x
Convex Datacenter
Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
Resultados 25 a 35 de 35
  • #25
    Usuário Avatar de Carlo Pecca
    Entrada
    26/01/2007
    Local
    Rio de Janeiro e Mangaratiba/RJ
    Idade
    70
    Posts
    1,204
    Agradecimentos: 4



    Complementando o colega Fernando,
    os rádios chamados fixos (instalados em casa) ou os portáteis (HTs ou instalados em automóveis) todos precisam de licença para operação. Somente são livres de licença aqueles de criança de menos de 50 mWt, aqueles chamados de camelô. Até o tal tok-about da Motorola precisa de licença. Antes de comprar um rádio de VHF seja na faixa de PX ou PY, verifique junto ao site da Anatel quais fabricantes e qual modelo é homologado. Homologado o que é isso? São os equipamentos que foram testados ou apresentado certificados pelo fabricante ou por um representante no país junto ao setor competente da Anatel que realiza esse tipo de trabalho. Espero ter ajudado.
    Band curta fechada (FUZIBAND), OM364, 4M, Freio a Disco frente, DH, (futuro ar-cond, alongar diferenciais).

  • #26
    Usuário Avatar de andre_agostinho
    Entrada
    22/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    49
    Posts
    421
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Carlo Pecca Ver Post
    Complementando o colega Fernando,
    os rádios chamados fixos (instalados em casa) ou os portáteis (HTs ou instalados em automóveis) todos precisam de licença para operação. Somente são livres de licença aqueles de criança de menos de 50 mWt, aqueles chamados de camelô. Até o tal tok-about da Motorola precisa de licença. Antes de comprar um rádio de VHF seja na faixa de PX ou PY, verifique junto ao site da Anatel quais fabricantes e qual modelo é homologado. Homologado o que é isso? São os equipamentos que foram testados ou apresentado certificados pelo fabricante ou por um representante no país junto ao setor competente da Anatel que realiza esse tipo de trabalho. Espero ter ajudado.
    ola somente uma correção...o talk about não precisa de licença....
    Abs
    SR Zulu. TR4 2008. Primo do Boris. Beberrão….desde 2021
    Bóris Yeltsin, CJ5 1975, Beberrão,minha paixão desde 1995
    PU2NMY - 146.520 / PX2Z3952 -CH16

  • #27
    Usuário Avatar de Fernando Camelier
    Entrada
    04/04/2013
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    56
    Posts
    474
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por Carlo Pecca Ver Post
    Complementando o colega Fernando,
    os rádios chamados fixos (instalados em casa) ou os portáteis (HTs ou instalados em automóveis) todos precisam de licença para operação. Somente são livres de licença aqueles de criança de menos de 50 mWt, aqueles chamados de camelô. Até o tal tok-about da Motorola precisa de licença. Antes de comprar um rádio de VHF seja na faixa de PX ou PY, verifique junto ao site da Anatel quais fabricantes e qual modelo é homologado. Homologado o que é isso? São os equipamentos que foram testados ou apresentado certificados pelo fabricante ou por um representante no país junto ao setor competente da Anatel que realiza esse tipo de trabalho. Espero ter ajudado.

    Só pra não confundir a cabeça da galera:

    Todos os rádios precisam de licença e ponto final!

    Apenas o Radioamador precisa também do COER para poder ter acesso a licença e para ter o COER precisa fazer uma prova.

    Os únicos rádios que não precisam de licença são os de radiação restrita que precisam ser homologados ou certificados e atendem a legislação do respectivo serviço (pode ser um telefone sem fio, uma babá eletrônica, um microfone sem fio ou transceptor de internet na faixa de 2,4 Ghz por exemplo.

    Qualquer equipamento de telecomunicações e radiodifusão para ser utilizado no Brasil precisa ter um selo de certificação com sua numeração específica de acordo com o modelo abaixo:
    Duvida iniciante HT vs Radio fixo-selo.jpg

    Agora as pessoas perguntam o porquê da obrigação de ter licença:

    Bem, o governo federal é o responsável pelo uso do espectro radioelétrico (sistema natural por onde circulam as ondas de rádio, esse sistema é restrito e não cabe todo mundo ao mesmo tempo). A Anatel é a agência do governo que regula o uso desse bem público, nesse espectro circulam ondas de todos os comprimentos com vários tipos de modulação e isso tudo ao mesmo tempo.
    Agora imagine se todo mundo resolve colocar sinais ao mesmo tempo e sem nenhum controle em qualquer frequência...
    Vai acontecer um evento chamado INTERFERÊNCIA, que impedirá a comunicação (É como se fosse uma linha cruzada, ou melhor, várias).

    Então há a necessidade de saber quem usa, em qual frequência, qual a potência, onde usa e em que horários.

    Assim, a Anatel aloca por exemplo a frequência de 165,35 Mhz para uma empresa de construção civil localizada em Porto Alegre com 60 Ht's, 2 estações fixas de base e 30 móveis (em veículos), com potência máxima de 40w em torno de uma coordenada geográfica.

    Certamente não vai liberar essa mesma frequência na mesma cidade sabendo que o alcance de um rádio de 40w pode chegar a até 60km ou mais.

    Mas e se fosse na cidade de São Paulo, onde se concentram a maioria das empresas que usam radiocomunicação do país? Como fazer nesse caso?

    Aí a coisa muda de figura... Liberaria a mesma frequência, mas para serviços diferentes, como uma construtora e um supermercado e eles compartilhariam a frequência.

    No Radioamador e PX há um compartilhamento natural de frequências. No PX as frequências são determinadas por canais e no Radioamador por faixas de frequências (daí a necessidade de ter um pouquinho de conhecimento técnico e operacional).

    Estão vendo que não é tão simples quanto parece?

    Todos podem usar o rádio, mas é muito importante que estejam licenciados.

    Bem, o tópico virou uma valorosa fonte de informações e debate e eu gosto disso.

    Entendo um pouquinho disso, pois sou fiscal da Anatel com uma experiência de 27 anos na área de telecomunicações. Se alguém tiver alguma dúvida, pode perguntar que se eu souber respondo ou então vou pesquisar pra responder. (Pode até demorar um pouco, mas respondo)

    Um abraço a todos e boas trilhas
    Fernando (Primo -PU6PRI) Bahia Expedition 4x4
    Vitara Canvas 97 Ziriguidum e Tracker Diesel 2001 - O Anquilossauro
    Esperando uma nova vtr

  • #28
    Usuário Avatar de andre_agostinho
    Entrada
    22/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    49
    Posts
    421
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Fernando Camelier Ver Post
    Só pra não confundir a cabeça da galera:

    Todos os rádios precisam de licença e ponto final!

    Apenas o Radioamador precisa também do COER para poder ter acesso a licença e para ter o COER precisa fazer uma prova.

    Os únicos rádios que não precisam de licença são os de radiação restrita que precisam ser homologados ou certificados e atendem a legislação do respectivo serviço (pode ser um telefone sem fio, uma babá eletrônica, um microfone sem fio ou transceptor de internet na faixa de 2,4 Ghz por exemplo.

    Qualquer equipamento de telecomunicações e radiodifusão para ser utilizado no Brasil precisa ter um selo de certificação com sua numeração específica de acordo com o modelo abaixo:
    Duvida iniciante HT vs Radio fixo-selo.jpg

    Agora as pessoas perguntam o porquê da obrigação de ter licença:

    Bem, o governo federal é o responsável pelo uso do espectro radioelétrico (sistema natural por onde circulam as ondas de rádio, esse sistema é restrito e não cabe todo mundo ao mesmo tempo). A Anatel é a agência do governo que regula o uso desse bem público, nesse espectro circulam ondas de todos os comprimentos com vários tipos de modulação e isso tudo ao mesmo tempo.
    Agora imagine se todo mundo resolve colocar sinais ao mesmo tempo e sem nenhum controle em qualquer frequência...
    Vai acontecer um evento chamado INTERFERÊNCIA, que impedirá a comunicação (É como se fosse uma linha cruzada, ou melhor, várias).

    Então há a necessidade de saber quem usa, em qual frequência, qual a potência, onde usa e em que horários.

    Assim, a Anatel aloca por exemplo a frequência de 165,35 Mhz para uma empresa de construção civil localizada em Porto Alegre com 60 Ht's, 2 estações fixas de base e 30 móveis (em veículos), com potência máxima de 40w em torno de uma coordenada geográfica.

    Certamente não vai liberar essa mesma frequência na mesma cidade sabendo que o alcance de um rádio de 40w pode chegar a até 60km ou mais.

    Mas e se fosse na cidade de São Paulo, onde se concentram a maioria das empresas que usam radiocomunicação do país? Como fazer nesse caso?

    Aí a coisa muda de figura... Liberaria a mesma frequência, mas para serviços diferentes, como uma construtora e um supermercado e eles compartilhariam a frequência.

    No Radioamador e PX há um compartilhamento natural de frequências. No PX as frequências são determinadas por canais e no Radioamador por faixas de frequências (daí a necessidade de ter um pouquinho de conhecimento técnico e operacional).

    Estão vendo que não é tão simples quanto parece?

    Todos podem usar o rádio, mas é muito importante que estejam licenciados.

    Bem, o tópico virou uma valorosa fonte de informações e debate e eu gosto disso.

    Entendo um pouquinho disso, pois sou fiscal da Anatel com uma experiência de 27 anos na área de telecomunicações. Se alguém tiver alguma dúvida, pode perguntar que se eu souber respondo ou então vou pesquisar pra responder. (Pode até demorar um pouco, mas respondo)

    Um abraço a todos e boas trilhas
    é isso mesmo....licenca da anatel todos os rádios tem que ter..o coer só quem for modular na freq de radio amador...
    SR Zulu. TR4 2008. Primo do Boris. Beberrão….desde 2021
    Bóris Yeltsin, CJ5 1975, Beberrão,minha paixão desde 1995
    PU2NMY - 146.520 / PX2Z3952 -CH16

  • #29
    Usuário Avatar de Carlo Pecca
    Entrada
    26/01/2007
    Local
    Rio de Janeiro e Mangaratiba/RJ
    Idade
    70
    Posts
    1,204
    Agradecimentos: 4
    Blz Fernando,
    creio que o pessoal tenha entendido e olha... trabalhar na legalidade só dá bons frutos. Vejam que nas calamidades o que realmente funciona é o radio de comunicação, seja VHF, UHF ou HF. Aqui no fórum tem colegas que trabalham como voluntários em suas comunidades e há relatos a respeito.
    Grd abraço a todos.
    Band curta fechada (FUZIBAND), OM364, 4M, Freio a Disco frente, DH, (futuro ar-cond, alongar diferenciais).

  • #30
    Usuário Avatar de Fernando Camelier
    Entrada
    04/04/2013
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    56
    Posts
    474
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por Carlo Pecca Ver Post
    Blz Fernando,
    creio que o pessoal tenha entendido e olha... trabalhar na legalidade só dá bons frutos. Vejam que nas calamidades o que realmente funciona é o radio de comunicação, seja VHF, UHF ou HF. Aqui no fórum tem colegas que trabalham como voluntários em suas comunidades e há relatos a respeito.
    Grd abraço a todos.
    É importante sempre andar na legalidade, não só em relação aos nossos rádios, mas em tudo mesmo.
    Respeitar regras faz com que a vida em sociedade seja possível.
    Hoje temos grandes problemas por pura falta de respeito, educação e transgressão a normas. Mas isso é debate de doido (risos).

    O verdadeiro espírito 4x4 reside em ser solidário sempre!
    Pequenas ações geram grandes resultados!

    Um abraço
    Fernando (Primo -PU6PRI) Bahia Expedition 4x4
    Vitara Canvas 97 Ziriguidum e Tracker Diesel 2001 - O Anquilossauro
    Esperando uma nova vtr

  • #31
    Usuário
    Entrada
    01/11/2013
    Local
    No Ar/SC
    Posts
    1,119
    Agradecimentos: 33
    Citação Postado originalmente por Carlo Pecca Ver Post
    Blz Fernando,
    creio que o pessoal tenha entendido e olha... trabalhar na legalidade só dá bons frutos. Vejam que nas calamidades o que realmente funciona é o radio de comunicação, seja VHF, UHF ou HF. Aqui no fórum tem colegas que trabalham como voluntários em suas comunidades e há relatos a respeito.
    Grd abraço a todos.
    muito bem colocado, nas grandes calamidades tipo a de Santa Catarina ou no evento inacreditavel de Nova Friburgo com mais de 1000 mortes, onde até houve mudança no relevo em parte de cidade...

  • #32
    Usuário Avatar de PP5GAS
    Entrada
    14/11/2012
    Local
    Rio do Oeste/SC
    Idade
    65
    Posts
    670
    Agradecimentos: 4
    Em nossa região, Alto Vale do Itajaí, Santa Catarina o radioamadorismo conquistou respeito e admiração da própria Defesa Civil do estado. Inclusive somos nós que damos manutenção e hospedamos o sistema privado deles aqui na região. Em 2011 sofremos uma enchente de grandes proporções que derrubou todo sistema de comunicação, exceto nossa rede de VHF. Conseguimos manter no ar comunicações dos bombeiros, defesa civil e apoio a helicópteros usando geradores a gasolina 24 horas por quinze dias. Serviço totalmente voluntário. A satisfação de ajudar "não tem preço".

    Lembrando que devemos estar sempre legalizados. Não é difícil.
    Aqui no forum tenho um tópico onde relato algumas passagens da enchente de 2013. Clicar na minha assinatura.

  • #33
    Usuário Avatar de Júnior DRM
    Entrada
    26/07/2014
    Local
    Maria Helena/PR
    Idade
    40
    Posts
    36
    Agradecimentos: 0
    Ola Fernando, estou prestes a receber meu COER, dai vem minhas duvidas como fasso para ver a lista dos HTs homologados pela ANATEL, alem do HT vou querer utilizar um "PX" para isso terei que tirar alguma licença para isso ou o COER já seve?

  • #34
    Usuário Avatar de Fernando Camelier
    Entrada
    04/04/2013
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    56
    Posts
    474
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por Júnior DRM Ver Post
    Ola Fernando, estou prestes a receber meu COER, dai vem minhas duvidas como fasso para ver a lista dos HTs homologados pela ANATEL, alem do HT vou querer utilizar um "PX" para isso terei que tirar alguma licença para isso ou o COER já seve?
    COER é o Certificado de Operador de Estação de Radioamador.
    Você está apto para operar estações da sua classe (Pode ser a sua estação ou estação de terceiros).

    Para ter a sua estação você precisa de uma licença.
    Lembre que HT é uma estação móvel, ok?
    Entre em contato com o pessoal da Anatel de Curitiba pra licenciar a estação. (O rádio você poderá adquirir depois)
    Leve uma lista dos HT's que você tem interesse e o pessoal te informa se é homologado ou não.
    Você poderá pesquisar também em SGCH - SISTEMA DE GESTÃO DE CERTIFICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO - [SIS versão 2.2.62] (Dê preferência a usar o Internet Explorer. Em outros navegadores costuma travar).

    Para o PX que é Radio do Cidadão é um outro serviço, porém você não precisa de COER para operar, mas precisa licenciar a estação. Essa é mais simples, você cadastra no site da Anatel na internet, imprime o boleto, paga no banco e recebe a licença.

    Dê uma passadinha na Anatel e resolva isso tudo de uma só vez. As taxas iniciais são as maiores, mas não chega a ser caro. As taxas anuais são bem baratinhas e vencem todos os anos no dia 31 de março.
    Qualquer dúvida posso demorar um pouco, mas respondo, ok?
    Abração!
    Fernando (Primo -PU6PRI) Bahia Expedition 4x4
    Vitara Canvas 97 Ziriguidum e Tracker Diesel 2001 - O Anquilossauro
    Esperando uma nova vtr

  • #35
    Usuário
    Entrada
    18/03/2015
    Local
    SALVADOR/BA
    Idade
    56
    Posts
    30
    Agradecimentos: 0

    Yaesu vx7r

    Jcc me ajude ai!

    Adquiri um yaesu vx 7r também ! Procurei no site da anatel e não encontrei esse modelo!

    Como voçe conseguiu o selo dele! ESTÁ HOMOLOGADO

    Como faço PARA ACHAR ISSO!Qualquer equipamento de telecomunicações e radiodifusão para ser utilizado no Brasil precisa ter um selo de certificação com sua numeração específica de acordo com o modelo abaixo:




    Desde já agradeço!



    Citação Postado originalmente por JCC :-) Ver Post
    Nelson, parabéns pela sua atitude em começar certo.
    O processo direto na ANATEL não é muito fácil. No meu caso posso dizer que a Labre-SP foi fundamental na obtenção da minha licença. A Amanda da secretaria me atendeu muito bem.
    Primeiro desafio é inscrever-se para as provas. Quando a Labre informar que as inscrições estão abertas, corra e faça a sua. Estude as apostilas (incluindo as erratas). Eu usei também um material de apoio e algumas pesquisas na internet para entender e não apenas decorar. Conseguir passar para classe C é fácil.
    Com o resultado você primeiro obtem o COER e depois a licença da estação. A Labre faz tudo para você, acredite, vale a pena.
    Daí a escolha do rádio. Eu começaria com um HT mesmo, e depois um rádio fixo do carro. Sempre é bom ter um HT. Caminhando, no alto de um morro você tem grandes chances de falar com alguém. Uma vez, num ponto alto da trilha, fiz contato em Simplex com 5W a mais de 100km de distância.
    Atenção na escolha do rádio. Se for na Santa Efigênia vai constatar que 99% dos rádios estarão desbloqueados, ou seja, são capazes de transmitir fora da faixa autorizada para sua licença de radioamador (VHF 144-148MHz, UHF 430-450MHz). Você terá que garimpar um que opere corretamente. Normalmente eles apenas recolocam um jumper e resetam o transceptor para configuração de fábrica. Se for aqueles chineses genéricos esqueça, eles não respeitam qualquer tipo de legislação.
    Cansei de ouvir que esse baratinho é bom também, igual o outro. Minha experiência prática diz que não! Estou bom um Yaesu VX-7R recém adquirido, é muito superior ao genérico, além de estar homologado na ANATEL. Vale cada R$ a mais.

    Boa sorte e espero ouvi-lo em breve pelas ondas do rádio.

    JCC
    4X4 Brasil Razão: COMPLEMENTAR RESPOSTA

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Chassi remarcado - dúvida de iniciante.
      Por Wil no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 3
      Última resposta: 03/08/2009, 12:49
    2. Chassis - dúvida de iniciante
      Por Ogro no fórum Jeep Willys
      Respostas: 4
      Última resposta: 01/08/2008, 15:04
    3. Duvida de iniciante
      Por Ilton Filho no fórum Picapes
      Respostas: 29
      Última resposta: 20/03/2008, 00:08
    4. DÚVIDA DE INICIANTE... TRAÇÃO 4X4H
      Por Walter Carlos Brossel no fórum Suzuki
      Respostas: 16
      Última resposta: 01/03/2005, 23:09

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade