x
Convex Datacenter
Página 1 de 23 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 272
  • #1

    Regulamento Trial - O que Fazer??




    Abro este tópico para iniciar um debate sobre o sistema de penalizações a ser adotado para futuros eventos de Trial em Sampa. Em geral, o regulamento utilizado neste primeiro evento funcionou bem, mas tem alguns pontos que deveriam ser revistos para deixar a competição mais justa.

    Para começar, IMNSHO, a função do regulamento se resume em dois aspectos principais:
    1) Assegurar que a melhor equipe ganhe a competição
    2) Assegurar que a competição promova atributos / ações nos competidores que sejam consistentes com o “espírito” da modalidade Trial

    Quanto à esta primeira prova de Sampa, não há como negar que a melhor equipe ganhou....... Diria que o segundo lugar também foi justo. Das demais colocações, não posso afirmar nada, pois como estive competindo, realmente não vi quase nada da prova. Mas de modo geral poderíamos dizer que este primeiro aspecto foi atendido.

    Porém, temos um problema quanto o segundo aspecto. Tenho ouvido e lido queixas de alguns competidores de que o regulamento premiava enrolação. E francamente, eu concordo 100% com esta afirmação. Eu assumo parte da responsibilidade por isso, pois eu fui um dos autores do regulamento.

    Ora, o lance é o seguinte: No final de tudo, o publico e os competidores querem ver a mesma coisa, de ver os jipes ou passando por estes obstáculos impossíveis ou de ver a equipe se f%der na tentativa. Sim, usar a cabeça para melhor aplicar o regulamento faz parte da estratégia, mas de maneira alguma isso pode resultar em vantagem sobre uma outra equipe que tentou e fracassou.........

    Como referência segue o link para o regulamento:

    http://www.ubroc.com.br/Regulamento%...dendo%2001.htm

    IMNSHO, os pesos relativos para ferramentas, cones, auxílio e guincho estão satisfatórios. Os problemas estão com as penalizações por “ESTOURO DE TEMPO” e por “DESISTÊNCIA”. Como falei ali em cima, estratégia de equipe é importante e deveria ser premiada. Porém, não tem absolutamente nada haver com o espetáculo de ter uma equipe enrolar no início de uma seção até o tempo estourar e desta equipe sair melhor que uma outra que entrou na seção, usou ferramentas mas fracassou. E isso aconteceu nesta prova, teve equipe que levou pontuação menor por propositalmente NÃO tentar vencer o obstáculo. Novamente, não estou tirando o mérito das equipes que aplicaram esta estratégia, afinal eles trabalharam dentro do regulamento. Mas é isso que a gente quer?!? Acho que não.........

    Mas como resolver esta questão sem haver subjetividade na fiscalização?!? Ta difícil isso........ Por exemplo, como é que o fiscal vai determinar se a equipe está enrolando para não utilizar ferramentas ou está tentando resolver um problema com o motor do jipe?!? Vale ligar uma chave “segredo” na partida do motor para que o motor não pega quando esta estratégia seria boa para mim?!? Daí posso ficar 15 minutos no motor de arranque, sem usar qualquer ferramenta, levando apenas a pontuação por tempo?!?

    Não tenho a solução, se tivesse teria a sugirido quando o regulamento foi bolado. Mas de uma maneira geral, acho que temos que aumentar bastante a pontuação por desistência, assim diferenciando-a do estouro de tempo.

    Opiniões???

    Abraços,

  • #2
    Não sei se cabe ao regulamento discutir sobre este tipo de coisa....... mas vi equipes que desrespeitaram totalmente o limite dos gates. Eles simplesmente viram quantos pontos iriam perder se pasassem por cima de todos os cones e foi isso que fizeram........ não cumprindo nem de longe o percurso da sessão, enquanto que outras equipes estavam se "matando" para não atropelar os cones e acabavam estourando o tempo!!!

    []'s
    Pinhal

  • #3
    Usuário Avatar de ramiro_eli
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Sampa Z/S/SP
    Idade
    46
    Posts
    2,166
    Agradecimentos: 0
    Na minha opinião, o regulamento deveria mudar em ralação a utilização de ferramentas x estouro de tempo.
    Explico:
    Com o regulamento atual:
    Uma equipe está na seção das manilhas e o cardan dianteiro escapa. Os integrantes da equipe sabe que dificilmente irão conseguir completá-la. Eles ficam enrrolando, sem tentar usar o Hi-lift, prancha, guincho de segundo carro, etc, pois sabe que será penalizada por isso.

    Se o regulamento mudar no caso de estouro de tempo, ela seria penalizada somente por estouro de tempo, independentemente das ferramentas utilizadas.
    Neste caso, a equipe vai tentar fazer o possível e o impossível para completar a etapa, pois sabe que não será penalizada se não der tempo.
    Traduzindo: A penalização pelo uso de ferramentas só deveria ser contabilizada no caso de seção completada.

    Entenderam? Ou compliquei???
    Devasso CJ-X 58
    Toy Land Cruiser FZJ-105 01
    C 10 4.8 Automatic4 73

  • #4

    REGULAMENTO DO LEITÃO

    Bill e PessoALL,

    Vamos analizar juntos aquela minha proposta de junho de regulamento:
    VAmos ver se ela resolve alguns problemas atuais:

    PONTUAÇÃO DUPLAS:

    1) 30 PONTOS (#) – USAR RAMPA/PNEU OU OUTRA FERRAMENTA
    2) 40 PONTOS (*) – USAR GUINCHO (POR PONTO DE ANCORAGEM)
    3) 50 PONTOS (+) – BUMP TRIAL (DERRUBAR/ESTOURAR O BUMP TRIAL)
    4) 70 PONTOS – REBOCAR (COM CINTA/CAMBÃO OU EMPURRAR)
    5) 500 PONTOS – ESTOURO DO TEMPO LIMITE
    6) -50 PONTOS – BÔNUS POR “GATE” TRANSPOSTO
    7) 1000 PONTOS – BYPASS (não entrar no obstáculo)

    IMPORTANTE / OBSERVAÇÕES:

    8) PONTUAÇÃO MÁXIMA EM UMA SEÇÃO É DE 500 PONTOS, SUBTRAÍNDO-SE OS BÔNUS POR GATES TRANSPOSTOS.
    9)EXCETO NOVOS ITENS 10 E 11.

    (*) – CUMULATIVO SIMPLES
    (#) – CUMULATIVO PARA CADA REPOSICIONAMENTO NA SEÇÃO
    (+) – CADA BUMP PODERÁ SER ESTOURADO APENAS UMA VEZ POR CARRO.

    Mas tenho uma solução ainda melhor para o problema.

    acrescentar os itens:

    10) 300 PONTOS - 5 MINUTOS SEM PROGRESSÃO (AMBOS OS CARROS)
    11) 100 PONTOS - PARA CADA MINUTO SEM PROGRESSÃO APÓS OS 5 MINUTOS INICIAIS.

    Comentário:

    Desta forma a equipe que embromar perderá mais pontos do que desistir no meio e eventualmente mais pontos do que Bypassar.

    Desistir no meio passa a ser permitido e a equipe ganhará 500 pontos menos os gates transpostos. Se não passar o primeiro Gate (que deve ser fácil) perde os 1000 do Bypass.

    Se ficar embromando sem progressão por mais de 5 minutos ganhará os 500 pontos do estouro (caso estourar no final), menos os bônus dos Gates e mais os 300 por ter ficado parado por mais de 5 minutos. Se a equipe insistir ainda mais ganhará outros 100 pontos por minuto parado.

    Agora temos que avaliar se valeria a pena excluir a penalização da falta de progressão caso a equipe consiga, mesmo após 5 ou 6 minutos parada, fazer progressão. Pode ser interesante excluir a penalização em alguns casos.

    Aqui tem alguns conceitos que bem ajustados acho que poderão resolver alguns de nossos problemas.

    Tem alguns detalhes que devem ser incluídos também, como diferenciar as marcações que efetivamente serão Gates de outras marcações e cones que servirão apenas como sinalização e poderão ser estouradas. desta forma a organização poderá se preocupar apenas com cones ou Gates vitais e não com um mundo de cones que estão lá apenas para orientar o público e os competidores. Ficará masi fácil fiscalizar desta forma.

    Continuo achando que os Gates devem ser feitos com uma base pesada (ferro ou concreto) e uma aste flexível (antena). Sua fixação deve ser feita em locais que seja possível reposicionar perfeitamente após um estouro.

    Temos também que discutir cada item e seus detalhes, por exemplo:

    1) 30 PONTOS (#) – USAR RAMPA/PNEU OU OUTRA FERRAMENTA
    (#) – CUMULATIVO PARA CADA REPOSICIONAMENTO NA SEÇÃO

    Fica realmente difícil fiscalizar este item da forma que está escrita, é preciso entrar em detalhes....
    A segunda equipe que passou nas Manilhas no sábado, reposicionou a rampa diversas vezes na seção, em diversos pontos diferentes e para ambos os carros.... foram mais de 6 reposicionamento. Tenho certeza que a equipe de juízes não marcou todas as penalidades que a rampa de fato gerou.

    Minha proposta é que a Ferramenta seja pontuada acumulativamente, porém sempre que for usada em Gates diferentes... desta forma ficaria mais fácil para a organição e pilotos controlarem as penalizaçòes acumulativas... Temos que ser bem claros e simples. E justos tb.

    Da forma que penso seria fundamental subdividir uma seção em GAtes. Exemplo: Seção 1, gates 1,2,3,4,5 e 6. A apuração seria tb subdividida. OS juízes marcariam as penalidades gate a gate. Ficaria mais fácil de fiscalizar... a pontuação seria mais transparente.

    Poderíamos extrapolar este conceito para o guincho tb.
    40 pontos para cada Gate transposto com o auxílio do guincho. E não por ponto de ancoragem.

    NA seção da piscina todos viram que o Bill me puxou de cabo a rabo. Tivemos uma ótima pontuação naquela seção. É justo isso?
    E analizando bem a nossa pontuação foi errada. Ninguém percebeu mas o Bill mudou a posição do Spider diversas vezes, se apoiou em diversas pilastras diferentes... e ninguém marcou penalizações extras por pontos de ancoragem diferentes????

    Se mudassemos o critério conforme estou sugereindo agora fica tudo mais fácil. Não importa que o ponto de ancoragem mudou 1 cm ou 1 metro. Não teremos que definir isso. Não importa se a rampa escorregou e o spotter recolocou, ou recolocou 20 cm a frente.

    Temos que lembrar que o Jeep Trial, Endurance Trial, Rock Crawling Trial, é definido por centímetros e até milímetros e segundos fazem a diferença.

    Outra coisa que esqueçemos em Sampa foi sincronizar os relógios e estabelecer o horário oficial... A buzina de início variou 40 segundos. Ajustei meu relógio 3 vezes depois desistí.

    Pensem nas propostas acima, proponham problemas, apontem as falhas, façam simulações mentais, proponham problemas reais...

    Já conseguimos acabar com a farra dos estepes e das pranchas, agora temos que acabar com a farra dos guinchos e da embromação.

    Proponho até que a penalização do uso do guincho aumente... acho que 40 pontos por Gate transposto no guincho já é suficiente... Temos que estabelecer tb que uma seção deve ser no mínimo 5 Gates e que o início de uma seção não é o primeiro gate.

    NEste caso eu e o Bill teríamos levado 200 pontos por ele ter me puxado por toda a seção.
    Se os dois carros tivessem sido puxados seriam 400 pontos... Viu como fica mais justo.

    Estou ancioso pelos comentários.

  • #5
    Um visão de quem está de fora:
    Seguiria a lógica das competições de Regularidade - maior quantidade de pontos possível por PC, quando do "no show".
    O mesmo valeria para uma equipe que não completasse um obstáculo. Tomaria a maior penalidade (não sei se somando os pontos por uso de equipamentos ou qualquer outra) tornando assim o recurso de estouro de tempo a pior penalidade possivel.
    Martin Melcop
    [EX]JPX 95 Enterprise E - MWM+Clark
    Em breve Galactica BSG 75 - Family Car

  • #6

    regulamento do Leitão - continua.

    PessoALL,

    Vou aproveitar que é feriado e o Jeep ainda não voltou de Sampa. para ficar aperfeiçoando este regulamente e entrando em detalhes.

    Precisamos discutir a padronição nacional deste esporte...

    Minhas opiniões:

    Endurance - é um nome que lembra outras modalidades como o Endurance de kart, e outras provas de pista. Lembra também aquele primeiro Endurance que o André disputou em São Bernardo que que era muito subjetivo... remete ao Camel Trophy.
    Em compensação tem relação com o trabalho das duplas e com a dificuldade imposta.

    Rock Crawling - é um anglicanismo que define muito bem parte do que fazemos , porém, só define parte... no Brasil (por enquanto) criamos uma modalidade diferente, em duplas, com obstáculos mais variados... Para o grande público é um nome estraho e desconhecido que não cria nenhum valor ou lembrança.

    Trial - é um nome que lembra o trial de Motos, portanto remete diretamente a outro esporte, similar mas de 2 rodas. O nosso esporte aqui no Brasil está entre o Trial 4x4 feito na frança e na Europa, o Rock Crawling americano, as trovas do Top Truck Challenge americano e provas de aventura em quipes. Como vamos chamá-lo?

    Acho que devemos esclarecer para o público que se trata de uma modalidade disputada por Jeeps e jipes com tração nas 4 rodas, ou 4x4.

    E que tb se trata de uma prova de obstáculos com Jeeps e jipes super preparados...

    Sugestões:

    1) Jeep Trial
    2) Jeep Trial 4x4
    3) Trial 4x4
    4) Endurance Trial
    5) Endurance Trial 4x4
    6) Endurance 4x4
    7) Rock Trial
    8) Rock Trial 4x4

    Gosto tb da solução da turma do Rio de Janeiro que usou o termo Superação ou Super Ação. Podemos usar alguma coisa que remeta a Desafio, Ação e outros termos do gênero.

    Challenge, desafio, obstáculo

    O termo Trial Puro 4x4 sei que agradaria ao Sandro.

    Vamos listar algumas palavras chaves... as minhas seriam:

    1) Jeep
    2) 4x4
    3) Trial
    4) Desafio
    5) Escalada?
    6) Endurance (será que realmente remete a duplas?)
    7) Aventura
    8) Radical ou super radical...

    A minha prova aqui em BArbacena eu chamaria de:
    - Jeep Trial Brasil -

    Jeep - para remeter aos famosos Jeeps e aos esporte 4x4
    Trial - porque aqui teremos pela primeira vez uma categoria individual com pontuação por parada tipo trial Puro ou Rock Crawling
    Brasil - porque quero que o público pense se tratar de um evento nacional, o que será em breve.

    Voltando ao assunto do nome da modalidade, podemos pelo menos estabeler um slogan único para as provas.

    "Jeeps superpreparados vencendo obstáculos incríveis"
    Sei lá?

  • #7
    Bom Bill,

    a PRIMEIRA coisa a ser feita é não marcar o Trial no findi que eu tenha que trabalhar, entonsses se for em Dezembro de novo ...

    Só agora sobrou um tempinho, parabéns aos organizadores e aos participantes!!!

    SidneyMud

  • #8
    Citação Postado originalmente por Pinhal
    Não sei se cabe ao regulamento discutir sobre este tipo de coisa....... mas vi equipes que desrespeitaram totalmente o limite dos gates. Eles simplesmente viram quantos pontos iriam perder se pasassem por cima de todos os cones e foi isso que fizeram........ não cumprindo nem de longe o percurso da sessão, enquanto que outras equipes estavam se "matando" para não atropelar os cones e acabavam estourando o tempo!!!

    []'s
    Pinhal,

    Cabe discutir sobre isso sim, é exatamtne deste tipo de coisa que estou falando……

    Teoricamente, se o cara passer propositalmente por cima do cone, ele deveria lever desistência por aquele obstáculo, como citado em Item 2 no artigo sobre esta penalização…….. Mas isso acaba sendo só mais um exemplo de subjetividade na fiscalização.

    O soda é como tirar essa subjetividade………

    Abraços,

  • #9
    Citação Postado originalmente por ramiro_eli
    Na minha opinião, o regulamento deveria mudar em ralação a utilização de ferramentas x estouro de tempo.
    Explico:
    Com o regulamento atual:
    Uma equipe está na seção das manilhas e o cardan dianteiro escapa. Os integrantes da equipe sabe que dificilmente irão conseguir completá-la. Eles ficam enrrolando, sem tentar usar o Hi-lift, prancha, guincho de segundo carro, etc, pois sabe que será penalizada por isso.

    Se o regulamento mudar no caso de estouro de tempo, ela seria penalizada somente por estouro de tempo, independentemente das ferramentas utilizadas.
    Neste caso, a equipe vai tentar fazer o possível e o impossível para completar a etapa, pois sabe que não será penalizada se não der tempo.
    Traduzindo: A penalização pelo uso de ferramentas só deveria ser contabilizada no caso de seção completada.

    Entenderam? Ou compliquei???

    Ramiro,

    Eu concordo com este conceito, que as penalizações por ferramentas, etc. sejam anuladas caso a equipe não conseguir passer o obstáculo no tempo, valendo no lugar apenas a penailização por estouro. Mas teríamos que acertar os valores para que o estouro sempre vale mais que o uso de ferramentas.

    Abraços,

  • #10

    Re: REGULAMENTO DO LEITÃO

    Citação Postado originalmente por leitao
    Bill e PessoALL,

    Vamos analizar juntos aquela minha proposta de junho de regulamento:
    VAmos ver se ela resolve alguns problemas atuais:

    blablablablablablablablablablablablablablablablabl ablablablablablablablabla
    blablablablablablablablablablablablablablablablabl ablablablablablablablabla
    blablablablablablablablablablablablablablablablabl ablablablablablablablabla
    blablablablablablablablabla



    Estou ancioso pelos comentários.

    Leitão,

    O seu esquema tem diversos pontos positivos, mas acho complicado para ca.ra.lho, muita coisa para o coitado do fiscal lever em consideração. Temos que lembrar que os fiscais são simples jipeiros como nós. Eles recebem meio-dia de treinamento e olha lá.

    Tem que ser mais simples………..


    Abraços,

  • #11
    Citação Postado originalmente por Die Hard
    Um visão de quem está de fora:
    Seguiria a lógica das competições de Regularidade - maior quantidade de pontos possível por PC, quando do "no show".
    O mesmo valeria para uma equipe que não completasse um obstáculo. Tomaria a maior penalidade (não sei se somando os pontos por uso de equipamentos ou qualquer outra) tornando assim o recurso de estouro de tempo a pior penalidade possivel.

    O gato nisso é que decidimos em penalizar por CADA USO de ferramentas e não apenas uma penailização singular. Fizemos isso para evitar a “festa de pranchas e estepes” que chegou de dominar algumas provas. Agora, poderíamos reconsiderar esta penalização, voltando para uma única aplicação, mas teríamos que achar uma outra maneira para não ter abuso das ferramentas…….

    Abraços,

  • #12

    Re: regulamento do Leitão - continua.

    Citação Postado originalmente por leitao
    PessoALL,

    Vou aproveitar que é feriado e o Jeep ainda não voltou de Sampa. para ficar aperfeiçoando este regulamente e entrando em detalhes.

    Precisamos discutir a padronição nacional deste esporte...

    ?


    Bom, este thread não era para isso, mas o meu voto seria por “Trial 4x4”.

    BTW, caso não precebeu, eu não tenho um Jeep…………

    Abre um outro tópico, a gente discute isso também...........

    Abraços também de folga por hoje,
    Abraços,

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. II Trial de Rio das Flores/RJ
      Por Sandro Tannuri no fórum Competições
      Respostas: 13
      Última resposta: 22/02/2005, 20:21

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade