Pessoal,
Em http://www.vilaoffroad.com.br/dicas.htm tem todas as apostilas. Boa sorte nas provas!
73 de Paulo - PP1BH (ex PY5MG)
Versão Imprimível
Pessoal,
Em http://www.vilaoffroad.com.br/dicas.htm tem todas as apostilas. Boa sorte nas provas!
73 de Paulo - PP1BH (ex PY5MG)
Só aproveitando o material já deixado pelo colega Luiz Claudio, a divisão por prefixos para o Serviço de Radioamador é a seguinte:
(Os Indicativos de chamada são compostos pela letra P, seguidos da letra P, Q, R, S, T, U, V, W, Y, de acordo com a unidade da federação/classe, mais o número correspondente a região, e de um sufixo com duas ou tres letras para as classes A e B, e com tres letras para a classe C - Ex: PY2AA, PT7AAC, etc - Os Indicativos de chamada da classe C se iniciam obrigatoriamente com o prefixo PU, mais o número da região correspondente e o sufixo citado acima.)
PY1 (PU1) - Rio de Janeiro
PP1 (PU1) - Espírito Santo
PY2 (PU2) - São Paulo
PP2 (PU2) - Goiás
PT2 (PU2) - Distrito Federal
PQ2 (PU2) - Tocantins
PY3 (PU3) - Rio Grande do Sul
PY4 (PU4) - Minas Gerais
PY5 (PU5) - Paraná
PP5 (PU5) - Santa Catarina
PY6 (PU6) - Bahia
PP6 (PU6) - Sergipe
PY7 (PU7) - Pernambuco
PP7 (PU7) - Alagoas
PR7 (PU7) - Paraíba
PS7 (PU7) - Rio Grande do Norte
PT7 (PU7) - Ceará
PY8 (PU8 ) - Pará
PP8 (PU8 ) - Amazonas
PQ8 (PU8 )- Amapá
PV8 (PU8 ) - Roraima
PT8 (PU8 ) - Acre
PW8 (PU8 ) - Rondônia
PY9 (PU9) - Mato Grosso
PT9 (PU9) - Mato Grosso do Sul
PY0 (PU0) - Fernando de Noronha (PY0F), Trindade e Martim Vaz (PY0T), Rocas de São Pedro e São Paulo (PY0S) e demais territórios oceânicos brasileiros.
73 ES DX DE PU2TJQ
Sou novato neste meio...
Indicativo: PU4-BUI
Se possível, alguém pode me enviar as "estações" mais comuns e usuais (UHF/ VHF / HF) para que eu deixe gravado em meu aparelho ???????
Outra coisa:
qual a Melhor antena (VHF/UHF/HF) - PX + PY na mesma antena - pequena, discreta e com bom alcance, para instalar no Radio do meu carro (Icom 706 MKII-G) ?????
Muito obrigado,
Bruno Sander
brunosander@hotmail.com
BH - MG
QSL AMIGO , as girias que vc colocou estao todas corretas !!!
agora so falar algo muitos jipeiros usam o radio de modo errado , falam palavrao zoam de mais , o radio foi feito para ajudar ; e outra coisa que tem base em casa la estao criancas mulheres ou idosos tudo que fala no radio e ouvido la na base !!!!
amigo estou na 4 regiao timbatimba !!!
e trasmitido,
Caros amigos se ,se assim já posso chamalos,!!! meu nome é Erivelto, e atendo também por Qra, seninha na canaleta 27 em alfa mike do meu caixinha preta das 18 as 22 hs ou na canaleta 20 em urubu sai de baixo também das 18 as 22 hs, sou radio amador com indicativo px1f7942 ,e estou querendo tirar a licença para vhf ou uhf , na verdade eu não sei dizer qual é a melhor opção e também não sei das frequencias que devo usar ,gostaria que se puderem me ajudar com sugestões e opniões ficarei muito grato a todos, pois aqui no meu px eu faço dx com boa parte do pais ,mas com muita Qrm, e logico quando a propagação estiver boa ,que nem sempre é o caso,gostaria de melhorar esse passa tempo meu, esse roby, com o vhf ou uhf e se puderem me mandar copias das apostilas para estudo da prova para classe C ficarei imensamente agradecidos a todos ok!!! mandem para (gomesdeminas@gmail.com) desde já um Tks e 55 há todos deste forum !!!! 73!!!!
Bruno,
Existem algumas antenas multibandas como a ATAS-100, mas são feitas para rádios da Yaesu. A MFJ fabrica um aparelho, o MFJ-1925 que permite controlar esta antena com o 706, mas nunca vi pessoalmente. Quando digo compatíveis é porque, essas antenas, além do sinal de RF, recebem do rádio também um sinal de controle para sintonizarem-se na frequencia escolhida. Para o 706 existe o acoplador automático AH-4 e a antena multibanda AH-2b, ambos fabricados pela própria Icom, mas este conjunto atenderá de 7 a 54 MHz - ficam fora os 80m, o 2m e o UHF.
No seu caso, as principais faixas onde a fonia é liberada, em HF, são os 80m (3,5 MHz) e os 10m (28 MHz). Acho que a melhor solução seria partir pra uma antena 1/4 para 11m - a famosa "Maria Mole", utilizando um acoplador automático como o AH-4, e para a saída de VHF/UHF usar uma dual-band qualquer, existem várias no mercado.
Veja este site, o radioamador tem um rádio igual ao seu e opera todas as bandas em sua estação móvel:
http://www.ne7x.com/mobile.htm
Espero ter ajudado!
Grande abraço,
Paulo - PP1BH
Gente, recebi esse email da turma do vôo livre, mas acho importantíssimo divulgar, já que as frequencias que utilizamos são monitoradas pelo pessoal de busca e salvamento, e como nem todos sabem da seriedade e da mobilização que causa um chamado "mayday" devemos ficar atentos, pois a utilização de um termo errado nas nossas comunicações, mesmo que por brincadeira, pode causar um prejuízo enorme.
Prezados senhores pilotos.
Considerando que:
1. Mayday é a chamada radiotelefônica de emergência ou socorro, versão anglicizada do francêsm'aider ou m'aidez, que significa "venha me ajudar". Utilizada principalmente nas navegações marítimas e aeronáuticas, faz parte do Código internacional de sinaise do Código Fonético Internacional.
2. Pan-Pan é uma chamada para dizer que há uma emergência a bordo de barco, navio, avião ou outro veículo mas que, não há um perigo imediato de vida ou para o veículo. Esse é um chamado diferente do Mayday, que significa que há perigo imediato para o veiculo ou a vida de um de seus tripulantes. O chamado do pan-pan informa a serviços de emergência e outros veículos do local que um problema seguro existe, entretanto o chamado "mayday" exige que todos parem de fazer o que estão fazendo e que armem uma tática de resgate.
3. Que há rastreamento de frequências em todos os órgãos de Busca e Salvamento, sejas aeroportuários, marítimos, terrestres, desde de bombeiros que ficam de prontidão em aeroportos até o Centro de Comunicação Aeronáutica em Brasília.
4. Que no meu último voo um colega INADVERTIDAMENTE, e querendo fazer brincadeira com o uso internacional desta fraseologia MAYDAY me chamou no rádio - a qual eu nem respondi para não dar continuação a sua brincadeira (o Mayday é repetido 3 vezes seguidas).
5. Que quando pousei havia 7 (sete !!!) ligações do Aeroporto/Base Aérea para o meu celular do pessoal de Busca e Salvamento querendo saber o que havia acontecido pois eles rastrearam que a chamada vinha da Pacatuba e sabiam que eu estava voando naquela área
VENHO GENTILMENTE PEDIR AOS SENHORES QUE NUNCA, EXCETO EM CASO DE ACIDENTE REAL, UTILIZE AQUELAS FRASEOLOGIAS. SE VOCÊ NÃO TEM O QUE FALAR NO RÁDIO, FIQUE QUIETO E NÃO FALE BESTEIRA.
Abraço.
Michel
Bom dia;
Muito boa a colocação do colega quanto ao uso do mayday! Vou postar um artigo na minha home page transcrevendo este alerta.
Boa tarde, eu particularmente, indicaria um yaesu ft 2900 em cada um dos pontos que quer comunicar, pois tem 75 watts de potencia o que possibilita comunicação limpa e confiavel em distancias maiores sem necessidade de repetidora, mas que pode acionar repetidora tambem, se necessario.