x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 41
  • #1
    Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    2,507
    Agradecimento: 1

    Qual é o melhor rádio movel pra usar em ambiente 4x4 ?




    Fiquei na duvida da compra do meu rádio... Até acho que acertei ao adquirir um PY... DR-130... mas, com o passar do tempo fui vendo que a comunicaçao fica dificil nas trilhas alem de nao poder usar a frequencia do PX e dos talkabout... Vendo isso comecei a pesquisar e encontrei um bom bucado de aparelhos...


    Na opiniao de vcs, qual é o melhor rádio movel (mais versatil) pra usar em ambiente 4x4 ? Em expedições ? Em estradas ? No dia-a-dia ?
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

  • #2
    Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    2,507
    Agradecimento: 1
    Vou postar alguns dos que eu achei interressante:


    YAESU FT-100D Transceptor HF, 6m, VHF e UHF

    •Rádio HF/50MHz/ VHF/UHF para uso fixo, móvel ou portátil
    •Super compacto,apenas 160(larg.) x 54 (alt.) x 205 (prof.) mm
    •Potência máxima de 100 Watts em HF e 6 metros, 50 Watts em 2 metros e 20 Watts em 440MHz(70cm)
    •Recepção:100 kHz a 970 MHz •Transmissão:Todas as faixas de Radioamador de 160 a 6 metros + 2 metros (VHF) e 70 cm (UHF)
    •Opera em todos os modos (SSB, CW, AM, AFSK, FM e rádio pacote (1200/9600 bps)
    •Painel frontal removível •Filtro DSP tipo "passa-banda", notch-filter e redutor de ruídos
    •Noise blanker •Shift de FI •Filtros de FI opcionais de 300Hz, 500Hz e 6 kHz
    •2 conectores de antena (HF/50 MHz e 144/430 MHz)
    •VOX
    •Duplo VFO
    •Manipulador eletrônico para CW com memória, interno
    •Processador de voz
    •CTCSS/DCS incluso
    •Shift automático de repetidoras
    •300 memórias
    •Display de cristal líquido azul, multi-função
    •Compatível com o ATAS-100 (Sistema ativo de sintonia de antena)
    •Acoplador de antenas FC-20 opcional
    •Alimentação: 13,8 Vcc
    •Acompanha cabo de alimentação, microfone PTT, suporte e manual de instruções


    YAESU FT-817 Rádio HF/VHF/UHF Multi-Modo Portátil

    Portable Multimode transceiver 5w HF/50/144/430 MHz
    •Ultra-compacto, mede apenas 135 (largura) x 38 (altura) x 165 (profund) mm
    •Pesa apenas 1,2 kg (incluindo a antena e bateria alcalina fornecidas)
    •Opera de 160 a 10 metros em HF, 6 metros (50 MHz), VHF (144 MHZ) e UHF (430 MHz). Além das faixas de radioamador, recebe emissoras de AM, FM, aviação, etc.
    •Transmite e recebe em SSB, CW, AM, FM, WFM (Fm largo só para RX), Packet (1200/9600 bps) e modos digitais incluindo PSK-31
    •5 Watts de potência de saída máxima, ajustável
    •O FT-817 é equipado com baterias alcalinas tipo AA, mas pode ser alimentado com fonte ou bateria de 12V (cabo de alimentação fornecido)
    •Possui um conector de antena tipo BNC no painel frontal e conector M no painel traseiro
    •Filtros mecânicos Collins podem ser instalados como opcionais
    •208 memórias
    •Possui manipulador eletrônico interno, com ajuste de velocidade, "peso", tonalidade e CW reverso. Pode transmitir CW usando-se duas teclas especiais no microfone
    •CTCSS e DCS já embutido
    •Display de cristal líquido pode ser selecionado entre azul ou âmbar.


    YAESU FT-857 Transceptor Portátil HF/6m/VHF/UHF

    Ultra Compact HF/VHF/UHF (6m @ 100w, 2m @ 50w, 70cm @ 20w)
    •O menor rádio HF, VHF e UHF para uso móvel, com características de um transceptor de grande porte
    •Mede apenas 155 x 52 x 233mm
    •Pesa apenas 2kg
    •Design ergométrico e moderno, com comandos de fácil acesso
    •Receptor de dupla conversão
    •Recebe de 100kHz a 56MHz, 76 a 108MHz, 118 a 164MHz e de 420 a 470MHz
    •Transmite em HF, 6 metros, 144 e 430MHz
    •Até 200 memórias alfa-numéricas principais, que podem ser separadas em até 10 grupos
    •Pode usar filtro digital (DSP) opcional
    •Funciona com 13,8Vcc de alimentação
    •Potência máxima de 100W de 160 a 10 metros, 50W em VHF e 20W em UHF


    YAESU FT-897 Transceptor HF/6/VHF/UHF

    Portable/Base All Mode 1.8-430 MHz
    •Super robusto e inovador, o FT-897 oferece o máximo em versatilidade
    •Opera de 160 a 10 metros, 6 metros, VHF o UHF nos modos SSB, CW, AM, FM e digitais
    •Fornece 20 Watts de potência (com baterias internas) ou até 100 Watts com alimentação externa de 13,8 VCC
    •Potência máxima em VHF de 50W e em UHF 20 Watts •Recepção de 100KHz a 56MHz, 76 a 154MHz e 420 a 470MHz
    •3 memórias para textos em CW oManipulador de CW interno
    •Display multi-colorido de múltiplas funções
    •Possui bargraph no display que mede a potência de saída, ALc, estacionária e modulação
    •Aceita filtros opcionais para CW ou SSB •Noise blanker
    •Recebe emissoras comerciais de AM e FM •Duplo VFO, é capaz de operar em split
    •Recebe faixa de aviação
    •VOX oCTCSS e DCS *Já vem com alça para transporte
    •ARTS
    •Possui "spectrum scope" no display
    •200 memórias indexadas de forma alfa-numérica
    •Automatic power OFF
    •2 conectores de antena
    •Peso aproximado: 4Kg
    •Dimensões:200mm (largura) x 80mm (altura) x 262mm (profundidade)
    •Alimentação: 13,8Vcc externa ou por bateria interna
    •Consumo máximo de corrente: 22A
    •Acompanha microfone, suporte, cabo de alimentação e manual de instruções.


    YAESU FT-1500M Transceptor VHF 50 Watts

    Single Band 2m Mobile 50 watts
    •Mede apenas 130 x 36 x 130mm
    •Recepção de 134 a 174 MHz
    •Transmissão de 144 a 148 MHz (pode ser expandido)
    •4 níveis de potência (5, 10, 25 ou 50 W)
    •130 memórias •Display azul alfa-numérico
    •CTCSS
    •Steps ajustáveis
    •Super robusto
    •Acompanha microfone PTT, suporte, cabo e manual de instruções.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -ft-100d.jpg   -ft-817.jpg  
    Imagens Anexas -ft-857.jpg -ft-897.jpg -ft-1500m.jpg 
    4X4 Brasil Razão: acrecer fotos
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

  • #3
    Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    2,507
    Agradecimento: 1
    ... Continuando os que achei bem interressante:


    YAESU FT-90R Transceptor Dual Band (VHF/UHF)

    •Rádio transceptor para uso fixo ou móvel
    •Super compacto 99 (largura) x 30,5 (altura) x 137 (profund.)mm
    •Potência máxima de 50 Watts em VHF e 35 Watts em UHF
    •Recepção: 100 a 230, 300 a 530 e 810 a 999,9 MHz
    •Transmissão: 144 a 148 e 430 a 450 MHz (pode ser expandido)
    •186 memórias alfa-numéricas
    •Display de cristal líquido alfa-numérico
    •Painel removível
    •Auto power off
    •Potência ajustável em 4 níveis (5/10/20 e 50 W)
    •CTCSS
    •DCS
    •DTMF
    •Alimentação: 13,8 Vcc
    •Acompanha cabo de alimentação, microfone PTT, suporte para montagem e manual de instruções.


    YAESU FT-8900R Transceptor 10/6m/VHF/UHF

    Quad Band FM Mobile 29/50/144/430 MHz VHF 50w/UHF 35w
    •Opera em quatro bandas: 10 metros, 6 metros, VHF com 50Watts e UHF com 35 Watts
    •Permite operar "full duplex" em VHF e UHF
    •Controles separados de áudio e squelch
    •Ampla cobertura de freqüência
    •Mais de 800 memórias
    •Display de cristal líquido de grandes dimensões, fácil de visualizar
    •Duplexador embutido
    •CTCSS/DCS encoder/decoder
    •Preparado para APRS
    •Painel removível, pode ser montado longe do rádio
    •Pode operar satélite no modo FM
    •Freqüências de operação: Recepção - 28 a 29,7MHz, 50 a 54MHz, 108 a 180 MHz, 320 a 480 MHz, 700 a 985 MHz Transmissão - 28 a 29,7MHz, 50 a 54 MHz, 144 a 148MHz, 430 a 450 MHz
    •Espaçamento de freqüência ajustável em 5/10/12,5/15 /20/25/50 kHz •Mede 140mm (largura) x 41,5mm (altura) x 168mm (profundidade)
    •Pesa aproximadamente 1 kg
    •Potência ajustável em 4 níveis
    •Alimentação com 13,8 Vcc
    •Consumo máximo de corrente: 8,5A
    •Microfone com teclado
    •Acompanha microfone, suporte para montagem, cabo de alimentação e manual de instruções.
    Imagens Anexas -ft-90r.jpg -ft-8800r.jpg -ft-8900r.jpg 
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

  • #4
    Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    2,507
    Agradecimento: 1
    Mas o problema é o preço salgadinho...


    Yaesu ft-897 R$ 2.990,00

    Yaesu ft-857d R$ 2.450,00

    Yaesu FT 8800R R$ 1.285,00

    Yaesu FT 8900R R$ 1.380,00
    4X4 Brasil
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

  • #5
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Pra você poder falar com os TA, além de ser uhf o rádio tem de ter CTCS/DCS. Cuidado com os rádios multi-banda. Eles são bons, mas são complicados pra operar e não é tão prático pra trocar de uma banda para outra. Outro problema é quanto ao ajuste da antena. Dá uma olhada na tabela de corte de uma antena aquário: http://www.aquario.com.br/prod_arquivos/77/m_300c.pdf
    Perceba que o comprimento varia muito em função da frequência de operação, então é impossível atender toda as faixas com uma só antena.

    Melhor seria manter o VHF que você tem, que não é dos piores, comprar um ht uhf (com CTCS/DCS) ou mesmo um talk about e um px, que pode ser ht ou não.

  • #6
    Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    2,507
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Cavalcante Ver Post
    ... Cuidado com os rádios multi-banda. Eles são bons, mas são complicados pra operar e não é tão prático pra trocar de uma banda para outra. Outro problema é quanto ao ajuste da antena...
    e usando uma destas antenas

    Antena Radiocomunicação > Dual Band VHF / UHF


    M-270A Antena Móvel Dual Band
    Descrição - A linha de antenas Dual Band traz o conforto de poder operar nas duas faixas ( VHF / UHF ), de forma a acompanhar os lançamentos de radios duais. Versátil e de alto rendimento, essa antena apresenta também um ótimo design.
    Especificações
    Modelo: M-270A
    Tipo: Antena Móvel
    VHF 1/4 - UHF 5/8
    Ganho:
    1,3 dBi (VHF)
    2,5 dBi (UHF)
    Freqüência:
    144 a 148 MHz (VHF)
    430 a 440 MHz (UHF)
    VSWR: < 1,5
    Impedância: 50 Ohms
    Potência Máxima: 150 W
    Conexão: UHF Macho
    Material: Aço Inox e Latão Cromado
    Peso: 105 g
    Medida: 44 cm
    Embalagem: 01


    M-470A Antena Móvel Dual Band
    Descrição - A linha de antenas Dual Band traz o conforto de poder operar nas duas faixas ( VHF / UHF ), de forma a acompanhar os lançamentos de rádios duais. Versátil e de alto rendimento, essa antena apresenta também um ótimo design.
    Especificações
    Tipo: Antena Móvel
    VHF 3/8 - UHF 2x5/8
    Ganho: 2,0 dBi (VHF) 6 dBi (UHF)
    Freqüência:
    144 a 148 MHz (VHF)
    430 a 440 MHz (UHF)
    VSWR: < 1,5
    Impedância: 50 Ohms
    Potência Máxima: 150 W
    Conexão: UHF Macho
    Material: Aço Inox e Latão Cromado
    Peso: 195 g
    Medida: 87 cm
    Embalagem: 01


    M-240A Antena Base Dual Band
    Descrição - A linha de antenas Dual Band traz o conforto de poder operar nas duas faixas ( VHF / UHF ), de forma a acompanhar os lançamentos de rádios duais. Versátil e de alto rendimento, essa antena apresenta também um ótimo design.
    Especificações
    M-240A
    Tipo: Antena Base
    Tipo: VHF 3/8 - UHF 2x5/8
    Ganho: 2 dBi (VHF) 6 dBi (UHF)
    Freqüência:
    144 a 148 MHz (VHF)
    430 a 440 MHz (UHF)
    Conector: UHF Fêmea
    Peso: 790 g
    Medida: 108 cm
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

  • #7
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Dê uma olhada no gráfico de ROE x frequência dos manuais. Para a 270, o valor ótimo da ROE está entorno de 155 MHz em VHF e 420 MHz em UHF. A inclinação das retas dá o tamanho do problema. Para um desvio muito pequeno da frequência a ROE salta lá pra cima. É por isso que se corta antena VHF/UHF para uma dada frequência. É para otimizar o uso nessa frequência. Fora dela, o desempenho vai pro vinagre.

  • #8
    Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    2,507
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Cavalcante Ver Post
    Dê uma olhada no gráfico de ROE x frequência dos manuais. Para a 270, o valor ótimo da ROE está entorno de 155 MHz em VHF e 420 MHz em UHF. A inclinação das retas dá o tamanho do problema. Para um desvio muito pequeno da frequência a ROE salta lá pra cima. É por isso que se corta antena VHF/UHF para uma dada frequência. É para otimizar o uso nessa frequência. Fora dela, o desempenho vai pro vinagre.

    to vendo que o jeito mesmo é ter mais de um radio...
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

  • #9
    Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    2,507
    Agradecimento: 1

    como é essa historia de abrir o radio ou abrir a frequencia?

    Nao entendi...

    Citação Postado originalmente por Fábio Ver Post
    Pessoal,

    Fica aqui uma dica de um bom site para aqueles que querem fazer um upgrade no seu rádio: http://www.mods.dk

    Estou seguindo as dicas que encontrei neste site e em breve meu Yaesu FT-7100 irá transmitir nas seguintes frequencias:

    VHF 136 - 174 MHz
    UHF 410 - 470 MHz

    além de receber em:

    VHF 108 - 180 MHz
    UHF 320 - 999 MHz

    Qual a grande vantagem?!? Para começar não preciso mais de Talkabout: Basta sintonizar a frequencia do canal e conversar normalmente (Claro, com o conforto de ter em mãos até 35W contra os 0,5W do TA).

    []´s
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

  • #10
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Os rádios podem, em geral, ser estendidos, com a alteração de poucos jumpers. Então ganha-se uns MHz a mais pra cima e pra baixo. Mas NÃO pense que seja possível transformar um rádio VHF ou UHF em dual band. Isso pouco é citado porque é tão manjado que nem vale a pena falar, mas um rádio UHF de fábrica, em geral tem de ser aberto pra falar com os GPRS. Mas de nada adianta se o rádio não tiver codificação/decodificação por sub-tom, que é a forma com a qual os GPRS (TAs inclusos, mas tem outras marcas também e inclusive modelos mais parrudos que operam em outras frequências, como os velhos Spirit da Motorola) "mascaram" a transmissão nos códigos diferentes de 0 (exemplo, canal 10, código 12).
    Em resumo, não é só sintonizar a frequência do canal não. Você tem também de saber qual a frequência de sub-tom do código que o pessoal tá usando e programar essa frequência no seu rádio.

    Por último, de que adianta ter um rádio de 50.000 km de alcance pra falar com um sujeito que se estiver a mais de 1000 m de você não vai te alcançar?

  • #11
    Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    2,507
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Cavalcante Ver Post
    Os rádios podem, em geral, ser estendidos, com a alteração de poucos jumpers. Então ganha-se uns MHz a mais pra cima e pra baixo. Mas NÃO pense que seja possível transformar um rádio VHF ou UHF em dual band. Isso pouco é citado porque é tão manjado que nem vale a pena falar, mas um rádio UHF de fábrica, em geral tem de ser aberto pra falar com os GPRS. Mas de nada adianta se o rádio não tiver codificação/decodificação por sub-tom, que é a forma com a qual os GPRS (TAs inclusos, mas tem outras marcas também e inclusive modelos mais parrudos que operam em outras frequências, como os velhos Spirit da Motorola) "mascaram" a transmissão nos códigos diferentes de 0 (exemplo, canal 10, código 12)... Em resumo, não é só sintonizar a frequência do canal não. Você tem também de saber qual a frequência de sub-tom do código que o pessoal tá usando e programar essa frequência no seu rádio... Por último, de que adianta ter um rádio de 50.000 km de alcance pra falar com um sujeito que se estiver a mais de 1000 m de você não vai te alcançar?

    nao pensava por este lado... mas sim em so poder ouvir outras frequencias ao mesmo tempo... por exemplo: por aqui existe muito erro no uso da frequencia 144400, ficando as vezes impossivel de se comunicar mesmo nas situacoes de emergencia... com um radio dualband, eu poderia ouvir a frequencia 144400 e falar e ouvir na 147400...
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

  • #12
    Usuário Avatar de Dino_Boy
    Entrada
    10/10/2007
    Idade
    62
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0

    Smile Certificado de Operador demEstação de Radioamador

    Fala Nação...

    Valendo apenas reforçar o dito acima, operar frequências de Rádio Amador é totalmente diferente de operar frequências de Rádio Cidadão.

    Existem várias faixas (frequências) e cada faixa requer uma condição, tanto em sua habilitação como, para os modelos de rádios.

    Seguidor do dito popular americano que diz: O que é legal, não se discute!, aconselho a todos que operam os seus rádios, fazerem a prova da ANATEL afim de obter o seu COER (certificado de operador de rádio estação) que irá habilitar você a possuir, em nosso caso, o licenciamento de uma estação móvel.

    Já soube de um constragimento causado por uma blitz da ANATEL, devido aos distúrbios causados por estações piratas que interfiriam na aviação civil, que deteram um comboio que iriam realizar uma trilha e apreenderam os seus rádios, pois os motoristas não tinham a devida permissão para opera-los.

    Voltando ao tópico para não perder o rumo da conversa, objeto do Autor, no início da aventura todo equipamento deve ser vistoriado. Uma frequência deve ser estipulada com um canal alternativo.

    Na minha humilde opinião um HT (HandTalk) com uma antena externa no veículo operando em VHF resolveria qualque tipo de problema de comunicação, além de poder ser usado fora do veículo com a antena original.

    Abraços,

    Dino_Boy
    (PU1KGB)

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade