x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 2 de 2
  • #1
    Usuário Avatar de nicotr4
    Entrada
    16/01/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    47
    Posts
    57
    Agradecimentos: 0

    Instalação Radio TR4 - Passo a Passo




    Amigos,

    Finalmente comprei meu rádio PY (sim já tenho a licença da anatel PU7VNV) e resolvi instalar na minha TR4 08 AT, é claro que seria muito mais fácil pagar 50-100 royales para um profissional fazer, mas dou adepto do faça você mesmo e investi várias horas livres durante algumas semanas estudando os cuidados e como fazer a instalação na minha VTR.

    Tudo o que escrevi aqui é fruto da minha experiência de instalador (ó! já instalei um agora sou instalador!) e de vasta literatura que consultei usando o Oráculo (google).

    Por recomendação de vários amigos e muitas pesquisas comprei na Santa Ifigenia em São Paulo (altura do número 600, tem uma galeria especializada) meu rádio com antena Stellbras 1/4, cabo e suporte. Para a instalação ainda precisei de um suporte de rádio 1dim (para rádios comuns) e olhais de acabamento para conexão à bateria do carro. Lembrando que

    De ferramentas precisei de um estilete, e uma chave phillips #2, usei também fita isolante, 10cm de isolante termoretrátil, e alguns zipties (amarragato, aqueles negócios que parecem um lacre).

    Para a instalação optei por utilizar o espaço já existente na minha VTR, um porta-trecos próximo à alavanca do câmbio. Em vários lugares vi a recomendação de não deixar o rádio em um lugar muito visível (tipo topo do painel) para evitar se distrair muito e provocar um acidente. Pela potência do modelo que adquiri (75W) o local precisa circular ar também. Vi muita gente instalar na lateral do porta-trecos, no espaço para as pernas do passageiro. Jamais instalaria ali pois, o rádio é enorme e pode esquentar bem, minha esposa ia ficar doida por ter uma chaleira na canela, no caso de um acidente ele pode machucar gravemente o passageiro, e obviamente é feio demais!!

    Ficou assim
    -2013-11-19-004727.jpg

    Pra chegar nisso, tomei alguns cuidados:

    O rádio consome muita energia e é sensível a interferências diversas que podem ser geradas no carro, portanto deve ser ligado diretamente à bateria do carro. O aparelho que comprei já vem com cabimento suficiente e os fusíveis para a ligação, só tive que adquirir olhais para fixar o fio junto aos cabos na bateria, assim:

    EM BREVE FOTO

    Os fios de energia passam juntos com a fiação do carro pelo lado do passageiro, onde atravessam a parede corta-fogo numa borracha muito bem isolada por diversas fitas, pela falta de espaço não consegui desenrolar e resolvi cortar com cuidado esse isolamento, que depois foi refeito. Sinceramente essa foi a parte mais chata da instalação. Na foto abaixo o fio preto e vermelho correndo com a fiação do carro, e entrando na passagem da parede corta-fogo
    -2013-11-11-203040.jpg

    Os fios saem no pé do passageiro, sendo bem fácil direciona-los para o centro do painel, basta desencaixar o porta-luvas, e passar por trás do suporte do extintor, e por trás do tapete. Usei ziptie em alguns pontos para evitar que os fios se soltem com o balanço.
    -2013-11-11-204143.jpg

    Para a instalação do rádio no local é necessário criar acesso:
    - arrancando a moldura cinza ao redor do rádio e grelhas de AC
    - desparafusando o rádio e soltando todas as conexões, retirando completamente o rádio
    - desparafusando o controle de AC e desencaixando do painel, não retirei por ser complexo
    - desencaixando o porta-trecos, que exige força com jeitinho pra não ferrar tudo, é muito bem encaixado

    Da dó de ver o painel em pedaços, e ao mesmo tempo me espantei com a boa construção e fixação de tudo, os japas são bons em fazer coisas com qualidade.

    O rádio escolhido é bem grande, e por sorte cabia no espaço do porta-trecos com sobra de 2mm na altura e 1,5cm para cada lateral, há espaço de sobra pra ele internamente, mas nenhum ponto bom para usar o suporte que vem no rádio, ou para fixa-lo na estrutura do carro. Por ser um rádio pesado é necessário estar bem firme pra não bater durante trilhas.

    Optei por sugestão de um amigo (Mr. Holanda) utilizar uma bandeja de rádio comum. Entrou como se fosse feito para ela. Testei a bandeja no espaço, e novamente encaixou perfeitamente ficou firme, sem folgas.
    -2013-11-13-165955.jpg

    Entretanto fiquei preocupado com a ventilação, OK a bandeja é metálica e até que bem aberta, mas para garantir abri vários furos em todos os lugares possíveis sem afetar a estruturação e rigidez. Lixei cada furo para evitar farpas que arranhassem o rádio ou minha mão, e pintei de preto novamente.
    -2013-11-13-182308.jpg -2013-11-13-182617.jpg

    Tive que abrir umas áreas atras para a passagem da fiação com mais folga, e criei umas abas (em verde no detalhe) para evitar balanço lateral no radio.
    -2013-11-13-170806.jpg -2013-11-18-221244.jpg

    Feito o berço do radio, basta passar o fio da antena, achar um ponto de fixação do suporte, cortar a antena e conectar tudo.

    Optei por passar a antena pelo chão do lado do passageiro, e descobri que é o ponto onde muitos fios são instalados, a coisa é tão bem feita, que o fio do rádio tinha até um espaço onde encaixar perfeitamente num suporte em toda a lateral. Para acesso é só desparafusar os plásticos de acabamento nas portas, e todo o acabamento plástico do porta malas. Repare que há uma sobrinha de fio a qual cria uma barriga perto da caixa de roda.

    -2013-11-18-225835.jpg -2013-11-18-230327.jpg -2013-11-18-232715.jpg

    Recomendo a instalação da antena para o rádio, ou seja de trás pra frente, pois o conector é mais prático para manejar. Desmonte o conector para a passagem facilita muito a vida.
    -2013-11-18-222606.jpg
    Subi o fio por trás do alto-falante, e ele sai do carro passando por baixo da borracha de vedação, que foi desencaixada, e reencaixada com o fio junto. Fica perfeito.

    Antena

    A melhor localização da antena é no centro do teto, pois as ondas de radio refletem na superfície metálica o que é bom. Para isso pode-se optar por um suporte magnético (que muitos dizem ser um lixo, principalmente para offroad) ou furar o teto. Muitos colegas fixam a antena na porta traseira num nível baixo, o que mata grande parte da capacidade de transmissão e recepção pelo bloqueio que o corpo metálico do carro gera.

    Eu não queria instalar um rádio potente e estragar a capacidade dele com uma antena baixa, então subi no teto e fui buscar outras formas. Tentei fixar junto ao "aerofólio" mas não achei uma maneira satisfatória, e simples.

    Temos que lembrar que a antena tem que ser retrátil quando instalada no teto, pois é provável que seja necessário baixarmos a antena para evitar galhos ou garagens baixas, se instalado no centro essa manobra é mais difícil.

    Então resolvi utilizar as canaletas no teto, as mesmas que o rack é fixado. Elas estão em posição alta, no teto, não no centro (pra poder dobrar facilmente) e tem contato direto com a carroceira pois é necessário aterramento da antena direto na carroceira.

    Tentei de diversas maneiras prender o suporte nessas canaletas, utilizando apenas os parafusos sem sucesso. Então resolvi furar o suporte e canaletas, tentei colocar parafusos inox mas o espaço é muito exíguo, então rebitei, e vou selar com cola quente para minimizar a evolução da ferrugem.
    -2013-11-18-214037.jpg VOU COLOCAR DEPOIS UMA FOTO DA ANTENA FINALIZADA.

    Feita toda essa instalação de infra-estrutura foi só conectar os cabos, primeiro a antena em sua base, depois a antena no rádio, o rádio no cabo de força, e os cabo de força nos pólos da bateria.

    É um processo fácil não precisa de ferramentas nem conhecimentos especiais, só um pouco de paciência e gosto de mexer no carro.

    Em resumo:

    1 - ligar fiação na bateria, e passar para o interior do carro
    2 - fixar o rádio de alguma maneira
    3 - passar o fio da antena
    4 - fixar a antena de alguma maneira
    5 - conectar tudo!

    Acho que é valido comentar que para operar rádios PY é necessário ser RadioAmador, a prova é simples feita em todos os estados pela Anatel. Essa habilitação não te ensina a instalar, ou operar o rádio, mas vc ao menos aprende certos procedimentos e evita atrapalhar outros usuários por não saber utilizar o sistema de RadioAmador corretamente.

    Espero ter ajudado!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -2013-11-19-004727.jpg  
    Pajero TR4 2008 Flex AT
    Pajero Full 2008 HPE 3.8 Gasolina
    PU7VNV

  • #2
    Muito bom Nicolas!
    Ex-GV 98/99 Branco 3P 2.0 (KLF-0506)Vendido:16/07/13 185.000Km
    Ex-Jimny 01/02 Verde(KKW-7324)Vendido:21/07/11 148.000Km


  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Cabine de Fibra Pra Minha Band longa. Construção passo a passo.
      Por Arnoldo Junior no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 692
      Última resposta: 08/05/2023, 16:27
    2. SNORKEL FEITO EM CASA COM MENOS DE R$200,00 P CHEROKEE SPORT (passo a passo)
      Por FabricioSoares no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 17
      Última resposta: 19/05/2020, 11:19
    3. Respostas: 14
      Última resposta: 19/09/2016, 09:51
    4. Respostas: 25
      Última resposta: 01/09/2016, 15:03
    5. [Passo-a-Passo]Adaptaçao Cambio Clark 240f - Motor Opala 4cc
      Por Caieta no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 30
      Última resposta: 02/07/2015, 18:03

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade