x
Convex Datacenter
Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
Resultados 25 a 26 de 26
  • #25
    Usuário Avatar de Fernando Camelier
    Entrada
    04/04/2013
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    56
    Posts
    475
    Agradecimentos: 11



    Citação Postado originalmente por SeaAngler Ver Post
    Boa tarde pessoal!

    Após rodar cerca 10 mil km pelas estradas (e fora delas) de MG, RJ, SP, PR, SC e RS, vou relatar aqui a minha experiência sobre o uso de radiocomunicador. Já adianto que sou novato no assunto e posso ter cometido erros (muito provável) que podem ter influenciado a minha experiência.

    Equipamentos:

    A minha viatura estava equipada com TYT TH9800 com antena quad band TYT que juntos podiam operar na faixa dos 11m, 10m, 6m, 2m, 70 cm. Ou seja, a faixa do PX, HF (27, 30 e 50 Mhz), VHF e UHF. Além da estação móvel, eu estava com HT Baofeng UV16R.
    Duas das viaturas estavam com radio PX também, uma estrava com Aquarius RP-40 com antena da Aquarius B-2050 (65cm) e outra estava com Aquarius RP-50 com antena tipo maria-mole de 2,70 m.
    Demais viaturas com Talkabouts da motorola (T38BR, T402BR, Baofeng 777) e alguns com HT Baofeng (UV5R e UV16R) VHF/UHF programados para operar com Talkabouts (UHF).

    Comunicação intra-grupo/comboio:

    A comunicação entre as viaturas foram feitas principalmente pela faixa do Talkabout (UHF) por ser compatível com os demais transceptores de mão (HT) presentes em todas as viatura. Também usamos outras faixas VHF e UHF, mas deixando sempre um canal aberto na faixa de Talkabout, pois nem todos tinham comunicador portátil VHF.
    Os HTs Baofeng mostraram ter alcance melhor do que Talkabouts, mesmo operando na mesma frequencia UHF dos Talkabouts. Pode ser que antenas maiores dos HTs tenham influenciado nisso. Uma viatura estava com uma antena externa adaptada para HT que mostrou melhorar alcance.
    Nos trechos muito acidentados (região serrana, morros), a área de comunicação reduz muito e não notei muita diferença entre talkabouts (UHF) e HTs. Ou seja, quando era ruim um era ruim para outro também. Dependendo do local e da sua geografia, a distância pode cair para menos de 500m. Percebi que tem momentos em que a VHF funciona melhor do que UHF e vice-versa. Então, quando uma faixa não pega, vale a pena tentar a outra. Nos locais planos, todos funcionaram muito bem.
    Com o PX, a comunicação era meio errática - às vezes funcionava bem e outras vezes dava muita interferência, mesmo com as viaturas próximas. Mas, usamos pouco para a comunicação dentro do grupo. Nem todos tinham PX e a qualidade do som é bem ruim em relação a VHF e UHF. Pode ser problema do aparelho e/ou da antena.
    Não consegui testar direito a capacidade da minha estação veicular VHF/UHF por ser a única viatura com este equipamento. Entretanto, é nítida que a comunicação da estação móvel com HTs é melhor do que HT-HT.

    Comunicação à distância (fora do grupo):

    Viajei com meu transceptor móvel e um HT Baofeng sintonizados continuamente na 146.520 MHz (Frequência Nacional de Chamada - FNC). Não contactei ninguém e ninguém me contactou. Parece que ninguém usa essa FNC. Aquela ideia de que essa FNC posso ser usada em caso de emergência é furada. Também fiquei escaneando faixas de VHF e UHF que foram infrutíferas nas estradas.
    A lista de repetidoras (https://www.repetidoras.com.br/?estado=todos) está muito desatualizada. Tentei atracar em quase todas as repetidoras da lista pela região por onde passei. Eu diria que uns 95% estão desativadas. Pode ser que não consegui atracá-las por estar na estrada e estar em topografia desfavorável. De qualquer forma, para mim não funcionou. Consegu atracar em apenas 4 repetidoras por onde passei.
    Também tentei QSO usando a lista do jeep-clubes (Frequências usadas por jipe clubes do Brasil), mas não tive sucesso (êxito em apenas 1, repetidora de Juiz de Fora 146.850 offset -600 subtom 67).
    Das viaturas com PX, apenas aquela com a antena maria-mole (de 2,7m) conseguiu ter comunicação decente. As antenas com tamanho reduzido, a capacidade de comunicar também se reduz de forma drástica e praticamente não tem serventia na estrada.
    A faixa cidadão PX tem bastante movimentada na estrada e é bem útil. Sempre tem um grupo de caminhoneiros conversando. Dá para pegar informações das estradas com eles, principalmente onde não tem sinal de celular e Waze e MAPS não funcionam, embora nem sempre o QSO é com quem está na mesma estrada. Em alguns trechos no PR e SC, onde enfrentamos vários bloqueios por conta das obras, acidentes, queda de barreiras e deslisamentos, com quilometros de filas de carros, era possível ter a ideia do que estava acontecendo pela frente e tomar decisões de esperar ou buscar alternativas. Também usamos o PX para pegar dicas de restaurantes na beira de estrada com os caminhoneiros. Se não conhece bem a região, essas dicas são de ouro.

    Concluindo:

    Para comunicar entre as viaturas de um grupo pequeno (5 no meu caso), achei que talkabouts são suficientes. São simples de usar e sem burocracia. Rádio de mão Baofeng (VHF/UHF) deu a impressão que consegue comunicar em distâncias maiores, mas não muito. Tem rádio-base (veicular) que pode ser usado como repetidora. Em grupo maior, ter uma viatura no meio do comboio fazendo papel de repetidora pode ampliar a area de cobertura.
    Para comunicar com alguém fora do grupo a fim de pedir informações ou socorro, podem esquecer VHF e UHF. As melhores chances de sucesso são na faixa do cidadão, PX canal 5 (27.015 Mhz) é a mais movimentada, mas vale a pena fazer uma varredura por outros canais. Quase sempre tem um caminhoneiro corujando (na escuta).

    Excelente relato, parabéns!!!

    Os rádios Talkabout são chamados de radiação restrita e não precisam de licença (baixa potência mesmo e comunicam em 1km ou menos) os Baofengs são radioamadores (menos o 777) e como todo bom rádio chinês, são descartáveis.

    A experiência que tive com esses rádios foi interessante: Eles funcionam muito pra ouvir, mas se precisar modular, aos poucos vão perdendo o alcance de transmissão até não conseguirem mais se comunicar.

    Se você for usar esse sistema em viagens, avalie investir em um rádio HT de melhor qualidade (Eu uso um ICOM IC-V8 e um Kenwood TH-F6).

    Não imaginei que a lista dos radioamadores estivesse tão desatualizada. Vou entrar em contato com um amigo da Labre pra ver se podemos atualizá-la de forma adequada. Quanto a lista dos Jipe Clubes, essas são as frequências usadas por eles, o maior tráfego é aos finais de semana e feriados.

    O PX foi a surpresa... Particularmente não gosto dessa faixa por ser bastante poluída e os caras usarem um linguajar baixo (não acho legal ouvir palavrões com minha família a bordo), mas valeu pelas informações.
    Fernando (Primo -PU6PRI) Bahia Expedition 4x4
    Vitara Canvas 97 Ziriguidum e Tracker Diesel 2001 - O Anquilossauro
    Esperando uma nova vtr

  • #26
    Usuário
    Entrada
    26/10/2022
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    15
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por Fernando Camelier Ver Post
    O PX foi a surpresa... Particularmente não gosto dessa faixa por ser bastante poluída e os caras usarem um linguajar baixo (não acho legal ouvir palavrões com minha família a bordo), mas valeu pelas informações.
    Isso é verdade, tem uns motoristas que usam PX sem nenhum pudor com linguajar de baixo calão que faz qualquer um com pouco de decência moral ficar indignado. Mas, comigo isso foram poucas situações.

    Infelizmente, a faixa UHF/VHF também está contaminada pelos usuários com completa falta de educação, sem falar nos clandestinos. Presenciei várias situações em que as repetidoras de de UHF e VHF estavam com indivíduos sem um pingo de educação ocupando a faixa sem dar espaço para outros, uso de linguajar de baixo calão, discussões políticas e comércio de coisas ilícitas. Coisas que são desencorajadas ou até mesmo proibidas pelo código de conduta do radioamador. Tem até aquele que coloca música de forma contínua de tal forma que impede o uso da frequência da repetidora. São verdadeiros vândalos.

    Acho que é um reflexo do mundo onde vivemos. Tem gente de todos os tipos.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 4
      Última resposta: 02/07/2014, 11:06
    2. Como descobrir o nome da cor e código da Ranger
      Por Neto Morruga no fórum Ford
      Respostas: 0
      Última resposta: 21/07/2013, 20:15
    3. Como descobrir o torque de entrada de qualquer caixa de câmbio?
      Por Lázaro de Souza Carvalho no fórum Ford
      Respostas: 3
      Última resposta: 04/02/2013, 15:00
    4. Grau de inclinação....Como descobrir?
      Por Barrio_L200 no fórum Técnicas de Condução e Navegação Off-Road
      Respostas: 1
      Última resposta: 26/04/2011, 19:51
    5. Como descobrir se um gato é macho
      Por samukanvas no fórum Humor
      Respostas: 4
      Última resposta: 27/08/2010, 22:34

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade