x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 6 de 6
  • #1
    Usuário
    Entrada
    09/12/2011
    Idade
    49
    Posts
    48
    Agradecimentos: 0

    Grand Vitara vs CR_V 4x4




    Prezados amigos,


    Finalmente criei coragem para dois atos importantes em minha vida: me registrar aqui no Forum da 4x4 Brasil e finalmente adquirir minha primeira viatura.

    Muito bem, após muito pesquisar e examinar, restringi a disputa a dois veículos, ambos 0km

    Grand Vitara AT 4x4, lindão, me apaixonei pelo carro e pedem algo em torno de 88K aqui em Cuiabá;

    CR-V 4x4, AT, muito mais confortável mas com preço de 102K aqui em Cuiabá.

    Sei que a CR-V pertence até a outra categoria, mas ela me atenderia para fazer expedições como essas pelo Chile, Argentina, etc? Esse é o meu objetivo peculiar com a aquisição. Pretendo ir para lá nos meses de seca. Não tenho filhos, mas minha mulher usa um bagageiro inteiro, vaidosa pacas.

    No mais, o uso seria predominantemente urbano e estrada, e isso considerando o precário estado das vias em Mato Grosso (buracos demais, chuva demais).

    Vejo vários anúncios com preços beeem mais baixos, especialmente para a CR-V (acho até por 93K0, será que aqui em MT os carros são mais caros por alguma questão tributária? Sou mineiro, por isso não sei exatamente.

    Qualquer comentário ou sugestão sobre as viaturas e/ou a expedição será muito apreciado.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    07/07/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    33
    Posts
    636
    Agradecimentos: 3
    Olha, eu não sei como são as condições da estradas da Argentina e do Chile nas expedições.
    Entretanto vamos comparar um pouco esses dois carros.

    Acho que ambos dos carros realmente possui proposta diferente, enquanto que o CRV preza mais o conforto e um rodar suave, já o GVIII é mais aventureiro, mesmo sendo bastante confortável, perde para o CRV nesse quesito conforto.

    Em relação ao consumo, aqui na cidade de SP, com transito todos os dias, faço 7,5km/l com o CRV e 6,5km/l no GVIII.

    Estabilidade: Ambos os carros posseum uma ótima estabilidade, o CRV graças ao conjunto VSA + 4x4(Real-time) e o GVIII graças ao 4x4 integral + suspensão independente nas 4 rodas, com uma ótima construção e acerto. Mas a carroceria do CRV tende a inclinar um pouco mais, devido a sua suspensão mais macia em prol do conforto.

    Conforto: no CRV o seu espaço interno aparenta (eu acho que é) maior do que no GVIII. A suspensão do CRV é mais macia, enquanto a do GVIII é mais dura. Os bancos traseiros e dianteiros do CRV eu acho mais confortável que a da Suzuki. Além disso, o CRV possui direção elétrica, sendo mais leve do que a Hidráulica do Suzuki. Já no acabamento, acho que ambos são bons, tendo uma ligeira superioridade do Honda.

    Cidade: Devido a uma direção elétrica, suspensão mais macia, bancos mais confortáveis e um consumo melhor, o CRV é superior do que o GVIII.

    Estrada: Um banho do CRV em relação ao consumo, fazendo cerca de 12,5km/l a uns 100~120km/H. Já no GVIII faço uns 10,5 km/l para a mesma velocidade. Essa diferença se deve ao fato do CRV ter um câmbio de 5 marchas e o GVIII ter um câmbio de 4 marchas.

    Motor: Ambos desenvolve relativamente bem, mas sente falta de força em altas velocidades para fazer ultrapassagem.

    Estrada de terra: Superioridade da GVIII sem dúvida, 4x4 Full time, 4x4 Lock e 4x4 reduzida. No CRV apesar de ter o 4x4 real time, não da para escolher quando ativar ou deixar ativado, ele funciona quando o carro sente que há necessidade da tração e aciona, mas tudo é automático. Não só isso, andando em estradinhas de terras, com alguns buraquinhos, percebe-se como a construção do GVIII parece bem mais sólida e forte do que a do CRV. Tem vários videos do GVIII na lama, neve, dunas que impressiona do que esse carro é capaz.

    Mercado: na época, pagando à vista, CRV 4x4 Ex-L (+ emplacamento, Insulfilm) 94K.
    GVIII (automático+couro+Insulflm+emplacamento) consegui negociar por 82K. Deve levar em conta que já existe uma nova versão do CRV e já irá vir pro Brasil no próximo ano, por isso esses altos descontos nos atuais modelos.

    Revisão: A revisão do Honda é muito mais barato, além de ser a cada 10.000 KM ou 1 ano. Já a da Suzuki é caro e é ainda é a cada 5000KM ou 6 meses.

    Observações finais: como que eu gosto de dirigir um carro de maneira mais esportiva, sentindo o carro e não como dirigir um brinquedo que você nem sente direito (CRV), prefiro o Suzuki. Mas isso é o estilo de cada um.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    03/03/2009
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Posts
    1,766
    Agradecimentos: 9
    Olá, Pessoal !

    Marcus, no tópico Honda CRV 4x4, página 6, #61, reportei opinião sobre o CRV4x4, “tirando meu chapéu” para ele, e reforçando algumas coisas ditas pelo Normio : o carro teve um ótimo desempenho, não apresentando problemas durante uma viagem ao Peru via Acre, retornando via Chile e Argentina (Salta/Foz do Iguaçu) . E na época, a Interoceânica ainda não estava asfaltada (hoje parece que ela já está) . O proprietário desse CRV4x4 me disse que ele nunca sabia quando, na verdade, o carro estava com o 4x4 acionado, mas havia comprado esse carro pelo conforto e pelas 5 marchas automáticas ( a sua outra opção na época havia sido um RAV4, mas este só tinha 4 marchas automáticas(como parece ainda hoje)).
    A reclamação : o carro era meio “amarrado” nas subidas acima dos 2 mil metros s.n.m., nos Andes, devido ao ar rarefeito, mas todos os outros carros estavam sentindo também esses efeitos, de um modo ou de outro. Num trecho mais longo, na ida, já no Peru, entre Puerto Maldonado e Cuzco, lá pelo meio do caminho em subida, ele reclamou, preocupado, do consumo, e teve que utilizar o combustível adicional que portava a bordo, no bagageiro( de um recipiente de 20 l ), mas a essa altura, um RAV4 que estava também na viagem já havia parado antes, para fazer a mesma coisa, pois era mais “gastador” . E num trecho em que tivemos de passar por uma plantação e vadear um riozinho, com pedras no fundo, água pelas soleiras das portas, despistando um movimento político que bloqueava a estrada perto de Puno, o CRV4x4 passou sem maiores problemas.
    Voltando ao Brasil, não saberia dizer como são as estradas por aí, hoje, no Mato Grosso, mas tendo passado, há algum tempo, por caminhos entre Uberlândia(MG) e Rio Verde (Goiás) – asfalto com buraco e mais buracos-, ou mesmo entre Atibaia(SP) e Monte Verde(MG), chão todo esburacado e muito mal conservado, eu ficaria com uma dúvida quanto à resistência da suspensão do CRV4x4 rodando em pisos ruins assim . Em tais situações creio que a suspensão do GV é bem mais robusta. Sobre o GV, quando eu estava procurando um 4x4, vi vários à venda, com baixa km, e “garimpando” as informações, descobri que o motivo da venda desses GV quase novos, a maior parte com menos de 7k, 10k km, 6 meses de uso, referia-se ao elevado consumo de combustível, aliado ao câmbio automático de resposta muito lenta.

    Abs a todos.

  • #4
    Usuário
    Entrada
    09/12/2011
    Idade
    49
    Posts
    48
    Agradecimentos: 0
    Poxa, muito obrigado pelas repostas, muito informativas.

    Particularmente eu estou com a tendência a preferir o GV, dez ou doze mil reais mais barato. Acho que ele é confortável o suficiente, mesmo que não se compare ao CR-V nesse aspecto.

    O que me deixa cabreiro é o número de airbags: até onde sei são dois na GV e nove no CR-V. Aí é complicado, com segurança não se brinca.

    Não consegui achar no site se existe a possiblidade de airbags laterais como opcionais. Vou ter que ligar lá.

    E no caso da CR-V a reclamação é a falta de motor mesmo. Não sou de correr, então esse aspecto não me afeta. Mas, se necessário, acredito que seja possível fazer o remapeamento, não?

  • #5
    Usuário
    Entrada
    03/03/2009
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Posts
    1,766
    Agradecimentos: 9
    Olá, Marcus !

    O Normio já comentou que esse CRV 4x4 que por aí está vai mudar. Provavelmente, até março, já estará por aqui no país a nova versão do CRV, embora mantendo o motor . Quanto ao remapeamento desse motor, existe menção de um forista que dispõe de um produto para esse fim para vender, o CRmapp . Seria o caso de consultar a ele para ter maiores/melhores informações sobre a possibilidade de aplicação do produto ao CRV. Ver no tópico Ssangyong Kyron, página 55, # 658, postado pelo forista Cezar Castellões .

    Boa sorte e Abs.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    09/12/2011
    Idade
    49
    Posts
    48
    Agradecimentos: 0
    Fertag,

    Obrigado pela dica, mas o colega Cezar informou que o remapeamento só seria aplicável a motores a diesel.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Vendo carcaça do diferencial dianteiro de ferro vitara/ grand vitara
      Por dionatancinalpecar no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 1
      Última resposta: 12/02/2010, 11:40

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade