x
Convex Datacenter
Página 2 de 13 PrimeiroPrimeiro 123456789101112 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 152
  • #13
    Usuário Avatar de Giuberto
    Entrada
    24/06/2012
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    523
    Agradecimentos: 0



    O troller 2006 / 2007 possui 1850 kg com a capota rígida, não 2065 kg (esse é o 3.2).

    Potência: 11,3 Kg/cv
    Torque: 47,6 kg/kgfm

    Pra uso misto, também sou muito mais jimnny.
    Mas, pra trilha, pra fazendeiro, pra competidor e outras aplicações off-road, a diferença é gritante. O troller é muito melhor. Depende mesmo do uso do sujeito.
    Troller T4 3.0 2011
    ex JK Wrangler 3.8 2010 - Pneu 35" e RK

  • #14
    Usuário Avatar de guimajc
    Entrada
    22/03/2013
    Local
    Sete Lagoas/MG
    Idade
    47
    Posts
    615
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por luciomonteiro Ver Post
    Eu por acaso me deparei com o Tópico de 2010 e posso dizer..... Como estavam errados nas opiniões. O Jimny e Troller são viaturas ABSOLUTAMENTE COMPARÁVEIS e digo mais, o Jimny ganha ou empata em quase todos os quesitos de comparação, vejamos.


    No quesito construção, ambos são feitos com carroceria sobre chassi, dando durabilidade e resistência inigualáveis. As diferenças entre o material das carrocerias é discussão a parte, porém pode-se dizer que ambas cumprem suas funções.


    Motor (durabilidade/confiança): Em termos de motor, o motor de um Troller 3.0 (se bem conservado) dura muito mesmo... Só que o tempo passou e viu-se que o M13 do Jimny Também é extremamente durável, e com manutenção mais em conta... O Motor a Diesel do Troller entrega sua potência já a baixa rotação, característica comum de qualquer motor a Diesel) enquanto o motor a gasolina do Jimny precisa de muita rotação para dar conta do recado, fato que é "compensado" pelo duplo comando de válvulas e comando variável das 16 válvulas que o deixa sempre pronto e à disposição, além de ser muuuito mais leve, de fato.... O que nos traz a


    Potência 1: Já que estamos falando em comparação, nada mais justo então compararmos a potência de ambos em termos relativos ao tamanho de cada motor, nesse aspecto (potência por volume de motor), o Jimny ganha do Troller... (não, não escrevi errado!!) o Jimny ganha com potência específica de 64 cv/l (contra 51,8 cv/l do Troller) porém, perde em termos gerais e brutos, em termos de potência temos que...


    Potência2: O troller é uma usina de força, com uma potência de 165cv a 1600 rpm contra 85cv a 4000 rpm do Jimny. Porém o que parece ser uma diferença estúpida em favor do Grandalhão Troller na verdade não é, justamente porque o Troller é um grandalhão e boa parte de sua potência é gasta para mover seu enorme peso de 2065 kg (contra menos da metade do Jimny)... Assim, na prática, existe um equilíbrio entre peso/potência 12,5 kg/cv em ambos os carros (isso mesmo!! ambos tem mesma potência/Kg) A coisa porém muda de figura quando falamos em torque...


    Torque: a força que o motor aplica às rodas para elas girarem é pouco importante no uso urbano, mas crucial no Off Road, afinal é preciso força nas rodas para tirá-las do atoleiro (ou evitar que elas encalhem lá) o Troller mesmo com 3x a potência bruta do Jimny ganha mesmo em termos relativos oferecendo 12,2 kgfm/l contra 8,4 kgfm/l do Jimny (o que embora faça muita diferença, é bem menos do que se supunha), em termos de comparação entre peso do carro por torque bruto o Troller ganha com 53,2 kg/kgfm contra 94,6 kg/kgfm do Jimny. Isso significa que o Jimny sofre muito mais perda de torque ao aumentar seu peso do que o Troller. O jimny é 33% mais "fraco" na comparação peso/torque, porém tem entre eixos menores, um maior ângulo central e área menor, o lhe dá um menor coeficiente de arrasto na lama. O Troller é cerca de 33% maior do que o Jimny (em relação largura X comprimento) assim, se a coisa não se compensa, diminue bem a diferença, e muito. Na prática, essa diferença de torque em favor do Troller faz ser possível usar pneus bem maiores que os originais sem perda visível de desempenho (pelo contrário, pois o carro fica mais alto e reduz o arrasto na lama "melhorando" seu desempenho aparente). Porém, isso geralmente acaba forçando os sistemas de transmissão - diferencial ocasionando quebras frequentes...
    Ou seja, O jimny faz no Off Road tudo que um Troller faz, talvez com um pouco mais de esforço vez ou outra, com a vantagem de ser incrivelmente mais manobrável, ter uma visibilidade muito melhor e de passar por lugares que muito Troller empaca (como porteiras, pontes estreitas etc...). O que nos leva a outro item...


    Espaço/Conforto/Capacidade de carga: Este é outro quesito onde as duas viaturas são muito parecidas. Com capacidade para 5 passageiros o Troller dá um bom conforto ao piloto / copiloto, e realmente cabem (lateralmente) 3 pessoas no banco de trás, porém as mesmas ficam como se estivessem sentadas em um colchão alto, mais para agachadas do que sentadas. No Jimny o espaço do piloto / copiloto é igualmente confortável, e quase não se nota o tamanho pequeno do carro, cabem no banco de trás (lateralmente) 3 pessoas apenas se, ao menos uma delas, for do tamanho de uma criança, porém estas ficam realmente sentadas em uma posição confortável e ainda podem regular a inclinação do banco e contam com apoios para copo e espaçoso porta objetos nas laterais.... Assim, o que o Troller ganha em número de passageiros no banco de trás, o Jimny ganha em conforto. O troller ganha no quesito porta malas, mais para porta luvas traseiro, (nos dois carros) com 130 litros de volume contra 113 litros do Jimny. Até mesmo em termos de capacidade de carga o Troller tem carga útil de 420Kg, apenas 60Kg a mais que o Jimny, as diferenças irrisórias faz perceber que o Troller é um carro muito grande por fora, mas extremamente pequeno por dentro, principalmente se comparado à mágica feita pela Suzuki no Jimny.


    Uso Urbano: Aqui é até maldade realmente fazer comparação. Com melhor visibilidade, maior manobrabilidade e menor tamanho e consumo, sem falar em seu perfil bem menos agressivo, o Jimny vai do estacionamento do escritório à recepção de qualquer evento chique sem parecer demasiadamente fora de seu ambiente, ao contrário do Troller que transmite (e tem) a graça de um touro numa loja de cristais durante seu uso urbano.


    Preço: Custando cerca de R$55mil em 2013, a metade do preço de um Troller, com uma razoável rede de concessionárias, e garantia de 3 anos (contra 2 anos do Troller 3.0), o Jimny mostra-se uma viatura não apenas comparável, como mais versátil que o o Troller... Porém, se você não quer um camaleão a coisa fica melhor, para o Troller...


    O Troller tem uma maior facilidade de se encontrar kits e adaptações das mais variáveis e com infindadas aplicações, diferente do que acontece com o Jimny, onde só agora (2014) começa-se a ver com menor dificuldade aqui no Brasil kits de adaptações (a maioria de suspensão e acessórios). De fato, o conjunto mecânico do Troller tem uma maior margem para ser retrabalhado, o que, por outro lado, o faz ser vítima constante de adaptações mal dimensionadas que levam à quebras constantes e trazendo má fama e perda de valor no mercado de usados. Em comparação o Troller está na posição 635 do Ranking CNW, o Jimny está na 485. Assim, em linhas gerais um Jimny usado é mais confiável, e tem menor desvalorização, que um Troller usado...




    Assim, se você quer uma viatura de uso misto, e não tem família grande o Jimny é a sua escolha !!


    Se você quer um veículo para trilhas com boa relação custo/benefício, Prefira um Jimny 0Km (aconselho o 4sport) a um Troller usado, terá menor dor de cabeça e poderá, se quiser, trocar mais facilmente de viatura.


    Se dinheiro não é problema e você quer um carro definitivo para só fazer trilha (e ir fazendo constantes upgrades) o Troller é boa opção, mas nesse caso não deixe de pensar em um Jeep Wrangler ou Cherokee, Land Rover etc...


    Agora sim, anos depois, alguns pré conceitos foram postos abaixo, principalmente que Jimny e Troller se comparam sim! E centímetro X centímetro, quilo x quilo são muito mais parecidos que parecem! o Jimny é mais versátil, o Troller é mais potente, e se eu pudesse tinha os dois!!


    Agora fechou o tópico !!!
    Só complementando as boas observações do luciomonteiro: creio (digo creio, pois nunca guiei um - tenho um jimny) que o troller leve grande vantagem em trânsito rodoviário, seja em estabilidade, retomada e velocidade de cruzeiro. Mas mesmo assim, viajo bastante com meu jimny, um pouco mais devagar, mas chegando lá!

  • #15
    Usuário
    Entrada
    26/01/2012
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    78
    Posts
    381
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por Giuberto Ver Post
    O troller 2006 / 2007 possui 1850 kg com a capota rígida, não 2065 kg (esse é o 3.2).

    Potência: 11,3 Kg/cv
    Torque: 47,6 kg/kgfm

    Pra uso misto, também sou muito mais jimnny.
    Mas, pra trilha, pra fazendeiro, pra competidor e outras aplicações off-road, a diferença é gritante. O troller é muito melhor. Depende mesmo do uso do sujeito.

    Estive esta semana na concessionária Suzuki de BH perguntando perguntando pelo Jimnny preparado de fábrica e fui informado que não estão mais vendendo este modelo.

    Alvaro Angelo

  • #16
    Usuário Avatar de Armindo Neto
    Entrada
    26/08/2011
    Local
    Rio de janeiro/RJ
    Posts
    717
    Agradecimento: 1
    Huahuahua
    falar que o Jimny é melhor que o Troller é forçar a barra!
    Uma coisa que o Jimny nunca vai se igualar ao Troller, é o prazer que ele pode lhe proporcionar!
    O Troller é bruto, qualquer um te respeita no trânsito quando está com ele, vai tentar conseguir respeito com Jimny...(mesma coisa TR4, também não tem respeito no trânsito)
    Carroceria de Fibra é muito mais resistente para o uso Off road, se na trilha capotar um Troller, e capotar um Jimny, o Troller com certeza sofrerá beeeeem menos danos.( o que vai acontecer no Troller é quebrar um vidro, e arranhar a fibra)
    O chassi do Troller é incomparável, é até engraçado fazer a comparação com o chassi do Jimny.
    O Troller é muito mais forte/robusto/resistente que o Jimny.
    Se for pra ir prO shopping eu escolho o TROLLER, se for pra uso misto eu escolho o TROLLER, se for pra off road eu escolho o TROLLER!
    COMO EU SEMPRE DIGO, TROLLER É TROLLER!
    Mas gosto...cada um tem o seu...respeito sua opinião.
    Um grande abraço à todos os amigos!
    T4 2.8 / T4 3.2 5 cil "Bumblebee"

  • #17
    Usuário Avatar de guimajc
    Entrada
    22/03/2013
    Local
    Sete Lagoas/MG
    Idade
    47
    Posts
    615
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por Armindo Neto Ver Post
    Huahuahua
    falar que o Jimny é melhor que o Troller é forçar a barra!
    Uma coisa que o Jimny nunca vai se igualar ao Troller, é o prazer que ele pode lhe proporcionar!
    O Troller é bruto, qualquer um te respeita no trânsito quando está com ele, vai tentar conseguir respeito com Jimny...(mesma coisa TR4, também não tem respeito no trânsito)
    Carroceria de Fibra é muito mais resistente para o uso Off road, se na trilha capotar um Troller, e capotar um Jimny, o Troller com certeza sofrerá beeeeem menos danos.( o que vai acontecer no Troller é quebrar um vidro, e arranhar a fibra)
    O chassi do Troller é incomparável, é até engraçado fazer a comparação com o chassi do Jimny.
    O Troller é muito mais forte/robusto/resistente que o Jimny.
    Se for pra ir prO shopping eu escolho o TROLLER, se for pra uso misto eu escolho o TROLLER, se for pra off road eu escolho o TROLLER!
    COMO EU SEMPRE DIGO, TROLLER É TROLLER!
    Mas gosto...cada um tem o seu...respeito sua opinião.
    Um grande abraço à todos os amigos!
    Parceiro, você vai me desculpar, mas "prazer" é relativo: para uns andar de bicicleta é o melhor dos mundos. Eu particularmente curto muito o meu jimny, e uns anos atrás já fiz longas viagens de cicloturismo que foram fantásticas.

    E quanto a respeito no trânsito, tenta fazer frente pra uma carreta bitrem com o seu troller? Vão te respeitar tanto quanto respeitam um fusca...

    Eu considero que ambos são bons jipes. A diferença do bolso (e/ou do gosto) vai definir o que o camarada poderá adquirir. Está cheio de gente que adora o niva, e com certeza cumpre muito bem o seu propósito.

    Att.

  • #18
    Usuário Avatar de Armindo Neto
    Entrada
    26/08/2011
    Local
    Rio de janeiro/RJ
    Posts
    717
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por guimajc Ver Post
    Parceiro, você vai me desculpar, mas "prazer" é relativo: para uns andar de bicicleta é o melhor dos mundos. Eu particularmente curto muito o meu jimny, e uns anos atrás já fiz longas viagens de cicloturismo que foram fantásticas.

    E quanto a respeito no trânsito, tenta fazer frente pra uma carreta bitrem com o seu troller? Vão te respeitar tanto quanto respeitam um fusca...

    Eu considero que ambos são bons jipes. A diferença do bolso (e/ou do gosto) vai definir o que o camarada poderá adquirir. Está cheio de gente que adora o niva, e com certeza cumpre muito bem o seu propósito.

    Att.
    Te entendo perfeitamente!
    Mas falando em bitrem...
    T4 2.8 / T4 3.2 5 cil "Bumblebee"

  • #19
    Usuário
    Entrada
    06/03/2014
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    28
    Agradecimentos: 0
    Pô! Esse lance de conseguir respeito no trânsito é meio coisa de nego folgado que tem Tucson/Santa Fé e muda de faixa sem dar seta nem olhar no retrovisor, hehe.
    Brincadeiras a parte, ambos são bons jipes, mas o motor diesel do Troller é o que dá a grande vantagem para ele no uso off-road mais apimentado. Posso dizer como proprietário de Jimny 4Sport que para uso off-road mediano o Jimny original de fábrica passa em locais com facilidade que até irrita alguns donos de jipes maiores, e isso pq sou bração, sou um cara que nunca tinha dirigido um 4x4 e sempre odiou dirigir (em qualquer lugar).
    Enfim, vai do gosto de cada um, gosto do Jimny justamente por ser pequeno (ele é menor que um novo uno). Também gosto do projeto ser bem avaliado mundialmente, vendido em tudo quanto é lugar, isso me parece ser um indicativo de que o carro é bom. Acho que o Jimny e os Samurais dos anos 90 serão como os Willys (60-70) de hoje só que em 2030 - 2040. Serão os jipinhos velhos e ainda em uso do futuro (todo mexido lógico).
    Jimny 4Sport - Horácio

  • #20
    Usuário Avatar de jorgeffn
    Entrada
    23/06/2008
    Local
    Diamantina/MG
    Idade
    42
    Posts
    1,862
    Agradecimentos: 45
    Citação Postado originalmente por Armindo Neto Ver Post
    Huahuahua
    falar que o Jimny é melhor que o Troller é forçar a barra!
    Uma coisa que o Jimny nunca vai se igualar ao Troller, é o prazer que ele pode lhe proporcionar!
    O Troller é bruto, qualquer um te respeita no trânsito quando está com ele, vai tentar conseguir respeito com Jimny...(mesma coisa TR4, também não tem respeito no trânsito)
    Carroceria de Fibra é muito mais resistente para o uso Off road, se na trilha capotar um Troller, e capotar um Jimny, o Troller com certeza sofrerá beeeeem menos danos.( o que vai acontecer no Troller é quebrar um vidro, e arranhar a fibra)
    O chassi do Troller é incomparável, é até engraçado fazer a comparação com o chassi do Jimny.
    O Troller é muito mais forte/robusto/resistente que o Jimny.
    Se for pra ir prO shopping eu escolho o TROLLER, se for pra uso misto eu escolho o TROLLER, se for pra off road eu escolho o TROLLER!
    COMO EU SEMPRE DIGO, TROLLER É TROLLER!
    Mas gosto...cada um tem o seu...respeito sua opinião.
    Um grande abraço à todos os amigos!
    Hhahahahahahahhahaha a seção de humor não é aqui!!!!

    e para não ficar esse mimimi de cada um defender o veículo que tem, o fórum já tá cheio disso.. e não acrescenta nada... eu sempre quis ter um Troller.... mas por algumas circunstâncias acabei de Jimny...

    mas isso que você falou é um monte de besteiras!!! não deu para deixar passar....

    agora... essa do respeito no trânsito foi a maior delas.... respeito se consegue dirigindo corretamente... enfiar o carro na frente dos outros, não usar seta e se fazer respeitar pelo tamanho... é outra coisa...

    abs!!!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
    Triton Sport GLS Ex: Niva, Vitara(s), Pajero, Jimny, Troller, Triton GL

  • #21
    Usuário Avatar de Armindo Neto
    Entrada
    26/08/2011
    Local
    Rio de janeiro/RJ
    Posts
    717
    Agradecimento: 1
    Qualquer um percebe que o que eu escrevi foi uma sátira...
    Não quis desmerecer nenhum dos dois...
    Até pq em breve o Jimny tbm deverá entrar na garagem(no lugar ou do VW Polo ou do Nissan).
    Eu sei que cada um tem suas vantagens!
    Não levem a sério o post acima...
    Agora... dando minha opinião(de verdade, sem brincadeira)
    Acho que o que vai definir se você vai pegar um Troller ou um Jimny é o bolso e seu gosto pessoal!
    Eu sei muito bem que o Jimny é muito robusto!
    Pra cidade o Jimny dá um coro no Troller, bem mais versátil, confortável(?).
    Pra trilha, eu sinceramente acho que os dois chegam juntos(se bem preparados), pode até ser que o Troller leve uma vantagem pequena, mas o Jimny não deixa a desejar na trilha!
    Pra Rally, aí eu não tenho duvidas de que o Troller é melhor, visto que há inúmeras reprogramações pro Troller(3.0), e há vários Up grades de motor pro 2.8, fora a carroceria de fibra que se capotar aguenta muito mais que a de lata.
    Pra viagens, acho que cada um tem suas vantagens... O Jimny é muito econômico, porém o Troller tem mais espaço(pouca coisa de diferença rs) e mais potência, mas pra quem é solteiro ou não tem filhos, o Jimny também dá conta do recado!
    Robustez de chassi, acho que ambos se igualam.
    Não preciso nem comentar que a "vantagem do trânsito" foi brincadeira né??? rsrsrs
    Bom galera, espero que não me entendam mal, fiz o primeiro post como uma brincadeira/sátira.
    Se querem minha opinião, é essa desse post, e não a que escrevi no post acima!
    Um grande abraço!
    T4 2.8 / T4 3.2 5 cil "Bumblebee"

  • #22
    Usuário Avatar de jorgeffn
    Entrada
    23/06/2008
    Local
    Diamantina/MG
    Idade
    42
    Posts
    1,862
    Agradecimentos: 45
    Citação Postado originalmente por Armindo Neto Ver Post
    Qualquer um percebe que o que eu escrevi foi uma sátira...
    Não quis desmerecer nenhum dos dois...
    Até pq em breve o Jimny tbm deverá entrar na garagem(no lugar ou do VW Polo ou do Nissan).
    Eu sei que cada um tem suas vantagens!
    Não levem a sério o post acima...
    Agora... dando minha opinião(de verdade, sem brincadeira)
    Acho que o que vai definir se você vai pegar um Troller ou um Jimny é o bolso e seu gosto pessoal!
    Eu sei muito bem que o Jimny é muito robusto!
    Pra cidade o Jimny dá um coro no Troller, bem mais versátil, confortável(?).
    Pra trilha, eu sinceramente acho que os dois chegam juntos(se bem preparados), pode até ser que o Troller leve uma vantagem pequena, mas o Jimny não deixa a desejar na trilha!
    Pra Rally, aí eu não tenho duvidas de que o Troller é melhor, visto que há inúmeras reprogramações pro Troller(3.0), e há vários Up grades de motor pro 2.8, fora a carroceria de fibra que se capotar aguenta muito mais que a de lata.
    Pra viagens, acho que cada um tem suas vantagens... O Jimny é muito econômico, porém o Troller tem mais espaço(pouca coisa de diferença rs) e mais potência, mas pra quem é solteiro ou não tem filhos, o Jimny também dá conta do recado!
    Robustez de chassi, acho que ambos se igualam.
    Não preciso nem comentar que a "vantagem do trânsito" foi brincadeira né??? rsrsrs
    Bom galera, espero que não me entendam mal, fiz o primeiro post como uma brincadeira/sátira.
    Se querem minha opinião, é essa desse post, e não a que escrevi no post acima!
    Um grande abraço!
    Valeu Armindo... agora ficou claro sua opinião... que é bem sensata.... concordo...

    e como disse... sou fã do Troller.. foi questão das circunstâncias mesmo....

    sobre as trilhas... tudo depende da preparação né.... original, acho que os dois se equiparam... mas estou levando em consideração as trilhas que temos por aqui... pouco barro e muita erosão e pedras... para os locais com muito barro.. o motor e os pneus maiores ajudam demais.. e na questão do pneu a vantagem é clara para o Troller.. que dá para colocar um 33 de boa... vai fazer isso no Jimny.. tem que fazer outro jipe praticamente... heheheh... e quanto as opções de preparação o Troller já tem mais rodagem... existem em um número muito maior nas trilhas.... E para o rally é isso mesmo.. o Jimny além do motor 1.3 tem retomadas mais lentas...... e dependendo do tipo de prova isso é um problema...

    foi mal se te interpretei errado na outra mensagem!

    abs!!!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
    Triton Sport GLS Ex: Niva, Vitara(s), Pajero, Jimny, Troller, Triton GL

  • #23
    Usuário
    Entrada
    26/01/2012
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    78
    Posts
    381
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por Leko-4sport Ver Post
    Pô! Esse lance de conseguir respeito no trânsito é meio coisa de nego folgado que tem Tucson/Santa Fé e muda de faixa sem dar seta nem olhar no retrovisor, hehe.
    Brincadeiras a parte, ambos são bons jipes, mas o motor diesel do Troller é o que dá a grande vantagem para ele no uso off-road mais apimentado. Posso dizer como proprietário de Jimny 4Sport que para uso off-road mediano o Jimny original de fábrica passa em locais com facilidade que até irrita alguns donos de jipes maiores, e isso pq sou bração, sou um cara que nunca tinha dirigido um 4x4 e sempre odiou dirigir (em qualquer lugar).
    Enfim, vai do gosto de cada um, gosto do Jimny justamente por ser pequeno (ele é menor que um novo uno). Também gosto do projeto ser bem avaliado mundialmente, vendido em tudo quanto é lugar, isso me parece ser um indicativo de que o carro é bom. Acho que o Jimny e os Samurais dos anos 90 serão como os Willys (60-70) de hoje só que em 2030 - 2040. Serão os jipinhos velhos e ainda em uso do futuro (todo mexido lógico).

    Muito interessante esta comparação entre Willys (60/70) com os jimnny (2030/2040).
    É bem provável que esta futurologia aconteça mesmo !!!

    Alvaro Angelo

  • #24
    Usuário Avatar de guimajc
    Entrada
    22/03/2013
    Local
    Sete Lagoas/MG
    Idade
    47
    Posts
    615
    Agradecimentos: 8
    Agora eu acho que ficou bem ponderado.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade