Pessoal, bom dia.
Sou piloto de aeronaves e recentemente adquiri um iCOM 2200H novo pra quando estiver no meu carro ficar "corujando" os colegas de profissão, haja visto que este modelo recebe a faixa da aviação que é de 118~135,975.
Como assim, recentemente? E novo ainda? É isso mesmo, caí no conto do vigário, pois este rádio já não é mais fabricado.
Depois que fiquei sabendo que poderia ter comprado um rádio falsificado, só me restou efetuar os testes, e por incrível que pareça funcionou perfeitamente e com um ótimo desempenho. O mesmo já até veio com o range RX-TX ampliado. RX 118~174 e TX 136~174.
A fazenda proprietária da aeronave que piloto fica a aproximadamente 75km da cidade em linha reta, e lá tem uma base com 1 rádio Yaesu FT-2900 com uma antena 5/8 instalada com uma visada muito boa, e a cidade onde moro tem uma elevação muito boa. A partir do meu carro consegui comunicação perfeita com a fazenda com uma antena de 1/4 de onda da Steelbras.
Pois bem, o motivo da criação do meu tópico é pra tentar sanar uma dúvida.
Estou querendo trocar a antena do meu veículo por uma de 5/8 da Aquário, a M410c.
Fazendo os cálculos pra corte da mesma nos 5/8, cheguei a conclusão de que o comprimento pros 145Mhz (1170mm), que inclusive é a mesma medida do manual, chega muito próximo ao comprimento de 1/2 onda pra freqüência livre da aviação, que é 123,450Mhz (1215mm).
Fazendo o corte nos 1215mm eu teria uma antena que trabalharia na faixa do cidadão e na airband? Ou seja, de "dupla aptidão"? Ou melhor seria cortar nos 1170mm da faixa do cidadão e de quebra ela funcionaria na airband?
Ou uma coisa não tem nada a ver com a outra?
Agradeço que puder me tirar essa dúvida.
Abraço.