x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 5 de 5
  • #1
    Usuário
    Entrada
    26/11/2011
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    237
    Agradecimentos: 9

    Radio HF/VHF/UHF móvel? Qual?




    Prezados,

    Tenho interesse num rádio HF/VHF/UHF móvel para instalação no meu carro, substituindo um ICOM V-8000. As opções são poucas e nada baratas. A manutenção e garantia desses aqui também preocupa. De um lado o Yaesu FT-857D, com um projeto já antigo e com algumas falhas conhecidas, de outro o ICOM IC-7100, projeto recente, que custa o dobro do primeiro, além de outros modelos.

    Gostaria de saber quem usa qual rádio, além de sugestões e recomendações, inclusive para antenas.

    Saudações a todos,
    Ismael Matos
    SsangYong Kyron 2.7 2008
    PU1MIB - QRG 146.520

  • #2
    Usuário Avatar de Claudio_Mag
    Entrada
    27/07/2012
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    66
    Posts
    205
    Agradecimentos: 0
    Olá Ismael,

    Um bom dia e uma ótima semana !

    Bem, não me considero muito qualificado para opinar, mas vamos lá.
    Há muitos anos utilizo com excelentes resultados a linha Yaesu (meu primeiro Yaesu comprei de terceira mão por volta de 1980 - um FT-101) e no ano passado procurei um equipamento robusto, confiável e que pudesse ser instalado em minha primeira viatura 4x4 - no caso, uma Sportage Diesel 2002. Depois de obter muitas informações . . . continuei com a linha Yaesu.

    Fiquei inicialmente na dúvida entre um equipamento apenas VHF ou um dual-band, mas considerei mais prático . . . e muito mais barato e com maior versatilidade um VHF na viatura e um HT portátil dual band. Desta forma fico com a vantagens de um equipamento no veículo e a flexibilidade de um portátil. Para o instalado no veículo, minha dúvida era entre o FT-1900 (55 W, 1,2 kg e 140x40x146mm) e o FT-2900 (75 W, 1,9 kg e 160x50x185 mm). O preço dos dois modelos é bem aproximado, e acabei optando pelo FT--1900 pela facilidade de instalação - menor e mais leve. Não considerei a diferença de potência de saída relevante . . na verdade 20 W não fazem nenhuma diferença real. . . se vc não consegue armar a repetidora ou ser ouvido com 55 W, os 75 W não vão fazer a diferença. . . melhor investir na antena ou procurar um melhor posicionamento. Adquiri este Yaesu de um companheiro aqui do fórum, este sim muito qualificado para o orientar : O Flávio Pandur, e-mail: fpandur@gmail.com. Escreva para ele que certamente será muito bem orientado e vai receber uma verdadeira aula sobre equipamentos, antenas, etc. . .alem de seus preços serem muito bons. . . De antenas pouco posso orientar, pois meu caso é muito específico : ganhei uma antena destinada anteriormente para VHF marítimo e a modifiquei para os 144 Mhz.

    Para equipamento portátil testei dois "Xing-Lings" . . . um Quanseng UV-2 e um Baufeng UV-5R. Ambos me surpreenderam pelo desempenho e baixo valor . . . por volta de US$ 45,00 no EBay. Prefero o marca Baofeng, modelo UV-5R, que considero o aparelho com melhor custo/benefício do mercado para nossa utilização. Não se compara a um Icon ou a um Yaesu . . . mas é bastante interessante . . . . opera em VHF (faixa de radioamador de 2m), e UHF (faixa de radioamador de 70 cm), tem um radinho FM para escutar as estações comerciais (88 a 108 Mhz), uma lanterninha e um sinalizador pisca-pisca LED que quebram um galho a noite, opera na faixa de VHF marítimo e de quebra, também opera na faixa de UHF . . . . . vc pode se comunicar com os radinhos do tipo Motorola Talkabout muito utilizados nas trilhas e passeios pelo seu baixo preço, reduzidas dimensões e por não necessitarem de licença . . . a carga da bateria dura tranquilamente um dia (ou 2 dias com a menor potência) e tem
    uma série de outros recursos e acessórios. . .

    Como referencia:
    http://www.ebay.com/itm/260967121218?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p398 4.m1439.l2649

    Existe também uma grande variedade de acessórios para o mesmo, tais como :
    a) Eliminador de bateria, para ligar no isqueiro do carro:
    BAOFENG UV 5R Dual Band UHF VHF Car Battery Eliminator E UV5R | eBay

    b) “Simulador” de bateria, para utilizar pilhas lapiseiras alcalinas (tamanho AAA) no lugar da bateria recarregável original :
    Original Baofeng AAA Radio Battery Pack Shell FOR BF UV5R Baofeng TH F8 Radio | eBay

    c) Microfone / altofalante remoto (eu usava o rádio “grudado” no painel da minha saudosa Sportage branquinha com velcro):
    Yellow Speaker Mic for Puxing WOUXUN Kenwood BAOFENG New UV 5R | eBay

    d) Antena externa (VHF e UHF), base magnética :
    NAGOYA UT-102 SF Mobile magnet antenna VHF/UHF PX-888 | eBay

    Bem, vc mencionou o FT-857D, um equipamento completíssimo . . . mas o considero completo demais para o uso móvel . . . a grande vantagem seria a facilidade de instalação por ter a frente destacável, mas não sei se vale a pena o custo/benefício para as atividades normais de trilhas e passeios 4x4.

    Um abraço e fico na expectativa de ter ajudado em algo. Recomendo passar um e-mail para o Flávio Pandur, citado acima, que é "Doutor" no assunto.

    Um abraço,

    Claudio Magnanini
    PU1XFL - PX1W8482
    Ex Sportage Diesel 2001, Ex Samurai 94 Metal Top
    Tracker 07/08 + Lift 2" + 235/70R16 + Proteções/Pára-choque + VHF + Guincho.
    Toyota SW4 1999

  • #3
    Usuário Avatar de mark_4x4
    Entrada
    18/01/2011
    Local
    vila velha/ES
    Idade
    49
    Posts
    142
    Agradecimento: 1
    Bom dia

    Existem vários equipamentos , vou citar os que conheço e considero os melhores:

    Icom IC-7000: um dos mais novos, com frente destacável, ou seja, vc pode colocar o corpo do rádio na mala do carro e a frente do rádio fixada no painel com suporte próprio. excelente rádio com ótima qualidade de rx e tx devido ao DSP (processador de sinal digital) muito bem elaborado. Utilizei um na base por alguns anos e fiquei bem satisfeito, como todo rádio compacto esquenta um pouco mas considero um dos melhores equipamentos compactos já produzidos.

    Icom IC-706 (mk2 e mk2g) é uma versão bem mais simples do ic-7000, quase o mesmo tamanho mas sem os recursos de tx e rx do 7000, ótima opção tb, um dos rádios mais vendidos na Icom até hoje. rádio bem robusto, a 1ª versão (706) é somente HF e VHF com 10w, a 2ª versão tem a mesma config, porem com mais potencia em vhf e a última (mk2g) já possuí a banda de UHF e 50w em VHF e 35 em UHF, tem frente destacável tb, ótimo equipo.

    Yaesu FT-100D, bem semelhante ao ic706mk2g, bom equipamento, bem compacto boa rx e tx.

    Yaesu FT-897D, Irmão maior do 897, com algum jeito da para acomodar no assoalho do carro. excelente equipo, muito robusto excelente opção tb para operação portátil. Um tanque de guerra da yaesu.

    73, marcelo
    Jimny 4ALL 17/18 (Indicativo - PP1OZ)

  • #4
    Usuário
    Entrada
    26/11/2011
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    237
    Agradecimentos: 9
    Cláudio, Marcelo,

    Obrigado pelas respostas.

    Meu interesse por um rádio multibanda HF-VHF-UHF é por me oferecer condições de contato em lugares mais afastados. Os que tenho hoje, ICOM V-8000 (VHF) e um HT Baofeng UV-5R (VHF-UHF), são ótimos dentro do que se propõem, mas o alcance é limitado. Como em minhas viagens acabo passando sozinho por lugares mais isolados, me preocupo que em caso de um problema mais sério, eu esteja totalmente fora do alcance da civilização, já sabendo que não existe garantia absoluta, mesmo com um rádio HF.

    Minha ideia é substituir o ICOM V-8000 por um novo rádio, para trabalhar também nas bandas de HF. Não tenho grande prática como radioamador. Tenho aprendido na internet, bastante seguindo alguns sites (http://www.k0bg.com e http://www.dxzone.com). As avaliações de produtos no site da eHam (eHam.net Home - Amateur Radio (Ham Radio) Community Site) são também boas fontes de informação, ainda que o forte seja o mercado americano. Quanto mais eu leio sobre os diversos modelos de rádios móveis multibanda, mais me interesso pelo ICOM IC-7100. Não fosse por custar tanto dinheiro, a decisão seria fácil. Se não aparecer uma super-promoção Black Friday com 50% de desconto, vou acabar comprando um Yaesu FT-857D. Acho que é o rádio com melhor relação custo/benefício (ou menos caro), compacto e tem o painel frontal destacável, o que facilita a instalação, ainda que o projeto antigo não ofereça os recursos digitais do IC-7100. Os modelos intermediários eu acabei descartando, devido ao tamanho ou dificuldade de instalação, por não apresentar alguma característica interessante que justificasse o preço adicional, ou por algum problema apontado como mais severo. O mencionado IC-7000, quando se inclui acessórios e cabos, está com preço quase igual ao IC-7100. Tenho acompanhado os preços via HF/6M/VHF/UHF

    Quanto a antenas, penso em duas situações: uma multibanda instalada diretamente no rack do carro ainda que limitada em termos de bandas e eficiência, e outra portátil, mais completa para montar e usar quando necessário. Hoje eu já tenho uma antena VHF instalada no rack, e uma VHF-UHF com base magnética, para uso eventual com o HT. Ainda estou aprendendo e pesquisando sobre as melhores opções. Penso em eu mesmo tentar construir as antenas com base nos modelos que eu achar mais adequados, simples e práticos, que não exijam mão muito firme na hora de usar um ferro de solda.

    Enquanto não chega a Black Friday, sigo tentando aprender CW.

    Agradeço mais uma vez, sempre aberto a papos, sugestões e recomendações.

    Saudações a todos,
    Ismael Matos
    SsangYong Kyron 2.7 2008
    PU1MIB - QRG 146.520

  • #5
    Usuário Avatar de mark_4x4
    Entrada
    18/01/2011
    Local
    vila velha/ES
    Idade
    49
    Posts
    142
    Agradecimento: 1
    Blz Ismael, realmente o 7100 fica bem mais caro e o 857 lhe atenderá muito bem para o que vc quer. Caso queira pesquisar temos esse site : www.feirinhadigital.com.br, Radioamadorismo, Links, Projetos, Classificados, noticias e tecnologia sempre comprei muita coisa boa, como o meu FT897D, com certeza terá um preço interessante, ou ainda vc pode adquirir um semi novo de boa procedência com preço. a antena tem uma excelente opção da yaesu que é a ATAS100, que é própria para o 857 e faz todas as faixas. qq coisa estamos QRV. 73
    Jimny 4ALL 17/18 (Indicativo - PP1OZ)

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Qual é o melhor rádio movel pra usar em ambiente 4x4 ?
      Por Murillus no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 40
      Última resposta: 12/04/2012, 16:17
    2. Instalação Rádio PX Móvel
      Por fermibach no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 8
      Última resposta: 08/11/2011, 15:36
    3. Qual Radio qual frequencia
      Por vekia no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 11
      Última resposta: 12/09/2007, 18:29
    4. RADIO MOVEL PY EM VHF - ACABOU A MAMATA, TUDO VENDIDO!
      Por marcelino no fórum Navegação e Eletrônicos
      Respostas: 26
      Última resposta: 13/12/2004, 08:42
    5. RADIO MOVEL PY EM VHF
      Por marcelino no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 3
      Última resposta: 07/10/2004, 08:07

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade