x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 55
  • #1

    Qual utilidade de um PX? (Novato com todas as dúvidas)




    Amigos


    Tenho pouco tempo de 4x4 (menos de 1 ano) e percebo que muuuitos jipes usam um rádio PX. Deste modo, parece claro que a utilidade do equipamento é considerável.

    Numa trilha que fiz (a única por enquanto) só se usou o rádio pra fazer piada e pra avisar que um jipe havia se enroscado e precisava de ajuda.

    Deste modo tenho as seguintes dúvidas:

    1) Qual a utilidade deste eqpto em estradas?
    2) Qual a utilidade deste eqpto na cidade?
    3) Dá pra falar/ouvir Polícia (COPOM em SP) através deste rádio?
    4) Exige grandes preparações no sistema elétrico da viatura para receber um destes?
    5) Vi muita gente falando dos "amigos do alheio" por causa de antenas chamativas, etc... Os rádios são visados pela marginalidade?

    Agradeço antecipadamente pela atenção e peço desculpas pelo interrogatório.
    Busquei estas informações básicas pela internet e no fórum não as tendo encontrado.


    Abraços
    http://dentrododireito.blogspot.com
    "Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim."

  • #2
    1 - Nas estradas também muitos camioneiros usam, mas tanto nela como na trilha a utlidade depende da seriedade de todos que estão usando.
    2 - muito pouca devido ao baixo alcance
    3 - Não, o PY pode ouvir mas normalmente não falar, se puder falar é que o radio esta aberto e é ilegal.
    4 - Não
    5 - acho dificil devido ao baixo deste equipamento

  • #3
    Beleza, Wallace, valeu.
    Desisti! hahahaha


    Abraço
    http://dentrododireito.blogspot.com
    "Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim."

  • #4
    Fabio: não desista não... o PX é um equipamento barato e pode ser muito útil.. o meu paguei R$ 100,00 (usado) com antena e tudo.

    Normalmente nas trilhas os jipeiros tem o equipamento e pode ser muito útil numa emergencia ou até para descontrair... em SP normalmente o pessoal usa o canal 16..

    Quanto a modificações, é mais fácil de intalar do que um CD player..

    Quanto a roubo nunca tive problemas, mas tb não deixo ele a mostra...

    Se aparecer um barato, pode comprar!!!

    Abraços
    SAMURAI 93 METAL TOP (PAPALEGUAS I - IN MEMORIAN)
    SAMURAI 93 CANVAS (PAPALEGUAS I - IN MEMORIAN)
    SAMURAI 94 METAL TOP (PAPALEGUAS III) ATUAL

  • #5
    Usuário Avatar de Grassmann
    Entrada
    29/03/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,244
    Agradecimento: 1
    Eu tenho um PX no Vitara e acho muito útil.

    Quando viajo por estradas "normais" (asfalto), deixo no canal 5, que os caminhoneiros usam. Quando há acidente, normalmente eles informam. Tudo bem que o alcance é pequeno, mas quem vem no sentido contrário normalmente avisa, e daí dá pra desviar do trecho perigoso ou parar até a situação melhorar.

    Quando em trilhas, o uso vai depender da seriedade de quem usa. Nas turmas em que ando, a gente usa pra comunicar dificuldades e características da trilha (pedras escondidas em atoleiros, buracos, pontes ruins,...). E quando andamos em estradas de chão, usamos pra avisar qualquer coisa que coloque o combio em risco (animais na pista, motociclistas, pedestres, carros em sentido contrário,...)

    Como nem sempre dá pra ficar parando e avisando todo mundo pessoalmente, o PX quebra um galhão. Claro que rola uma piadinha de vez em quando, mas geralmente o uso é sério.

    Pra ligar o PX é mais simples que um CD player. É só conectar na bateria (preferencialmente cabos exclusivos pro PX) e na antena. De resto, é só usar.

    Quanto ao custo, um bom PX custa menos de R$200 (novo). Uma boa antena e cabo saem por uns R$120. De resto, uns R$30 de instalação e aferição da estacionária. Se achar um usado em bom estado, dá pra comprar até por menos do que R$100.

    O meu PX já me tirou de uns enroscos... Em algumas trilhas a gente acaba enroscando em algum trecho sozinho, e sem PX ficaria por lá um bom tempo. Ocorre que a gente aciona alguém do comboio por PX, e em alguns minutos a gente sai do sufoco...
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

  • #6
    certo, certo... já reabri a avaliação! rs


    Tem uma questão de legalização também envolvida... vcs fizeram isso? É caro?

    O que acontece se não fizer?
    http://dentrododireito.blogspot.com
    "Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim."

  • #7
    Fabio: o certo seria sim te tirar uma licença para usar o PX, mas acredito que 90% do pessoal não tem a mesma, inclusive devido a burocracia e ao baixo custo do aparelho.

    Mas nunca tiver nenhum problema, inclusive nos comandos policiais...


    Abraços
    SAMURAI 93 METAL TOP (PAPALEGUAS I - IN MEMORIAN)
    SAMURAI 93 CANVAS (PAPALEGUAS I - IN MEMORIAN)
    SAMURAI 94 METAL TOP (PAPALEGUAS III) ATUAL

  • #8
    Tem um modelo de rádio acho que é "Cobra 19" que parece ser unanimidade.
    Encontra-se novo, usado, como é?
    Alguma indicação de onde devo procurar isso?
    http://dentrododireito.blogspot.com
    "Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim."

  • #9
    Exitem diversos modelos.... o meu é o cobra 19 plus... meio antigo mas muito resistente..

    Lá na rua Sta Efigênia no centro tem uma galeria que trabalha com tudo para radio amador... novos e usados..
    SAMURAI 93 METAL TOP (PAPALEGUAS I - IN MEMORIAN)
    SAMURAI 93 CANVAS (PAPALEGUAS I - IN MEMORIAN)
    SAMURAI 94 METAL TOP (PAPALEGUAS III) ATUAL

  • #10
    Usuário Avatar de Grassmann
    Entrada
    29/03/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,244
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por MUTS Ver Post
    Fabio: o certo seria sim te tirar uma licença para usar o PX, mas acredito que 90% do pessoal não tem a mesma, inclusive devido a burocracia e ao baixo custo do aparelho.

    Mas nunca tiver nenhum problema, inclusive nos comandos policiais...

    MUTS,

    Burocracia??? É simples demais. Ligue no 0800 da Anatel (0800-33-2001) ou vá na Anatel da sua cidade. Em menos de 10 minutos você estará com o boleto na mão. É só pagar e depois de 2 dias imprimir a licença direto do site. Custa uns R$50 a primeira e uns R$30 por ano depois. (Leve cópia do RG, CPf e comprovante de endereço).

    Eu acho que não vale a pena arriscar por tão pouco. Se a Polícia ou algum fiscal da Anatel resolver encher o saco, você vai ter dor de cabeça.

    Fábio,

    Existem diversos modelos e fabricantes. O Cobra 19DXII é o preferido da turma por ser pequeno, barato, robusto e fácil de encontrar. É fácil encontrar usado ou novo.

    Eu tenho um modelo Maxon. É ainda menor do que o Cobra e bastante confiável. Paguei R$130 nele (novo). Dê uma procurada nos classificados aqui no fórum mesmo ou no Mercado Livre. Sempre tem alguém vendendo.

    Existem outros modelos também (Voyager, Alan, ...) mas são mais caros.

    []'s
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

  • #11
    Amigos: Só respondo porque tenho língua (ou teclado) e porque sou radioamador não-praticante e também ex-usuário do faixa-cidadão (também não-praticante atualmente). Para quem viaja muito em estrada, talvez o PX seja mais indicado, já que o número de radioamadores é bastante inferior aos usuários do faixa-cidadão (PX). Qualquer caminhoneiro tem PX, e você não precisa nem falar no rádio se não quiser, que eles ficam trocando todo tipo de informações sobre a estrada (acidentes, policiamento, etc), isso o tempo todo (e também ficam falando muita besteira, cuidado com a digníssima e com os pimpolhos). Outras vantagens do PX são o baixo custo e a desnecessidade de você fazer prova para obtenção da licença (faixa-cidadão, qualquer um pode ser, radioamador, só os que se submetem a prova). Aliás como falou o amigo Grassman, basta fazer o cadastro junto à Anatel, pagar as taxas (que não são abusivas e são pagas anualmente), e você já tem a licença própria para transitar com o teu veículo por onde quiser. O que não vale a pena é transitar com a antenona" dando sopa" e dando chance para o azar, para qualquer policial criar caso se quiser e estragar a tua viagem.

    Se você optar pelo HF (que não o PX, que também é HF), VHF, UHF ou qualquer outra faixa privativa do radioamador, você tem que estudar as "regras do jogo" e se submeter a provas, aplicadas pelas unidades nacionais das LABRE de cada Estado da Federação (procurem LABRE no buscador). Não são provas muito difíceis, porém necessitam estudo, senão você não passa no exame. Depois de passar nestas provas (e as classes de radioamadores também são divididas, a minha é a "D", a mais baixa), você tem acesso a determinadas frequências (VHF é a mais comum porque é a autorizada - dentre outras - para a classe "D", mais baixa e que só necessita de um exame), e os demais encargos resumem-se a pagar as anualidades, igualzinho aos usuários do faixa-cidadão.

    Quanto à utilização, vai depender das condições atmosféricas, que são o diferencial mais importante para o radioamadorismo. Normalmente, em PX, você alcança até 10 ou 20 KMs, dá um pulo e volta a a escutar até milhares de quilômetros de distância. Aqui em Curitiba, já conversei com diversos usuários da Bahia (principalmente), e de todo o Nordeste. Você também escuta (e muito raramente pode falar mal e porcamente) com os caminhoneiros americanos, que também utilizam o PX. Em VHF, você vai falar até mais ou menos 20 Kms, não tendo o "pulo", como tem o PX. A qualidade da comunicação é bem melhor em VHF, porém, às vezes (principalmente no inverno), o alcance da comunicação é bem maior. Para trilha, em regiões de muitas montanhas, o PX me parece ser melhor, já que a irradiação do mesmo é vertical (o sinal sai, bate na ionosfera e volta), enquanto no VHF é horizontal (quase como "linha de visada", não alcançando o objetivo se houver algum obstáculo no mesmo). Para comunicações em "linha de visada", me parece que o VHF leva vantagem, já que a "qualidade do som" é bem melhor. A dificuldade de instalação é a mesma, só que o preço do VHF é um pouco maior. A qualidade dos interlocutores que você vai encontrar em VHF, também é mais alta, já que via de regra são radioamadores.

    Os dois são opções atraentes.

    Abraços a todos.

  • #12
    Esqueci de registrar: no VHF, você tem a opção das repetidoras, que são estações de antena semelhantes às utilizadas nos celulares, e que permitem alongar a utilização da estação muito além de seu limite.

    Espero ter contribuído.

    Um ótimo ano novo a todos.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade