Conheço muito pouco Sportage, então nem vou falar sobre ela mas posso te falar sobre a XJ. Consumo na cidade em média fica entre 4,5 e 5,5 km/l dependendo do transito e da forma de dirigir, na estrada entre 7,5 e 9,5 km/l. Então se consumo é um ítem importante prá vc, aí já tem um ponto negativo para a XJ, mas esse é o preço que se paga para andar com um 4.0 L com 6 cilindros e mais de 190HP, e posso te dizer que vale a pena.
Como vc disse que é a sua esposa que vai dirigir acredito que ela não vai ter problemas, apesar de parecer grander a XJ não é muito grande e é muito fácil de dirigir na cidade e mesmo prá manobrar vai tranquilo. A posição de dirigir é bem confortável e a visibilidade é excelente.
Quanto a manutenção, se pegar uma bem conservada não vai ter problema e com o tempo vc pega o jeito de onde comprar as peças e vai ver que não é tão dificil assim manter uma XJ. Para equipar já tem muitas opções disponiveis de acessórios, se o objetivo é fazer trilhas leves/médias ela encara muito bem com algum preparo.
Acho que fica mais fácil vc ir postando as suas dúvidas e na medida do possível o pessoal vai respondendo. No que precisar de ajuda, tamos aí...

[]´s