x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 15 de 15
  • #13



    Esqueci das fotos das minha antenas em cima do prédio (11 andares). Uma antena 2x5/8 pra VHF junto com uma dipolo de aluminio pra PX (11m), e uma dipolo de fio pra 40m.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -antenas2.jpg   -tn_dsc06207.jpg  
    Carlos Gouveia (Govi)
    Discovery V8i 1998
    PP5PD - PX5P4004


  • #14
    Usuário
    Entrada
    23/05/2016
    Local
    Florianopolis/SC
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0
    Boas!


    Pretendo instalar um rádio PX na minha SW4.

    Sobre antenas:
    Para receber, uma antena bobinada de 60cm ou 1,3m receberia de um alcance muito menor que uma maria-mole de 2,7m?
    Para emitir, uma antena bobinada de 60cm ou 1,3m emitiria a um alcance muito menor que uma maria-mole de 2,7m?

    Sobre rádios:
    Para receber, o rádio Aquário 40 canais e 4W mais barato receberia de um alcance muito menor que um rário Aquário 80 canais e 7W mais caro?


    Agradeço!

  • #15
    Usuário Avatar de Fernando Camelier
    Entrada
    04/04/2013
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    56
    Posts
    475
    Agradecimentos: 11
    Citação Postado originalmente por andreas lmp Ver Post
    Boas!


    Pretendo instalar um rádio PX na minha SW4.

    Sobre antenas:
    Para receber, uma antena bobinada de 60cm ou 1,3m receberia de um alcance muito menor que uma maria-mole de 2,7m?
    Para emitir, uma antena bobinada de 60cm ou 1,3m emitiria a um alcance muito menor que uma maria-mole de 2,7m?

    Sobre rádios:
    Para receber, o rádio Aquário 40 canais e 4W mais barato receberia de um alcance muito menor que um rário Aquário 80 canais e 7W mais caro?


    Agradeço!
    Oi amigão,
    Tecnicamente falando, a relação para que você tenha um maior alcance parte exatamente de maior potência x maior altura de antena.
    Daí o rádio com 7w e a antena com maior altura deveriam ter um alcance maior.
    Especificamente sobre a antena, ela é cortada em um submúltiplo do comprimento da onda, ou seja, a onda de px tem em média 11 metros e seus submúltiplos seriam 1/4 de onda = 2,75m, 1/8 de onda = 1,375m e 1/16 de onda = 0,6875m
    A boina nesse caso serve apenas para ajudar no plano de terra não gerando ganho algum, até porque antenas móveis são omnidirecionais.
    Mas... A antena de 2,75m não vai ficar estendida quando você estiver se deslocando, normalmente ela fica curvada tendo uma altura em relação ao solo bem menor que o seu tamanho total.
    Se a antena de 1/16 ficar acima do carro, talvez a sua ponta fique na mesma altura da de 1/4 e o seu alcance seja exatamente o mesmo.
    Eu não sou muito fã de 11m, mas caso fosse instalar no meu veículo um sistema desses, optaria pelo rádio de maior potência com a antena menor.
    Uma coisa muito importante é o controle do R.O.E. (Relação de Ondas Estacionárias), que deve estar o mais próximo possível de 1 para preservar a saúde do seu transceptor e evitar interferências indesejáveis.
    No mais boa sorte aí na sua escolha.
    Um abraço
    Fernando (Primo -PU6PRI) Bahia Expedition 4x4
    Vitara Canvas 97 Ziriguidum e Tracker Diesel 2001 - O Anquilossauro
    Esperando uma nova vtr

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade