Powered by vBulletin

O que fazer pra valorizar o Radioamadorismo?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro Anterior 12
  • 19/07/2024, 17:16
    josegalego
    A melhor pessoa para responder é o Fernando, vou tentar responder com meu entendimento, assim já aprendemos todos

Citação:

Postado originalmente por SeaAngler Ver Post

É preciso licenciar todas as estações móveis? Por exemplo, eu tenho 1 estação fixa, 1 estação móvel veicular e 4 portáteis.
    .

>> você licencia por estado uma estação móvel e uma base. Se tiver 10 HT terá apenas 1 licença. Se tiver duas fixas em dois estados, terá 2 licenças (e dois prefixos)

Citação:

É permitido emprestar uma estação móvel para quem tem COER, mas não tem indicativo (licença de estação)? Nesse caso o proprietário da estação (com indicativo) pode usar a estação fixa para comunicar com a sua estação móvel emprestada (na mão de uma pessoa com COER sem indicativo)?
    .

>> Tendo COER ele pode falar de uma estação licenciada.

Citação:

No caso de um amigo com COER e com indicativo próprio que está de visita na minha casa e resolve usar o meu equipamento, esse amigo deve se identificar com o indicativo de quem? Dele ou da minha estação?
    .

>> Seria algo como: 'Aqui é <indicativo do amigo> falando da estação <seu indicativo>'

Agora já já o Fernando, nos dá o resultado :-)
  • 19/07/2024, 18:51
    SeaAngler
    1 Anexo(s)
    Tem gente que tem 3 estações móveis licenciadas. É permitido usar 3 ao mesmo tempo? Seria assim: "aqui é operador fluano da estação PY0AX-001 chamando operador ciclano da estação PY0AX-002". Dai o operador beltrano reponde usando a estação PY0AX-003. Pode isso????

Anexo 581820
  • 19/07/2024, 20:10
    josegalego
    Citação:

Tem gente que tem 3 estações móveis licenciadas. É permitido usar 3 ao mesmo tempo? Seria assim: "aqui é operador fluano da estação PY0AX-001 chamando operador ciclano da estação PY0AX-002". Dai o operador beltrano reponde usando a estação PY0AX-003. Pode isso????

Anexo 581820

Hehe, tem gente que tem dois CPFs. Não sei mesmo, entendia que bastava ter 1 indicativo.
  • 20/07/2024, 21:52
    SeaAngler
    Pelo que pesquisei, só pode usar 1 estação por vez. Também só pode "emprestar" a estação se o "dono" da estação estiver ao lado.
  • 26/07/2024, 11:52
    Fernando Camelier
    Citação:

Boa tarde!

Gostaria de sanar algumas dúvidas:

É preciso licenciar todas as estações móveis? Por exemplo, eu tenho 1 estação fixa, 1 estação móvel veicular e 4 portáteis.

É permitido emprestar uma estação móvel para quem tem COER, mas não tem indicativo (licença de estação)? Nesse caso o proprietário da estação (com indicativo) pode usar a estação fixa para comunicar com a sua estação móvel emprestada (na mão de uma pessoa com COER sem indicativo)?

No caso de um amigo com COER e com indicativo próprio que está de visita na minha casa e resolve usar o meu equipamento, esse amigo deve se identificar com o indicativo de quem? Dele ou da minha estação?

Obrigado.

Oi SeaAngler, vamos lá!

1 - Não é necessário. Uma licença móvel engloba a estação móvel do veículo e as portáteis.
    2 - Se não me engano, acho que tem isso na norma, se ele tem COER pode operar a seu lado citando o indicativo de sua estação.
    ex.: Aqui Fulano de tal operando móvel na estação PU6PRI de Fernando em deslocamento na BR 324.
    3 - Acho que isso também está na norma... Ele pode se identificar usando o seu indicativo que é o indicativo da estação que ele está utilizando.
    Eu não sou expert na parte operacional, pois embora seja radioamador, só o utilizo para o off road. O conhecimento da parte técnica que é inerente de minha especialidade na Anatel também não engloba operação.
    Mas entendo o seguinte: O indicativo é da sua estação, portanto se alguém for utilizar a sua estação deverá citar esse indicativo.
    No caso de uma estação móvel, acho que podem ser citados os dois indicativos. Algum radioamador mais experiente poderia se manifestar pra confirmar (ou não) esse meu entendimento.

Um forte abraço
  • 26/07/2024, 12:00
    Fernando Camelier
    Citação:

Anexo 581820

Isso aí tá errado...
    Nunca vi isso antes.
    Um CPF pode ter uma estação fixa e uma móvel. Sendo Classe A pode ter uma repetidora.
    Pode ter fixas em outros estados, mas móvel é pra ser apenas uma.
  • 26/07/2024, 12:02
    Fernando Camelier
    Citação:

Postado originalmente por josegalego Ver Post
    A melhor pessoa para responder é o Fernando, vou tentar responder com meu entendimento, assim já aprendemos todos

>> você licencia por estado uma estação móvel e uma base. Se tiver 10 HT terá apenas 1 licença. Se tiver duas fixas em dois estados, terá 2 licenças (e dois prefixos)

>> Tendo COER ele pode falar de uma estação licenciada.

>> Seria algo como: 'Aqui é <indicativo do amigo> falando da estação <seu indicativo>'

Agora já já o Fernando, nos dá o resultado :-)

Grande José Galego!!!
    Suas respostas estão corretas
    Forte abraço
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro Anterior 12
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 04:43.