Não tenho nada contra, acho um puta carro, muito show, o problema é a manutenção cara e dificuldade em encontrar peças.
Vinicius.
É verdade que estou vendendo a minha, mas essa questão de manutenção tem algumas coisas que merecem ser revistas.
Eu tive um Vitara Automático (era da minha mulher) e quando fomos comprá-lo havia todo o receio de ser importado. Depois de uma pesquisa intensa, concluimos que o maior risco ficava por conta do câmbio automático. Cotamos a reforma, eu ficava em 4K se tivessemos que trocar tudo. O resto havia substitutos nacionais.
Um amigo comprou um Troller, a caixa de transferência explodiu danificando inclusive o eixo dianteiro. Ele levou mais de 6 meses para conseguir reposição, pois tudo era importado. Ainda no Troller, os semi-eixos são uma coisa toda híbrida, e não existe facilidade de subsituição em caso de quebra.
Minha Camper hoje está com eixos Toyota Bandeirantes, pois os originais também são impossíveis de achar. Optei pelo motor também Band 14B pela robustez e confiabilidade. No caso da Ram, a única coisa complicada era a própria caixa automática que estva com defeito quando comprei. Como já tinha experiência do Vitara, nem pestanejei. Foram gastos 6K e trocado tudo o que havia, disco, válvulas, comando etc. O resto dela é um motor Cummins que equipa qualquer caminhão VW e eixos Dana.
Por isso que te falo, pesquise mais, pois cada vez que você retroceder no ano de um veículo "nacional", você pode ter supresas desagradáveis na hora da manutenção.
Ah, sim! Lembre-se, a coisa mais importante para manutenção do veículo é um mecânico de confiança. Como eu tenho, fico muito mais tranquilo.