x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7
  • #1
    Usuário
    Entrada
    19/05/2014
    Local
    Morro Reuter/RS
    Idade
    31
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0

    Dúvidas sobre rádio amador




    Eu sei que já existen tópicos com este assunto, mas. Nenhum esclareceu minha dúvida..
    Comprei uma l200 pra mim, e estou querendo instalar um rádio nela..
    Não quero gastar muito, mas quero algo bom..
    Mas minha maior dúvida é, rádios que os caminhoneiros usam, é os mesmo que a maioria dos jipeiros usa?
    Gostaria de me comunicar em viagens com os camioneiros e passeios com os jipeiros..
    Então, se é a mesma coisa, qual rádio recomendam eu comprar? Se não é a mesma coisa, qual a diferença entre eles??

  • #2
    Usuário
    Entrada
    18/10/2014
    Local
    sao bernardo do campo/SP
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    o radio na faixa dos 11 metros mais comum e popular é o 148 gtL, conhecido como PX, alem do mais é o permitido por lei, e muito facil de conseguir, INDICATIVO, que é a autorizaçao de uso barra movel.

  • #3
    Usuário Avatar de Fernando Camelier
    Entrada
    04/04/2013
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    56
    Posts
    475
    Agradecimentos: 11
    Citação Postado originalmente por JorgeMoraes Ver Post
    Eu sei que já existen tópicos com este assunto, mas. Nenhum esclareceu minha dúvida..
    Comprei uma l200 pra mim, e estou querendo instalar um rádio nela..
    Não quero gastar muito, mas quero algo bom..
    Mas minha maior dúvida é, rádios que os caminhoneiros usam, é os mesmo que a maioria dos jipeiros usa?
    Gostaria de me comunicar em viagens com os camioneiros e passeios com os jipeiros..
    Então, se é a mesma coisa, qual rádio recomendam eu comprar? Se não é a mesma coisa, qual a diferença entre eles??

    Jorge, o rádio que os caminhoneiros usam é o Rádio do cidadão, conhecido popularmente como PX. É um rádio de baixo custo e a licença de funcionamento você tira no site da Anatel na internet.

    Já o rádio que a maioria dos jipeiros utilizam é o Radioamador, conhecido popularmente como PY. Esse é um pouco mais caro e necessita da realização de uma prova para que você possa legalizá-lo.

    Veja os outros tópicos que tem muita informação sobre esse assunto.

    Um abraço!
    Fernando (Primo -PU6PRI) Bahia Expedition 4x4
    Vitara Canvas 97 Ziriguidum e Tracker Diesel 2001 - O Anquilossauro
    Esperando uma nova vtr

  • #4
    Usuário
    Entrada
    26/11/2011
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    237
    Agradecimentos: 9
    Jorge,

    Você tem basicamente 3 opções, lembrando que teu rádio é para falar com alguém usando o mesmo tipo de rádio, ou seja, o melhor depende do que o teu grupo usa:
    - Talkabout - modelos baratos, não exigem instalação, não exigem licença, curto alcance, ótimo para manter comunicação entre os carros num comboio durante um passeio;
    - PX - mais caro, exige uma simples licença da Anatel para operar, alcance maior, bastante usado por camioneiros e muitos jipeiros;
    - radio vhf-uhf - variedade de rádios para todos os preços, exige uma licença da Anatel, exige algumas horas de dedicação para estudar e passar na prova, mais burocracia, alcance maior e dá para falar com o mundo, via internet

    Como um rádio não exclui o outro, veja que tipo de rádio é usado pela tua turma.

    Compre um par de talkaouts. São sempre úteis e não pesam no bolso. Mesmo que a turma toda use PX, você pode entregar um dos radinhos para o colega da frente e começar falando! Útil também para mandar o zequinha na frente, abrindo a trilha, enquanto você vai de dentro do carro, tranquilo, no ar condicionado, só coordenando...

    Feito isso, você vai poder decidir se vai de px ou vhf-uhf, ou os 2.

    Há muita informação aqui no Fórum sobre cada um desses tipos de rádios, modelos, antenas, instalação, etc.

    Saudações,
    Ismael Matos
    SsangYong Kyron 2.7 2008
    PU1MIB - QRG 146.520

  • #5
    Usuário
    Entrada
    19/05/2014
    Local
    Morro Reuter/RS
    Idade
    31
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0
    Se eu colocar no meu carro o rádio do cidadão, o px, consigo recebe e transmitir de py?
    Ou se colocar o py, transmitir e receber de px?
    Teria alguma marca e modelo para recomendar?

    Já me recomendaram o icon vhf 2200h..será que é bom? Mas aí só capto o que os meus amigos jipeiros transmitirem né? Frequência de caminhão não capto..certo?

  • #6
    Usuário
    Entrada
    02/07/2009
    Local
    Recife/PE
    Idade
    53
    Posts
    178
    Agradecimentos: 0
    não. são totalmente incompatíveis. PX é PX e PY é PY um não fala com outro. Mas te recomendo o PX para o que voce quer. se instalar um PY e não tiver a licença, fatalmente será apreendido na primeira blitz por "uso ilegal do espectro de radiofrequencia" (sim, o policial tem autoridade para isso). O PX pelo menos vc pode adquirir a licença na base do pagou-pegou.

  • #7
    Usuário Avatar de Fernando Camelier
    Entrada
    04/04/2013
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    56
    Posts
    475
    Agradecimentos: 11
    Citação Postado originalmente por JorgeMoraes Ver Post
    Se eu colocar no meu carro o rádio do cidadão, o px, consigo recebe e transmitir de py?
    Ou se colocar o py, transmitir e receber de px?
    Teria alguma marca e modelo para recomendar?

    Já me recomendaram o icon vhf 2200h..será que é bom? Mas aí só capto o que os meus amigos jipeiros transmitirem né? Frequência de caminhão não capto..certo?
    Jorge,

    Não conheço no mercado nenhum equipamento que opere nas duas faixas ao mesmo tempo.
    Quanto a marca e modelo eu recomendo que você pesquise no site da Anatel (link abaixo) se os rádios que te recomendaram tem homologação ou certificação para serem usados aqui no Brasil. Se você adquirir um rádio não homologado correrá o risco de ter esse equipamento apreendido em uma fiscalização.
    Acese http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/
    E confira.

    Se você pegar um rádio destinado a radioamadorismo, só vai ouvir o que estiver na sintonia desse rádio. Cada grupo de jipeiros utiliza uma frequência e certamente seu radio vai funcionar em todas elas. O alcance está diretamente ligado à potência utilizada. Um classe C pode usar até 100W, o que te dá um alcance de mais de 50 km em linha reta e sem obstáculos.

    Os caminhoneiros utilizam o Rádio do cidadão na grande maioria dos casos. Esses rádios usam o comecinho da faixa de vhf, suas ondas tem cerca de 11 metros e por isso usam aquelas antenas grandes (maria mole que são cortadas em um submúltiplo desse comprimento para poder funcionar bem). O Rádio do Cidadão tem uma limitação de comunicação, pois depende da propagação para poder alcançar longas distâncias. Ao entardecer até o amanhecer, a comunicação usa algumas camadas da ionosfera para refletir o sinal e você poderá falar com o mundo todo (teoricamente). A potência autorizada para esse serviço é de 7W em AM e 21W em SSB. Muitos caminhoneiros e desavisados usam um amplificador de potência que comumente chamam de "botina" que é irregular e se for descoberto pela Anatel vai te dar uma multa e dor de cabeça.

    Lembre que esses serviços são autorizados pela Anatel que é uma agência do governo federal. Se você utiliza isso sem autorização está cometendo um crime federal e responderá a processo administrativo e criminal na justiça federal. Pense no tamanho do problema...

    Quanto aos talkabouts, esses não precisam de licença, mas... o alcance deles chega a ser ridículo. Mas pra uma trilha na mão de um zequinha até que dá...

    Cara, se tiver mais alguma dúvida pergunte.

    Um abraço
    Fernando (Primo -PU6PRI) Bahia Expedition 4x4
    Vitara Canvas 97 Ziriguidum e Tracker Diesel 2001 - O Anquilossauro
    Esperando uma nova vtr

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. radio amador
      Por gugadin no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 6
      Última resposta: 24/08/2015, 18:41
    2. Rádio amador ou radio transmissor?
      Por Mineiro do Cerrado no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 15
      Última resposta: 26/03/2015, 14:37
    3. Radio amador
      Por Rafaell Pinheiro no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 8
      Última resposta: 26/03/2015, 14:29
    4. Radio Amador Vhf
      Por Gezão no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 0
      Última resposta: 25/04/2013, 12:05
    5. Rádio AMADOR - vendo rádio HT e base
      Por Mundo Off-Road no fórum Navegação e Eletrônicos
      Respostas: 0
      Última resposta: 29/04/2012, 12:29

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade