x
Convex Datacenter
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 42
  • #25
    Usuário
    Entrada
    13/07/2008
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    46
    Posts
    149
    Agradecimentos: 0



    LeoPoa

    Vi que seu post é antigo mas me interessou o assunto. Tenho um jimny e uma lancha e quero colocar vhf nos dois para que se comuniquem. Estava entre o uniden solara e o yaesu 2900 mas não consegui descobrir até agora se eles se comunicam pois um é maritmo. Como ficou o seu ic2200h, funcionou na frequencia maritma?

    Obrigado
    Felipe
    Rio Grande RS
    Citação Postado originalmente por LeoPOA Ver Post
    E ai pessoal !!!!


    Ter os 2 rádios instalados é interessante, porem nao adianta ter PX + PY na viatura se o resto do grupo utilizar somente TA !!!!!

    Importante é saber o que o pessoal na volta está usando para nao ficar de fora das conversas hehehehe.

    Já tinha o PX MCB30 e recentemente adquiri o IC 2200H. Estou bem satisfeito, rádio mto bom, facil de usar, bem robusto.... Estava entre ele e o IC8000. Acabei ficando com ele por vir desbloqueado, o que para meu uso é importante pois converso tambem na frequencia maritima.

    Abraço.

    Léo.

  • #26
    Usuário Avatar de LeoPOA
    Entrada
    08/09/2007
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    42
    Posts
    1,283
    Agradecimentos: 0
    Tche,

    Dá pra usar no barco, usei durante 1 mes e acabei comprando um VHF Unidem Solara nautico p/ lancha... e deixando o outro apenas para o carro.

    Era um saco ficar tirando radio do carro, passando p/ lancha, depois tirar da lancha, passar p/ carro... Nao gostei...

    Abraço
    Samurai 93 - Under Construction
    De volta as Origens....

  • #27
    Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    2,507
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Luiz Felipe Guerra Jr Ver Post

    Tenho um jimny e uma lancha e quero colocar vhf nos dois para que se comuniquem.
    Para que dois radios se comuniquem eles devem operar na mesma faixa de onda... Dai ta facil, bastaria voce usar dois radios iguais...

    Porem o radio maritimo precisa operar em frequencia própria para poder se comunicar com a Cap. dos Portos e outras embarcaçoes... A frequencia varia de 156 MHz a 163 MHz...

    Ja os radios usados pelos jipeiros operam na frequencia de 144 MHz a 148 MHz... Ou seja sao frequencias completamente diferentes...

    Normalmente o radio maritimo nao se comunica com o radio dos jipeiros e virce-versa... o que pode acontecer é somente a radio escuta, ou seja, voce ouve mas nao fala...
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

  • #28
    Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    2,507
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Luiz Felipe Guerra Jr Ver Post

    Como ficou o seu ic2200h, funcionou na frequencia maritma?
    TX = fala = 144 a 148 MHz
    RX = ouve = 118 a 174 MHz

    Resumindo, nao da pra usar como radio maritimo...
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

  • #29
    Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    2,507
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por LeoPOA Ver Post

    acabei comprando um VHF Unidem Solara nautico p/ lancha... e deixando o outro apenas para o carro.
    Um problema que ninguem se atenta é que os radios maritimos sao "lacrados" evitanto (ou diminuindo) o efeito da corrocao da maresia...
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

  • #30
    Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    55
    Posts
    1,937
    Agradecimentos: 7
    É possível sim um radio base VHF (vulgo PY) se comunicar com um radio maritimo, mas ele tem que estar desbloqueado para operar TX de 136 a 174 MHz. Se estiver desbloqueado, basta configurar na memória do radio todos os canais maritimos, com frequencias de transmissão e recepção de cada um deles. Os Yaesu por exemplo, podem ser configurados basicamente assim:

    TX/RX 144 a 148 MHz (bloqueado)
    TX 144 a 148 MHz; RX 136 a 174 MHz (parcialmente desbloqueado)
    TX/RX 136 a 174 MHz (desbloqueado)

    Vale lembrar que um radio desbloqueado estará fora da legislação da Anatel, mas aí já são outros 500 ... mas tecnicamente, é possível sim estabelecer comunicação entre um radio base VHF e o maritimo, conforme citei acima. E de fato, utilizar um radio base em uma embarcação não é o mais indicado, justamente porque o radio não é marinizado (proteção contra água e maresia).
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

  • #31
    Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    2,507
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por fpandur Ver Post
    Vale lembrar que um radio desbloqueado estará fora da legislação da Anatel
    Bem... aqui no forum existe muita gente que esta iniciando no mundo do radioamadorismo... por isso sempre gosto de me referir ao que esta correto... e claro, dentro da lei... obedecendo os ditames da ANATEL... Portanto, só faço mensão a rádios homologados pela ANATEL e que estão corretamente em uso... Não me referi a um "radio aberto" pois o desbloqueio é considerado como crime federal (todo crime da esfera da ANATEL é apurado pela PF)... Se alguem é pego com um "radio aberto", o radio devera ser apreendido (por qualquer agente (PM ou PF ou outros) diga-se de passagem) e o propietario conduzido a PF pra ser autuado... Pois é, bronca grande...
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

  • #32
    Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    2,507
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por fpandur Ver Post

    TX/RX 144 a 148 MHz (bloqueado)
    TX 144 a 148 MHz; RX 136 a 174 MHz (parcialmente desbloqueado)
    TX/RX 136 a 174 MHz (desbloqueado)

    Mas tecnicamente voce esta corretissimo...

    Porem ao "abrir o radio", o resultado não fica muito bom pois dá muito QRM... pelo menos foi isso que aconteceu nos radios desbloqueados que eu vi... Mas nos USA e EEUU, os radios operam em frequencias outras, ou seja, importados (ou trazidos) diretamente, podem já vir "aberto" de fabrica...

    Porem não exclui a culpabilidade por uso de um equipamento fora dos ditames da ANATEL...
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

  • #33
    Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    55
    Posts
    1,937
    Agradecimentos: 7
    Exatamente isso que citei na minha mensagem: em um radio desbloqueado não existe impedimento técnico para haver essa comunicação, mas estará operando fora da legislação Anatel. Daí vai de cada um avaliar o que fazer ...
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

  • #34
    Usuário Avatar de LeoPOA
    Entrada
    08/09/2007
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    42
    Posts
    1,283
    Agradecimentos: 0
    Esse Rádio IC2200 já vem "aberto". Fala e escuta tranquilamente na frequencia nautica.... Escuta mas nao fala nas frequencias de aviação e tele-taxi....

    Comprei assim na caixa, lacrado, e possui homologação na anatel.

    Bem lembrado quanto a maresia... nunca pensei nisso....

    Já fui parado tanto em estradas federais quanto estaduais e nunca perguntaram sobre o VHF ( Tenho indicativo).... Esse tipo de Blitz é igual a cabeça de Bacalhau... Todo mundo sabe que existe, porem ninguem nunca viu.....

    Na duvida, vale a pena andar dentro da lei.... Pagar as taxas anuais da Anatel e ficar tranquilao..
    Samurai 93 - Under Construction
    De volta as Origens....

  • #35
    Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    2,507
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por LeoPOA Ver Post
    Esse tipo de Blitz é igual a cabeça de Bacalhau...
    a ANATEL tem mais com que se preocupar...
    porem quando é dia de enterro de anao, urubu fica ressabiado...
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

  • #36
    Usuário Avatar de Nilton J
    Entrada
    12/09/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    64
    Posts
    1,394
    Agradecimentos: 17

    HF 11 metros + VHF 2 metros

    Minha sugestão aos colegas:
    Entre PX HF 11 metros e VHF 2 metros, fiquem com os dois em seu carro.

    PX é ainda muito útil em estradas para ouvir e se comunicar com os caminhoneiros.

    Já o VHF é imbatível para uso em trilhas e comunicações diretas até 70 Km.

    Cliquem no google sobre "como tirar licença para radioamador". Não é bicho de sete cabeças, basta vontade e algum tempo para estudar uma simples apostila e agendar o exame.

    Sugiro os seguintes equipamentos no carro: PX Midland 1001Z ao lado inferior esquerdo da direção, VHF Icom 2200H num console de teto com falante integrado, ambos com antenas Steelbras com mola slim para uso no off-road. E p uso fora do veículo, um bom VHF/UHF portátil, o HT Icom IC-T70A. Caso queiram ainda "corujar" autoridades e etc, incluam tb o scanner de mão Icom IC-R6 que vai até 1.300 Mhz.

    Boa prova a todos !

    Nilton PU2NBU
    Troller 2011 azul/prata

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade