Liderança e equilíbrio: assim será o cenário para terceira etapa em Curitiba
A temporada 2010 da Copa Troller Sudeste começou a todo vapor. A briga acirrada pela liderança e o equilíbrio em suas categorias têm sido a marca neste início de competição. E é com este cenário que a terceira etapa acontecerá no próximo dia 15 de maio, na região metropolitana de Curitiba.
A prova reunirá pilotos e navegadores, divididos pelas categorias Expedition, Turismo, Graduados e Master, de todo o país e promete ser bastante emocionante. A largada será no dia 15, às 8h30, no Mabu Parque Hotel, local também da chegada e da cerimônia de premiação.
A competição, uma das melhores do calendário nacional e homologada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), já realizou duas etapas, em Atibaia (SP) e em Poços de Caldas (MG). Nas duas provas, ficou evidente o equilíbrio das categorias, repetindo o que vem acontecendo nos últimos anos do evento.
“A expectativa de um ano bastante disputado vem se confirmando neste início de Copa Troller Sudeste. Isso é fruto, sem dúvida, da qualidade de nossos participantes, que a cada ano tornam a competição ainda mais forte e emocionante”, destaca Junior Schefer, um dos diretores da competição.
Os vencedores não se repetiram nas etapas, o que embolou a classificação e acabou aumentando a importância da próxima disputa, na capital paranaense. Vale destacar que o regulamento prevê o descarte do pior resultado ao término do campeonato.
Os paulistas Alfredo e Camilo Turcatto estão na frente na classificação geral da categoria Master, a novidade desta temporada e que reúne as feras da competição dos últimos anos. Vice-campeões em Atibaia e vencedores na prova mineira, eles somam 29 pontos, cinco a mais que os segundos colocados, Marcos Bortoluz/Marcelo Bortoluz, de Caxias do Sul (RS) e Fernando Gomes (MG) /Luiz Durval Paiva (SP), ambos com 24 pontos.
Na Graduados, a liderança entre os pilotos tem Thiago Carceroni (BH), vencedor da última etapa, e Otávio Enz (PR) com 22 pontos, seguidos por Mário César Moraes (MG), com 20. Já entre os navegadores, a primeira colocação é de Allan Enz (PR), companheiro de Otávio, também com 22 pontos, enquanto Matheus Ferreira (MG), que forma dupla com Mário Moraes está em segundo, com 20. Leandro de Macedo Ferreira (PR) aparece em terceiro, com 19 pontos.
São Paulo e Paraná dividem a primeira colocação na categoria Turismo, o que exemplifica o equilíbrio deste momento e que deverá seguir até o final. A dupla paulista formada pelo piloto Ricardo Flauzino e pelo navegador Ricardo Freitas tem 26 pontos, a mesma soma da parceria paranaense formada por Walter Luiz Küster e Walter Costa Küster, sendo que o desempate acontece em razão do segundo lugar obtido pelos paulistas na etapa de abertura. Em terceiro lugar, com 24 pontos, estão Carlos Rodrigues dos Santos e Ronaldo William dos Santos, vencedores em Minas Gerais.
4* Etapa Copa Troller Sudeste - Brusque - SC
Local: Monthez Hotel e Eventos
Rodovia Antônio Heil, Km 29
Brusque – SC
Sexta-feira, 30 de Julho
14h00 – Abertura secretaria
14h30 – Abertura Vistoria
20h30 – Briefing Master, Graduados e Turismo
21h00 – Aula de navegação
21h30 – Briefing Expedition
23h00 – Fechamento da Secretaria
23h30 – Fechamento da Vistoria
Sábado, 31 de Julho
14h00 – Início do almoço
08h30 – Largada oficial da prova
15h30 – Entrega de boletos dos PC’s e início de recursos
17h00 – Previsão da entrega de recursos e início da premiação
18h00 – Encerramento oficial
Copa Troller Sudeste pode ter muita lama na etapa de Brusque (SC)
A Copa Troller Sudeste 2010 tem sequência no próximo sábado, dia 31, com a realização da quarta etapa na cidade catarinense da Brusque, na região do Vale do Itajaí. Como aconteceu no ano passado, a disputa deverá acontecer debaixo de chuva, fato que acabou definindo a configuração do percurso deste ano. A direção de prova, comandada por Deco Muniz, finalizou o levantamento do roteiro e explica que o percurso será muito parecido com a da etapa anterior, em Curitiba (PR), no mês de maio.
“Tem chovido muito na região e a previsão para a semana que vem não é de mudança dessa condição, o que cria muita situação de lama que pode nos trazer problemas durante a prova. Com isso, a ideia inicial que tínhamos passando por reflorestamentos e alguns trechos bem travados teve de ser revista, pois seria impraticável fazer uma boa etapa na região que pensávamos. Desta forma, optamos por um percurso menos travado e que passa por regiões onde a chuva, independente da intensidade, não trará prejuízos para o evento”, explica Deco Muniz,
“Serão cerca de 150 ou 160 quilômetros no total, sendo 110 ou 120 navegáveis, passando por estradas de pouco movimento de fazendas das regiões de Leoberto Leal e Vidal Ramos. Será uma prova semelhante com a da capital paranaense, mas sem nenhum estradão como ocorreu lá. Mais uma vez, piloto e navegador precisarão estar bem afinados para seguir a planilha da melhor maneira possível”, ressalta.
A região montanhosa também colocará a habilidade da dupla em teste. “Estaremos em uma área de serra muito bonita, no Vale do Itajaí. Com isso será um prova com muitas curvas numa etapa em linha, mas que não tem nenhuma reta maior do que 50 metros. A variação de altitude, de 80 para 660 metros, dá uma boa mostra do que teremos pela frente”, finaliza o diretor de prova
Deco ainda tirará todas as dúvidas dos participantes durante os briefings técnicos na noite de sexta-feira, véspera a prova, no Monthez Hotel e Eventos, localizado na Rodovia Antônio Heil, km 29, onde estará montada toda a base da etapa catarinense da Copa Troller Sudeste 2010.
As inscrições seguem abertas aqui no site e vale lembrar que os dados devem estar completos, pois agora é obrigatório que o navegador e o “Zequinha” também façam suas próprias confirmações (antes era permitido que uma pessoa fizesse a confirmação dos demais). Todos terão à disposição o regulamento oficial da competição, que deverá ser lido antes da inscrição. O valor é de R$ 100,00 por dupla, que deve ser pago no dia do briefing, 30/07, na Secretaria de Prova.
Entre as documentações necessárias estão o termo de responsabilidade para navegadores – idade mínima de 16 anos – e Zequinhas menores de idade (mínima de 12 anos), além da autorização de uso para veículos de terceiros, que também estão disponíveis no site. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Central Copa Troller, (11) 3075-7926, das 9h às 18h.
Paranaenses dominam etapa catarinense da Copa Troller
Os paranaenses dominaram a quarta etapa da Copa Troller Sudeste, disputada neste sábado (31) em Brusque, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Dos quatro títulos em disputa, os representantes do Paraná garantiram o topo do pódio em três delas, Master, Graduados e Expedition, enquanto São Paulo ficou com o primeiro lugar na categoria Turismo. Rone Branco e Theo Guardiano, de Curitiba, venceram a categoria Master, finalizando os 160 quilômetros de percurso com 453 pontos perdidos, contra 519 dos gaúchos Marcos e Marcelo Bortoluz, de Caxias do Sul, vice-campeões da etapa.
Os demais vencedores em Brusque foram Otávio Enz e Allan Enz, de Apucarana (PR), na categoria Graduados; Norival Nogueira e Marcelo Boscoli, de São Paulo, na categoria Turismo; e Ivair Soares Junior e Michel Luiz Antunes, de Curitiba (PR), na Expedition. Ao todo, 79 duplas de seis estados participaram da prova. A próxima etapa será no Rio de Janeiro, nos dias 17 e 18 de setembro.
A Copa Troller fez sua estreia em Brusque com um dia ensolarado e uma prova bastante disputada, marcada, principalmente, pela pilotagem. A previsão de chuva não se confirmou e o roteiro definido acabou exigindo muito mais do piloto do que do navegador. “Diria que foi cerca de 80% para o piloto, mas no final os dois tiveram de estar bem sincronizados para conseguir a vitória”, explicou o piloto Rone Branco, campeão da Master.
A dupla disputou o Rali Transcatarina há duas semanas e teve problemas. Por isso, eles entraram na etapa da Copa Troller com vontade de provar seu valor. “Arriscamos porque queríamos mostrar que podemos andar na frente. Andamos no limite e, felizmente, tudo deu certo. Agora é seguir lutando para conseguir mais resultados positivos, já que descartamos a etapa de Curitiba e não podemos mais errar”, finalizou o campeão da Master.
Os campeões da categoria Graduados, Otávio e Allan Enz, conquistaram a primeira vitória na Copa Troller em três anos de participação. “Finalmente conseguimos”, brincou o piloto Otávio. “Foi melhor ainda saber que, com este resultado, assumimos a liderança na classificação geral”, completou.
O navegador Allan ressaltou o trabalho de cada um na prova. “A prova começou com médias altas em trechos sinuosos, exigindo mais do piloto, mas no trecho final, na pista de motocross, a dupla teve de trabalhar junta e bem entrosada. Essa parte acabou sendo decisiva e foi nosso diferencial para chegar à vitória. Temos de manter este ritmo nas duas etapas restantes, Rio e São Paulo, para podermos brigar pelo título”, declarou.
Resultados da quarta etapa:
Master
1º) Rone Branco/Theo Augusto Guardiano (Curitiba-PR), 453 pontos;
2º) Marcos Bortoluz/Marcelo Bortoluz (Caxias do Sul-RS), 519;
3º) Jorge Luiz Felsky/Edson João da Costa (Blumenau-SC), 714;
4º) Eduardo Moser/Idali Bosse (Gaspar-SC), 730;
5º) Luciano Wanzuit/Renan Medeiros (Gaspar-SC), 757.
Graduados
1º) Otavio Enz/Allan Enz (Apucarana-PR), 517 pontos;
2º) Paulo dos Santos/Jessé de Souza (São José dos Campos-SP), 574;
3º) Carlos Henrique Bevilaqua/Alexandre Martinez (São Paulo-SP), 598;
4º) Marcio Schlindwein/Salvador Poeta (Palhoça-SC), 645;
5º) Waldemiro Veiga/Luis Carlos Zanotti (Joinville-SC), 685.
Turismo
1º) Norival Nogueira/Marcelo Boscoli (São Paulo-SP), 728 pontos;
2º) Ricardo Flauzino/Ricardo de Freitas (São Paulo-SP), 780;
3º) Carlos Rodrigues dos Santos/ Ronaldo dos Santos (Curitiba-PR), 1009;
4º) Jurandir do Amaral Junior/Andrea Amaral (Bragança Paulista-SP), 1240;
5º) Osni Casas/Rodrigo Borges (Joinville-SC), 1376.
Expedition
1º) Ivair Soares Junior/Michel Antunes (Curitiba-PR), 2345 pontos;
2º)João Seara Neto/Marcos Alves (Itajaí-SC), 2818;
3º) Marcelo Prevideli/Carlos Knop (Curitiba-PR), 2886;
4º) Mauri Glir Junior/Ana Paula Glir (Curitiba-PR), 3425;
5º) Sergio Filardo/Maria Lucia Filardo (Curitiba-PR), 3598.
Com os resultados da etapa catarinense, os líderes de cada uma das categorias são os seguintes:
Master, Alfredo Turcatto/Camilo Turcatto (Ribeirão Preto-SP), 50 pontos;
Graduados, Otávio Enz/Allan Enz (Apucarana–PR), 46 pontos;
Turismo, Ricardo Flauzino/Ricardo Freitas (São Paulo-SP), 55 pontos
Classificação do Campeonato até a 4* Etapa
Copa Troller Sudeste
Master - Piloto
1º Alfredo Turcatto Ribeirao Preto 50
2º Marcos Fernando Bortoluz Caxias do Sul 43
3º Rone Klaumann Branco Curitiba 39
4º Flávio Roberto Kath Blumenau 30
5º Andre Fornari Del Monte Jundiai 30
Master - Navegador
1º Camilo Turcatto Ribeirão Preto 50
2º Marcelo Nestor Bortoluz Caxias do Sul 43
3º Theo Augusto Guardiano Curitiba 31
4º Rafain Walendowiski Blumenau 30
5º Orestes Barchetti Jr. Campinas 30
Graduado - Piloto
1º Otavio Enz Apucarana 46
2º Paulo Roberto dos Santos Sao Jose dos Campos 45
3º Carlos Henrique Bevilaqua Sao Paulo 42
4º Thiago Carceroni Belo Horizonte 34
5º Hamilton dos Santos Medeiros Curitiba 29
Graduado - Navegador
1º Allan Henrique Enz Apucarana 46
2º Alexandre Martinez Sao Paulo 42
3º Marcelo Castilho Couto Belo Horizonte 34
4º Marcelo Duarte Haseyama Sao Jose dos Campos 31
5º Leandro de Macedo Ferreira Curitiba 29
Turismo - Piloto
1º Ricardo Augusto Flauzino Sao Paulo 55
2º Carlos Rodrigues dos Santos Curitiba 50
3º Walter Luiz Küster Curitiba 46
4º Norival Souza Nogueira Junior Sao Paulo 39
5º Osni Izidoro Casas Joinville 39
Turismo - Navegador
1º Ricardo B Freitas Sao Paulo 55
2º Ronaldo William dos Santos Curitiba 50
3º Walter Costa Kuster Curitiba 46
4º Rodrigo J. Borges Joinville 39
5º Maria Eveli Giani Barbosa Braganca Paulista 39