Postado originalmente por
Jonatars
Sukys, esse é o meu primeiro rádio, nunca operei um equipamento desse na vida, só tinha visto em passeios com os camaradas do niva os caras falando, então pensei vou comprar um destes, tive paciencia de ler quase todo o forum sobre px, pesquisei em outros sites quanto ao equipamento e a instalação, e eu mesmo fiz tudo, com calma, sem pressa, porém, com o radio instalado e funcionando esqueci de algo primordial, como se opera o equipamento? e para que serve cada botão do mesmo afinal o manual vem em inglês que entendo pouco ou nada. Beleza, assim que li sua mensagem fui a té o carro e conferi tudo, liguei o radio e girei os canais e comecei a ouvir uma conversa entre dois caminhoneiros na anchieta, ajustei o RF todo para a direita e comecei a ajustar o squelch até o ponto que podia ouvi-los, pois em certo ponto o radio ficava mudo, o chiado sumia quando nenhum dos dois falva e mesmo com eles falando o ruido era bem mais baixo, um deles quando falava, era sem nenhum ruido de fundo inclusive, não perdi a oportunidade, dei boa noite e pedi licensa para perguntar se me ouviam, e a resposta foi positiva conversei um pouco com eles e só ouvia a chiado quando um deles falava, fiz isso em mais dois canais que consegui pegar conversa, e a mesma coisa fazia o ajuste e ouvia somente quando alguem falva, alguns chiados outros não e todos me ouviam perfeitamente, conclusão: sou um idiota! fiz a instalação correta, mas não sei usar o radio corretamente, e se você(ou algum outro camarada que esteja lendo) teve paciência de ler toda essa novela, peço que tenha mais um pouco e me fale mais sobre a operação do mesmo.
Agradeço a atenção e boa vontade de sua primeira mensagem
Abraços
Jonatan