x
Convex Datacenter
Página 1 de 16 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 186
  • #1
    Usuário Avatar de lucar
    Entrada
    04/01/2012
    Local
    Pirassununga-SP/SP
    Idade
    43
    Posts
    649
    Agradecimento: 1

    Habilitação de Indicativo Radio Amador




    Aqueles que tem interesse em usar o seu Radio PY / HT legalmente necessitam fazer uma prova junto a Anatel para habilitação do prefixo a ser usado pelo interessado tanto em bases fixas, como em móveis/portáteis. A LABRE (Liga dos Amadores Brasileiros de Radio Emissão) viabiliza a realização do exame quase mensalmente em diversas partes do estado de SP.

    Dia 05/10/2013 irá acontecer um exame na cidade de Indaiatuba/SP e em Novembro previsão de ser em Itanhaem/SP (a confirmar).

    As inscrições podem ser feitas no site da LABRE-SP (</title> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"> <link REL="SHORTCUT ICON" HREF="./labre_icon.ico"> </head> <style> a{text-decoration:none} a:hover,#homel,#rssl{text-decoration:underline} table { font-family: Arial, H) lembrando que as vagas são limitadas e que deve-se estudar algumas apostilas (também disponíveis no site) para o ingresso e habilitação na classe "C" da categoria!

    Sempre usei o meu PX sem licença mas este ano estou providenciando a legalidade dele e a habilitação de Radio Amador para poder operar legalmente e não ter problemas nas estradas.

    Dia 05/10 estarei em Indaiatuba/SP se alguém mais for fazer o exame me comunica para troca de idéias e possível encontro por lá!!

    Um forte 73 para todos.
    LAND ROVER DEFENDER 110 2000 "GALEGA"
    Cj-5 1973 "Sangue Baum"
    PU2UVB QAP 146.000mhz / PX2L0880 QAP CANAL 16

  • #2
    Usuário Avatar de henrique wamser
    Entrada
    30/08/2005
    Local
    CURITIBA/
    Idade
    66
    Posts
    1,006
    Agradecimento: 1
    OLÁ, LUCAR
    PARA O PX, NÃO PRECISA PROVA MAS TEM QUE IR NA ANATEL TIRAR E PAGAR LICENÇA DA ESTAÇÃO MÓVEL ( TIPO 6)
    PARA RADIO AMADOR, (PU CLASSE C ) E classe B E A (PY PP PT DEPENDENDO DA REGIÃO) TEM QUE FAZER PROVA AGENDADA NA ANATEL, PAGAR UNS BOLETOS, TODOS BARATINHOS.
    recomendo depois, carregar a licensa junto com os docs do veiculo.
    para ter radio em casa, a licença de estação fixa (tipo 1)


    73 DE PY5IQ Grid locator- GG 54 IM
    4X4 Brasil
    PY5 IQ
    SW4 AT 11 + Freelander 2 hse prata

  • #3
    Banido
    Entrada
    04/02/2013
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    544
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por lucar Ver Post
    Dia 05/10 estarei em Indaiatuba/SP se alguém mais for fazer o exame me comunica para troca de idéias e possível encontro por lá!!
    Parabéns pela iniciativa Lucar. A minha prova será amanhã, mas direto na Anatel; sem taxa nenhuma. Taxa só a prova na Labre. Quem tiver interesse; tem um "macete" para agendar a prova; só preguntar.
    Tem mais forista fazendo esta prova amanhã aqui no RJ.

  • #4
    Usuário Avatar de henrique wamser
    Entrada
    30/08/2005
    Local
    CURITIBA/
    Idade
    66
    Posts
    1,006
    Agradecimento: 1
    boa sorte
    se passar vai ter uma taxas , sim de emissão do COER (CERTIFICADO DE OPERADOR DE ESTAÇÃO DE RADIO), taxa do fistel(taxa de fiscalizão
    fistel, da licensa de operação,,, mas somando tudo não dá 50 latinhas
    PY5 IQ
    SW4 AT 11 + Freelander 2 hse prata

  • #5
    Usuário Avatar de lucar
    Entrada
    04/01/2012
    Local
    Pirassununga-SP/SP
    Idade
    43
    Posts
    649
    Agradecimento: 1
    Isso mesmo.

    Hoje eu mandei o formulário padrão para ANATEL via correio fazendo o requerimento da licença do PX. Deve anexar cópia do RG autenticada e cópia simples de comprovante de endereço. Inclusive liguei lá e pode tirar a licença sem ter o radio homologado pois ainda estão aceitando. Fiz o requerimento para estação fixa (em casa) e móvel/portátil (jipe) pois já tenho um cobra 148 GTL EX que deve ter uns 30 anos instalado no jipe. kkkk
    Aproveitem enquanto não estão exigindo rádio homologado!!

    Quanto ao indicativo para operar Radio Amador irei aproveitar a prova que vai ter no encontro de Inadiatuba/SP e farei pela LABRE mesmo. Custo de R$13.42 (na ANATEL não tem taxa). Se aprovado tem outras taxas descritas acima. Também estou pedindo licença/indicativo para base fixa (casa) e móvel/portátil (jipe). Pois pretendo manter um rádio em casa e outro no jipe.

    Operei o PX desde que tenho meu Willys uns 10 anos e nunca tive problemas, porém andei escutando que teve gente que perdeu o rádio para polícia na estrada, portanto fui atrás de certificar tudo e poder operar na legalidade.

    forte 73 para todos .... até!
    LAND ROVER DEFENDER 110 2000 "GALEGA"
    Cj-5 1973 "Sangue Baum"
    PU2UVB QAP 146.000mhz / PX2L0880 QAP CANAL 16

  • #6
    Banido
    Entrada
    04/02/2013
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    544
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por lucar Ver Post
    ...andei escutando que teve gente que perdeu o rádio para polícia na estrada...
    Eles podem apreender o equipamento contra recibo, até você apresentar a documentação do equipamento. Se você não tiver comprovação da origem, vai para a conta de descaminho. Se estiver fixo no veículo o veículo fica retido até a apresentação da documentação ou retirada do equipo do veiculo. A galera da OAB ai que me corrija. Se não te derem recibo, então é "perdeu perdeu tiu"; dae chama a corregedoria, com testemunha claro.

  • #7
    Usuário Avatar de Danielmjr
    Entrada
    10/04/2013
    Local
    Porto Feliz/SP
    Idade
    38
    Posts
    208
    Agradecimentos: 0
    Obrigado pela informação. Fiz a minha inscrição já.

    Quanto a citação do Marado, quer dizer que, sem note fiscal do rádio mas com a COER, ainda corro risco de perder o rádio por falta de comprovação de origem do mesmo ?
    Comprei um ht pelo ebay de uma pessoa da China, direto. Somente com o comprovante do transporte, (já que entrou pelo correio legalmente para o Brasil, pois estava escrito na embalagem o que era), já serve ?

  • #8
    Usuário Avatar de Freitag
    Entrada
    15/02/2013
    Local
    Rio de Janeiro - Taquara/RJ
    Idade
    46
    Posts
    845
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Marado Ver Post
    Parabéns pela iniciativa Lucar. A minha prova será amanhã, mas direto na Anatel; sem taxa nenhuma. Taxa só a prova na Labre. Quem tiver interesse; tem um "macete" para agendar a prova; só preguntar.
    Tem mais forista fazendo esta prova amanhã aqui no RJ.
    Marado, boa sorte para você e para o Siqueira também. Falando nisso vai no curso off-road sábado na Barra?
    Hilux CD 4x4 2.8 95 "Gigante de Aço"
    BL + SL + M/T 33X12,5X15 + Snorkel + VHF Yaesu Ft-2900
    QRA - PU1TCD / QRG - 146.520 Mhz / FREITAG, 73!

  • #9
    Banido
    Entrada
    04/02/2013
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    544
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Danielmjr Ver Post
    Quanto a citação do Marado, quer dizer que, sem note fiscal do rádio mas com a COER, ainda corro risco de perder o rádio por falta de comprovação de origem do mesmo ?
    Teoricamente sim. Na pratica não. Eles só vão te pedir a autorização para usar/ter instalado o equipo.
    Segue abaixo uma consulta a Anatel sobre este assunto;
    PY3PO - Jorge Barbosa
    Email que recebi de LUCIO LEITE - PU5 LZL pu5lzl@craje.org.br, atenciosamente: Leo-Py2mok
    Pessoal,
    Conforme comuniquei recentemente em nossas rodadas, fui abordado em uma blitz pela polícia militar e solicitaram documentação da minha estação móvel. Questionei oficialmente a Anatel e informo-os da resposta:

    PERGUNTA:
    *Senhores, Há 2 dias fui abordado por policiais militares num blitz rotineira no bairro de Sta Felicidade, zona urbana de Curitiba - PR. Os policiais me pediram, além dos documentos habituais, a licença da estação que tenho em meu veículo, a PY5MG tipo 6. Felizmente estava de posse da licença e do COER, e não houve qualquer problema. Minhas dúvidas são: 1 - A polícia militar é órgão competente para fiscalizar este serviço? 2 - Caso não estivesse com a documentação da estação em mãos, quais seriam as consequências? 3 - se outra pessoa - minha esposa por exemplo - estiver dirigindo o veículo, não for habilitada e consequentemente não possuir COER, quais as consequencias? No caso a licença da estação estará sempre disponível. Certo de sua habitual atenção, agradeço. Att, Paulo - PY5MG *

    RESPOSTA DA ANATEL:
    *Sr. Paulo
    em resposta a sua solicitação de informação citada a cima, tenho a informar que a Polícia Militar tem competência para fiscalizar este serviço, que se resume a conferir licença, para verificar se o serviço está outorgado pela Anatel para o usuário em questão que no caso é o senhor. O policial, em caso do usuário não possuir licença, poderá apreender o equipamento e encaminhá-lo para a Polícia Federal, que por sua vez recorre a Anatel para pedir um laudo, que é de fato a autoridade competente para fornecê-lo. Quanto a sua esposa estar dirigindo o seu veículo, já é mais delicado, porque a licença é nominal e intransferível. Sugiro que deixe cópia da sua licença e do seu COER no veículo e quando ela for abordada pela polícia, mostrar a documentação e informar que não estava operando o rádio e que é de uso exclusivo de seu marido, no caso o senhor.*
    *Espero ter te ajudado, sem mais para o momento. Subscrevo-me. *
    *Atenciosamente, *
    *Alexandre Marinho.*

    Desta forma, fica esclarecido que a Polícia Militar tem competência para fiscalizar estações de radiocomunicação, e pode apreender equipamentos sem licença.
    Forte 73,
    Paulo - PY5MG

  • #10
    Banido
    Entrada
    04/02/2013
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    544
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por lucar Ver Post
    Dia 05/10 estarei em Indaiatuba/SP se alguém mais for fazer o exame me comunica para troca de idéias e possível encontro por lá!!
    Lucar, estude por aqui:

    Legislação das Telecomunicações, Teste de Avaliação. - Anatel

    TÉCNICA E ÉTICA OPERACIONAL. TESTE DE AVALIAÇÃO

    A prova é composta de 20 questões de cada teste, ou seja, 40 questões; retiradas destes dois testes completos da própria Anatel.
    As questões são ipsis litteris destes dois testes acima. Não precisa olhar mais nada, são 40 questões retiradas destes dois testes. Dai o sistema sorteia 40 questões diferentes para cada participante, todas as provas são diferentes.

  • #11
    Usuário Avatar de Danielmjr
    Entrada
    10/04/2013
    Local
    Porto Feliz/SP
    Idade
    38
    Posts
    208
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Marado Ver Post
    Teoricamente sim. Na pratica não. Eles só vão te pedir a autorização para usar/ter instalado o equipo.
    Segue abaixo uma consulta a Anatel sobre este assunto;
    PY3PO - Jorge Barbosa
    Email que recebi de LUCIO LEITE - PU5 LZL pu5lzl@craje.org.br, atenciosamente: Leo-Py2mok
    Pessoal,
    Conforme comuniquei recentemente em nossas rodadas, fui abordado em uma blitz pela polícia militar e solicitaram documentação da minha estação móvel. Questionei oficialmente a Anatel e informo-os da resposta:

    PERGUNTA:
    *Senhores, Há 2 dias fui abordado por policiais militares num blitz rotineira no bairro de Sta Felicidade, zona urbana de Curitiba - PR. Os policiais me pediram, além dos documentos habituais, a licença da estação que tenho em meu veículo, a PY5MG tipo 6. Felizmente estava de posse da licença e do COER, e não houve qualquer problema. Minhas dúvidas são: 1 - A polícia militar é órgão competente para fiscalizar este serviço? 2 - Caso não estivesse com a documentação da estação em mãos, quais seriam as consequências? 3 - se outra pessoa - minha esposa por exemplo - estiver dirigindo o veículo, não for habilitada e consequentemente não possuir COER, quais as consequencias? No caso a licença da estação estará sempre disponível. Certo de sua habitual atenção, agradeço. Att, Paulo - PY5MG *

    RESPOSTA DA ANATEL:
    *Sr. Paulo
    em resposta a sua solicitação de informação citada a cima, tenho a informar que a Polícia Militar tem competência para fiscalizar este serviço, que se resume a conferir licença, para verificar se o serviço está outorgado pela Anatel para o usuário em questão que no caso é o senhor. O policial, em caso do usuário não possuir licença, poderá apreender o equipamento e encaminhá-lo para a Polícia Federal, que por sua vez recorre a Anatel para pedir um laudo, que é de fato a autoridade competente para fornecê-lo. Quanto a sua esposa estar dirigindo o seu veículo, já é mais delicado, porque a licença é nominal e intransferível. Sugiro que deixe cópia da sua licença e do seu COER no veículo e quando ela for abordada pela polícia, mostrar a documentação e informar que não estava operando o rádio e que é de uso exclusivo de seu marido, no caso o senhor.*
    *Espero ter te ajudado, sem mais para o momento. Subscrevo-me. *
    *Atenciosamente, *
    *Alexandre Marinho.*

    Desta forma, fica esclarecido que a Polícia Militar tem competência para fiscalizar estações de radiocomunicação, e pode apreender equipamentos sem licença.
    Forte 73,
    Paulo - PY5MG

    Obrigado pelas respostas. Agora entendi. Poderia me responder outra coisa ? Somente eu tenho que ter o COER ou também o rádio precisa ter uma licença ou autorização ? Caso positivo, precisa de uma autorização pra cada equipamento ? Existe diferença entre o móvel usado nos carros ou a pé (ht no caso) e os fixos que as pessoas tem em casa ?

  • #12
    Banido
    Entrada
    04/02/2013
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    544
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Freitag Ver Post
    Marado, boa sorte para você e para o Siqueira também. Falando nisso vai no curso off-road sábado na Barra?
    Valeu Freitag; correu tudo muito bem. Fiz a prova mais o Siqueira e o Drezter, este também do V.Q.Q. Creio que a aprovação vai ser no atacado; todos os 3.
    Com relação ao curso off-road, não estou sabendo. É da Técnica 4X4? Se for não é neste sábado é no seguinte. Até lá é provável que eu vá sim.
    Talvez vá provar esta tua maionese no domingo, mais o Siqueira. Vamos ver...

    Grande Abraço

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Rádio amador ou radio transmissor?
      Por Mineiro do Cerrado no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 15
      Última resposta: 26/03/2015, 14:37
    2. Radio amador
      Por Rafaell Pinheiro no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 8
      Última resposta: 26/03/2015, 14:29
    3. Rádio AMADOR - vendo rádio HT e base
      Por Mundo Off-Road no fórum Navegação e Eletrônicos
      Respostas: 0
      Última resposta: 29/04/2012, 12:29
    4. radio amador
      Por Cristiano.Feijao no fórum Navegação e Eletrônicos
      Respostas: 6
      Última resposta: 01/09/2009, 11:28

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade