x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 6 de 6
  • #1
    Usuário
    Entrada
    21/09/2013
    Local
    Santana do Livramento/RS
    Idade
    36
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0

    Comunicação via rádio




    Boa tarde gurizada do 4x4Brasil...

    Sou novo no 4x4 aqui..

    Moramos aqui no sul do Brasil na fronteira com Rivera (Uruguai) e temos propriedades rurais em 3 localidades do interior do município de Santana do Livramento e queria saber com alguém de vocês alguma experiência de comunicação via rádio.

    Nossas propriedades distam, em média, 30km umas das outras, além do escritório na cidade e 2 Hilux rodando de um lado para outro, ou seja, são 6 rádios que teriam de entrar em contato uns com os outros.

    Alguém tem experiência sobre alguma ocasião assim ou parecida???

    Queria saber sobre alcance, aparelhos e licenças!!!


    Agradeço desde já às respostas!!!!

    Abraço

  • #2
    Usuário Avatar de sandro_ventania
    Entrada
    24/01/2012
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Idade
    51
    Posts
    1,875
    Agradecimentos: 38
    Antonio,

    Você poderia usar rádios VHF, que certamente daria a cobertura que voce deseja, porém 6 pessoas teriam que tirar licenças de radioamador na Anatel...exige um pouco de estudo, provas na Anatel, etc.
    Porém voce pode usar rádios da faixa do cidadão os chamados PX. Esses voce tira a licença pela internet, e só paga um taxa simbolica anual e não precisa de prova nem nada.
    Nas bases terá que usar boas antenas e nos carros será aquela antena chamada Maria-mole.
    Tem o incoveniente de ser mais barulhento e o alcance local é menor que o VHF.
    Veja o que voce acha ser o melhor para voce e se tiver mais alguma duvida a gente responde.
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #3
    Usuário Avatar de Sonhador
    Entrada
    15/07/2012
    Local
    Santos/SP
    Posts
    958
    Agradecimentos: 16
    Na empresa em que trabalho tem faixa fechada , na verdade são duas faixas uma ponto a ponto e outra por repetidora , normalmente usamos via repetidora pq tanto as estações fixas tanto os ht´s transmitem para repetidora e elas retransmitem aumentando a area de cobertura , ja no ponto a ponto e usado qdo tem problemas nas repetidoras , elas transmitem direto radio para os radios o principal problema nesse caso e que as vezes os ht´s dependendo da distancia o sinal nao chegam em algumas estações , mas nesses casos fazemos uma ponte(telefone sem fio) entre os usuarios dos radios .
    Os radios que usamos em estações fixas seriam os mesmos que seriam usados em veiculos a unica coisa seria a antena do radio.
    agora a parte de licença não sei como funciona , não sei se e por radio ou e um pacote.
    Quem fornece os radios e faz a manutenção das repetidoras e radios e uma empresa contratada para esse fim.

    A distancia entre a estacao fixa mais distante são em torno de 30 KM e tem morros no meio as repetidoras são em pontos altos.
    4X4 Brasil

  • #4
    Usuário
    Entrada
    21/09/2013
    Local
    Santana do Livramento/RS
    Idade
    36
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    Antonio,

    Você poderia usar rádios VHF, que certamente daria a cobertura que voce deseja, porém 6 pessoas teriam que tirar licenças de radioamador na Anatel...exige um pouco de estudo, provas na Anatel, etc.
    Porém voce pode usar rádios da faixa do cidadão os chamados PX. Esses voce tira a licença pela internet, e só paga um taxa simbolica anual e não precisa de prova nem nada.
    Nas bases terá que usar boas antenas e nos carros será aquela antena chamada Maria-mole.
    Tem o incoveniente de ser mais barulhento e o alcance local é menor que o VHF.
    Veja o que voce acha ser o melhor para voce e se tiver mais alguma duvida a gente responde.

    Sandro,

    Muito obrigado pela atenção na tua resposta!
    Vou sim dar uma estudada na melhor situação custo-benefício também, pois também não me adianta fazer prova na Anatel e tal e depois me instalarem uma antena da Vivo aqui perto que nos dê cobertura total ou quase em nosso trecho de rodagem.

    Quanto aos rádios, temos que comprovar a origem dos mesmos? Tipo....no Paraguay os PX são muito baratos né.
    Os VHF temos uns antigos que meu pai usava antes, mas "agora" chegou o celular e ele abandonou tudo.
    Quero reativar a comunicação via rádio por nostalgia e economia, visto que as tarifas da Vivo não são das mais baratas.

    Quanto às provas da Anatel, é um bixo de 7 cabeças ou é tranquilo?

    Aguardo!!!!

    Valeu, abração

  • #5
    Usuário
    Entrada
    21/09/2013
    Local
    Santana do Livramento/RS
    Idade
    36
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Sonhador Ver Post
    Na empresa em que trabalho tem faixa fechada , na verdade são duas faixas uma ponto a ponto e outra por repetidora , normalmente usamos via repetidora pq tanto as estações fixas tanto os ht´s transmitem para repetidora e elas retransmitem aumentando a area de cobertura , ja no ponto a ponto e usado qdo tem problemas nas repetidoras , elas transmitem direto radio para os radios o principal problema nesse caso e que as vezes os ht´s dependendo da distancia o sinal nao chegam em algumas estações , mas nesses casos fazemos uma ponte(telefone sem fio) entre os usuarios dos radios .
    Os radios que usamos em estações fixas seriam os mesmos que seriam usados em veiculos a unica coisa seria a antena do radio.
    agora a parte de licença não sei como funciona , não sei se e por radio ou e um pacote.
    Quem fornece os radios e faz a manutenção das repetidoras e radios e uma empresa contratada para esse fim.

    A distancia entre a estacao fixa mais distante são em torno de 30 KM e tem morros no meio as repetidoras são em pontos altos.

    Aí Sonhador,


    Te agradeço pela atenção na resposta...

    Vou dar uma estudada na situação para ver o melhor...


    Um grande abraço e valeu pela dica novamete

  • #6
    Usuário Avatar de sandro_ventania
    Entrada
    24/01/2012
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Idade
    51
    Posts
    1,875
    Agradecimentos: 38
    Citação Postado originalmente por Antonio Guerra Ver Post
    Sandro,

    Muito obrigado pela atenção na tua resposta!
    Vou sim dar uma estudada na melhor situação custo-benefício também, pois também não me adianta fazer prova na Anatel e tal e depois me instalarem uma antena da Vivo aqui perto que nos dê cobertura total ou quase em nosso trecho de rodagem.

    Quanto aos rádios, temos que comprovar a origem dos mesmos? Tipo....no Paraguay os PX são muito baratos né.
    Os VHF temos uns antigos que meu pai usava antes, mas "agora" chegou o celular e ele abandonou tudo.
    Quero reativar a comunicação via rádio por nostalgia e economia, visto que as tarifas da Vivo não são das mais baratas.

    Quanto às provas da Anatel, é um bixo de 7 cabeças ou é tranquilo?

    Aguardo!!!!

    Valeu, abração
    Antonio, as provas da Anatel não são bichos de 7 cabeças, mas é necessario estudar as matérias... Legislação, Tecnica operacional e ética operacional.
    Para tirar a licença não tem que comprovar a origem...porém (esse porém é que mata, não é) em caso de fiscalização, o rádio instalado deve ser um modelo homologado...isso serve para o VHF também.
    Fiscalização da anatel é raríssimo e normalmente é fruto de denuncia. Em blitz de policia, normalmente eles só pedem a licença.
    Rádio para comunicação é muito bom...fala o quanto quiser e só paga uma taxa de uns 20 reais por ano.
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Como escolher um Radio de Comunicação?
      Por JEEPERINHO - TR4 no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 35
      Última resposta: 20/09/2012, 15:17
    2. comunicação entre 2 radio px
      Por jow no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 1
      Última resposta: 22/03/2011, 07:53
    3. Comunicação via Rádio em BH e região: PX x PY
      Por delboni no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 1
      Última resposta: 05/05/2009, 15:02
    4. Orientação sobre Rádio de Comunicação
      Por Inácio Neto no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 7
      Última resposta: 22/08/2008, 18:54
    5. Comunicação Via Radio...
      Por Murillus no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 22
      Última resposta: 18/04/2008, 18:05

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade