x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 13
  • #1
    Usuário
    Entrada
    26/05/2008
    Idade
    54
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0

    Começando na aventura




    Bom dia caros amigos,
    Acabei de dar entrada na ANATEL na minha licença de faixa do cidadão, estou aguardando a licença. Pretendo ir galgando no vos degraus na escada do radioamdorismo. O motivo desta msn. é que estou precisando de uma orientação, como ainda não recebi o meu prefixo, não o coloquei neste site.
    Tenho 01 radio cobra gtl 148 e contratei um tecnico em comunicação que montou uma torre(12 mestros de altura) e instalou uma antena aquario PX 2000. Como ainda não sei muita coisa, estou refem do conhecimento do tecnico contratado.
    Pergunto a vcs, com mais experiencias:
    1 - Eu vou conseguir falar com alguem em Belem do Pará, ou distancias de mais de 10 km? já falei com um amigo a 8 km no canal 20 e na banda USB do radio. Mas ainda não consegui falar com ninguem ainda de outras cidades e/ou carro
    2 - Eu consigo falar melhor em AM ou USB, ou outro tipo de banda? como funciona isso? a propagação?
    3 - Qual um canal que vcs possam me indicar
    Na verdade nunca estudei eletronica e como estou adquirindo um carro tracionado e sempre vou pro meu sitio, que fica a 100 km em linha reta da minha casa em Macapá, penso que vai ser gratificante entrar no mundo do radioamadorismo(PY). Sou veterinario e gosto muito das aventuras na estrada.
    Quero agradescer antecipadamente as respostas de todos voces
    Abraços
    Adriano
    Macapá - Amapá
    Terra do famoso tacacá/maniçoba

  • #2
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Adriano , manda email pro Cassiano ... ele é de natal , manja de radio amador ... quem sabe vcs se comunicam via radio ...

    natal4x4@hotmail.com
    natal4x4@interjato.com.br

    abs ... e boa sorte ...
    4X4 Brasil
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #3
    Adriano, tem muita coisa por aí em sites e não adianta eu querer te explicar tudo num post... procura um pouco no Google que vc vai achar bastante material informativo...

    resumindo:
    De Macapá até Belém vc não consegue falar no PX (11 metros) já em 40 metros é possível. mas aí preicsa de outro rádio e de licença pra radio amador.. Seu rádio PX é um dos mais confiáveis... pra contatos locais use AM, mas pra falar com pessoas mais distantes USB e LSB é melhor.

    No PX vc fala no máximo até 40 - 50km se as duas estações tiverem uma antena muito bem posicionadas. Depois disso, só acima de 2.000km via propagação, dá pra falar até com a europa, asia, etc.. .mas depende das condições atmosféricas.. é um hobby quase como pescaria, "o mar tem que estar pra peixe" pra poder fazer DX (contatos distantes). De Macapá, você conseguirar falar com São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Gande do Sul quando a propagação abrir.


    boa sorte

    PX5P4004
    PP5PD
    Carlos Gouveia (Govi)
    Discovery V8i 1998
    PP5PD - PX5P4004


  • #4
    Ah, esqueci de dizer.. no canal 5 AM os caminhoneriso falam. os canais 45 e 55 USB são canais de chamada internacionais, ou seja, se a propagação abrir, vc pode ouvir pessoas de outras partes do mundo chamando e pode tentar um contato. Mas se o 148GLT seu estiver original não vai dar porque ele só tem 40 canais originais. A maioria deles, porém, já foram "chucrutados" como se diz na gíria do PX, ou seja, aumentaram a quantidade de canais, aí vc conseguirá chegar nos canais 45 e 55.
    Carlos Gouveia (Govi)
    Discovery V8i 1998
    PP5PD - PX5P4004


  • #5
    Usuário
    Entrada
    26/05/2008
    Idade
    54
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0

    Thumbs down Começando na aventura

    Grande palavras esclarescedoras, Gouvea.
    Continuando nas minhas duvidas, pergunto:
    1 - Essa antena PX 2000 da Aquarius ela é boa mesmo para PX?
    2 - A altura dela influencia na recepção/transmissão? Ela está com 12 metros e fica na frente da cidade, ainda não temos edificios por aqui. é verdade que quanto mais alta melhor, se for muito alta não vai haver perda na transmissão através do cabo?
    3- Como funciona essa propagação? Vc pode dar um exemplo de como funciona essa faixa de 11 metros.
    4 - Ontem à Noite , consegui ouvir conversas em varios canais. Me disseram que era porque a propagação estava aberta. É isso que eu gostaria de entender: O que é abrir propagação? a Inosfera?
    5- Porque que funciona muito bem em 30 km e depois só em 1000km, voces podem me explicar esse fenomeno de propagação?
    Gente, me perdoem a ingnorancia no assunto e desde já agradesço o espirito aventureiro e bondoso de voces.
    Adriano Valadares
    Macapá/AP

  • #6
    Adriano, essa antena PX 2000 é uma antena 5/8 de onda vertical. A melhor que existe atualmente pra contatos locais, não é tão boa pra contatos longe (DX) mas quando a propagação abre, é possível usá-la também, só que como ela não é direcional, vc pode estar falando com uma pessoa na europa e uma nos estados unidos ficar te chamando ou atrapalhando a conversa (por exemplo). Se fosse uma antena direcional, vc só iria ouvir as pessoas que estivessem nas localidades pra onde ela fica apontada. Eu já falei de SC com uma pessoa na Itália que estava usando uma 5/8 de onda igual a sua.

    Quanto mais alta a antena melhor, mas quanto maior o cabo, mais perda vc tem. O ideal é tentar achar um meio termo. Normalmente os cabos tem no máximo 30metros, mas podemos usar tamanhos variados. Vale lembrar que existem cálculos para tamanho do cabo devido à impedância e a relação de onda estacionária (ROE) pois se ela estiver alta, além de perder rendimento, pode queimar a saída do rádio. Sugiro pedir pra alguém que conheça disso verificar pra vc.

    A propagação depende da ionosfera. As ondas transmitidas na faixa de HF (High Frequency) são refletidas por essa camada. Ao contrário de frequencias mais altas como VHF e UHF que ultrapassam as camadas e podem até acionar satélites ou fazer reflexão lunar. O PX opera na faixa de 27MHz que está dentro da faixa de HF do radio amadorismo. A ionosfera varia de tamanho conforme a luz solar, clima, temperatura, etc e é algo que não se pode ter o controle, ou seja, a propagação "abre" e "fecha" sem que possamos fazer nada, só esperar, por isso falei que era como uma pescaria. Temos que ficar de prontidão para quando ela abrir, tentarmos contatos ocm outras pessoas.

    Esta as ondas do PX não acompanham a curvatura da Terra, por isso só conseguem ser "escutadas" no máximo em 30km (ou 50km se tiverem estações muito boas). pense numa bola e num triângulo em cima dela, a onda segue me linha reta pela bola formando uma das arestas do triangulo, enquanot ela estiver "passando em cima da terra" as estações de PX vão "ouvir" depois ela começa a subir pela atmosfera até que "bata" na ionosfera e volte pela outra "aresta" do triângulo.. quando ela chega novamente na terra, está a mais de 1000km de onde foi originada, e lá outras pessoas podem ouvir e decodificar a onda. Entendeu? no meio do triângulo está a "zona de silêncio" ou, como se diz na gíria, mosca branca. A ionosfera pode subir ou baixar fazendo o ângulo do triangulo aumentar ou diminuir e com isso a propagação pode ser ora para o sul, ora para o nordeste, ora pra europa e até pro Japão...

    Como eu comentei, há muito material em sites como www.radioamador.com entre outros www.qsl.com.br sugiro que estude com calma.. pena que não tenho mais minha estação em casa, pois já falei com pessoas de Rondônia, Amapá, amazonas, etc... poderíamos marcar uma hora pra tentar um contato..

    abraços

    PX5P4004
    PP5PD
    Carlos Gouveia (Govi)
    Discovery V8i 1998
    PP5PD - PX5P4004


  • #7
    Usuário
    Entrada
    26/05/2008
    Idade
    54
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0

    Começando na aventura

    Grato pela aula; amigo; se não se importar lhe faço mais uma pergunta:
    Você acha que mesmo com otimas condiçoes da ionosfera, torre e antenas ideais, nunca poderei falar com Belém ou outra localidade num Raio de 100 Km? meu Pai tem uma propriedade que dista a aproximadamente 102 km, vc acha que com esses radios nunca vou conseguir me comunicar com ele?
    Abraços
    Adriano

  • #8
    Praticamente impossível... a única forma de ter uma pequena chance de falar com ele em 11metros é os dois usarem antenas quadra-cúbicas com aplificadores lineares de saída de no mínimo uns 1000 W. Mas isso é caro, ilegal e dá uma interferência dos diabos em televisão, som, etc...

    Mais fácil comprarem rádios VHF com USB, montarem antenas direcionais yagi ou quadra-cúbidas em torres altas... da minha casa em Blumenau já falei com Rancho queimado (sul de Florianópolis) uns 200km usando uma vertical 2x5/8... Mas rádio VHF com banda lateral tbém é caro..

    O mais barato é comprarem dois Rádios amadores de 80 metros Delta 500 valvulados. Façam a prova pra radio amador classe C (prefixo PU) e vocês poderão falar praticamente todos os dias...
    Carlos Gouveia (Govi)
    Discovery V8i 1998
    PP5PD - PX5P4004


  • #9
    Usuário
    Entrada
    26/05/2008
    Idade
    54
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0

    Começando na aventura

    Nesse caso, qual a altura minima para minha antena, ao usar os Rádios amadores de 80 metros Delta 500 valvulados? e que tipo de cabo posso usar?
    Abraços
    Adriano
    A
    Macapá AP

  • #10
    Usuário
    Entrada
    26/05/2008
    Idade
    54
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0

    Começando na aventura

    Em tempo amigo Gouvea,
    Entre minha casa e a propriedade fica a 100km em linha reta, ao longo do Rio Amazonas e uos unicos obstaculos são as arvores na beira do Rio. Não existem predios altos, ainda.
    Abraços
    Adriano

  • #11
    80metros vc usa antena dipolo de 1/4 de onda pra cada lado... é praticamente um varal com ~40 metros o cabo coaxial fica no meio dela... nesse site tem muita coisa sobre radio amadorismo. Esse link é pra seção projetos de antenas: http://www.feirinhadigital.com.br/rb...ojetos-usu.asp
    Carlos Gouveia (Govi)
    Discovery V8i 1998
    PP5PD - PX5P4004


  • #12
    Usuário
    Entrada
    09/07/2008
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0

    tb iniciante

    aproveitando a deixa gostaria de saber. comprei recentemente um voyager vr32 sera que é bom? ele tem um 2sc2078 na saida, posso colocar um 2sc1969? aumenta um pouco a potencia? obrigado e espero a resposta

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade