x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 29
  • #1
    Usuário Avatar de valmor
    Entrada
    21/05/2005
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    56
    Posts
    1,294
    Agradecimentos: 0

    Como Medir a ROE ???




    Tenho acompanhado as mgs sobre instalação em PX que sempre destacam a importancia de medir a ROE.

    Então pergunto:

    1. Como medir a ROE ???
    2. Que equipamento / instrumento utilizo ??
    3. Como melhora-la ou corrigi-la ???
    []´s

  • #2
    Usuário Avatar de Márcio Magalhães
    Entrada
    23/11/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    48
    Posts
    662
    Agradecimentos: 0
    Olá,

    Aproveito para perguntar também como fazer a medição da ROE com um Cobra 148 GLT DX...

  • #3
    Usuário Avatar de Grassmann
    Entrada
    29/03/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,244
    Agradecimento: 1
    Valmor,

    Para medir ROE é necessário um aparelho acoplado entre a entrada de antena do PX e o cabo da antena.
    Este aparelho tem um indicador, parecido com um amperímetro analógico. Quando pressiona o PTT, este indicador aponta a ROE.
    Quanto custa, não tenho nem idéia. E, sinceramente, não sei se vale a pena comprar.
    Eu, quando instalei o meu PX, levei até um técnico bom em PX. Ele testa a ROE, e se precisar, ajusta o cabo pra melhorar o desempenho do rádio. O custo é barato, e a gente não corre o risco de danificar nenhum equipamento na tentativa de resolver algum problema.

    Márcio,

    No cobra não faço idéia de como medir a ROE. Não tem nada nos tópicos antigos??
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

  • #4
    Moderador Avatar de Luiz Claudio
    Entrada
    10/04/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    42,691
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por valmor
    Como medir a ROE ???
    Que equipamento / instrumento utilizo ??
    Como melhora-la ou corrigi-la ???
    Valmor,

    O aparelho utilizado é conhecido como "Medidor de ROE" e, depois de acoplado entre e rádio e a antena, é só calibrá-lo e ver a quanto anda a estacionária (veja as instruções abaixo, o procedimento é o mesmo).

    Citação Postado originalmente por Márcio Magalhães
    Aproveito para perguntar também como fazer a medição da ROE com um Cobra 148 GLT DX...
    Márcio,

    Usar o medidor do Cobra 148 é bem fácil...

    Coloque seu PX num canal intermediário (se ele tem 40 canais deixe no 20), acerte o botão do medidor de ROE na posição de ajuste (CAL), aperte o botão do microfone (PTT do mike) e faça o ajuste no botão do medidor até que o ponteiro do mostrador fique exatamente sobre a "setinha" (um triângulo vermelho virado pra baixo que aparece no medidor) que indica o ponto de calibragem. Em seguida solte o ptt, coloque o botão do medidor na posição de medição (SWR), aperte o ptt novamente e pronto... Sua medida de estacionária estará sendo mostrada no próprio medidor do rádio.

    O ideal é que essa medida esteja na casa do 1/1,5, mas até 2,5 ela é aceitável. Quanto menor ela for, melhor!!!

    []'s...

  • #5
    Usuário Avatar de Márcio Magalhães
    Entrada
    23/11/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    48
    Posts
    662
    Agradecimentos: 0
    Luiz,

    Valeu mesmo pela dica. Meu manual é em inglês... dificultou ter certeza que era isso mesmo!

    Ouvi dizer que eu posso medir a ROE de outros rádios com o meu 148... como posso fazer? (isso vai quebrar um galho de uma galera por aqui! rs...)

    []´s,

  • #6
    Moderador Avatar de Luiz Claudio
    Entrada
    10/04/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    42,691
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Márcio Magalhães
    Ouvi dizer que eu posso medir a ROE de outros rádios com o meu 148... como posso fazer? (isso vai quebrar um galho de uma galera por aqui! rs...)
    Márcio,

    É só conectar seu rádio no carro de quem você for medir a estacionária e repetir o procedimento que eu expliquei, não tem segredo.

    Só fique atento a um detalhe: O conector da antena é padrão, mas o plug de alimentação nem sempre é o mesmo e pode variar de rádio para rádio. Essa diferença pode dificultar a ligação em outro carro cuja instalação elétrica do PX seja feita com plug diferente.

    Para evitar esse problema eu, que também sempre medi estacionária para os amigos, tinha constantemente comigo um fio avulso com o plug certo do meu rádio (que é igual ao seu, aquele retangular preto com 3 encaixes)... Aí, para medir a ROE em outro carro, basta conectar a antena e ligar a alimentação com esse fio diretamente na bateria.

    []'s...

  • #7
    Usuário Avatar de Márcio Magalhães
    Entrada
    23/11/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    48
    Posts
    662
    Agradecimentos: 0
    Olá,

    Entendi. É que eu tinha pego o bonde andando em uma conversa e achei que era possível medir a ROE em um outro rádio de outra forma.

    O chato é que ele é meio trambolhudo para estes procedimentos. Achar um lugar para ele no Vitara foi um problema sério (e ainda é!). As vezes dá até vontade de trocar numa miniatura de PX desses qualquer. rs...

    []´s,

  • #8
    Usuário Avatar de valmor
    Entrada
    21/05/2005
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    56
    Posts
    1,294
    Agradecimentos: 0
    MUito obrigado Luiz !

    Pelo que entendi mede-se a ROE somente uma vez , na instalação ok ?
    Mas o que pode "alterar" , prejudicar a ROE ??? ( fora uma má instalação é claro ....)

    []´s

  • #9
    Moderador Avatar de Luiz Claudio
    Entrada
    10/04/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    42,691
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por valmor
    Pelo que entendi mede-se a ROE somente uma vez , na instalação ok ?
    Errado... O ideal é medir a ROE de tempos em tempos para se certificar que sua linha de transmissão está ok. Essa medição não precisa ser feita toda semana ou a cada quinze dias, mas eu recomendo fazê-la pelo menos uma vez a cada seis meses.

    Citação Postado originalmente por valmor
    Mas o que pode "alterar" , prejudicar a ROE ??? ( fora uma má instalação é claro ....)
    Muitos fatores, mas os principais são a oxidação ou corrosão da antena, cabo, conectores e soldas.

    Um fator importante para se prestar bastante atenção é o cabo, principalmente na parte que fica fora do veículo, pois com o tempo começam a aparecer rachaduras no seu revestimento e é através delas que a água se infiltra dando início a oxidação.

    []'s...

  • #10
    Usuário Avatar de valmor
    Entrada
    21/05/2005
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    56
    Posts
    1,294
    Agradecimentos: 0
    Obrigado Luiz !!!

    A proposito : pode indicar algum bom instalador de PX , daqui de SP ( preferência no Centro , Sta Ifigenia ,,,) ????

    Abraço

  • #11
    Moderador Avatar de Luiz Claudio
    Entrada
    10/04/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    42,691
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por valmor
    A proposito : pode indicar algum bom instalador de PX , daqui de SP ( preferência no Centro , Sta Ifigenia ,,,) ????
    Valmor,

    Infelizmente não conheço nenhum instalador de PX pra te indicar. Meus rádios eu sempre instalei em casa mesmo...

    Da última vez, por preguiça, acabei levando na loja de um amigo pra ele fazer o serviço... Mas é uma loja comum de som automotivo, nada especializado em PX. Ele me fez toda a instalação (passou o cabo, prendeu a antena, fixou o suporte no painel, etc.) e eu só finalizei medindo a estacionária. Ficou 10!!!

    []'s...

  • #12
    Usuário Avatar de valmor
    Entrada
    21/05/2005
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    56
    Posts
    1,294
    Agradecimentos: 0
    Ok , valeu pela dica.

    E quanto aos 5m de cabo .....

    Qual a melhor forma de "esconde-lo" ja que não se aconselha corta-lo nem enrrola-lo para não prejudicar a ROE ????

    []´s
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 15
      Última resposta: 13/07/2012, 07:02
    2. Respostas: 5
      Última resposta: 09/01/2006, 13:51
    3. tipos de corno
      Por Tatão no fórum Humor
      Respostas: 1
      Última resposta: 10/08/2005, 16:00

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade