Powered by vBulletin

Instalação de antena no pára-choque...

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 20/10/2005, 08:12
    marcelino
    Bem vindo, Cosmo

É sempre bom contar com uma opinião a mais.

Gostaria de contribui e fazer uma sugestão a todos, recomendo que se aterre também, junto ao rádio o negativo ao terra na carcaça do veículo, ficando assim um positivo direto da bateria (fio vermelho com fusível adequado), um negativo direto da bateria (fio preto sem fusivel) e no local do rádio aterre o negativo na carcaça. A medida é preventiva e tem como premissa garantir sempre o perfeito aterramento do rádio e o plano terra da antena.

Em relação a instalação da antena no para-choques da viatura sem problemas, garanta um perfeito aterramento unido o ponto de fixação da antena ao um ponto aterrado no chassis. A medida visa também garantir SEMPRE um perfeito plano terra para a antena.

Um abraço a todos,
  • 29/10/2005, 19:14
    elias flato
    Marcelino, outra pergunta :shock: ,
    Como faço para aterrar o fio na carcaça do jeep, se a minha é feita de fibra?
    Valeu
  • 30/10/2005, 13:25
    NeRo
    A parte elétrica de carros de fibra são aterradas no chassi.
  • 31/10/2005, 07:43
    marcelino
    Senhores,

No seu caso a ligação do fio negativo (preto) à bateria será imprescindivel haja visto que o sua carcaça está isolada...dispense o aterramento do negativo próximo do rádio.

Agora para aqueles que, como no seu caso, possuem viaturas com carcaça em fibra fica outro problema é a necessidade de aterramento da antena (se deve ao fato que para funcionar bem toda antena precisa do que chamamos de "plano terra", ou seja de uma superficie, natural ou não, aterrada para uma melhor irradiação do sinal). Tente por ligar o negativo do conector de antena ao chassis do carro e teste o equipamento e sua performance. Existem outras alternativas, algumas viáveis outras nem tanto...já existem no mercado antenas especiais para veiculos de fibra ou com plano terra ruim, ou mesmo aqueles loucos (eu já fui um deles) que precisou furar o teto do veiculo e fixar por baixo da fibra uma chapa de 1 m quadrado debaixo do conector da antena para criar um plano terra...claro que estas saídas só se justificam para usos "profissionais" da comunicação por rádio....

Um abraço,
  • 02/01/2006, 17:25
    alfreis
    1 Anexo(s)
    Antena para carros de fibra
    Marcelino,

Abusando um pouco do seu conhecimento, onde eu encontro essas antenas para carros de fibra???...Serve para PY ou só para PX???

Tenho uma camper e tive que levar o aterramento até o teto dela para conseguir uma melhor recepção no meu TM-261A...Alguns amigos nem isso conseguiram e tem a recepção beeeeeeem pior que a minha...

No caso dessa antena ser compatível, talvez a coisa ficasse melhor!!!

Outra, já vi em algumas revistas americanas antenas instaladas na parte dianteira do jeep, no parachoque, no quebra-mato ou no chassis mesmo, será que é uma boa soluçao???

[]'s
  • 04/01/2006, 10:20
    marcelino
    Alexandre,

A instalação das antenas no parachoque é bastante víável pois dispor-se-á de pelo menos um plano terra oferecido pelo chassis do veículo. Se o seu uso não é intenso o desempenho será bom mesmo em comparação à instalação padrão no centro do veículo.

As antenas apropriadas para veículos de fibra são relativamente caras, mas podem ser encontradas na ARS que é um fabricante de antenas aqui de SP ( www.arseletronica.com.br).
  • 04/01/2006, 19:08
    alfreis
    Marcelino,

Muito obrigado pelas informações!!!
    Procurei no site, mas não encontrei essa informação clara...Você sabe o modelo certo da antena???
    Pergunto isso, pois como faço parte de uma turma de donos de camper isso vai ser muito bom para todos nós!!!

[]'s
  • 05/01/2006, 10:04
    marcelino
    Alexandre,

Realmente este produto não tem o catálogo disponível no site deles, porém o modelo é MVA00A/B (VHF) ou MUA00A/B (UHF) porém o preço é salgado....

Fale com a Sueli no depto de vendas, pode citar o meu nome que ela irá lhe atender .

Se voce somente for utilizar o rádio na faixa de VHF voce pode optar pelo modelo ASA 434 (tem no site),que é uma antena móvel com montagem no vidro do veículo, dispensará o plano terra e evita-se furar o teto do veiculo (que mesmo no caso de um veículo em fibra é complicado)...

Tem mais, comparando-se os preços delas a ASA434 é muuuito mais barata....

Um abraço, qualqure dúvida não hesite, pergunte.
  • 17/01/2006, 14:32
    gnecchi
    4 Anexo(s)
    Pessoal,

Seguindo as orientações desse tópico instalei o PX no meu Engesa..... ficou nota 10 :concordo: :concordo:

Próximo passo... instalar uma PY :putz: :putz:

valews !!
  • 17/01/2006, 22:21
    Cavalcante
    Realmente ficou muito legal!!!!

Mas, sem querer botar areia (ou terra...) você bolou alguma proteção para andar com a capota aberta? O seu carro é capota rígida? (se for, por favor, esqueça o que eu disse).
    Se o carro for aberto, seu cabelo depois de alguns quilômetros de terra é uma boa referência para o estado interno do rádio, a menos que haja alguma proteção...
  • 18/01/2006, 01:02
    gnecchi
    Citação:

Postado originalmente por Cavalcante
    Realmente ficou muito legal!!!!

Mas, sem querer botar areia (ou terra...) você bolou alguma proteção para andar com a capota aberta? O seu carro é capota rígida? (se for, por favor, esqueça o que eu disse).
    Se o carro for aberto, seu cabelo depois de alguns quilômetros de terra é uma boa referência para o estado interno do rádio, a menos que haja alguma proteção...

Blz... meu Engesa é capota de lona e nunca fiz e nem pretendo fazer nenhuma trilha sem a capota :wink: :wink:

No máximo que eu faço sem a capota é passeios curtos On-Road.

[]'s
  • 20/01/2006, 09:45
    alfreis
    2 Anexo(s)
    All,

Vi as fotos da instalação do rádio no engesa e resolvi mostrar a que eu fiz também...

No meu jeep eu mandei fazer um suporte que fica acima do espelho, mas na minha camper eu bolei um console no centro dos bancos...Além do rádio, ainda agrega dois porta copos e os manômetros do rancho...

Acho que ficou legal...

Pode ter gente que vai comentar que nessa posição não se consegue ajustar o rádio, mas como normalmente se combina uma frequencia e nela ficamos até o final resolvi colocar lá mesmo e não tenho tido problemas...

Como vantagem posso citar um bom volume para escutar e também uma menor chance de roubo e dos guardas pedirem a minha licença (no jeep uma vez pediram)...

Seguem algumas fotos do console que pode ser usado como idéia para alguém...

[]'s

Alexandre ZZ2YPJ
    São Paulo - SP
    CJ5 (S.Anita) e Camper (Vampira)
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 06:46.