008
    Local
    Niterói/RJ
    Posts
    1,108
    Agradecimentos: 2
    Olá Ivan

    Vou lá dar uma olhada. Valeu...

    Abs

    Helio

  • #17
    Usuário
    Entrada
    25/03/2008
    Local
    Niterói/RJ
    Posts
    1,108
    Agradecimentos: 2
    Olá pessoal

    A título de informação deixo aqui o procedimento para obter licença para px no RJ.

    - Preenchimento de formulário que pode ser obtido na página da Anatel
    - Xerox da identidade autenticada

    Enviar por correspondência para

    Anatel
    Praça XV de Novembro nº 20 9º andar
    Centro - Rio de Janeiro
    20010 010

    Aguardar recebimentos de boleto para efetuar pagamento (3)
    Efetuar o pagamento (pode ser on-line)

    Aguardar recebimento de indicativo

    Se quiser pode levar os documentos direto no endereço acima (não irá
    agilizar o processo).
    Tel para quaisquer dúvidas: 21 21051884

    Helio

  • #18
    Usuário Avatar de Grassmann
    Entrada
    29/03/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,244
    Agradecimento: 1
    Ivan e hrodrigues,

    A escolha da antena e do tipo de rádio para operação depende de uma série de fatores.
    Em primeiro lugar, deve-se optar pela frequência de operação. E a escolha da frequência depende da região onde você irá usar o rádio. Aqui em Curitiba, por exemplo, o PX reina quase que unânime. Em Joinville, o pessoal usa o VHF. De que me adianta comprar um VHF se não tenho com quem falar? Ou comprar um PX e ser o único da turma?
    A segunda etapa é definir a antena. No caso de 2m, não há segredo. As antenas já são pequenas. Mas no caso do PX (11m), a escolha torna-se mais difícil.
    Em geral, para carros menores, antenas menores. Carros maiores comportam antenas maiores.
    Além da questão estética, a própria questão do peso da antena interfere. Uma "maria-mole" não é leve, e eu já vi estragos significativos em pára-choques de carros menores que não foram reforçados.
    No meu caso, uso uma 2070 no Troller, presa ao pára-choques. Fica baixo, mas como o carro é quase todo de fibra, respeito o plano terra.
    No Vitara, coloquei uma 2080, presa na altura do vidro traseiro.
    Ambas antenas ficam relativamente pequenas. A do Vitara fica um pouco mais alta, e quando não estou usando o rádio, deixo ela presa no rack do teto, justamente para não ficar raspando em garagens e arrancando lâmpadas de luminárias.

    Enfim, assim como quase tudo na vida, a escolha do rádio e antena passa por vantagens e desvantagens. Abrimos mão de algo em prol de outro benefício. Em suma, uma decisão muito pessoal...
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

  • #19
    Usuário
    Entrada
    25/03/2008
    Local
    Niterói/RJ
    Posts
    1,108
    Agradecimentos: 2
    Ola Grassmann

    Acabei optando por uma 2050 que pretendo prende-la no suporte do estepe atrás do pneu. Com isso ela deverá ficar mais alta que o teto somente uns 20 cm, se tanto. Mesmo sabendo que a "Maria Mole" é melhor, optei pela menor para não ficar dando pancada por aí.

    Abs

    Helio

  • #20
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por hrodrigues Ver Post
    Acabei optando por uma 2050 que pretendo prende-la no suporte do estepe atrás do pneu.
    Hélio,

    tem como você mandar uma foto de como ficou sua instalaćão?

    TKS,

    Paulo Marcondes.
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • #21
    Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    2,507
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Grassmann Ver Post
    Enfim, assim como quase tudo na vida, a escolha do rádio e antena passa por vantagens e desvantagens. Abrimos mão de algo em prol de outro benefício. Em suma, uma decisão muito pessoal...



    eu uso vhf... no ceara usamos a 144400 MHz como a freq do 4x4...

    na tracker era perfeito... usava uma antena pequena... era RX/TX c/ 50w...

    no troller... floydeu... to usando uma antena enorme mas a RX/TX esta muito ruim... 20w...

    me disseram que no troller nao tem jeito... mas existe como melhorar isso ?

    []s
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

  • #22
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1

    Cool Sugestão

    Citação Postado originalmente por Murillus Ver Post
    na tracker era perfeito... usava uma antena pequena... era RX/TX c/ 50w...
    no troller... floydeu... to usando uma antena enorme mas a RX/TX esta muito ruim... 20w...
    me disseram que no troller nao tem jeito... mas existe como melhorar isso ?
    Jeito, como sempre tem.

    Se é fácil ou não, aí é "outros quinhentos"....

    O problema do Troller é a falta de plano terra, metal. Sacou?

    Uma sugestão vou dar, baseado no pouquinho que eu li sobre o assunto...

    Pegue uma folha de cobre, ou alumínio, ou inox, e coloque embaixo da base da antena, bem centralizada. Garanta que há contato elétrico entre a massa do conector e esta chapa. Não vá ligar isso ao massa do carro (ou negativo da bateria).
    Outra coisa, o ideal é que essa folha tenha 1/4 de comprimento de onda no raio. Mas se não der, paciência, quanto maior melhor.

    Para testar e ver se funciona, coloque, radialmente, pelo menos 4 fios com 1/4 de onda, ligados a massa do conector e espalhe bem. Se funcionar, a escolha é tua entre deixar assim ou partir pra chapa.

    Só que acho que fica mais fácil esconder a chapa embaixo de uma camada de tinta do que alguns fios.

    Faltou perguntar: onde está a antena?... OS melhores lugares, são, como falei nesta outra mensagem, o centro do teto, ou o centro do capô, em carros "de lata".

    Se não estiver em nenhum desses 2 lugares, estude uma relocação da tua antena
    4X4 Brasil Razão: incluir pergunta
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • #23
    Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    2,507
    Agradecimento: 1
    Paulo Marcondes,

    valeu...

    eu vou refazer toda a instalacao...

    a antena esta no teto...

    mas vou por um reck de metal sobre o teto... e talves isso ajude...

    []s
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

  • #24
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Murillus Ver Post
    mas vou por um reck de metal sobre o teto... e talves isso ajude...
    Talvez.

    Só atente para que as distância entre as travessas sejam menores que 25 cm (1/8 de onda), pois isso também pode interferir no sistema irradiante.

    Me ocorreu agora que usar uma chapa perfurada no fundo do rack possa ser uma boa solução.

    Se for mandar fazer especialmente pra você, considere essa opção. Se não, compre um pedaço de tela de galinheiro e prenda bem no seu rack, jã deve ajudar. Se não ajudaar, pelo menos não é caro...
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade