x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14
  • #1

    HF - Vale a pena para o nosso uso?




    Turma,

    Depois de ter todo meu equipamento de comunicação furtado da antiga Camper estou novamente querendo montar o aparato no Troller. Na época eu tinha 03 rádios: 01 TA, 01 PX Maxon e 01 Dual band Yaesu 7800.

    Cheguei a fazer viagens aonde o comboio se comunicava em 03 frequencias distintas, me deixando completamente maluco!!! Mas que era divertido, era!!!

    Não querendo deixar de me comunicar em todas essas frequencias e muito menos querendo manter um batalhão de rádios na viatura, andei dando uma olhada nos HF. Pelo que lí existem equipamentos que transmitem em ondas de 160 a até 10 metros e frequencias de 10kHz a até 999Mhz em AM, FM e o escambau, ou seja: Consigo falar com todo mundo (correto)?!?

    Agora as perguntas que tenho:

    1 - Existe algum tipo de antena única para toda essa gama de frequencias e tamanho de ondas?

    2 - Algum tipo de rádio conseguira fazer a função de repetidora dos tradicionais 27Mhz 11m para o VHF de 2m? Consigo isso com uma única antena?

    3 - Equipamentos de baixa potência que alguns radioamadores tanto curtem com FT-857 não atenderiam necessidades de TX em combio (não devo ficar me comunicando com repetidoras nem em longas distancias)

    4 -Alguma sugestão de equipamento/antena fora esse que citei (que por sinal não faz papel de repetidora)?

    []s

  • #2
    Grande Fábio,

    Eu sugiro o Icom IC-706 Mk-II, que além de cobrir todas as faixas de HF (0 - 30 Mhz), 6 metros e tb nas faixas de VHF e UHF... Na faixa de UHF é possível o desbloqueio para cobrir a frquencia dos Talk Abouts... Ele possui função de SPLIT, ou seja, permite acesso às repetidoras... A potência de saída é de 100 Watts na faixa de HF, 50 Watts em VHF e 20 Watts em UHF...
    Em relação a utilização de apenas 1 antena, acho complicado, pois mesmo que vc utilize um ACOPLADOR DE ANTENAS (ANTENNA TUNNER), é praticamente impossível acoplar frequencias tão distintas como HF (incluindo 11 metros - PX) com VHF e UHF... são muito distantes... o que poderia ser feito é vc instalar 2 antenas móveis... Uma para a faixa de VHF e UHF (antenas dual band, alguns modelos da aquário possuem essa característica) e outra antena para a faixa de HF, QUE SERIAM LIGADAS A UM ACOPLADOR AUTOMÁTICO DE ANTENAS...
    Daí vc conseguiria falar com todas as faixas possíveis, sejam HF, VHF ou UHF..
    Em relação a uma única antena que cobriria todas essas frequências descritas acima, desconheço qualquer modelo e atrevo a dizer que é muito difícil existir alguma...
    Se quiser saber mais sobre o equipo acima, basta acessar o site:

    http://www.icomamerica.com/products/...iig/at-180.asp
    4X4 Brasil

  • #3
    Pelo que sei os radios dual band tem saida para duas antenas.

  • #4
    Citação Postado originalmente por Wallace
    Pelo que sei os radios dual band tem saida para duas antenas.
    Nem todos... Alguns dual band como o Kenwood Tm-733 e o TM V-7 sairam equipados com duplexador interno, ou seja, uma saída só para as duas faixas....

    No caso do Fábio, sugeri o acoplador de antenas para que ele pudesse navegar livremente pelas faixas sem ter que ajustar a estacionária das antenas em cada banda...

    o IC-706 possui 2 saídas: uma de VHF e UHF e outra de HF, conforme fotos abaixo... Tem a vantagem de ser um rádio relativamente barato, com ótima qualidade de áudio e que abrange a maioria das frequencias de rádio utilizadas por nós, jipeiros.. O único ponto que merece atenção é a questão da licença de radioamador... o qual já foi muito discutido em outros tópicos...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos HF - Vale a pena para o nosso uso?-icon-back.jpg  
    HF - Vale a pena para o nosso uso? Imagens Anexas HF - Vale a pena para o nosso uso?-icom-front.jpg 

  • #5
    Usuário
    Entrada
    18/07/2006
    Posts
    40
    Agradecimentos: 0
    a yaesu fabrica a atas-120 , que é uma antana automatica cobre HF/6m/2m/430mhz, e tem a atas-100 (fora de linha se nao me engano) acho que cobre um pouco mais, custam em torno de US$750,00, existe tambem a atas-25 que é uma antena portatil de sintonia manual cobre 7mhz/14/21/28/50/144 e 430mhz esta em torno de US$550,00, tem outro fabricante como a MFJ e outros que tem antenas mais em conta mas acho que sao de sintonia manual.

  • #6
    Ma ajuda que fiquei perdido rs rs
    Este IC-706 é tanto PY (2 metros) como PX (11 metros)?
    O IC-706 que pelo que entendi se pode colocar a "caixa" do radio em um local e a frente em outro?
    Se for isso mesmo vai ser proximo radio, pois estou com uma briga para colocar tanto o PX como o PY na picape numa instalação legal.
    Acho que tenho espaço para um radio no painel que tenha uma altura similar ou menor que o Icom H2100, ou seja 40 mm.
    Mas entendo que num IC-706 posso colocar a "caixa" do radio em um local e a frente em outro ai tanto a frente como a "caixa" pode ter mais que os 40 mm.
    4X4 Brasil

  • #7
    Com o IC-706 posso monitorar ao mesmo tempo 1 canal (ou frequencia do PX) e uma frequencia do PY?

  • #8
    Citação Postado originalmente por Wallace
    Ma ajuda que fiquei perdido rs rs
    Este IC-706 é tanto PY (2 metros) como PX (11 metros)?
    Wallace, posso estar falando besteira pois ainda estou estudando o assunto, mas pelo que entendi rádios que operam HF como o IC-706 que o Vinicius sugeriu trabalham além das frequencias de VHF e UHF, nas baixas frequencias, que estão localizadas entre 3 Mhz e 30Mhz. Nessa faixa, encontra-se o famoso 27Mhz dos PX.

    Citação Postado originalmente por Wallace
    O IC-706 que pelo que entendi se pode colocar a "caixa" do radio em um local e a frente em outro?
    Se for isso mesmo vai ser proximo radio, pois estou com uma briga para colocar tanto o PX como o PY na picape numa instalação legal.
    Acho que tenho espaço para um radio no painel que tenha uma altura similar ou menor que o Icom H2100, ou seja 40 mm.
    Mas entendo que num IC-706 posso colocar a "caixa" do radio em um local e a frente em outro ai tanto a frente como a "caixa" pode ter mais que os 40 mm.
    Exatamente! Além desse modelo da Icom, tem o Yaesu FT-100D (que opera em conjunto com a antena Atas 100 que o Thome comentou) que também tem a frente destacável.
    HF - Vale a pena para o nosso uso? Imagens Anexas HF - Vale a pena para o nosso uso?-ic706mkii.jpg HF - Vale a pena para o nosso uso?-ft100d.gif 

  • #9
    Citação Postado originalmente por thome_sp
    a yaesu fabrica a atas-120 , que é uma antana automatica cobre HF/6m/2m/430mhz, e tem a atas-100 (fora de linha se nao me engano) acho que cobre um pouco mais, custam em torno de US$750,00, existe tambem a atas-25 que é uma antena portatil de sintonia manual cobre 7mhz/14/21/28/50/144 e 430mhz esta em torno de US$550,00, tem outro fabricante como a MFJ e outros que tem antenas mais em conta mas acho que sao de sintonia manual.
    Thomas, eu já havia visto essa antena. O acoplamento automático dela só se faz em conjunto com o rádio Yaesu FT-100D e esse acoplamento, se dá pela própria antena, com a variação do tamanho dela.

    Fiquei com algumas ressalvas quanto a essa solução, pois não sei como daria o acoplamento se estivesse por exemplo num comboio com muita gente falando sem aquela ordem das rodadas dos radioamadores e cada um em uma frequencia. Além do que, imagino que o acoplamento automático se dá somente na transmissão, como seria na rx?

    Ah... não sei se o preço é tudo isso não. Tem um conjunto desses no Mercado livre por R$ 3500,00

    []s

  • #10
    Citação Postado originalmente por Wallace
    Ma ajuda que fiquei perdido rs rs
    Este IC-706 é tanto PY (2 metros) como PX (11 metros)?
    O IC-706 que pelo que entendi se pode colocar a "caixa" do radio em um local e a frente em outro?
    Sim Wallace... ele é tanto PY ( 2 metros e UHF) quanto PX, como o Fábio acertadamente falou... Ele cobre frequencias que vão de 0 a 30 Mhz... O PX fica na faixa dos 26 a 27 Mhz... Já no PY ele vai de 144 à 148 em VHF e 430 a 470 em UHF, com possibilidade de desbloquear para ampliação dessas faixas... Realmente a frente dele é destacável... se não me engano tem um cabo maior, que é vendido como acessório, para permitir uma distância maior da frente do rádio em relação a caixa..

    Se vc quiser mais alguns detalhes em relação a esse equipo, acesse: http://www.icomamerica.com/brochures/ic-706mkiig.pdf

    Em relação ao monitoramento das faixas do PX e Py ao mesmo tempo, creio que ele não faz essa função...

    Citação Postado originalmente por Fábio
    Além do que, imagino que o acoplamento automático se dá somente na transmissão, como seria na rx?

    Da mesma forma Fábio.. Tanto a rx quanto a tx ficam aclopados...
    4X4 Brasil

  • #11
    Detesto voces rs rs
    Vão fazer eu gastar muito mais num IC-706 MK II G ou ainda mais num IC-7000 que em dois radios (PX + PY).
    Mas realmente vai ser uma solução melhor e mais facil.
    Passei a tarde pesquisando e lendo o manual destes radios.
    Agora estou a procura de um IC-706 MK II G a bom preço, ou até quem sabe de um IC-7000 rs rs

  • #12
    Usuário
    Entrada
    18/07/2006
    Posts
    40
    Agradecimentos: 0
    uma coisa que tenho duvida é quanto ao ao acoplamento da atas 100 e 120 em radios que nao sejam o ft-100, porque esse acoplamento é feito atraves de um comando, tenho um ft-857, e nao sei se tem essa opçao.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Política, políticos e afins...
      Por CAVESO no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 2776
      Última resposta: 15/10/2019, 12:51
    2. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59
    3. Filtros K&N a venda, pronta entrega
      Por Wallace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 17
      Última resposta: 29/09/2004, 14:29

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade