x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 22

Tópico: Cobra 148 GTL

  • #1

    Cobra 148 GTL




    Pessoal, adquiri um 148GTL usado e o instalei no meu CJ5 com uma antena Maria Mole. O cabo+antena são zero km...Ainda não consegui escutar ou falar...Quando ligo o rádio nem ouço ruído de estática...o que pode estar ocorrendo? Estou iniciando e não sei quais são os pontos que pegam em uma instalação.

    Grande abraço!

  • #2
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Bom:
    1) você tem certeza de que o rádio estava funcionando? Digo, ele foi testado quando você comprou?
    2) você comprou o cabo na MEDIDA EXATA e não cortou NENHUM pedacinho dele, por menor que seja? se sim, ok, se não, compre outro cabo. ah, não enrole o cabo que sobrar, dê voltas pelo carro. isso não interferiria na escuta de estática, que tinha que aparecer.
    3) coloque as chaves, da esquerda pra direita, nas seguintes posições: OFF - CB - S/RF - AM - NOR (a ordem dos controles vale para o 148gtl, se for o 148gtl dx muda um pouco, mas é parecido...). coloque o rádio em um canal em que vc saiba que normalmente tem gente falando (o 5 é o usado por caminhoneiros, então é provável que sempre tenha um por perto). zere completamente o squelch e verifique se o ponteiro de sinal se mexe indicando algum sinal sendo recebido. se mexer, você deve ouvir pelo menos estática
    4) verifique o estado do seu mike (peça um outro emprestado a um colega para ligar em seu rádio). normalmente os rádios não "falam" sem que o mike esteja conectado.
    Se nada funcionar, o rádio pode estar com a parte de saída de áudio com defeito. Nada muito difícil de arrumar, nem tão caro. Mande a uma assistência técnica.
    Segue o manual. Dê uma boa lida, que seu rádio é cheio de ótimos recursos
    Cobra 148 GTL Arquivos Anexos

  • #3
    Moderador Avatar de Luiz Claudio
    Entrada
    10/04/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    42,691
    Agradecimentos: 0
    Policarpo,

    Analisar assim de longe é um pouco complicado, mas podemos ir fazendo alguns testes para tentar descobrir o que está acontecendo...

    Uma causa provável para não se escutar nada seria o botão "Squelch" mal regulado... Verifique como esse botão está posicionado, deixe-o todo virado no sentido anti-horário e veja se escuta alguma coisa.

    Outro problema simples de se verificar, caso o primeiro teste não resolva nada e por seu rádio ser usado, é verificar se os fios do auto-falante interno do rádio estão ligados. Uma vez tive esse problema (um fio do auto-falante solto) e meu PX também ficou completamente "mudo".

    PS.: Detalhe importante: Confira a estacionária do seu rádio. O Cobra 148 GTL tem medidor de ROE no próprio rádio e isso torna essa operação bastante sinples de se fazer. Siga os procedimentos descritos no manual e não tente (em hipótese nenhuma!!!) transmitir nada sem ter certeza que a estacionária esteja dentro dos padrões.

    Depois posta aqui o resultado.

    []'s...

  • #4
    Moderador Avatar de Luiz Claudio
    Entrada
    10/04/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    42,691
    Agradecimentos: 0
    Cavalcante,

    Acho que enquanto eu escrevia você postava... Valeu, suas explicações foram melhores que as minhas!!!

    []'s...

  • #5
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1

    Wink Duas respostas são muito melhor que nenhuma!!

    Citação Postado originalmente por Luiz Claudio
    Cavalcante,

    Acho que enquanto eu escrevia você postava... Valeu, suas explicações foram melhores que as minhas!!!

    []'s...
    Melhor sobrar resposta do que faltar pro nosso amigo!!

    Flw!

  • #6
    Pessoal estou feliz demais da conta (como dizemos aqui em Minas...Ouro Preto). A turma aqui do 4x4Brasil é 1000!

    Então, li as dicas e no domingo irei fazer esses teste (estou viajando à trabalho e gostaria muito de fuçar no meu "Bola de Neve" ainda no sábado...- primeiro o trampo depois o Jeep).

    Muito obrigado pelas dicas.

    Cavalcante, infelizmente não chequei antes de comprar(comprei de Carreteiro conhecido), o fio está inteiro como veio...mas está com enrolado (vou reparar...), o mike está com aparência horrível...

    Vou estudar o manual ....

    Quando tiver olhado esses detalhes (dicas de ambos os amigos) lhes reporto...

    Valeu mesmo

  • #7
    Usuário Avatar de André-4WD
    Entrada
    26/02/2004
    Local
    Porto Alegre - RS/RS
    Posts
    2,117
    Agradecimento: 1
    Salve:
    Também comprei um cobra148GTL a pouco tempo. Ainda nao tive tempo de instala-lo e antes de fazer qq M.. na instalação tenho algumas dúvidas:

    - O radio veio na caixa, tá novissimo, foi usado apenas uma vez como base e encaixotado novamente. PORÈM, ao abrir a caixa notei que a entrada de energia não tem nenhum cabo, apenas um plug tipo femea com 3 pinos. É assim mesmo?
    - Se não, como faço para instalar um chicote para ligar no 12v?
    - Eu uso uma antena aquario (a tal da maria-mole) e pretendo usar os cabos pré-montados da aquarius para facilitar e acertar a instalação. Só que o cabo tem tamanho de 3,5 ou de 5,5metros. Como saberei qual devo utilizar?
    saudações,
    Andre
    HILUX CD JAPA 1995

  • #8
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Rapaz, provavelmente esse rádio foi alterado. Tire uma foto do painel traseiro pra podermos identificar o conector. Abra o gabinete (a tampa superior é em "U") e tire outra foto pra vermos se encontramos as conexões de alimentação.
    Abraços

  • #9
    Moderador Avatar de Luiz Claudio
    Entrada
    10/04/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    42,691
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por André-4WD
    O radio veio na caixa, tá novissimo, foi usado apenas uma vez como base e encaixotado novamente. PORÈM, ao abrir a caixa notei que a entrada de energia não tem nenhum cabo, apenas um plug tipo femea com 3 pinos. É assim mesmo?
    André,

    Não sei se entendi bem sua colocação, mas pra mim o que você descreveu é exatamente como deve ser... Na parte traseira do rádio tem uma "tomada fêmea" com 3 pinos onde se encaixa um rabicho. Dê uma olhada na foto anexa...

    Citação Postado originalmente por André-4WD
    Eu uso uma antena aquario (a tal da maria-mole) e pretendo usar os cabos pré-montados da aquarius para facilitar e acertar a instalação. Só que o cabo tem tamanho de 3,5 ou de 5,5metros. Como saberei qual devo utilizar?
    Calcule mais ou menos o quanto você vai usar de cabo e, na dúvida, opte sempre pelo maior comprimento... É melhor sobrar cabo do que faltar!!!

    []'s...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Cobra 148 GTL-cobra.jpg  

  • #10
    Usuário Avatar de André-4WD
    Entrada
    26/02/2004
    Local
    Porto Alegre - RS/RS
    Posts
    2,117
    Agradecimento: 1
    A tomada 3 pinos é identica a da foto que o Luz Claudio postou!! A minha duvida eh a seguinte:
    - três pinos: um é o positivo que vem da bateria (com porta fusivel), o outro é o negativo da bateria e o terceiro seria aquele que o pessoal recomenda aterrar no veículo, próximo ao local de colocação do radio???

    - pergunta idiota: como se calcula o tamanho do cabo? andei vendo uma formula que seria N X 99/F é isso? onde N é numero inteiro qq e F a freq. é isso?? Sei que o 148 tem medidor de estacionaria mas como ainda nao consegui domar o danado nem sei como proceder.

    abraços,
    Andre
    HILUX CD JAPA 1995

  • #11
    Moderador Avatar de Luiz Claudio
    Entrada
    10/04/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    42,691
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por André-4WD
    A tomada 3 pinos é identica a da foto que o Luz Claudio postou!!
    Então é original, todo Cobra tem essa tomada.

    Citação Postado originalmente por André-4WD
    três pinos: um é o positivo que vem da bateria (com porta fusivel), o outro é o negativo da bateria e o terceiro seria aquele que o pessoal recomenda aterrar no veículo, próximo ao local de colocação do radio???
    André, se o rabicho não veio junto com o rádio é só comprar um novo... Ele já vem com o plug certo pra encaixar na tomada do rádio, você acha fácil e é bem baratinho!!!

    Tendo o rabicho o procedimento é bem simples: É só ligar o fio vermelho no positivo e o preto no negativo, direto na bateria, e o plug no rádio... Não tem segredo!!!

    Veja a foto do rabicho em anexo.

    Citação Postado originalmente por André-4WD
    pergunta idiota: como se calcula o tamanho do cabo? andei vendo uma formula que seria N X 99/F é isso? onde N é numero inteiro qq e F a freq. é isso?? Sei que o 148 tem medidor de estacionaria mas como ainda nao consegui domar o danado nem sei como proceder.
    Desencana disso, é muita complicação pra pouca coisa... Pra você que está começando o melhor mesmo é comprar direto um cabo da Aquário já na medida certa.

    Depois, só por precaução, meça a estacionária... O manual explica direitinho como proceder, é bastante fácil e rápido.

    []'s...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Cobra 148 GTL-rabichocobra.jpg  

  • #12
    Usuário Avatar de lg_gustavo
    Entrada
    06/04/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    721
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Policarpo
    Pessoal, adquiri um 148GTL usado e o instalei no meu CJ5 com uma antena Maria Mole. O cabo+antena são zero km...Ainda não consegui escutar ou falar...Quando ligo o rádio nem ouço ruído de estática...o que pode estar ocorrendo? Estou iniciando e não sei quais são os pontos que pegam em uma instalação.
    Rádio "mudo" pode ser também sintoma de antena em curto... cuidado com isso ! Pode acabar queimando o rádio.
    O cabo ou o conector da antena podem ter se danificados durante a instalação ou desinstalação...
    Outra possibilidade de curto é a instalação incorreta da antena maria-mole, onde deve-se atentar para o correto isolamento do terra na base da antena.

    Mas enfim,
    A primeira coisa que vc deve fazer é verificar se o aparelho está ok ou é a instalação que está com problemas... para isto, basta procurar alguém que tenha o mesmo aparelho já instalado e funcionando e instalar o seu aparelho na instalação de seu amigo. Aproveite e troque também o mike... Se não conhece alguém com um PX do mesmo modelo instalado, pode fazer a troca também, tomando cuidado apenas na posição correta dos pinos de alimentação. Se o seu aparelho funcionar normalmente, o seu problema está na instalação em seu jipe.
    Aproveite e se familiarize com a "configuração" do 148....verifique se o squelch está todo "aberto", se o rádio está operando em AM, etc (veja acima a dica do Luiz Cláudio).
    Se estiver tudo ok e mesmo assim não ouve nada, com certeza o problema está na instalação...
    Antes te ter a brilhante idéia de continuar com o troca-troca de rádio com o seu amigo (ops!), verifique a sua instalção. Verifique com um multímetro no conector de sua antena se ela não está em curto e faça uma medição no seu chicote, para verificar a alimentação e o aterramento.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Cobra 148 GLT comunica com Cobra 19 Ultra III?
      Por Leandrius no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 3
      Última resposta: 26/05/2009, 11:02
    2. Cobra 22 Plus - Alguém conhece?
      Por pmarc no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 1
      Última resposta: 06/04/2009, 00:01
    3. PX Cobra modelo 19 ULTRA III - Preço de Banana!
      Por Buttman no fórum Navegação e Eletrônicos
      Respostas: 19
      Última resposta: 08/01/2009, 13:08
    4. PX Cobra 19 DX-IV - Venda! Novos! - R$160,00
      Por Buttman no fórum Navegação e Eletrônicos
      Respostas: 8
      Última resposta: 08/05/2008, 00:32

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade