x
Convex Datacenter
Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
Resultados 25 a 36 de 36
  • #25
    Usuário Avatar de alfonse leite
    Entrada
    15/03/2006
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    54
    Posts
    469
    Agradecimentos: 0



    Aqui em Goiânia, começamos usando o PX, nos idos dos anos 90. Escolhemos o canal 16 (resultado de 4x4).

    Com o passar do tempo, "descobrimos" a qualidade dos VHF (PY), o preço dos rádios caiu e hoje quase todos por aqui usam o VHF. O mesmo de deu com boa parte dos jipeiros, Brasil afora.

    Se fosse para escolher um único rádio, ficaria com o VHF. Particularmente, tenho um na Land (Icom IC V8000, com 75 watts) e ainda disponho de HT's, para comunicação portátil. Estes são muito úteis para comunicação entre os viajantes, durante expedições. Principalmente quando estamos em localidades que não dispõem de telefones celulares.

    Há grupos de 4x4 que tornaram obrigatório o uso do VHF quando em expedições, pelo seu alcance e boa qualidade de som.

    Mas... como nem tudo é sofisticação e tecnologia, decidi reinstalar o PX, pois este ainda é imbatível para obter informações nas estradas, conversando com os caminhoneiros!

    Boa sorte na sua escolha!
    ________________
    Alfonse, de Goyaz
    Defender

  • #26
    Boa tarde,

    não desmerecendo os que gostam do px o vhf é muito mais interessante pelo fato do alcance devido repetidoras e link's etc Porem tem que ser feito uma prova para se habilitar ,coisa fácil e garanto que vira um vício como o do sangue 4x4 que corre nas veias. Por coincidencia tambem uso os mesmos equipamentos que o amigo Alfonse usa: icom V8000,ht´s Voyager VR-160 e um Px cobra

    Abraços
    Defender 2.8 , turbo TGV,,bloqueios EATON,Radioamador PU4 SDM

  • #27
    Usuário Avatar de leodbc
    Entrada
    10/07/2008
    Local
    Canoas/RS
    Idade
    34
    Posts
    614
    Agradecimento: 1
    Alfonse tudo bem?

    Citação Postado originalmente por alfonse leite Ver Post
    Particularmente, tenho um na Land (Icom IC V8000, com 75 watts) e ainda disponho de HT's, para comunicação portátil.
    Quando eu tinha PY, sempre usava em baixa potência, sempre deixava em 5 watts, equivalente a um HT e sempre usei a repetidora da minha cidade sem problemas em vários pontos da cidade, por curiosidade, alguma vez precisou usar os 75 watts do seu? Que distancia alcança o sinal com os 75 watts?


    Citação Postado originalmente por alfonse leite Ver Post
    Mas... como nem tudo é sofisticação e tecnologia, decidi reinstalar o PX, pois este ainda é imbatível para obter informações nas estradas, conversando com os caminhoneiros!
    Que tipo de informação da pra conseguir com os caminhoneiros? Radares, policiais, acidentes...?


    Abraço!
    Ex Grand Vitara 2.5 05, Hilux 3.0 04 e 13, Land Cruiser FJ70 92, Prado VZJ90 3.4 07 e GRJ150 4.0 12, Path 2.5 06...


  • #28
    So uso potencia média p/ baixa,onde moro tem uma chapada que no seu ponto mais alto chega a 1600 metros com abertura de 360°,fizemos um teste p/ colocar futuramente uma repetidora ,com apenas 5watts de potencia e falamos em Itauna Mg a mais de 300km de distância.Vai no endereço radioamadoresdeitauna.blogspot.com/.../repetidora-de-itauna-146610... entra no arquivo de 2012,vc vera uma pequena manchete ok!
    Defender 2.8 , turbo TGV,,bloqueios EATON,Radioamador PU4 SDM

  • #29
    Usuário Avatar de leodbc
    Entrada
    10/07/2008
    Local
    Canoas/RS
    Idade
    34
    Posts
    614
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Sandro Minduri Ver Post
    So uso potencia média p/ baixa,onde moro tem uma chapada que no seu ponto mais alto chega a 1600 metros com abertura de 360°,fizemos um teste p/ colocar futuramente uma repetidora ,com apenas 5watts de potencia e falamos em Itauna Mg a mais de 300km de distância.Vai no endereço radioamadoresdeitauna.blogspot.com/.../repetidora-de-itauna-146610... entra no arquivo de 2012,vc vera uma pequena manchete ok!
    Dai Sandro tudo bem?
    Muito legal essa antena móvel no trator!!!! hehehe
    Acredito que o que mais facilite seja a antena, bem alta e sem obstáculos, mas ainda assim 300km é uma boa distancia!

    Na minha ex-Hilux tinha uma antena VHF/UHF de quase um metro, ficava no Santo António, também tinha outra menor que ficava na tampa da caçamba, mas nunca senti muita diferença entre elas, o sinal era igual.


    Abraço
    Ex Grand Vitara 2.5 05, Hilux 3.0 04 e 13, Land Cruiser FJ70 92, Prado VZJ90 3.4 07 e GRJ150 4.0 12, Path 2.5 06...


  • #30
    Usuário Avatar de alfonse leite
    Entrada
    15/03/2006
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    54
    Posts
    469
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por leodbc Ver Post
    Alfonse tudo bem?



    Quando eu tinha PY, sempre usava em baixa potência, sempre deixava em 5 watts, equivalente a um HT e sempre usei a repetidora da minha cidade sem problemas em vários pontos da cidade, por curiosidade, alguma vez precisou usar os 75 watts do seu? Que distancia alcança o sinal com os 75 watts?


    Que tipo de informação da pra conseguir com os caminhoneiros? Radares, policiais, acidentes...?


    Abraço!

    Caro Leodbc,

    Eu também costumo usar o IC V8000 em 5 watts ou quando muito 25 watts - fácil de regular no microfone - principalmente usando repetidora.

    Em expedições, quando os veículos estão todos próximos, normalmente não passamos disto. Para não dar bandeira para quem esteja na "coruja", sabe-se lá com que intenções...

    Em deslocamentos em lugares razoavelmente planos e com grandes distâncias entre os partícipes, costumamos usar os 75 watts. No Jalapão, o Jyoti e eu falamos a 28 quilômetros de distância - ele também tem um IC V8000. Na Transpantaneira, falamos a +/- 20 quilômetros distante.

    Note que estávamos sempre em campo aberto e plano.

    Mas é possível falar a distâncias maiores que estas, a depender da topografia do terreno, da hora do dia (noites são melhores), do ajuste da antena... Uma das antenas que tenho na Land, não está cortada/adequada para as freqüências permitidas aos rádios-amadores, ou seja, a estacionária não está bem regulada.

    Já o PX é exatamente para pedir informações aos caminhoneiros: blitzes, acidentes e tudo o mais que acontece nas estradas!

    _________
    Boa noite,
    Alfonse, de Goyaz
    PU2 ALF

  • #31
    Usuário Avatar de leodbc
    Entrada
    10/07/2008
    Local
    Canoas/RS
    Idade
    34
    Posts
    614
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por alfonse leite Ver Post
    Caro Leodbc,

    Eu também costumo usar o IC V8000 em 5 watts ou quando muito 25 watts - fácil de regular no microfone - principalmente usando repetidora.

    Em expedições, quando os veículos estão todos próximos, normalmente não passamos disto. Para não dar bandeira para quem esteja na "coruja", sabe-se lá com que intenções...

    Em deslocamentos em lugares razoavelmente planos e com grandes distâncias entre os partícipes, costumamos usar os 75 watts. No Jalapão, o Jyoti e eu falamos a 28 quilômetros de distância - ele também tem um IC V8000. Na Transpantaneira, falamos a +/- 20 quilômetros distante.

    Note que estávamos sempre em campo aberto e plano.

    Mas é possível falar a distâncias maiores que estas, a depender da topografia do terreno, da hora do dia (noites são melhores), do ajuste da antena... Uma das antenas que tenho na Land, não está cortada/adequada para as freqüências permitidas aos rádios-amadores, ou seja, a estacionária não está bem regulada.

    Já o PX é exatamente para pedir informações aos caminhoneiros: blitzes, acidentes e tudo o mais que acontece nas estradas!

    _________
    Boa noite,
    Alfonse, de Goyaz
    PU2 ALF
    Valeu Alfonse, muito obrigado!

    Abraço
    Ex Grand Vitara 2.5 05, Hilux 3.0 04 e 13, Land Cruiser FJ70 92, Prado VZJ90 3.4 07 e GRJ150 4.0 12, Path 2.5 06...


  • #32
    Usuário Avatar de Nilton J
    Entrada
    12/09/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    64
    Posts
    1,394
    Agradecimentos: 17

    HF 11 metros + VHF 2 metros

    reescrevo aqui post que postei em tópico similar:
    Minha sugestão aos colegas:

    Entre PX HF 11 metros e VHF 2 metros, fiquem com os dois em seu carro.

    PX é ainda muito útil em estradas para ouvir e se comunicar com os caminhoneiros.

    Já o VHF é imbatível para uso em trilhas e comunicações diretas até 70 Km.

    Aos colegas ainda sem indicativo, cliquem no google sobre "como tirar licença para radioamador". Não é bicho de sete cabeças, basta vontade e algum tempo para estudar uma simples apostila e agendar o exame.

    Sugiro os seguintes equipamentos no carro: PX Midland 1001Z ao lado inferior esquerdo da direção, VHF Icom 2200H num console de teto com falante integrado, ambos com antenas Steelbras com mola slim para uso no off-road. E p uso fora do veículo, um bom VHF/UHF portátil, o HT Icom IC-T70A. Caso queiram ainda "corujar" autoridades e etc, incluam tb o scanner de mão Icom IC-R6 que vai até 1.300 Mhz.

    Saúde e Boa prova aos colegas em busca de indicativos !

    Nilton PU2NBU
    Troller 2011 azul/prata

  • #33
    Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    2,507
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Nilton J Ver Post
    Sugiro os seguintes equipamentos no carro: PX Midland 1001Z ao lado inferior esquerdo da direção, VHF Icom 2200H num console de teto com falante integrado, ambos com antenas Steelbras com mola slim para uso no off-road. E p uso fora do veículo, um bom VHF/UHF portátil, o HT Icom IC-T70A. Caso queiram ainda "corujar" autoridades e etc, incluam tb o scanner de mão Icom IC-R6 que vai até 1.300 Mhz.
    vou anotando esta dica pra logo equipar a viatura tb com o PX...

    voce ja viu algum console de teto pro troller que caiba os dois radios ?

    forte 73
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

  • #34
    Usuário Avatar de Nilton J
    Entrada
    12/09/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    64
    Posts
    1,394
    Agradecimentos: 17
    Colega, negativo, não conheço um console de teto que caiba os 2 rádios.

    Em meu Troller coloquei um console de teto longo com falante embutido, cabendo lá tb o Icom 2200H. Muito bem acabado, na cor do teto do carro, bem ventilado e oferecendo uma boa acústica sonora do falante. Comprei e instalei na loja da Troller de São Paulo, coisa de meio dia de instalação, com toda a fiação dos 12 Vdc da bateria, cabos coaxiais rf, antenas, etc...

    Já o PX Midland 1001Z é bem compacto e bem leve, ficando muito prático fixá-lo à esquerda inferior da direção, cabendo em qq cantinho daquele lado do Troller.

    Nesta configuração, dá até p usar os 2 rádios em paralelo, sem tirar o olho da estrada, pois fica muito intuitivo o posicionamento dos equipamentos, sem um atrapalhar o outro.

    73 !

    Nilton J
    PU2NBU/PX2Z1865
    Troller 2011 azul/prata

  • #35
    Usuário Avatar de Nilton J
    Entrada
    12/09/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    64
    Posts
    1,394
    Agradecimentos: 17
    Apenas um detalhe muito importante:

    Caso vá operar o PX Midland 1001Z com o carro em movimento, tem que desligar o ar condicionado, pois a ruideira e interferência eletromagnética que o compressor do ar causa no rádio é enorme, pois como o rádio tem um preço bem camarada, não tem lá um bom sistema de filtragem para as frequências de 11 metros HF em modulação de amplitude modulada AM.

    É só desligar o ar momentaneamente e depois religar.

    Caso queira um PX mais refinado e com melhores filtros, recomendo o Hannover BR9000, quem tem tb modulação em fm e ssb, mas tem tamanho complicado e grande para por no painel do Troller. Tenho este rádio em meu radio-shack fixo na minha casa, opera tb em 10 metros além da faixa dos 11 do PX, e em vez de 5 watts, chega a até 25 watts em ssb, falei já em dx com USA e Europa com uma antena vertical de 5,5 metros acima do telhado. Isto quando a propagação ajuda...

    73 !

    Nilton J
    PU2NBU/PX2Z1865
    Troller 2011 azul/prata

  • #36
    Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    2,507
    Agradecimento: 1
    em falando de PX Midland 1001Z segue o manual deste radio: http://www.midlandradio.com/Resource...l/27/1001Z.pdf

    alguem tem este manual em portugues ???
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. comunicação entre 2 radio px
      Por jow no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 1
      Última resposta: 22/03/2011, 07:53
    2. montando um sistema de comunicacao via radio
      Por amayumi no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 0
      Última resposta: 20/12/2010, 04:20
    3. Comunicação via Rádio em BH e região: PX x PY
      Por delboni no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 1
      Última resposta: 05/05/2009, 15:02
    4. Orientação sobre Rádio de Comunicação
      Por Inácio Neto no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 7
      Última resposta: 22/08/2008, 18:54
    5. Comunicação Via Radio...
      Por Murillus no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 22
      Última resposta: 18/04/2008, 18:05

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade