x
Convex Datacenter
Página 1 de 7 1234567 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 81
  • #1
    Usuário Avatar de Rogério Barthy
    Entrada
    04/05/2004
    Local
    Resende/RJ
    Idade
    61
    Posts
    1,058
    Agradecimentos: 0

    Instalação de PX




    Saudações,
    Meu CJ-5 está saindo da oficina finalmente, e agora, estou com dificuldade de reinstalação do Px que estava instalado nele (Cobra -148 GTL).
    Ele fica instalado no porta-luvas e o problema é que quem instalou o rádio não está mais por aqui e tbm, quem desmontou já foi mandado embora da oficina e assim, ninguem quer se responsabilizar por instalar, com medo de queimar ou danificar o rádio.
    Gostaria de especificação passo a passo de como instalar a antena maria mole, (isolamento na base, parafuso, aterramento, cor dos fios,) como ligar o rádio (fios positivo/negativo) O rádio estava funcionando perfeitamente e ao desmontarem para fazer a reforma do Jeep..... Não sabem montar mais.

    Gostaria de uma ajuda para que eu possa fazer pessoalmente o serviço e que meu Jeep possa sair completo e funcionando da oficina.

    Agradecendo antecipadamente,
    Rogério
    CJ-5 66 BF-161 CX 3MX GNV
    Ign. + DIS 3 Bloc Macrotorque
    Rodorural 670X16 Guincho Bremen 9.000

  • #2
    Moderador Avatar de Luiz Claudio
    Entrada
    10/04/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    42,691
    Agradecimentos: 0
    Rogério,

    O PX é alimentado por dois fios, um positivo e um negativo. O ideal é que eles sejam ligados diretamente na bateria do veículo e que o fio positivo (vermelho) tenha um fusível entre o rádio e a bateria.

    A instalação da antena também é bem simples. Eu tenho um esqueminha da áquario com todos os detalhes da montagem e assim que possível eu posto aqui pra você.

    Se você for usar o mesmo cabo de antena que já estava em uso, não esqueça de medir a estacionária depois de tudo pronto. Caso for comprar um cabo novo, compre os da Aquário que já vem na medida certa.

    Se não me engano o Cobra 148GTL tem medidor de estacionária no próprio rádio...

    Dê também uma olhada no site www.trilha4x4.com.br (clicar no tópico PX) que tem várias dicas interessantes, inclusive um "guia básico para instalar um PX"...

    []'s...

  • #3

    Mais umas dicas

    Acrescentando aos comentários do Luiz Cláudio o fato de já estar funcionando não deve encarado como uma instalação que estava perfeita, aproveite para revisar toda instalação, principalmente o comprimento do cabo da antena pois este é critico. A instalação ou re-instalação do PX é muito simples, somente o ajuste da ROE ou Estacionária é complicada pois o ajuste se faz no cabo coaxial (comprimento). Se posso dar uma sugestão procure um PX club de sua cidade que com certeza pode lhe dar uma ajuda no ajuste....

    Detalhe, o medidor do 148 é muito bom para verificar-mos sempre como anda a ROE ANTES de transmitir quando surgiu algum problema, (galho que bateu na antena) ou se desconfiamos que a potencia do rádio baixou... Para medir realmente temos que usar um medidor de ROE de boa qualidade, coisa que os Macanudos podem te ajudar...

  • #4
    Moderador Avatar de Luiz Claudio
    Entrada
    10/04/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    42,691
    Agradecimentos: 0

    Re: Mais umas dicas

    Citação Postado originalmente por marcelino
    Detalhe, o medidor do 148 é muito bom para verificar-mos sempre como anda a ROE ANTES de transmitir quando surgiu algum problema, (galho que bateu na antena) ou se desconfiamos que a potencia do rádio baixou... Para medir realmente temos que usar um medidor de ROE de boa qualidade, coisa que os Macanudos podem te ajudar...
    Marcelino,

    Esses medidores de ROE embutidos no próprio rádio não são totalmente confiáveis???

    Pergunto isso porque meu rádio, um Super Star 148 GTL, tem o medidor e eu sempre confiei plenamente nele...

    []'s...

  • #5

    MEDIDOR DE ROI

    Amigo

    Sim voce deve confiar no seu medidor de ROE imbutido no seu rádio, ele com certeza lhe informará a quantas anda a ROE de sua antena. Mas para uma nova ou uma reinstalação este não pode oferecer a precisão de um instrumento ESPECIFICO para esta medida. A instalação de uma antena deve objetivar o MAXIMO rendimento do seu equipamento então num instrumento especifico teremos a maior precisão possivel, tanto para a potencia direta de transmissão quanto a potencia refletida pela antena. Da posse destes dados faremos o ajuste do comprimento do cabo até conseguir o máximo rendimento possível.

    No dia-a-dia, para conferir se houve algum problema com a antena, se a potencia do rádio baixou (algum problema no transmissor, conectores, umidade, por ex)devemos confiar plenamente do instrumento imbutido no rádio, se este o dispuser, somente para instalações isto não é aconselhável quando queremos o melhor resultado. Se não houver outro instrumento a mão, useo para o ajuste mesmo, melhor que não medir nada, não é mesmo....

    obrigado

  • #6
    Moderador Avatar de Luiz Claudio
    Entrada
    10/04/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    42,691
    Agradecimentos: 0
    Marcelino,

    Obrigado pela aula!!!

    Eu operei 11 metros em estação fixa durante alguns anos por puro hobby, mas isso já faz muito tempo.

    Sou da época do "Mata-Rato 23 canais"...

    Em meados dos anos 80, bastava dar uma volta pela Av. Santa Efigênia que em todo lugar se encontrava equipamentos e acessórios relacionados a faixa do cidadão: Rádios das mais variadas marcas e modelos, antenas móveis e fixas, mike de ganho, botas bilineares, valvuladas, acopladores de antena, medidores de ROE, etc.

    Hoje em dia isso tudo praticamente desapareceu. Pelo menos na Santa Efigênia quase não se encontra mais nada.

    Recentemente, quando perguntei em algumas lojas sobre o medidor de ROE, a resposta mais comum foi " não precisa, o cabo já vem na medida certa"...

    Acabei comprando esse cabo da Aquário já na medida e conferindo a ROE apenas pelo medidor do rádio. A estacionária ficou próxima de 1, o que eu acho excelente.

    []'s...

  • #7

    sem problemas

    Luiz Claudio, estamos a disposição para ajudar, mas sem pretenção de dar aula, somente ajudar um pouco, desculpe se passe esta impressão, não foi minha intenção.

    Concordo com voce, pois trabalho a bastante tempo com rádio e me lembro muito bem do Mata Rato 23 canais AM, quando ainda se podia falar sem bagunça, (que saudade).

    Realmente o intuito da Aquairius foi facilitar a instalação com o cabo na medida, sem precisar soldar o conector e a estacionária fica bem próximo de 1:1, ou seja sem retorno.

    Gosto de ser o mais preciso possível e quando falamos a distancia sobre um assunto em muitas vezes podemos ser mal interpretados, então o que vale é ser o mais completo possível, valeu?

    Um abraço

  • #8
    Moderador Avatar de Luiz Claudio
    Entrada
    10/04/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    42,691
    Agradecimentos: 0

    Re: sem problemas

    Citação Postado originalmente por marcelino
    Luiz Claudio, estamos a disposição para ajudar, mas sem pretenção de dar aula, somente ajudar um pouco, desculpe se passe esta impressão, não foi minha intenção.
    Marcelino,

    O meu "obrigado pela aula" foi no sentido de agradecimento às dúvidas esclarecidas por você.

    É sempre bom conversarmos com alguém que entenda do assunto em pauta.

    Mais uma vez muito obrigado e qualquer coisa que precisar é só chamar!!!

    Estou sempre em QAP...

    []'s...

  • #9

    VALEU!

    Luiz Claudio,

    Sem problemas, estou a disposição dos amigos do forum para contribuir no que puder. Um abraço

  • #10
    Usuário Avatar de Marcelo
    Entrada
    06/05/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    1,696
    Agradecimentos: 3
    Pessoal,

    Acabei de instalar um Cobra 19 DXII no meu CJ. Depois de instalado consegui ouvi algumas transmissões, pelo menos estava funcionando, mas lendo o fórum acho que cometi alguns erros, eis minhas dúvidas:

    Liguei o positivo do rádio no fio que via para a chave de partida. Antes da chave, assim consigo ligar o rádio mesmo com a chave desligada, e, se desligo a geral, o rádio também desliga (isso é pra eu não esquecer o rádio ligado). Tem algum erro? Não tenho certeza, mas acho que o fio que alimenta a chave vem direto da bateria?

    O fio da antena dá pra uns 3 CJs. Como os terminais para antena já estavam feito, não quis contar o fio, enrolei o que sobrou num cantinho do jeep. A antena foi aterrada conforme o manual da própria.

    O negativo do rádio foi ligado na própria gaiola, onde está afixado o PX. 8)

    Como não tinha nenhum sinal bom por perto, e ninguém para testar, não pude concluir os testes, mas acho que está funcionando. Porém, acredito que tem alguns erros que podem ser corrigidos para aproveitar melhor o PX.

    Desde já obrigado pela força.
    [s] com muitas dúvidas,
    _____________________________
    Marcelo Guereta - Hefestos - 0|||||0
    CJ5: Vortec V6 4.3 + 4L60E + Macrotorque + Full Lock + 37" + Bead-lock + Ekron

  • #11
    Oi Marcelo,

    Pode deixar como está, mas se tiver ruido no radio por algo eletrico do veiculo pode tentar mudar o positivo para o mais proximo da bateria.

  • #12
    Usuário Avatar de Marcelo
    Entrada
    06/05/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    1,696
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Marcelo
    Pessoal,

    Acabei de instalar um Cobra 19 DXII no meu CJ. Depois de instalado consegui ouvi algumas transmissões, pelo menos estava funcionando, mas lendo o fórum acho que cometi alguns erros, eis minhas dúvidas:

    Liguei o positivo do rádio no fio que via para a chave de partida. Antes da chave, assim consigo ligar o rádio mesmo com a chave desligada, e, se desligo a geral, o rádio também desliga (isso é pra eu não esquecer o rádio ligado). Tem algum erro? Não tenho certeza, mas acho que o fio que alimenta a chave vem direto da bateria?

    O fio da antena dá pra uns 3 CJs. Como os terminais para antena já estavam feitos, não quis contar o fio, enrolei o que sobrou num cantinho do jeep. A antena foi aterrada conforme o manual da própria.

    O negativo do rádio foi ligado na própria gaiola, onde está afixado o PX. 8)

    Como não tinha nenhum sinal bom por perto, e ninguém para testar, não pude concluir os testes, mas acho que está funcionando. Porém, acredito que tem alguns erros que podem ser corrigidos para aproveitar melhor o PX.

    Desde já obrigado pela força.
    [s] com muitas dúvidas,
    _____________________________
    Marcelo Guereta - Hefestos - 0|||||0
    CJ5: Vortec V6 4.3 + 4L60E + Macrotorque + Full Lock + 37" + Bead-lock + Ekron

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Instalação de snorkel na Pajero
      Por Paulo_CW no fórum Mitsubishi
      Respostas: 25
      Última resposta: 06/04/2021, 11:31
    2. Instalação XCrawler 4.16 - Samurai
      Por RaphaNovato no fórum Suzuki
      Respostas: 3
      Última resposta: 18/06/2009, 12:04
    3. Instalação de DH
      Por TylerNTL no fórum Jeep Willys
      Respostas: 2
      Última resposta: 25/12/2008, 11:17

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade