x
Convex Datacenter
Página 10 de 13 PrimeiroPrimeiro 12345678910111213 ÚltimoÚltimo
Resultados 109 a 120 de 156

Tópico: Licença Anatel

  • #109
    Usuário
    Entrada
    01/01/2014
    Local
    Pedralva/MG
    Posts
    18
    Agradecimentos: 2



    Citação Postado originalmente por carlosri Ver Post
    Boa tarde! Aqui no estado de SP, fiz minha prova de agosto e hoje já tenho meu COER, indicativo (PU2RQR) e meu rádio baofeng UV82 homologado, com excessão da prova que é presencial, tudo feito pela internet, não tenho o que reclamar.

    Abraço
    Pois é, Carlos, pelos relatos que li a parte de radioamador é bem mais ágil que a de rádio do cidadão. Também acho que em MG a coisa pode estar mais complicada que em outros locais.
    Uma pena ser raro que a banca venha aqui pra minha região, mas quando vier vou tirar o COER também. Mas dessa vez não vou cair na besteira de comprar o equipamento sem estar com a licença em mãos... rs...
    Pajero Full HPE Diesel 13/14
    Pajero TR4 08/09 MT
    Ford CJ5 1975 6 cilindros

  • #110
    Usuário
    Entrada
    07/06/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    48
    Posts
    83
    Agradecimentos: 0
    Uma curiosidade: como é exatamente a prova presencial? A Labre me passou umas apostilas, mas é basicamente um gabarito com as respostas certas a várias perguntas de múltipla escolha. São sempre as mesmas perguntas que caem em todas as provas?

  • #111
    Usuário Avatar de Fernando Camelier
    Entrada
    04/04/2013
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    56
    Posts
    474
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por propideo Ver Post
    Uma curiosidade: como é exatamente a prova presencial? A Labre me passou umas apostilas, mas é basicamente um gabarito com as respostas certas a várias perguntas de múltipla escolha. São sempre as mesmas perguntas que caem em todas as provas?
    Somente por curiosidade, hoje a Labre é apenas a Liga de Radioamadores e não tem mais nenhum tipo de convênio com a Anatel.
    As apostilas que estão disponíveis no site da Anatel são exatamente isso, um banco de dados de onde são retiradas as questões das provas.
    O que a Anatel pensa de quem vai se licenciar para o Radioamadorismo é que com a prática vai acabar se familiarizando com a técnica, a ética e logicamente vai se preocupar em saber até onde pode ir, buscando subsídios na própria legislação.
    No caso dos jipeiros que usam a faixa, sempre se licenciam na classe C que é a classe inicial, utilizam apenas uma frequência e o uso dessa frequência é praticamente limitado ao tempo que o jipeiro está dentro do seu veículo.
    já o radioamador é bem diferente e a sus operação é ilimitada.
    Ah... As provas presenciais podem ser feitas em grupo (banca) ou individualmente no computador.
    Fernando (Primo -PU6PRI) Bahia Expedition 4x4
    Vitara Canvas 97 Ziriguidum e Tracker Diesel 2001 - O Anquilossauro
    Esperando uma nova vtr

  • #112
    Usuário Avatar de Fernando Camelier
    Entrada
    04/04/2013
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    56
    Posts
    474
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por carlosri Ver Post
    Boa tarde! Aqui no estado de SP, fiz minha prova de agosto e hoje já tenho meu COER, indicativo (PU2RQR) e meu rádio baofeng UV82 homologado, com excessão da prova que é presencial, tudo feito pela internet, não tenho o que reclamar.
    Abraço
    Carlos, verifiquei aqui no sistema que você fez a homologação pessoal do UV82.
    Conte pro pessoal qual foi o procedimento para conseguir a homologação.
    Logicamente apaguei suas informações pessoais da imagem do certificado, mas fica como exemplo e informação.
    Apesar de trabalhar na Anatel, não tenho essa experiência no quesito homologação e gostaria de ter uma opinião de alguém que não fosse um colega de trabalho.
    Agradeço antecipadamente!
    -sem-titulo.jpg
    4X4 Brasil
    Fernando (Primo -PU6PRI) Bahia Expedition 4x4
    Vitara Canvas 97 Ziriguidum e Tracker Diesel 2001 - O Anquilossauro
    Esperando uma nova vtr

  • #113
    Usuário Avatar de Fernando Camelier
    Entrada
    04/04/2013
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    56
    Posts
    474
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por Cyro de Luna Ver Post
    Pois é, Carlos, pelos relatos que li a parte de radioamador é bem mais ágil que a de rádio do cidadão. Também acho que em MG a coisa pode estar mais complicada que em outros locais.
    Uma pena ser raro que a banca venha aqui pra minha região, mas quando vier vou tirar o COER também. Mas dessa vez não vou cair na besteira de comprar o equipamento sem estar com a licença em mãos... rs...
    Olha Cyro, cada estado possui uma unidade da Anatel. Em MG é uma Gerência Regional e hoje não tenho ideia de como estão tratando o radioamadorismo, seja por falta de funcionários ou qualquer outra situação que esteja fugindo do controle do pessoal de lá.
    No início de setembro apliquei provas em uma banca especial na cidade de Vitória da Conquista aqui na Bahia e tive 3 candidatos do vale do Jequitinhonha que me informaram não ter a mesma oferta de possibilidades em MG, mas que seus processos estão em andamento normal.
    O que sugiro a você é que reúna algumas pessoas em torno de uma associação existente (de radioamadores, de jipeiros, de escoteiros, ou qualquer outra) e solicite da Gerência Regional da Anatel em MG que envie uma equipe para a sua região para aplicar as provas.
    Aqui na Bahia o pessoal de Porto Seguro no extremo sul do estado está se movimentando para uma banca em março de 2018. Quem sabe essa não seja uma oportunidade para você fazer uma pequena viagem de turismo?
    No início de março visite o SEC e veja na Bahia se as inscrições estão abertas.
    Fernando (Primo -PU6PRI) Bahia Expedition 4x4
    Vitara Canvas 97 Ziriguidum e Tracker Diesel 2001 - O Anquilossauro
    Esperando uma nova vtr

  • #114
    Usuário
    Entrada
    30/03/2016
    Local
    Barretos/SP
    Idade
    47
    Posts
    15
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Fernando Camelier Ver Post
    Carlos, verifiquei aqui no sistema que você fez a homologação pessoal do UV82.
    Conte pro pessoal qual foi o procedimento para conseguir a homologação.
    Logicamente apaguei suas informações pessoais da imagem do certificado, mas fica como exemplo e informação.
    Apesar de trabalhar na Anatel, não tenho essa experiência no quesito homologação e gostaria de ter uma opinião de alguém que não fosse um colega de trabalho.
    Agradeço antecipadamente!
    -sem-titulo.jpg
    Salve galera, bom dia!

    Com relação a prova para o COER classe C é bastante tranquilo, são 20 questões de técnica e ética operacional e 20 de legislação, que são exatamente uma das questões que têm nessas várias apostilas que se pega na internet, procure uma que esteja mais completa, inclusive tem site que tem simulados da prova.

    Quanto a homologação do rádio, é só se cadastrar no sistema MOSAICO da ANATEL fazer a solicitação e pagar a taxa de R$ 200,00. Os documentos necessários são seu documento de identidade, certificado de orgão reconhecido pela ANATEL, no caso do Baofeng UV82 possui certificação pela FCC dos EUA, peguei no site deles, fotos do rádio e manual digitalizado, foi bem tranquilo e rápido, não tenho do que reclamar da ANATEL, pela minha experiência, só a elogiar.

    Por fim digo, não precisei contratar qualquer intermediário, desde a prova até a homologação do rádio, tudo feito por mim, fora da internet os únicos passo necessários foram a presença na prova do COER, que foi a 300Km de onde moro e o enviou da documentação pelo correio para obtenção do indicativo, de resto TUDO pela internet.

    Abraços

  • #115
    Usuário
    Entrada
    07/06/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    48
    Posts
    83
    Agradecimentos: 0
    Obrigado pelas ótimas informações, Fernando e Carlosri! Meu próximo passo é fazer a prova na Anatel-SP, assim que eles abrirem vaga num dia em que eu consiga. Ou, de repente, seguir o conselho do Fernando e ir até a Bahia.

  • #116
    Usuário Avatar de Fernando Camelier
    Entrada
    04/04/2013
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    56
    Posts
    474
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por carlosri Ver Post
    Salve galera, bom dia!

    Com relação a prova para o COER classe C é bastante tranquilo, são 20 questões de técnica e ética operacional e 20 de legislação, que são exatamente uma das questões que têm nessas várias apostilas que se pega na internet, procure uma que esteja mais completa, inclusive tem site que tem simulados da prova.

    Quanto a homologação do rádio, é só se cadastrar no sistema MOSAICO da ANATEL fazer a solicitação e pagar a taxa de R$ 200,00. Os documentos necessários são seu documento de identidade, certificado de orgão reconhecido pela ANATEL, no caso do Baofeng UV82 possui certificação pela FCC dos EUA, peguei no site deles, fotos do rádio e manual digitalizado, foi bem tranquilo e rápido, não tenho do que reclamar da ANATEL, pela minha experiência, só a elogiar.

    Por fim digo, não precisei contratar qualquer intermediário, desde a prova até a homologação do rádio, tudo feito por mim, fora da internet os únicos passo necessários foram a presença na prova do COER, que foi a 300Km de onde moro e o enviou da documentação pelo correio para obtenção do indicativo, de resto TUDO pela internet.

    Abraços
    Muito obrigado pelas informações, Carlos!
    Somente uma dica: As apostilas que estão no site da Anatel (http://www.anatel.gov.br/setorregulado/radioamadorismo) são o banco de dados das provas.Se quiser passar, basta estudar por ali. Mas se quiser aprender de verdade, a internet está cheia de informações e simulados.
    Carlos desmistificou em sua resposta o que ouço direto em relação a dificuldades e olha que a Gerência Regional da Anatel de São Paulo é uma das que mais sofrem com excesso de trabalho e falta de pessoal.
    Quando se procura o caminho correto se consegue com facilidade, basta querer. E no mais, estamos por aqui pra ajudar!
    Fernando (Primo -PU6PRI) Bahia Expedition 4x4
    Vitara Canvas 97 Ziriguidum e Tracker Diesel 2001 - O Anquilossauro
    Esperando uma nova vtr

  • #117
    Usuário Avatar de Fernando Camelier
    Entrada
    04/04/2013
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    56
    Posts
    474
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por propideo Ver Post
    Obrigado pelas ótimas informações, Fernando e Carlosri! Meu próximo passo é fazer a prova na Anatel-SP, assim que eles abrirem vaga num dia em que eu consiga. Ou, de repente, seguir o conselho do Fernando e ir até a Bahia.

    Opaaaa. Conselho não.... Convite!
    Tempo pra se programar, tem bastante.
    Estamos combinando essa prova com o pessoal do Extremo sul da Bahia justamente pra depois do carnaval, quando acaba a alta estação e conseguimos facilidades para hospedagem com custos menores. Porto Seguro tem um bom aeroporto com vôos regulares vindos de SP, RJ, MG e Salvador e a BR 101 está em condições razoáveis.
    Se quiser mesmo vir, me envie uma MP e te passo o contato do pessoal de Porto que está organizando essa bancada especial para que você possa ficar inteirado do que eles vão conseguir proporcionar aos visitantes.
    P.S. Você está no CT Brasil lá no TELEGRAM. Me chame por lá e uma hora acabo respondendo.
    4X4 Brasil
    Fernando (Primo -PU6PRI) Bahia Expedition 4x4
    Vitara Canvas 97 Ziriguidum e Tracker Diesel 2001 - O Anquilossauro
    Esperando uma nova vtr

  • #118
    Usuário
    Entrada
    01/01/2014
    Local
    Pedralva/MG
    Posts
    18
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Fernando Camelier Ver Post
    Olha Cyro, cada estado possui uma unidade da Anatel. Em MG é uma Gerência Regional e hoje não tenho ideia de como estão tratando o radioamadorismo, seja por falta de funcionários ou qualquer outra situação que esteja fugindo do controle do pessoal de lá.
    No início de setembro apliquei provas em uma banca especial na cidade de Vitória da Conquista aqui na Bahia e tive 3 candidatos do vale do Jequitinhonha que me informaram não ter a mesma oferta de possibilidades em MG, mas que seus processos estão em andamento normal.
    O que sugiro a você é que reúna algumas pessoas em torno de uma associação existente (de radioamadores, de jipeiros, de escoteiros, ou qualquer outra) e solicite da Gerência Regional da Anatel em MG que envie uma equipe para a sua região para aplicar as provas.
    Aqui na Bahia o pessoal de Porto Seguro no extremo sul do estado está se movimentando para uma banca em março de 2018. Quem sabe essa não seja uma oportunidade para você fazer uma pequena viagem de turismo?
    No início de março visite o SEC e veja na Bahia se as inscrições estão abertas.
    É uma ideia tentadora! Hoje eu não estou podendo sair pra nada, por isso não consigo ir fazer a prova em São Paulo, por exemplo, que é mais perto. Mas quem sabe no início de março a história é outra e isso não serve de desculpa para uma viagem! Por aqui, ouvi dizer que a associação daqui de Itajubá está tentando trazer a banca no começo do ano também. Facilitaria muito a minha vida... rs...

    Recebi o aceite da Anatel hoje e já paguei os boletos, no fim foi um prazo bastante aceitável. Imagino que o tempo que a licença do Caio levou foi por conta de alguma coisa atípica... ainda bem!
    Pajero Full HPE Diesel 13/14
    Pajero TR4 08/09 MT
    Ford CJ5 1975 6 cilindros

  • #119
    Usuário
    Entrada
    27/07/2018
    Local
    Franca/SP
    Idade
    42
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0

    Data de novas provas

    Citação Postado originalmente por Fernando Camelier Ver Post
    Somente por curiosidade, hoje a Labre é apenas a Liga de Radioamadores e não tem mais nenhum tipo de convênio com a Anatel.
    As apostilas que estão disponíveis no site da Anatel são exatamente isso, um banco de dados de onde são retiradas as questões das provas.
    O que a Anatel pensa de quem vai se licenciar para o Radioamadorismo é que com a prática vai acabar se familiarizando com a técnica, a ética e logicamente vai se preocupar em saber até onde pode ir, buscando subsídios na própria legislação.
    No caso dos jipeiros que usam a faixa, sempre se licenciam na classe C que é a classe inicial, utilizam apenas uma frequência e o uso dessa frequência é praticamente limitado ao tempo que o jipeiro está dentro do seu veículo.
    já o radioamador é bem diferente e a sus operação é ilimitada.
    Ah... As provas presenciais podem ser feitas em grupo (banca) ou individualmente no computador.
    Olá, Fernando!
    Li várias postagens aqui no tópico e foram bem úteis pra que eu me familiarizasse com vários assuntos. Já tenho uma ideia de como posso conseguir o COER, a licença de radioamador e também de como fazer a homologação de um rádio.
    Entretanto, mesmo acessando o sistema SEC - Sistema de Emissão de Certificado de Radioperador, não localizo data para realização da prova.
    Existe alguma previsão pra próxima prova? Como demandar isso junto à Anatel? Pode comentar algo a respeito?
    Desde já, muito obrigado!

  • #120
    Usuário Avatar de Fernando Camelier
    Entrada
    04/04/2013
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    56
    Posts
    474
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por matheusmartins Ver Post
    Olá, Fernando!
    Li várias postagens aqui no tópico e foram bem úteis pra que eu me familiarizasse com vários assuntos. Já tenho uma ideia de como posso conseguir o COER, a licença de radioamador e também de como fazer a homologação de um rádio.
    Entretanto, mesmo acessando o sistema SEC - Sistema de Emissão de Certificado de Radioperador, não localizo data para realização da prova.
    Existe alguma previsão pra próxima prova? Como demandar isso junto à Anatel? Pode comentar algo a respeito?
    Desde já, muito obrigado!
    Fala Matheus!

    Não conheço a demanda do estado de São Paulo, porém acho válido que você dê uma ligadinha pro setor de outorga da Anatel de seu estado e busque informações com o pessoal.

    Um abraço
    Fernando (Primo -PU6PRI) Bahia Expedition 4x4
    Vitara Canvas 97 Ziriguidum e Tracker Diesel 2001 - O Anquilossauro
    Esperando uma nova vtr

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade