x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 25

Tópico: Chiado

  • #1

    Question Chiado




    Camaradas, instalei um Px Cobra DXIV zerado no meu niva ligando o positivo direto na bateria e aterrando o negativo na lataria, bem perto do radio, antena B-2070, com cabo de 5,5m instalado sem enrolar e suporte de porta malas Zemak, raspei a tinta onde parafusei o suporte e o radio funciona, porem eu só ouço chiado, consigo pegar algumas conversas mas o chiado é muito alto e se aumento o volume fica insuportavel, girando o botão de RF o sinal melhora, mas o chiado fica pior e o outro squelch não adianta de nada, mesmo com esses doi na posição inicial o chiado é alto, li todos os tópicos sobre o Px antes de instala-lo porém.. a teoria na prática é outra alguém tem alguma dica?

  • #2
    Jonatars,

    Vou partir do básico:

    A conexão que fez para a alimentação elétrica não está errada, mas o ideal seria também conectar o negativo próximo (ou junto) à malha do terminal negativo da bateria.

    Ajuste de Squelch todo em sentido anti-horário desabilita esta função, ou seja, para diminuir o ruído o ajuste é feito pro sentido horário, até que o ruído seja eliminado ou exista um equilibrio entre ruído e áudio.

    Na faixa de PX existem três modalidades de comunicação, em AM, FM e banda lateral (USB/LSB), e quando se faz uso de uma modalidade pode-se até ouvir alguma coisa com muito ruído, e esta "coisa ruidosa" pode ser na verdade uma transmissão em outra modalidade, daí basta alternar o controle de modalidade até encontrar a certa.
    Não conheço detalhes deste modelo de rádio, mas acredito que tenha pelo menos duas modalidades.

    Antena também pode gerar problema do tipo, e pra checar, SEM APERTAR O PTT em nenhum momento (sem transmitir, só receber) retire o conector da antena e perceba se existe alteração na intensidade da recepção.
    Se continuar da mesma forma, é grande a chance de interrupção em algum ponto do conector à antena, se aumentar, mesmo que pouco, é grande a chance de curto em algum ponto do conector à antena.

    Problema de ruído pode até ser defeito no rádio, e enquanto não tiver certeza sobre a origem pode fazer testes de recepção à vontade, mas evite fazer transmissões.

    Sds,
    Sukys

  • #3

    Funciona!

    Sukys, esse é o meu primeiro rádio, nunca operei um equipamento desse na vida, só tinha visto em passeios com os camaradas do niva os caras falando, então pensei vou comprar um destes, tive paciencia de ler quase todo o forum sobre px, pesquisei em outros sites quanto ao equipamento e a instalação, e eu mesmo fiz tudo, com calma, sem pressa, porém, com o radio instalado e funcionando esqueci de algo primordial, como se opera o equipamento? e para que serve cada botão do mesmo afinal o manual vem em inglês que entendo pouco ou nada. Beleza, assim que li sua mensagem fui a té o carro e conferi tudo, liguei o radio e girei os canais e comecei a ouvir uma conversa entre dois caminhoneiros na anchieta, ajustei o RF todo para a direita e comecei a ajustar o squelch até o ponto que podia ouvi-los, pois em certo ponto o radio ficava mudo, o chiado sumia quando nenhum dos dois falva e mesmo com eles falando o ruido era bem mais baixo, um deles quando falava, era sem nenhum ruido de fundo inclusive, não perdi a oportunidade, dei boa noite e pedi licensa para perguntar se me ouviam, e a resposta foi positiva conversei um pouco com eles e só ouvia a chiado quando um deles falava, fiz isso em mais dois canais que consegui pegar conversa, e a mesma coisa fazia o ajuste e ouvia somente quando alguem falva, alguns chiados outros não e todos me ouviam perfeitamente, conclusão: sou um idiota! fiz a instalação correta, mas não sei usar o radio corretamente, e se você(ou algum outro camarada que esteja lendo) teve paciência de ler toda essa novela, peço que tenha mais um pouco e me fale mais sobre a operação do mesmo.
    Agradeço a atenção e boa vontade de sua primeira mensagem
    Abraços
    Jonatan

  • #4
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Jonatars Ver Post
    Sukys, esse é o meu primeiro rádio, nunca operei um equipamento desse na vida, só tinha visto em passeios com os camaradas do niva os caras falando, então pensei vou comprar um destes, tive paciencia de ler quase todo o forum sobre px, pesquisei em outros sites quanto ao equipamento e a instalação, e eu mesmo fiz tudo, com calma, sem pressa, porém, com o radio instalado e funcionando esqueci de algo primordial, como se opera o equipamento? e para que serve cada botão do mesmo afinal o manual vem em inglês que entendo pouco ou nada. Beleza, assim que li sua mensagem fui a té o carro e conferi tudo, liguei o radio e girei os canais e comecei a ouvir uma conversa entre dois caminhoneiros na anchieta, ajustei o RF todo para a direita e comecei a ajustar o squelch até o ponto que podia ouvi-los, pois em certo ponto o radio ficava mudo, o chiado sumia quando nenhum dos dois falva e mesmo com eles falando o ruido era bem mais baixo, um deles quando falava, era sem nenhum ruido de fundo inclusive, não perdi a oportunidade, dei boa noite e pedi licensa para perguntar se me ouviam, e a resposta foi positiva conversei um pouco com eles e só ouvia a chiado quando um deles falava, fiz isso em mais dois canais que consegui pegar conversa, e a mesma coisa fazia o ajuste e ouvia somente quando alguem falva, alguns chiados outros não e todos me ouviam perfeitamente, conclusão: sou um idiota! fiz a instalação correta, mas não sei usar o radio corretamente, e se você(ou algum outro camarada que esteja lendo) teve paciência de ler toda essa novela, peço que tenha mais um pouco e me fale mais sobre a operação do mesmo.
    Agradeço a atenção e boa vontade de sua primeira mensagem
    Abraços
    Jonatan
    Jonatan, não se desespere, meu bom. Você não é um idiota, pelo menos não um completo

    Fez tudo direito. Acontece o seguinte: nas situações que vc descreveu você é o terceiro na transmissão. E está mais longe de um dos outros dois. Por isso você estava ouvindo bem um e mal o outro.

    O seu rádio só opera em AM, nada de banda lateral ou FM, ok? Até aí tudo bem, 99,9% das bases móveis operam em AM. 0,75% em FM e 0,05% em banda lateral (quem já operou em banda lateral numa base móvel sabe que é brabeira...).

    O controle de squelch determina o piso do sinal que será recebido. Por isso o ajuste é de cima pra baixo. Quanto mais se aumenta o squelch, mais sinal é recusado pelo rádio. Com isso se diminui o ruído de fundo, mas junto com ele vão os sinais desejados mais fracos, como transmissões vindas de maior distância.

    O controle de ganho de RF compensa um pouco isso. Você está recebendo uma transmissão vinda de relativamente longe, ou de uma estação relativamente "fraca". Seu squelch está alto para filtrar ruídos, e a transmissão vem truncada. Você aumenta o ganho de RF para melhorar a recepção. O outro lado da moeda: como é uma conversa de mais de dois, ou comício, como dizem os mineiros, as transmissões vindas de quem estiver mais próximo serão distorcidas, porque o ganho estará muito alto para estas, e vai haver saturação.

    Moral da história: os controles estão lá é pra serem usados mesmo, pra lá e pra cá, o tempo todo... Posição ótima (aquela do tipo "achei, é aqui e fica aqui") só existe em situação de alcance limitado, tipo comboio ou na estrada, quando se quer ouvir no máximo a 10 km.

    Curiosidades: você informou pras pessoas com quem conversava de onde você estava falando e de onde elas estavam falando, pra estimar a distância? E qual a qualidade do áudio que eles ouviam? Não sei que antena vc está usando, mas 10 km em São Paulo em base móvel é alcance pra ninguém botar defeito.
    4X4 Brasil

  • #5
    Citação Postado originalmente por Jonatars Ver Post
    Sukys, esse é o meu primeiro rádio, nunca operei um equipamento desse na vida
    Jonatan, no começo é assim mesmo, mas em pouco tempo pega o jeito. Em rádio é muito comum (ou pelo menos era, faz tempo que não modulo) o uso de gíria própria, e pra aprender o melhor caminho é na base da conversa mesmo. Outra coisa interessante de aprender é o código "Q", onde um monte de frases, condições ou situações, são simplificadas com o uso de apenas três letras, onde a grande maioria começa pela letra Q. Isso você acha fácil pela web ou talvez até tenha na seção de download deste fórum.

    O Cavalcante já deu algumas dicas, e se precisar de mais não se acanhe, pode perguntar o que quiser e quando quiser, que tudo será respondido... pelo Cavalcante.


    Cava,
    Tá reclamando de SSB por quê?
    O que eu mais gostava do PX era justamente operar em SSB, principalmente pra DX e inclusive em estação móvel.
    Tenho cartolina QSL, de Lagoa de Patos,RS (rádio na minha moto, antena "varal" de 1/2 onda esticada entre duas árvores) com estação base aqui em Sampa, sem uso de botina, mesmo porque a bateria da moto nem aguentaria.
    E pra falar por perto, SSB é legal porque todo mundo fica com voz de marciano.

    Sds,
    Sukys

  • #6

    Valeu!

    Valeu meus camaradas, bom saber que não sou um completo idiota, Sukis os codigos foram postados pelo moderador e eu to decorando, Cavalcante os caminhoneiros estavam na via anchieta e eu em Santo André e me ouviram perfeitamente distancia de mais ou menos 10km os outros eu fique com vergonha de perguntar, sabe como é, primeira transmissão e tal, mas eles me ouviam bem e pelo que entendi da conversa estavam falando de base fixa. E é isso aí, se precisar eu grito, obrigado mais uma vez aos dois, cês são genti fina!
    Abs
    Jonatan

  • #7
    Usuário Avatar de Tezinho
    Entrada
    16/05/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    179
    Agradecimentos: 0
    Cavalcante, blz !
    Tõ na fila pra resolver meu chiado igualzinho do colega Jonatars.
    Só que mesmo fazendo tudinho do jeito que vc explicou, ainda não consegui nada.
    Espero seu regresso de viagem pra dar uma conferida de perto.
    Com certeza devo estar mancando.
    Ah ! desta vez levo as cervas kkk
    Willys CJ5 59 - Hemoglobina - "Vermelho, de ferro, e cheio de energia"
    4cc , BF33 3kNewFred, blok traseiro, molas toy, rancho, work 15.

  • #8
    Citação Postado originalmente por Tezinho Ver Post
    Cavalcante, blz !
    Tõ na fila pra resolver meu chiado igualzinho do colega Jonatars.
    Só que mesmo fazendo tudinho do jeito que vc explicou, ainda não consegui nada.
    Espero seu regresso de viagem pra dar uma conferida de perto.
    Com certeza devo estar mancando.
    Ah ! desta vez levo as cervas kkk
    To vendo aqui que fiz besteira... Comprei um rádio usado MCB 30 da MAXION, liguei na bateria, sem antena, mas nao transmiti. Nao sei se deveria ter ligado sem antena. o rádio está mudo, não se ouve nem chiados do falante. Mas acende o visor. Será que queimei o rádio ou ele já veio com defeito???
    Brandt - PU7.MBB
    JA+ Jipeiros Anônimos - BH/MG / Rapaziada 4X4 - Fortaleza/CE
    Nascido no Asfalto....Criado na Trilha...Vivendo na OFICINA...

  • #9
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Se o mike não estiver conectado não sairá som algum. Idem se tiver algum mal contato no mike. Se você não transmitiu, não deve ter feito nada ao rádio, mas antes de continuar, conecte a antena.

  • #10
    Citação Postado originalmente por Cavalcante Ver Post
    Se o mike não estiver conectado não sairá som algum. Idem se tiver algum mal contato no mike. Se você não transmitiu, não deve ter feito nada ao rádio, mas antes de continuar, conecte a antena.
    Estou providenciando a antena hoje, mas quer dizer entao, não é exatamente automático, ligou sem antena queimou... É normal o rádio quando está sem antena ficar mudo? ou ele fica só chiando.. Mesmo com o mike conectado ele tava mudo... e no mais, se o mike tiver ruim, quanto deve custar um mike novo pra esse radio?

    GRATO!
    Brandt - PU7.MBB
    JA+ Jipeiros Anônimos - BH/MG / Rapaziada 4X4 - Fortaleza/CE
    Nascido no Asfalto....Criado na Trilha...Vivendo na OFICINA...

  • #11
    Caro amigo: a antena serve para dar saída ao sinal elétrico produzido pelo rádio. Sem antena (ou com antena ruim), este sinal, ou uma parte dele, acaba voltando para o rádio e danificando seus componentes. Não é automático, fez TX sem antena, queimou, mas está no caminho. E acontece rapidinho, viu. Quanto a ficar mudo ou com chiado, depende da regulagem do squelsh do rádio. No seu caso, não deve ter nada de errado com o mike, e sim com a regulagem do squelsh. Leve para alguem instalar e te explicar como funciona.

    Um abraço.

  • #12

    É...

    Citação Postado originalmente por marc7767 Ver Post
    Caro amigo: a antena serve para dar saída ao sinal elétrico produzido pelo rádio. Sem antena (ou com antena ruim), este sinal, ou uma parte dele, acaba voltando para o rádio e danificando seus componentes. Não é automático, fez TX sem antena, queimou, mas está no caminho. E acontece rapidinho, viu. Quanto a ficar mudo ou com chiado, depende da regulagem do squelsh do rádio. No seu caso, não deve ter nada de errado com o mike, e sim com a regulagem do squelsh. Leve para alguem instalar e te explicar como funciona.

    Um abraço.
    É galera... o que a inexperiencia não faz. Realmente queimei alguma coisa no meu novo PX. Afinal é errando que se aprende.... Instalei antena, sem dobras, tudo certinho, aterrado, liguei no rádio, mas não saiu sequer um som do alto falante, nem chiados, nem nada, quando aperto o TX ele acende a lampada TX, mas nao sei se esta transmitindo pois nao tenho outro radio para testar, o fato é que com certeza nao esta recebendo. Agora preciso encontrar alguem que de manutencao neste rádio aqui em Belo Horizonte, por acaso alguem conhece? O rádio é da marca Maxion, modelo MCB30. Grato!
    Brandt - PU7.MBB
    JA+ Jipeiros Anônimos - BH/MG / Rapaziada 4X4 - Fortaleza/CE
    Nascido no Asfalto....Criado na Trilha...Vivendo na OFICINA...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade