Consertei meu rádio, na verdade foi um problema elétrico e não por transmissao. algum tipo de curto.
Versão Imprimível
Cavalcante e All,
Meu rádio já esta funcionado. Detectado que ao dar o último aperto na presilha de conexão do fio que vai no positivo da antena, este se partiu e ficou encoberto pela fita isolante. Problema básico em qualquer averiguação de falha elétrica. heheheh Verificar as conexões ...
Abçs a tds
Tá aprendendo hein? Hehe. Então agora tá em QAP?
Grande abraço!
Rádio é igual mulher; chia mesmo, quando balança as canjiqueiras...com o squelch todo aberto é um mundo de chiados, mas lá no fundo do poço pode-se ouvir aquela vozinha, transmitindo alguma QSO. O ajuste squelch é seletivo, que retira o chiado, mas retira junto, também, aquela vozinha oriunda de uma estação que está longe ou tem pouca potência de saída no seu sistema irradiante. A estática ou chiado (QRM), presente em alguma dada frequência (QRG), é decorrente de interferências eletromagnéticas de diversas fontes, tais como as produzidas por humanos e seus aparelhos maravilhosos, acentuadas pelos efeitos da umidade relativa do ar muito baixa, por exemplo ou até mesmo radiações decorrentes das explosões solares, que produzem camadas ionizadas na estratosfera da terra, que tanto podem atrapalhar como auxiliar nas comunicações, quando a propagação abre ou fecha para certos rumos ou azimutes em decorrência das estações do ano para aquele hemisfério terrestre, juntamente com a atuação dos ventos alísios. Quando esta interferência prejudica em muito a comunicação o melhor a fazer e mudar de frequência (QSY), para alguma outra de comum acordo entre os participantes da rodada, para que se possa minimizar isto. Um grande abraço a todos, um reco-reco nas costelas e um chute nas canelas...brake...brake...
Saudações galerinha, é meu primeiro pitaco aqui, desculpa se estiver em lugar errado.
Eu tbem tenho um cobrinha com antena aquarius, comprei tudo já tem um tempo mas não instalei pois queria adquirir uma SUV pra estrear o bixão.
Veio um amigo aqui em casa dar uma olhada na Blazer pitbull que acabei de comprar e disse que sabia fazer a instalação certinha, e fez, mas não sei se certa.
Nem testei na hora pq ele disse que tava tudo certo e td mais...confiei pois afinal de contas é um amigo.
Depois de uns 4 dias fui viajar com o carro e liguei o PX e é só chiado, dá até pra escutar alguns caminhoneiros, mas nem testei transmissão pq eu não iria entender nada com tanto fundo de chiado.
Resolvi ler os posts aqui e talvez vejo que ele fez coisa errada!!!! ligou o Positivo e o negativo juntamente com a fiação do som do carro, acho que teria que ser uma rede só para o PX e não para os dois sistemas. Se trata de dois rádios mas com funções totalmente diferentes um do outro.
Alguém pode me ajudar nessa empreita?
Valew galera.
Forte abraço
Fala Thiago, é um dos meus primeiros posts também, e eu não sou muito experiente em rádio comunicação, mas tô estudando bastante.
Eu comprei um Cobrinha desse aí (tenho ele ainda), mas depois descobri que seria preciso um rádio mais forte.
Acho que o Cobrinha é um radio muito legal pra saídas em grupo, pra falar entre o comboio, mas não quando se quer uma comunicação de estrada, com os caminhões, ou pegar alguns sinais mais distantes, ele não chega. Quando estive usando ele, saó pegava sinais que estavam bem pertinho, no máximo a uns 3 a 5km.
Comprei esses dias um 148GTL, e ainda não achei essa maraviiiilha que o povo fala, mas ainda precisa de um ajuste fino de ROE.
Daí a reclamação do pessoal de só ouvir chiado, ou sinais fracos muito distantes. Com todo rádio se ouve isso, a diferença é que com um rádio mais forte você consegue alcançar distâncias maiores e com isso, atingir mais possibilidade de comunicação.
Claro que a instalação diz muito, mas se é esse tipo de comunicação que você quer fazer, eu sugiro que você escolha um radio mais porrada.
73 e bem-vindo!
Tô a disposição pra trocar idéias sobre isso, se quiser. Também sou newbie por aqui e no assunto de rádio, mas é trocando idéias que se vai longe.
Gostaria de comentar a minha primeira experiência com PX e ver o que os colegas de fórum acham. Pesquisei bastante e penso que fiz uma boa escolha para quem queria iniciar e não gastar muito, pois não sei se vou gostar e como funciona. Faço viagens, quase que mensais sozinho de uns 800 KM e comprei o radio com o intuito de saber das condições da estrada e pedir socorro em alguma eventualidade. Comprei um Cobra 19 DX IV, um cabo de 5,5m com 95% de malha steelbras, suporte para caçamba steelbras e antena steelbras AP 0190. Tenho uma Amarok e instalei o suporte por baixo da capota e usei fita dupla face para ajudar na fixação. Ficou bem firme. O suporte não esta em contato direto com a lata tanto pela fita quanto pelo protetor de caçamba e fiz assim de propósito pois não quero riscar a pintura. Pois bem resolvi fazer um teste para ver se o rádio funciona, então coloquei a antena, estiquei o cabo, liguei o radio direto na bateria (vermelho no positivo, preto no negativo), conectei o Mike e liguei o cobrinha. O autofalante deu sinal de vida, fazendo um "tec" e o rádio ficou mudo. Não sintonizou nada em nenhum dos 40 canais, mexi nas regulagens de squelsh e RF, mas nada. Fiz o teste em casa, no pátio a céu aberto, porém moro há uns 7KM da rodovia e minha casa é numa baixada, estou rodeado de muros, casas e prédios. Pelo o que pesquisei acho que o radio não chiou porque não estava recebendo nenhum sinal. Mas também não sei se precisa de algum aterramento ou a ROE está muito alta, sei lá. Desmontei e guardei, pois estou esperando a minha autorização da Anatel chegar. Tentei fazer o cadastro online mas no final dá uma mensagem de erro e não consigo finalizar, então preenchi o requerimento, anexei os documentos e enviei para o escritório de Curitiba, pelo site do correio foi entregue na quinta dia 25/07/2013. Não quero instalar antes de ter a autorização porque não vou correr o risco de perder o rádio, tomar multa e ouvir sermão de guarda. Quando for instalar vou levar para um profissional, até mesmo porque passar aquela cabeça do cabo vai dar trabalho para fazer chagar até o rádio e vamos ter que medir a ROE. Peço que os colegas opinem porque o rádio não chiou, se fiz alguma coisa errada. Agradeço aos que se dispuserem a ajudar, pois estou começando no radioamadorismo e quero aprender.
Falta de aterramento na antena.
Era o que eu estava imaginando mas fiquei com medo de inventar moda e queimar o radio. Será que posso ligar um fio na conexão do cabo com a antena e ligar em um dos parafusos dos ganchos da caçamba?. Alguns dizem que pode ligar no suporte mesmo ou na lata, mas tem que raspar um pouco da tinta. Como posso fazer este aterramento, só para fazer um novo teste e ver se o radio chia e pega alguma conversa.
Você pode sim.
Pesquisei mais um pouco sobre aterramento de antena e vi que a parte que deve ser aterrada é a da malha do cabo e que esta parte corresponde a parte externa do cachimbo de conexão. Então vou ligar um fio nesta parte do cachimbo no pé da antena e vou ligar no chassi da camionete que é onde o pessoal recomenda que se faça o aterramento. Agora estou em viagem, mas no domingo vou fazer a gambiarrada e testar o cobrinha de novo, então posto o resultado, enquanto a carteira da Anatel não chega vou brincando em casa mesmo.
É pessoal, não deu certo o rádio, fiz o aterramento e ficou na mesma. Desconectei o cabo da antena e ficou igual, então é como se não tivesse antena. Conectado ou não, aterrado ou não, fica tudo igual. E o pior que na hora que fui desrosquear a antena quebrei a bobina. Que merda! Bem agora que a Antatel me mandou os boletos, é só pagar e esperar a carteira que vem pelo correio. Vou levar a antena numa eletrônica e ver se arrumam, pois a antena custou quase o mesmo que o radio. Não vou desistir, quando funcionar aviso.