Reforma de pneus - processo pré-moldado
PessoALL,
Minha empresa é uma das pioneiras em Minas em reforma a frio (pré-moldados) nossa primeira autoclave é de 1980.
Não creio que o fator determinante da flexibilidade seja a borracha, sua espessura... o fator determinante é a estrutura da carcaça, seus fios de nylon, sua espessura, a quantidade usada... e no caso de pneus radiais a estrutura radial de aço sob a banda de rodagem.
Acredito que a alteração na flexibilidade seja mínima no processo de reforma... qualquer que seja o processo.
Porém temos sim que levar em conta a dureza da borracha usada nos gomos... por se tratar de gomos retirados de uma banda pré-moldada, geralmente bandas feitas para uso em caminhões com 19, 20, 21 e 22 mm de profundidade... esta borracha dos gomos é duríssima, de 10 a 20 % mais dura em Shor (acho que é assim que se escreve) do que a borracha de um pneu novo... É devido a compactação da borracha na fabricação da banda pré-moldada que a borracha fica tão dura e por isso dura tanto. Muitos frotistas sabem que pneus reformados a frio duram 20, 30% mais que pneus novos.
BEm,... não acredito que borracha tão dura seja o ideal para Trial em pedras... mas é o material que temos disponível...
Eu tb usaria os 3K para pneus de trial... são agressivos, baratos, duráveis e principalmente são totalmente customizados, ou seja, em breve teremos o desenho Leitão Negro.
Eu como especialista em pneu tenho o cuidado de recomendar os 3K ou similares apenas para jipeiros muito malucos como eu e que saibam exatamente dos prós e contras deste tipo de pneus... tenho diversos clientes que tinham os 3K e preferiram os Cross ou Mudzilla e outros por causa da trepidação em deslocamentos on road.
Sei tb que é possível fazer os 3K pré-balanceados eliminando este problema. Só que seria um trabalho triplicado para a 3K... o pneu teria que ser pré-balanceado antes de entrar na autoclave, ou seja, depois de raspado, escariado, colado, coberto com a ligação, coberto com os gomos, teria que ser montado em uma roda inflado, levado em uma balanceadora, balanceado com gomos extras, desmontado, levado na autoclave, vulcanizado, esfriado (72 horas) novamente montado em uma roda e balanceado com gomos extras, novamente na autoclave, esfriado e entregue para o cliente. Este processo aumenta muito a chance de contaminação e conseqüente defeito na vulcanização.
Tenho feito pneus cross e guyane com pré-balanceamento mas esta ficando muito caro... e a banda cross completa não gasta tanto peso/chumbo de roda assim.
Marcel... tenha cuidado na hora de receitar os 3K... Eu tive que falar a mesma coisa com a Maxxis sobre isso... O Maxxis tb não é para qq um.
Tenho clientes que acham até os mud muito barulhentos, imagina :roll:
Re: Reforma de pneus - processo pré-moldado
Citação:
Postado originalmente por leitao
PessoALL,
Porém temos sim que levar em conta a dureza da borracha usada nos gomos... por se tratar de gomos retirados de uma banda pré-moldada, geralmente bandas feitas para uso em caminhões com 19, 20, 21 e 22 mm de profundidade... esta borracha dos gomos é duríssima, de 10 a 20 % mais dura em Shor (acho que é assim que se escreve) do que a borracha de um pneu novo... É devido a compactação da borracha na fabricação da banda pré-moldada que a borracha fica tão dura e por isso dura tanto. Muitos frotistas sabem que pneus reformados a frio duram 20, 30% mais que pneus novos.
BEm,... não acredito que borracha tão dura seja o ideal para Trial em pedras... mas é o material que temos disponível...
Leitão,
Eu tenho um durômetro e ja medi os 3K, eles variam de 60 a 65 SHORE A que é a medida dos pneus para automoveis e caminhonetes.
A dureza da borracha está ligada mas não é o unico fator que afeta a resistencia a abrasão, essa sim e que determina a durabilidade da borracha no pneu.
Abraços,