x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15
  • #1
    Usuário Avatar de koiti
    Entrada
    07/04/2008
    Idade
    53
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0

    Estação Base PY e PX em APARTAMENTO




    Saudações !!
    Sou iniciante no mundo dos radios PX e PY, e apesar de já estar preparando meu indicativo PX (e provas para PY), estou com algumas dificuldades para instalar uma base PX em um apartamento.

    Será que é possível fazer uma instalação com razoável qualidade quando se trata de uma base em APARTAMENTO ? Estou em S.Paulo, e aqui a concentração de prédios é bem alta, fora o espaço reduzido da sacada para uma plano-terra.

    Como acredito que outros aqui moram em apartamentos, acho que alguém já deve ter sucesso e poderia me dar alguma idéia.

    Pensei em instalar uma antena na cobertura do prédio, já que a LEI No. 8.919 nos garante esse direito, mas são mais de 20 andares acima de onde estou.

    Outra tentativa foi ligar o rádio (Midland 1000z) à uma antena B2080 Aquarios, instalada na janela do quarto (sei que isso não deveria ser feito) e também à uma antena bastão do tipo EH Voyager (1m comprimento, 0,9 db) mas os resultados foram ruins.

    Ouvi falar também da antena Electril (http://www.electril.com/electril/catalogo/ref512r.htm) própria para sacadas, que precisa de radiais terra, mas essa ainda não tentei.

    Alguma idéia ?!
    73s !!!

  • #2
    Primeiro é necessário entender o seguinte:

    -Toda e qualquer onda eletromagnética se propaga em linha reta.

    -Todo e qualquer obstáculo atenua ou reflete as ondas eletromagnéticas.

    -A intensidade com que as ondas são atenuadas ou refletidas depende da potência e frequência destas ondas.

    Daí fica fácil. Do lugar que pretende instalar a antena e tendo a linha do horizonte como referência, dê uma olhada em 360°. A grosso modo, o que você estiver enxergando será o raio de cobertura do seu rádio.