x
Convex Datacenter
Página 4 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 58

Tópico: PX ou VHF?

  • #37



    Tem que estar realmente muito perto, mais ai um berro já resolve!
    No PX e similar.

  • #38
    Usuário Avatar de Msrezende
    Entrada
    20/12/2004
    Local
    Iguaba Grande/RJ
    Idade
    48
    Posts
    170
    Agradecimentos: 0
    deslcupe, ainda nao entendi.

    O PY nao fala de curtas distancias? Curta que eu digo nao e´um jeep colado no outro... OK?
    Defender 90 Prata - Defender 110 Verde

  • #39
    Fala sim como qualquer outro rádio.

  • #40
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Radios Px falam entre si de até media distancia, dependendo da configuração do terreno(morros,predios e etc) ele pode alcançar Kms de distancia.
    Já o Py não tem tanto problema, por usar estações repetidoras.Então vc precisa falar com a repetidora e não diretamente com o outro radio.Pode ser uma vantagem ou não, depende do uso q vc vai dar.

    []'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #41
    Então vc precisa falar com a repetidora e não diretamente com o outro radio
    Sergio,

    Não precisa usar repetidora não. Só usa se quiser.

    Meu uso normal é direto sem repetidoras.

    []´s

  • #42
    Citação Postado originalmente por Msrezende
    Parece que os PY (pelo que li aqui neste topico) fala tb com os Talkabout e orgaos publicos. Interessante poder falar com os
    Sim, os PY falam com os TA´s se:

    a) Seu PY trabalhar com UHF (geralmente é em VHF);
    b) A faixa de UHF do seu PY receber a faixa dos TA´s (algo entre 462.000 e 467.000 Mhz. Talvéz um pouco mais para os TA´s mais novos.);
    c) Seu PY for "aberto".

    Em outras palavras: Os TA´s, ou qualquer outro rádio que opere com FSR só pode transmitir numa determinada faixa de frequencia e com potência limitada à 0,5W.

    Acho que nenhum rádio PY que tenha UHF pode transmitir nessa frequencia, pois se pudessem estariam transmitindo com até 35W (legalmente), deixando os pobres TA´s sem chande de operar. No entanto alguns conseguem "ouvir" os TA´s (bem como as frequencias exclusivas de alguns orgãos públicos).

    Do receber ao transmitir, é necessário um passo que é "abrir" o seu rádio. Qualquer radioamador faz isso, qualquer técnico em radiocomunicação faz isso, mas isso é ilegal. Já ouvi discussões até de cunho filosófico sobre o assunto, mas como o nosso forum é de 4x4 não é interessante nos ater a isso. Cada um com sua própria conciência.

    Eu uso meu Yaesu FT-7100, um dualband (VHF/UHF, VHF/VHF e UHF/UHF) aberto para transmitir para os TA´s e sempre carrego um radinho desses no porta-luvas para fornecer para alguém da turma que não tenha rádio no carro.

    Também tenho o PX e as unicas coisas que eles tem em comum, são o suporte e alimentação (veja a foto abaixo). Já conteceu de usar as 03 frequencias numa expedição à Cocalzinho-GO: Foi um caos!!!!



    Infelizmente meu rádio não tem serviço de repetição cruzada, senão conseguiria colocar os TA´s conversando com qualquer PY do comboio.

    []´s

  • #43
    Usuário Avatar de Msrezende
    Entrada
    20/12/2004
    Local
    Iguaba Grande/RJ
    Idade
    48
    Posts
    170
    Agradecimentos: 0
    Hum interessante entao ter os dois sistemas.
    Como o PX é bem barato nao encarece tanto ter os dois, pelo menos pra mim.
    Achei interessante esta configuracao e vou procurar os PY dual band.
    Mas tem TA de 5 milhas que opera em 1W e GMRS. Esses ai conversariam mais facil com os PY Fábio?
    Defender 90 Prata - Defender 110 Verde

  • #44
    Citação Postado originalmente por Msrezende
    Mas tem TA de 5 milhas que opera em 1W e GMRS. Esses ai conversariam mais facil com os PY Fábio?
    Ainda terá de mandar abrir o rádio. Mesmo para GMRS

    O que melhora nesse caso é a distancia na qual você consegue receber o sinal do TA. Já a sua transmissão independe da potência do rádio que está recebendo.

    Usualmente em rádios base, a transmissão é de no mínimo 5W, podendo chegar a no máximo 35W (limite permitido por lei para TX em UHF), ou seja: O TA continua recebendo sua TX muito depois que você parou de receber a TX do TA.

    []´s

  • #45
    Voces estão falando de coisas ilegais que não deviam ser encorajadas.

  • #46
    Wallace, isso de "coisas ilegais" é bem relativo...
    Lembra quando quiseram proibir os GPS's embarcados? Pois é, se não houvesse um encorajamento pra questionar isso, quem usa GPS no carro estaria ferrado. Nem sei em que pé anda essa história, você deve saber melhor se revogaram/modificaram a tal lei ou não.. Mas que tem gente lutando pra reverter isso, tem. Agora, daí a não encorajar o uso do GPS, por ser ilegal, não acho uma boa.
    Aí vai mais da utilização... ou seja, abrir um rádio pra quê?!? Se há uma razão convincente pra isso que valha arriscar problemas com a lei, tudo bem, o problema é de quem faz. Se não, não. Porque se for pra confiar só na capacidade dos legisladores de decidir o que é melhor ou não pra gente, estamos perdidos...

  • #47
    Moderador Avatar de Luiz Claudio
    Entrada
    10/04/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    42,691
    Agradecimentos: 0
    Hoje, só o fato de comprar um PX e instalá-lo na viatura já é "ilegal"... Basta entrar no site da Anatel e confirmar que atualmente não existe um único PX que seja homologado por eles.

    Se não é homologado não pode usar...

    []'s...

  • #48
    Usuário Avatar de Msrezende
    Entrada
    20/12/2004
    Local
    Iguaba Grande/RJ
    Idade
    48
    Posts
    170
    Agradecimentos: 0
    é.. os PX que estao por ai nao constam na relacao da Anatel mas mesmo assim eles te licenciam... Que coisa...
    Oh meu pais....
    Defender 90 Prata - Defender 110 Verde

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade