x
Convex Datacenter
Página 1 de 11 12345678910 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 124
  • #1
    Usuário
    Entrada
    07/03/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    53
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0

    Dúvidas regularizar HT Baofeng UV 5r




    Olá pessoal,

    Gostaria de uma ajuda dos amigos, adiquiri um rádio portátil HT Baofeng UV 5r, minha intenção é de manter contato apenas com uma pessoa a um da distância de no máximo 5km mas com bastante área onde tem concreto armado.
    Mas sou totalmente leigo no que diz respeito a rádios HT, minhas perguntas são:

    1- Posso usar esse rádio (eu e mais uma pessoa) livremente sem ter problemas com a policia de nos abordar?
    2- O que significa homologação do aparelho HT? precisa de nota fiscal p fazer isso? como adiquiri no MP o meu veio sem nota fiscal.
    3- A outra pessoa que estará usando o segunda aparelho tb tem que ter alguma autorização, mesmo que o aparelho seja meu?
    4- Posso usá-lo fora do Brasil?

    Aguardo uma ajuda se possível, forte abraço a todos.

  • #2
    Usuário Avatar de Claudio_Mag
    Entrada
    27/07/2012
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    66
    Posts
    205
    Agradecimentos: 0
    Prezado MPujol,

    1 - Não, legalmente não pode utilizar. Qualquer equipamento de radiocomunicação que não seja FRS (Family Radio Service)/GMRS (General Mobile Radio Service (exemplo - os Talkabout da Motorola) necessitam de licença específica concedida pela Anatel. O Baofeng UV 5r não pode ser classificado como FRS/GMRS pela sua faixa de frequencias e pela sua potência ( 1 / 4 W).

    2 - Significa o reconhecimento pela ANATEL de que o equipamento atende as caracteristicas técnicas exigidas. Para pessoa física, o maior impedimento não é apenas a da nota fiscal, mas principalmente o custo e burocracia exigidas, muito superiores aos cerca de US$ 40,00 destes aparelhos no Ebay, DealExtreme, etc. . . Sugiro consultar a Anatel ou Labre de sua região.

    3- Sim, qualquer usuário de HT que não sejam os FRS/GMRS - Talkabout - potência inferior a 0,5 W - deve ter a licença específica - ou de Serviço Limitado Privado ou o COER. Consulte a Labre ou a Anatel.

    4- A pergunta está muito vaga....depende da legislação do pais onde vc vai utilizar. . .

    Agora o UV5r é um excelente aparelho considerando seu preço. . . . . . a licença para o serviço de radioamador é facílima de obter, em algumas semanas, e com um valor muito baixo, de algumas dezenas de reais . . .muito melhor do que correr o risco de responder processo administrativo/criminal - é crime federal utilizar este tipo de equipamento não sendo habilitado, sendo que a multa, segundo publicada aqui pelo portal, passa de R$ 10.000,00 . . . reitero minha recomendação - procure a Labre ou a Anatel . . .



  • #3
    Usuário
    Entrada
    22/01/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    49
    Posts
    127
    Agradecimentos: 0
    No Brasil, somente o FRS até canal 14 é permitido o uso sem licença. O GMRS utiliza frequencias que são destinadas ao Serviço Limitado Privado.

    GMRS é permitido sem licença somente no Canadá;
    WJ 2000 Original

  • #4
    Usuário
    Entrada
    22/01/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    49
    Posts
    127
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por MPujol Ver Post
    (...)
    Gostaria de uma ajuda dos amigos, adiquiri um rádio portátil HT Baofeng UV 5r, minha intenção é de manter contato apenas com uma pessoa a um da distância de no máximo 5km mas com bastante área onde tem concreto armado.
    Mas sou totalmente leigo no que diz respeito a rádios HT, minhas perguntas são:

    1- Posso usar esse rádio (eu e mais uma pessoa) livremente sem ter problemas com a policia de nos abordar?
    2- O que significa homologação do aparelho HT? precisa de nota fiscal p fazer isso? como adiquiri no MP o meu veio sem nota fiscal.
    3- A outra pessoa que estará usando o segunda aparelho tb tem que ter alguma autorização, mesmo que o aparelho seja meu?
    4- Posso usá-lo fora do Brasil?

    Aguardo uma ajuda se possível, forte abraço a todos.
    Entendo que todas as perguntas são para você falar no rádio VHF legalmente, certo?


    Para operar legalmente na banda de radioamador (e assim, TORNAR-SE um radioamador), é necessário realizar o Exame de Ingresso no Serviço de Radioamador, mais conhecido como a "provinha de tirar indicativo".

    Quem administra esses exames são as LABRES estaduais - Liga de Amadores Brasileiros de Radio Emissão.
    No seu caso, São Paulo:

    LIGA DE AMADORES BRASILEIROS DE RADIO EMISSO - LABRE-SP


    Uma vez aprovado pela 1a vez na "provinha do indicativo", e após o PAGAMENTO das taxas cabíveis, você recebe DOIS certificados:

    COER: Certificado de Operador de Estação Radioamadora, que habilita o OPERADOR
    Certificado de Estação: que por sua vez habilita a ESTAÇÃO e atribui um INDICATIVO a ela



    Radio Homologado

    Para homologar um aparelho tranceptor na banda de radioamador, basta entrar em contato com a Diretoria de Radiomadorismo da LABRE do seu estado e solicitar a homologação do aparelho, mediante pagamento de taxa de R$200.
    Mas eu acho que o Baofeng UV 5r já tem homologação solicitada.
    WJ 2000 Original

  • #5
    Usuário
    Entrada
    07/03/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    53
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Pesoal boa noite,

    Quero agradecer a valiosa ajuda dos amigos do fórum, foi de grande ajuda estes esclarecimentos.
    Obrigado Pardal01 e Jeep2000 valeww....

  • #6
    Usuário Avatar de Claudio_Mag
    Entrada
    27/07/2012
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    66
    Posts
    205
    Agradecimentos: 0
    Excelente a verdadeira aula do companheiro Jeep2000 . . . vai ser muito útil a todos do Forum ! Muito grato !

    MPujol, o UV5r é um excelente Ht na sua faixa de preço. . . tenho um por aqui e chega a surpreender pelos seus recursos, duração da bateria, etc. . . note que é um "Xing-ling" genérico, que é comercializado com diversos nomes e códigos. . . se vc ler o manual com atenção, verá que não existe nenhuma menção a Baofeng ou UV5 r no mesmo. . . justamente devido a diversidade de marcas comerciais e tipos. Por ser "genérico", existe uma oferta muito grande de acessórios para o mesmo, na faixa de 6 a 15 US$, com frete free em sites do estilo do eBay. Por aqui adquiri uma fonte para utilizar na viatura (pluga no acendedor de cigarros e substitui a bateria), uma bateria "falsa" para uso com pilhas comuns palito(AAA) de 1,5V, um microfone/autofalante remoto e uma antena de base magnética. Um fornecedor que recomendo no e-bay é o Radioshop888. Em cerca de 30 a 45 dias vc recebe em sua casa sem problemas a mercadoria (atenção para não passar de US$ 50).
    Com uma anteninha Nagoya UT-102 NAGOYA UT-102 SF Mobile magnet antenna VHF/UHF PX-888 | eBay
    consigo acionar a maioria das repetidoras sem problemas com os 1 / 4 W do UV-5r . . ..

    Um abraço,

    Claudio

  • #7
    Usuário
    Entrada
    07/03/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    53
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Pardal01, valeww.. pelas suas dicas, será de grande ajuda, forte abraço

  • #8
    Usuário
    Entrada
    29/03/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0

    Baofeng uv-5r

    Citação Postado originalmente por Pardal01 Ver Post
    Prezado MPujol,

    1 - Não, legalmente não pode utilizar. Qualquer equipamento de radiocomunicação que não seja FRS (Family Radio Service)/GMRS (General Mobile Radio Service (exemplo - os Talkabout da Motorola) necessitam de licença específica concedida pela Anatel. O Baofeng UV 5r não pode ser classificado como FRS/GMRS pela sua faixa de frequencias e pela sua potência ( 1 / 4 W).

    2 - Significa o reconhecimento pela ANATEL de que o equipamento atende as caracteristicas técnicas exigidas. Para pessoa física, o maior impedimento não é apenas a da nota fiscal, mas principalmente o custo e burocracia exigidas, muito superiores aos cerca de US$ 40,00 destes aparelhos no Ebay, DealExtreme, etc. . . Sugiro consultar a Anatel ou Labre de sua região.

    3- Sim, qualquer usuário de HT que não sejam os FRS/GMRS - Talkabout - potência inferior a 0,5 W - deve ter a licença específica - ou de Serviço Limitado Privado ou o COER. Consulte a Labre ou a Anatel.

    4- A pergunta está muito vaga....depende da legislação do pais onde vc vai utilizar. . .

    Agora o UV5r é um excelente aparelho considerando seu preço. . . . . . a licença para o serviço de radioamador é facílima de obter, em algumas semanas, e com um valor muito baixo, de algumas dezenas de reais . . .muito melhor do que correr o risco de responder processo administrativo/criminal - é crime federal utilizar este tipo de equipamento não sendo habilitado, sendo que a multa, segundo publicada aqui pelo portal, passa de R$ 10.000,00 . . . reitero minha recomendação - procure a Labre ou a Anatel . . .


    Caro amigo.
    Boa Tarde.
    Comprei pelo ebay um radio Baofeng UV-5R porem vou usa-lo para conectar aos talk-about do meu filho e usa-lo como radio escuta ou seja quero apenas ouvir a frequencia das portarias do predio e da empresa aqui perto.
    Tambem vou ter que fazer o curso e ter alicença de radio-amador?
    Obrigado

  • #9
    Usuário Avatar de Claudio_Mag
    Entrada
    27/07/2012
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    66
    Posts
    205
    Agradecimentos: 0
    Prezado Renato,

    Em tese creio que se o seu Baofeng UV-5R não estiver fisicamente bloqueado para transmissão . . . precisaria ser licenceado, assim como seu operador. . . . .bem, isto "em tese" . . . . sugiro dar uma ligadinha para a Labre - SP . . . .


    Um abraço e uma ótima Pascoa,

    Claudio

  • #10

    Question

    Estou interessado em comprar um Baofeng UV-5R. Qula o opinião de vocês que já o compraram?
    Eduardo

  • #11
    Usuário
    Entrada
    20/08/2011
    Local
    ARARAS/SP
    Idade
    58
    Posts
    1,077
    Agradecimento: 1
    Eu adquiri um, e realmente é muito bom, embora no que eu uso os motorola fazem a mesma coisa. Pois eu o uso em trilhas, e muitos jipeiros possuem ht e radio py que tem dual band, portanto falam com talk about.

  • #12
    Você já verificou qual a distância máxima que ele alcança?

    Citação Postado originalmente por paulosergio Ver Post
    Eu adquiri um, e realmente é muito bom, embora no que eu uso os motorola fazem a mesma coisa. Pois eu o uso em trilhas, e muitos jipeiros possuem ht e radio py que tem dual band, portanto falam com talk about.
    Eduardo

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Regularizar motor
      Por Carvalho no fórum Jeep Willys
      Respostas: 17
      Última resposta: 04/09/2016, 10:50
    2. Dúvidas sobre como regularizar o motor de um Jeep Willys
      Por Priscila Pinheiro no fórum Jeep Willys
      Respostas: 16
      Última resposta: 08/08/2015, 19:17
    3. Baofeng UV3R
      Por Celsogvs no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 2
      Última resposta: 10/04/2012, 16:42
    4. Chassis sem Doc, tem como regularizar?
      Por LucasDiniz no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 4
      Última resposta: 03/05/2007, 13:18
    5. Regularizar veículo de leilão.
      Por wagnerdamas no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 7
      Última resposta: 21/08/2006, 18:40

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade