x
Convex Datacenter
Página 2 de 11 PrimeiroPrimeiro 1234567891011 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 124
  • #13
    Usuário
    Entrada
    20/08/2011
    Local
    ARARAS/SP
    Idade
    58
    Posts
    1,077
    Agradecimento: 1



    Citação Postado originalmente por em.pereira Ver Post
    Você já verificou qual a distância máxima que ele alcança?
    Entao, eu nunca precisei ficar mais que 2 a 3 km de distancia para falar, portanto nao sei lhe dizer até quanto ele fala. Mas com os talk about eu ja testei e falei na cidade 3 km e 10 km sendo que eu estava no 10 andar do predio e e mnha esposa em casa. (sem obstaculos), mais ao descer no terreo do predio nao consegui falar

  • #14
    Usuário Avatar de eliasFerreira
    Entrada
    19/01/2011
    Local
    Paraisópolis/MG
    Idade
    43
    Posts
    671
    Agradecimentos: 2
    Tirando o pó do tópico...

    Pessoal, o Baofeng UV-5R fala com os TalkAbout?
    Ford CJ-5 1973 - Trovão Azul
    - "Eu vejo Jeeps..." - "Com que frequência?" - "O tempo todo..."

  • #15
    Usuário
    Entrada
    26/11/2011
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    237
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por eliasFerreira Ver Post
    Tirando o pó do tópico...

    Pessoal, o Baofeng UV-5R fala com os TalkAbout?

    Tecnicamente é possível. Legalmente não - vide mensagens anteriores deste tópico.

    Saudações
    Ismael Matos
    SsangYong Kyron 2.7 2008
    PU1MIB - QRG 146.520

  • #16
    Usuário Avatar de eliasFerreira
    Entrada
    19/01/2011
    Local
    Paraisópolis/MG
    Idade
    43
    Posts
    671
    Agradecimentos: 2
    É que eu não saco nada de rádiotransmissor, mas valeu.
    Ford CJ-5 1973 - Trovão Azul
    - "Eu vejo Jeeps..." - "Com que frequência?" - "O tempo todo..."

  • #17
    Usuário
    Entrada
    26/11/2011
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    237
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por eliasFerreira Ver Post
    É que eu não saco nada de rádiotransmissor, mas valeu.
    Elias,

    Imagino que você queira um rádio para se comunicar com os colegas num passeio de carro. Então evite encrencas com a lei se ser pego numa blitz da polícia.

    A melhor maneira de conversar com HTs é com um HT - barato e não exige licença.

    O rádio Baofeng é barato também, mas exige licença como radioamador. Informe-se com a ANATEL ou com a LABRE do teu estado (</title> <meta name="keywords" content=""/> <meta name="description" content=""/> <style type="text/css"> body{margin-left:0px;margin-top:0px;margin-right:0px;margin-bottom:0px;background-color:#95e4fe;} .waCSStext3ge9vs55d7tv2gt A:link{color:#0000ff). Tirar a licença não é caro, mas leva um tempo. Exige um pouco de estudo e uma prova. Com a licença você vai poder usar o rádio sem se complicar.

    Saudações
    4X4 Brasil
    Ismael Matos
    SsangYong Kyron 2.7 2008
    PU1MIB - QRG 146.520

  • #18
    Usuário Avatar de Fernando Camelier
    Entrada
    04/04/2013
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    56
    Posts
    474
    Agradecimentos: 10
    Ressussitaram o tópico (risos)

    Me pareceu que a ideia inicial do criador do tópico era utilizar o rádio para se comunicar ponto a ponto apenas com o amigo.
    Nesse caso o Serviço seria o SLP(Serviço Limitado Privado) com dois portáteis na rede e apenas uma frequência em simplex.
    Assim eles poderão ter um pouco de exclusividade nas suas conversas podendo tratar até mesmo de assuntos comerciais.

    O serviço de Radioamador é mais voltado para comunicação entre várias pessoas que podem utilizar várias frequências criando rodadas ou ainda grupos como os Off-roaders. Nesse caso não há exclusividade de frequências e até mesmo os grupos que utilizam frequências fixas e conhecidas (divulgadas) poderá um dia descobrir que existem outras pessoas fora dos grupos ouvindo e falando naquela frequência e não terão direito a reclamação.

    Quanto ao amigo Elias, ninguém nasce sabendo de nada, pesquise, pergunte, estude e um dia ficará sabendo tanto ou mais que qualquer um aqui.

    Abraço a todos!
    Fernando (Primo -PU6PRI) Bahia Expedition 4x4
    Vitara Canvas 97 Ziriguidum e Tracker Diesel 2001 - O Anquilossauro
    Esperando uma nova vtr

  • #19
    Usuário
    Entrada
    23/10/2010
    Idade
    31
    Posts
    25
    Agradecimentos: 0
    Olá

    Esse é um dos primeiros threads que aparecem numa busca do Google, então acho que faz sentido ressuscitá-lo mais uma vez, tanto pra sanar minha dúvida quanto a do próximo que pesquisar no Google e cair aqui (como eu), além de juntar muita informação num tópico só.

    Enfim, fiz minha prova de rádio amador (a "provinha de tirar indicativo") e falta só levar os documentos necessários. Até aí tudo bem, mas e quanto ao HT? Preciso declará-lo, registrar, fazer um indicativo pra ele também etc ou é só pegar, ter o indicativo de rádio amador e usar?

    Tendo mais de um radio desse, poderia eu emprestar a um amigo, que não é rádio amador?
    Caso não possa, eu também possuo o cabo de programação do Baofeng, e é possível limitar o espectro de frequência que ele trabalha. Eu poderia limitar a frequência dele pro espectro GMRS pra que meu amigo, não rádio amador, use?

    Abraços!

  • #20
    Usuário
    Entrada
    26/11/2011
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    237
    Agradecimentos: 9
    Elias, GTMoraes, boa noite.

    Respondi errado no meu post de 01 de julho de 2014. Onde escrevi "A melhor maneira de conversar com HTs é com um HT - barato e não exige licença.", leia-se "A melhor maneira de conversar com um TALKABOUT é com um TALKABOUT - barato e não exige licença."

    Uma vez que você já consegui teu COER, pode solicitar uma licença de estação móvel para o carro e, caso você queira operar de casa o rádio, uma licença também para estação fixa! Com a licença para a estação, você pode operar quantos rádios vocês tiver, incluindo os teus HTs. É importante que cada modelo de rádio seja homologado na Anatel. Os Baofeng UV-5R tem certificado de homologação para operar apenas nas frequências 144-148MHz e 430-440MHz. Ou seja, as frequências de GMRS estão fora! Cada rádio Talkabout deverá ter também sua respectiva homologação. Vide SGCH - Sistema de Gestão de Certificação e Homologação, disponível no portal da Anatel.

    Eu carrego sempre no carro: uma cópia do certificado de homologação para cada rádio, cópia da licença de estação móvel e cópia do meu COER.

    Entendo que só radioamadores podem operar nas faixas dedicadas, mas outras pessoas podem operar teus rádios para passar mensagens de carater pessoal, sob tua supervisão e responsabilidade. Acho que seria esticar demais a idéia de "mensagem de carater pessoal", quando um amigo pega emprestado o teu rádio para manter comunicação entre 2 carros.

    Por outro lado, acredito que "operar o rádio" queira dizer transmitir! Não creio que seja necessário licença para portar um rádio ou ouvir uma transmissão. Posso estar enganado, e posso ter enorme dificuldade de convencer um fiscal da Anatel. No meu caso, eu tenho um rádio instalado no carro e carrego também um HT igual ao teu. Imagino que a seguinte situação seja legalmente válida: minha esposa está dirigindo o carro num trecho dificil, com o rádio ligado no carro e eu vou à pé, na frente, orientando a direção dela via o HT - só eu transmito, ela só ouve a minha transmissão. Do mesmo jeito, meus filhos também dirigem meu carro, com o rádio instalado, mas normalmente desligado e sem antena. Penso que seria "excesso de zelo" se um fiscal da Anatel ou um policial quiser apreender meu rádio do carro, devido ao motorista do momento não ser radioamador.

    Saudações,
    Ismael Matos
    SsangYong Kyron 2.7 2008
    PU1MIB - QRG 146.520

  • #21
    Usuário
    Entrada
    23/10/2010
    Idade
    31
    Posts
    25
    Agradecimentos: 0
    Grande Ismael, bom dia!

    Pois bem, explicou bem explicado, sanou algumas dúvidas (especialmente referente à emprestar o rádio a um colega), porém criou outras! Hehehe acho que é assim mesmo! Espero que não seja forçar a barra perguntar mais coisa.

    Lembro de ter visto em algum lugar que estação móvel não é a mesma coisa que estação portátil, porém não sei se ambas são regidas pela mesma legislação, ou se cada uma possui um caráter independente. Pois bem, tudo o que eu tenho é meu HTzinho de 5w, o Baofeng. Não sei se é necessário registrá-lo (afinal, ele não é tão potente quanto um móvel, como de carro com seus 30, 50w), ou se faço isso justamente na guia que entregarei à ANATEL, nas informações sobre "estação móvel". Já pesquisei um bocado e eu sempre acabo voltando pra esse post do 4x4brasil! Hehe
    Eu ia deixar pra perguntar pra pessoa quando eu fosse entregar o papel, mas não queria ser pego desprevenido..

    E mais, eu realmente vi que o Baofeng está homologado somente para operar nas frequências 144-148 e 430-440... Mas ele opera em muito além disso! Neste caso, não há problema? Como provar a alguém que eu não opero nessas frequências? Apenas minha palavra vale? Ou eu preciso travar o aparelho? (dá pra fazer isso através do CHIRP)

    Como ele também não está homologado para frequências GMRS, seria ilegal utilizá-lo para comunicar-me com os Talkabouts da vida? aliás, existe alguém que realmente fiscaliza isso?!
    Vi que vc já respondeu isso, dizendo que tecnicamente sim, legalmente não.. Mas a pergunta das letrinhas miúdas ainda está valendo! Hehe
    4X4 Brasil Razão: Revista algumas respostas antigas do tópico

  • #22
    Usuário Avatar de Fernando Camelier
    Entrada
    04/04/2013
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    56
    Posts
    474
    Agradecimentos: 10

    Red face

    Citação Postado originalmente por GTMoraes Ver Post
    Grande Ismael, bom dia!

    Pois bem, explicou bem explicado, sanou algumas dúvidas (especialmente referente à emprestar o rádio a um colega), porém criou outras! Hehehe acho que é assim mesmo! Espero que não seja forçar a barra perguntar mais coisa.

    Lembro de ter visto em algum lugar que estação móvel não é a mesma coisa que estação portátil, porém não sei se ambas são regidas pela mesma legislação, ou se cada uma possui um caráter independente. Pois bem, tudo o que eu tenho é meu HTzinho de 5w, o Baofeng. Não sei se é necessário registrá-lo (afinal, ele não é tão potente quanto um móvel, como de carro com seus 30, 50w), ou se faço isso justamente na guia que entregarei à ANATEL, nas informações sobre "estação móvel". Já pesquisei um bocado e eu sempre acabo voltando pra esse post do 4x4brasil! Hehe
    Eu ia deixar pra perguntar pra pessoa quando eu fosse entregar o papel, mas não queria ser pego desprevenido..

    E mais, eu realmente vi que o Baofeng está homologado somente para operar nas frequências 144-148 e 430-440... Mas ele opera em muito além disso! Neste caso, não há problema? Como provar a alguém que eu não opero nessas frequências? Apenas minha palavra vale? Ou eu preciso travar o aparelho? (dá pra fazer isso através do CHIRP)

    Como ele também não está homologado para frequências GMRS, seria ilegal utilizá-lo para comunicar-me com os Talkabouts da vida? aliás, existe alguém que realmente fiscaliza isso?!
    Vi que vc já respondeu isso, dizendo que tecnicamente sim, legalmente não.. Mas a pergunta das letrinhas miúdas ainda está valendo! Hehe
    Grande GT,

    Tentando responder pra sanar o restante de suas dúvidas:
    1 - Móvel não é a mesma coisa de portátil em SLP (Serviço Limitado Privado). Em radioamador é tudo a mesma coisa;
    2 - Em Radioamador, você registra a estação móvel e opera o que tiver na mão (O rádio na VTR ou o portátil). Como você possui o COER que é o certificado de operador, você está habilitado a operar estações, sejam suas ou de terceiros. Só pode falar no rádio quem tem COER;
    3 - Não precisa registrar rádios transceptores, apenas a estação seja fixa ou móvel. (Não conheço nenhum jipeiro que tenha estação fixa);
    4 - Você não precisa provar que não opera o rádio fora das frequências destinadas ao Radioamador, vale o bom senso de não operá-lo nessas frequências, pois você poderá provocar interferências prejudiciais a outras pessoas;
    5 - A comunicação com talkabouts, embora possível, não é recomendada, pois o rádio não é homologado para isso;
    6 - E, sim! Existe quem fiscalize isso. Eu mesmo faço essa fiscalização pela Anatel. A questão aí é que Radioamador pra Anatel é um cidadão que fez prova e é capacitado para operar com segurança estações tanto para fins recreativos quanto para fins humanitários em casos de calamidade ou emergência (deve ter caído isso na prova que você fez). Para a Anatel, a prioridade é que todos possam usar seus sistemas sem interferências e pra solução dessas interferências temos equipamentos de primeiro mundo pra localizar as fontes criadoras de problema. Se você provocar algum tipo de interferência, acredite: Você vai conhecer a mim ou a algum colega da Anatel em qualquer localidade do país, mas tenho convicção de que quando nos conhecermos não será nessa situação.

    Amigão, nesse nosso país parece que tudo é uma bagunça, mas cabe a nós que somos brasileiros fazer de tudo para seguir as leis e cobrar o que é certo. Precisamos mudar essa imagem negativa que o mundo tem da gente.
    Infelizmente os políticos são um reflexo da população que vota neles, mas está em nossas mãos tentar alterar esse panorama com nossas boas e exemplares atitudes.

    abração e sucesso nas trilhas!
    4X4 Brasil
    Fernando (Primo -PU6PRI) Bahia Expedition 4x4
    Vitara Canvas 97 Ziriguidum e Tracker Diesel 2001 - O Anquilossauro
    Esperando uma nova vtr

  • #23
    Usuário
    Entrada
    23/10/2010
    Idade
    31
    Posts
    25
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Fernando Camelier Ver Post
    Grande GT,

    Tentando responder pra sanar o restante de suas dúvidas:
    1 - Móvel não é a mesma coisa de portátil em SLP (Serviço Limitado Privado). Em radioamador é tudo a mesma coisa;
    2 - Em Radioamador, você registra a estação móvel e opera o que tiver na mão (O rádio na VTR ou o portátil). Como você possui o COER que é o certificado de operador, você está habilitado a operar estações, sejam suas ou de terceiros. Só pode falar no rádio quem tem COER;
    3 - Não precisa registrar rádios transceptores, apenas a estação seja fixa ou móvel. (Não conheço nenhum jipeiro que tenha estação fixa);
    4 - Você não precisa provar que não opera o rádio fora das frequências destinadas ao Radioamador, vale o bom senso de não operá-lo nessas frequências, pois você poderá provocar interferências prejudiciais a outras pessoas;
    5 - A comunicação com talkabouts, embora possível, não é recomendada, pois o rádio não é homologado para isso;
    6 - E, sim! Existe quem fiscalize isso. Eu mesmo faço essa fiscalização pela Anatel. A questão aí é que Radioamador pra Anatel é um cidadão que fez prova e é capacitado para operar com segurança estações tanto para fins recreativos quanto para fins humanitários em casos de calamidade ou emergência (deve ter caído isso na prova que você fez). Para a Anatel, a prioridade é que todos possam usar seus sistemas sem interferências e pra solução dessas interferências temos equipamentos de primeiro mundo pra localizar as fontes criadoras de problema. Se você provocar algum tipo de interferência, acredite: Você vai conhecer a mim ou a algum colega da Anatel em qualquer localidade do país, mas tenho convicção de que quando nos conhecermos não será nessa situação.

    Amigão, nesse nosso país parece que tudo é uma bagunça, mas cabe a nós que somos brasileiros fazer de tudo para seguir as leis e cobrar o que é certo. Precisamos mudar essa imagem negativa que o mundo tem da gente.
    Infelizmente os políticos são um reflexo da população que vota neles, mas está em nossas mãos tentar alterar esse panorama com nossas boas e exemplares atitudes.

    abração e sucesso nas trilhas!
    Alô Fernando! Muito obrigado pelas respostas

    Então pra ficar claro, o Baofeng não precisa ser registrado, certo? Apenas se fosse uma estação fixa ou móvel.
    Eu realmente não quero fazer tudo, e acabar sendo pego nesse detalhe!

    Sobre as comunicações com os talkabout, isso realmente me deixa triste, pq para conversar com colegas usando talkabout legalmente eu precisaria comprar um talkabout, e pra colegas com rádio amador, eu teria que usar meu baofeng. Quanta confusão e custo, quando tudo poderia ser simplificado no próprio baofeng, que inclusive é dual stand-by.

    Estou contigo no bonde dos que querem seguir a linha, inclusive fiz a prova da ANATEL p/ Classe C após saber da obrigatoriedade do mesmo, e antes de saber da multa hehe
    Acredito que a ANATEL se preocupe com interferências prejudiciais nas vias de rádio, mas como o Baofeng poderia causar tanto mal? Seria a potência dele? Neste caso, usando as frequências GMRS e a potência no low (1w) não teria grandes problemas?
    Já ouvi comentários sobre a ANATEL se preocupar mais com gente usando GMRS em 30, 50W do que com HTs de 5W. A comunicação desses HTs com Talkabouts não teria uma "vista grossa"?

    Abraços amigo, e muito obrigado pela atenção!

  • #24
    Usuário Avatar de Fernando Camelier
    Entrada
    04/04/2013
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    56
    Posts
    474
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por GTMoraes Ver Post
    Alô Fernando! Muito obrigado pelas respostas

    Então pra ficar claro, o Baofeng não precisa ser registrado, certo? Apenas se fosse uma estação fixa ou móvel.
    Eu realmente não quero fazer tudo, e acabar sendo pego nesse detalhe!

    Sobre as comunicações com os talkabout, isso realmente me deixa triste, pq para conversar com colegas usando talkabout legalmente eu precisaria comprar um talkabout, e pra colegas com rádio amador, eu teria que usar meu baofeng. Quanta confusão e custo, quando tudo poderia ser simplificado no próprio baofeng, que inclusive é dual stand-by.

    Estou contigo no bonde dos que querem seguir a linha, inclusive fiz a prova da ANATEL p/ Classe C após saber da obrigatoriedade do mesmo, e antes de saber da multa hehe
    Acredito que a ANATEL se preocupe com interferências prejudiciais nas vias de rádio, mas como o Baofeng poderia causar tanto mal? Seria a potência dele? Neste caso, usando as frequências GMRS e a potência no low (1w) não teria grandes problemas?
    Já ouvi comentários sobre a ANATEL se preocupar mais com gente usando GMRS em 30, 50W do que com HTs de 5W. A comunicação desses HTs com Talkabouts não teria uma "vista grossa"?

    Abraços amigo, e muito obrigado pela atenção!
    Opa, o post tá rendendo (risos)
    Vamos lá...

    O Baofeng só precisa ser homologado.

    Radioamador não registra quantidade de transceptores, como disse antes. Um cara que tem COER pode operar qualquer estação (só que nunca conseguirá e nem deve tentar operar duas ao mesmo tempo). O lance aí é um outro cara sem COER operar seus rádios... Aí tá errado, né?

    Quanto aos talkabout, são radinhos de radiação restrita.
    Radioamador é um serviço, e talkabout é outro. O certo seria seus amigos conquistarem um COER como você conquistou.

    Se ligue que o Baofeng é homologado pra uso em uma frequência determinada conforme foi dito em um post anterior. Se você utilizar fora dessa frequência ele pode ser interpretado como alteração técnica e a depender do fiscal você pode receber um auto de infração e correr o risco disso virar uma multa. Eu te daria apenas uma bronca e te explicaria o que falei agora, mas se um fiscal te autuar, não estará errado.

    Pô GT, precisou saber que a multa é salgada pra fazer a prova??? (risos)

    Vou tentar explicar um lance pra você (isso é só ilustrativo). Eu uso um rádio totalmente aberto, inclusive na faixa de aviação. Meu rádio tem 100w de potência. Imagine que um vhf de avião tem em média 15w. Você acha que eu não interromperia a comunicação se eu modulasse nessa frequência? Um baofeng com 5w não criaria um ruído forte nessa comunicação? É só um exemplo...

    Muita gente usa talkabout pra segurança em condomínios, comunicações em hospitais e já vi também shows e até em obras (construções). O talkabout tem menos de 1w, o que dá a ele um poder de comunicação de no máximo uns 1000m sem obstáculos. Será que os 5w do Baofeng não estourariam todos os talkabouts utilizados numa circunstância dessas?

    A Anatel se preocupa com qualquer interferência, dando prioridade às que oferecem risco a vida.
    Não se trata de fazer vista grossa, mas de prioridades. Se rolar um risco a vida, o bicho pega... Pode até envolver a Polícia Federal, pois o espectro é controlado pelo governo federal.

    GT, qualquer dúvida, manda um alô aí...

    Abração
    Fernando (Primo -PU6PRI) Bahia Expedition 4x4
    Vitara Canvas 97 Ziriguidum e Tracker Diesel 2001 - O Anquilossauro
    Esperando uma nova vtr

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Regularizar motor
      Por Carvalho no fórum Jeep Willys
      Respostas: 17
      Última resposta: 04/09/2016, 10:50
    2. Dúvidas sobre como regularizar o motor de um Jeep Willys
      Por Priscila Pinheiro no fórum Jeep Willys
      Respostas: 16
      Última resposta: 08/08/2015, 19:17
    3. Baofeng UV3R
      Por Celsogvs no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 2
      Última resposta: 10/04/2012, 16:42
    4. Chassis sem Doc, tem como regularizar?
      Por LucasDiniz no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 4
      Última resposta: 03/05/2007, 13:18
    5. Regularizar veículo de leilão.
      Por wagnerdamas no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 7
      Última resposta: 21/08/2006, 18:40

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade