A melhor picape depende da necessidade do usuário
Pessoal, este assunto é controverso pois para saber qual a melhor picape é necessário saber qual seu uso, por exemplo, na empresa que trabalhei por vários anos (fabricante de máquinas agrícolas) o pessoal da assistência técnica chegou a ter em torno de 40 picapes de vários modelos ao mesmo tempo:
Pequenas: saveiro, courier, montana e strada.
Médias com cabine simples: S10 2.4 gasolina, S10 2.5 diesel, S10 2.8 diesel, Ranger gasolina, Hylux 3.0 4x4 aspirada
Médias com cab. dupla: S10 2.4 gasolina, S10 2.8 diesel, L200 4x4 GL 2.5
Todas eram compradas 0km no modelo básico com ar-condicionado e direção hidráulica, todas as revisões eram feitas nas concessionárias e as picapes eram vendidas com aproximadamente 200mil km (movidas a diesel) e com aproximadamente 120~150 mil km as (movidas a gasolina/flex)
Depois de alguns anos houve uma padronização que levou em conta os seguintes aspectos:
- custo operacional (preço de compra + consumo de combustível + valor de manutenção preventiva e corretiva + valor de revenda);
- produtividade e satisfação dos usuários.
Principais comentários do meu colega que era responsável pela frota:
Pequenas: Strada: menor custo de manutenção, baixo consumo de combustível e boa aceitação dos usuários, principalmente daqueles que a usavam no campo, sua suspensão traseira é imbatível. Montana 1.8, confortável e gastona. Saveiro: ágil porém suspensão não suportava o uso em estradas de chão. Courier: durável, manutenção um pouco cara e ruim de revenda
Picapes médias:
S10 era a picape que os funcionários mais gostavam de usar pois era a confortável, e com o melhor motor (mwm 2.8 ) muitos técnicos chegavam a rodar mais de 10mil km por mês em estradas ruins no centro-oeste do país sempre visitando fazendas (estradas de chão), as S10 davam mais defeitos que as hylux, porém o gasto total era bem menor que nestas últimas pois as toyotas tinham várias peças importadas, revisões caras e muito constantes (a cada 10 mil km),
A Ranger todo mundo gostava de usar, mas como as peças vinham da argentina a manutenção também era cara e eram ruim de revenda, houve casos de falta de peças longe das grandes cidades.
Todo mundo (inclusive eu) fugia de viagens longas com Hylux, pois são muito desconfortáveis (cabine pequena, suspensão extremamente dura, muita vibração e barulho). Seu preço de compra era o mais alto.
As L200 também tinham boa aceitação dos usuários mas vários motores 2.5 fundiram antes dos 150 mil km. (aqui cabe citar que os 2.5 diesel da S10 também fundiam cedo).
No final a padronização ficou da seguinte forma:
Picape pequena: Strada
Picape média: S10 2.4 gasolina/flex em regiões onde se andava menos de 3 a 4 mil km por mês e S10 2.8 diesel em regiões onde se andava mais que isso.
Desculpe o mail longo, mas quis ser imparcial e colocar os argumentos necessários.