x
Convex Datacenter
Página 3 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 61
  • #25

    marruá




    acabei de ver um protótipo do marruá rodando em iguape
    estava vindo de caxias do sul acompanhado de uma van da Agrale e indo com destino ao RJ para a última avaliação do exército
    segundo o seu condutor, trata-se de um projeto comprado pela Agrale da Engesa, mas que foi aperfeiçoado (não perguntei o que)
    o veículo é semelhante ao Engesa, mas parece melhor acabado
    estava com motor mwm diesel e diferencial dana 44
    por especificação dos militares, a viatura não terá reduzida, mas a primeira é bastante curta
    por outro lado, as futuras versões civis serão munidas de reduzida, com acionamento manual e por alavanca no assoalho
    [ ]´s

  • #26
    pelos relatos entao acredito que teremos bastante marruas sendo produzidos para o exercito, consequentemente acredito que eles tb venham a fabricar para uso civil!!!
    Martin Melcop
    [EX]JPX 95 Enterprise E - MWM+Clark
    Em breve Galactica BSG 75 - Family Car

  • #27
    Usuário Avatar de Sa_Mourao
    Entrada
    16/03/2004
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Idade
    43
    Posts
    985
    Agradecimentos: 0
    O civil já existe, parece com um Hummer a parte da frente. Grade cromada .... etc.

    Putz, quer dizer q mudaram o eixo, pq os q eu vi na linha eram tudo D30.

    Acabaram d me avisar q o Marruá entra em linha esse mês, Julho.

    Carlos.... até pode ser :P

    [ ]s

  • #28
    Alguém sabe explicar o porquê dos milicos pefirirem os EngesaXMarruá sem reduzida?
    Será pela ausência de mais um dispositivo que adora quebrar?

  • #29
    Citação Postado originalmente por Carlos
    Será pela ausência de mais um dispositivo que adora quebrar? :roll: :?
    E tb por não haver uma real necessidade acredito eu, este tipo de veículo é utilizado no transporte de soldados e armamento, e se necessário um canhão sei lá no reboque, talvez nada que justifique a reduzida...

    Mas que na prática faz falta, ahhh isso faz...

    []'s...
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #30
    Usuário Avatar de lg_gustavo
    Entrada
    06/04/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    721
    Agradecimentos: 0
    Fala galera,

    Vejam no link maiores informações sobre o Marruá (Versão Militar) no link abaixo:

    http://www.defesanet.com.br/noticia/marrua/marrua.htm

    As fotos abaixo retirei dessa página. A aparência dele lembra mesmo o Engesa !!!

    []s
















  • #31
    Moderador Avatar de gvogetta
    Entrada
    08/03/2003
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    49
    Posts
    1,538
    Agradecimentos: 2
    Caros Amigos,

    O projeto Marruá já foi bastante discutido aqui desde o início do Fórum, em março de 2003... vejam:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3132
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1744
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=835

    Só reforçanco:

    O Marruá foi desenvolvido por antigos engenheiros da extinta Engesa, com larga experiência em veículos militares através de uma empresa criada por eles, a Columbus, do qual se construíram inicialmente 2 protótipos com recursos próprios. Como não tinham $$$ para financiar a produção e desenvolvimento do jipe, recorreram a outras empresas para alavancar recursos. A Agrale, pioneiramente se interessou pela proposta e adquiriu o projeto e está bancando todo o desenvolvimento posterior do projeto, que recebeu algumas "melhorias" quanto a diferenciais e transmissão visando a industrialização em série do veículo. Não consegui apurar ao certo, mas parece que inicialmente o Marruá usaria diferenciais Dana 30, que mais tarde, mais por questões econômicas creio, foram substituídos por Dana 44, pelo menos nos últimos protótipos testados pelo Exército.

    Eu como ex-militar do EB, tenho alguns bons amigos por lá e, como servi em Brasília algum tempo, tenho algumas prerrogativas especiais, tendo conseguido inclusive assistir a alguns testes de veículos como o HUMVEE, e mais recentemente alguns testes do Troller, das Land Rovers (90 e 130) e do Marruá. Devo confessar-lhes que o Troller decepcionou muito tanto aqueles que o dirigiram quanto aqueles que o observavam em campo, coisa que não ocorreu com as Lands e Marruá. Nos dois testes que assisti das Lands elas se saíram muito bem, em especial as 90. O Marruá agradou a todos e creio ser a futura escolha das Forças Armadas, pois seu custo de aquisição e manutenção é muito inferior aos dos veículos Land Rover. Outro ponto que pesa a seu favor é a nacionalização, hoje em torno de 90%, fator estrategicamente importante para as FA.

    Outro ponto que me chamou a atenção positivamente, é que a Agrale, ao contrário da Land Rover, participou ativamente dos testes na ocasião, com dois protótipos algo diferentes entre si e mostrou-se muito solícita ao acatar sugestões dos técnicos militares presentes, discutindo peças e soluções com os presentes e comparando os dois modelos a fim de desenvolver algo realmente "sob medida" para nossas FA.

    Pelo que sei, hoje o Marruá é a menina dos olhos, pelo menos no EB, que outra vez vê a possibilidade de ver um veículo sendo produzido conforme suas necessidades e especificações, ao contrário de outros adaptados "às pressas" para o serviço militar como a Land... Só não está rodando ainda com as cores do Exército porque a própria Agrale pediu um tempo maior para refinar ainda mais o projeto e colocá-lo em produção seriada e porque o Exército, além dos procedimentos burocráticos para licitar a compra desses veículos, não dispunha de orçamento para isso no início do ano.

    A propósito, conversando com um técnico da Agrale, um protótipo foi testado recentemente no Chile, que também procura um veículo com essas características e o Marruá agradou bastante os chilenos, mas como as especificações deles são algo diferentes das nossas FA, há intenção de desenvolver um outro protótipo específico para a realidade daquele país.

    Citação Postado originalmente por Giovani
    Citação Postado originalmente por elcio
    Citação Postado originalmente por Beto Lacerda
    pra que serve aquele trambolho de ferro atraz do jipe ???
    aquilo eh um reboque de canhao 50MM e similares

    []´s
    Salve galera!!!

    Acho que não... Pelas manilhas estarem instaladas nas laterais, creio que seja para transporte aéreo.
    Ah sim, pelo visto o EB vai de Land mesmo. Aqui na minha city, o 19º RCmec recebeu 2 viaturas novas... Estão lá se destacando, sobre os mais de 50 Willys... :P
    []'s
    Controvérsias à parte:

    Os "trambolhos" são prolongamentos do chassi (na dianteira e traseira) e destinam-se ao transporte por helicópteros ou guindastes (embarque em navios) através de cabos, uma vez que esses veículos foram adquiridos para serem usados também em missões de paz da ONU pelo EB, fato que os faz aptos para movimentação aérea, muito comuns nessas missões. Outro fato é que o EB não utiliza mais canhões de 50mm desde a década de 60 e, mesmo quando o fazia, eram rebocados pelos ganchos de reboque tipo bola, iguais aquele que se pode observar na traseira da viatura vista nas fotos.

    Saudações a todos,



  • #32
    Usuário Avatar de Pedro Bachir
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Betim/Lavras/São João del rei/MG
    Idade
    34
    Posts
    897
    Agradecimentos: 0
    Fiko feliz do marrua ser o preferido, eu estava torcendo pra ele, ele eh um jipe realmente rustico, feito especialmente para o exercito, nào foi uma adaptação de um jipe civil para o militar... 8)
    Se ele der certo, provávelmente farão uma versão civil e se fizerem, ele irá suprir uma lacuna no nosso mercado, atualmente não temos nenhum jipe de verdade

    []'s esperançosos

  • #33
    E o melhor se sair o marrua imagina qtos Jeeps militares não irão a leilão
    []'s pensando mais longe

  • #34
    Usuário Avatar de Markito Amato
    Entrada
    09/03/2003
    Local
    Ouro Preto/MG
    Idade
    53
    Posts
    212
    Agradecimento: 1
    Grande Getúlio!

    Estive afastado por um tempinho e, assim, não deu para responder!

    Você acertou na mosca com relação aos "trambolhos" traseiros. Realmente, eles são prolongamentos do chassis e servem para içar o veículo. Uma solução bem porca ao meu ver.

    Para você ter uma idéia, as Lands britânicas também podem ser içadas, mas não se utilizam desse artifício. E quando o fazem, é porque lá trás há uma caixa destinada ao material extra de comunicação ou munição de reserva (caso de algumas das fotos abaixo).

    Ou seja, essa é uma das inúmeras diferenças encontradas entre os dois modelos; o que veio para o Brasil e o que é usado nos campos de batalha. Fora os reforços estruturais, tanto no chassis, quanto na carroceria, além de suportes para metralhadoras .30 e .50. Além disso, o estepe não fica atrás e o motor pode funcionar com o pior Diesel que você possa encontrar. Enfim, vejamos as fotos para facilitar!

    Em tempo, os veículos leves militares daqui de Pindorama não possuem caixa de redução pois esse "detalhe" não faz parte do edital. Basta ser 4x4 e ter uma marcha bem reduzida que já está no páreo. Talvez vocês não concordem, mas, ao meu ver, para o uso que esse veículos têm essa solução é perfeita!

    Abraços,
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Marrua ou Defender-rm_pink_panther.jpg   Marrua ou Defender-rm_wmik.jpg   Marrua ou Defender-rm_buzzard_wmik1.jpg   Marrua ou Defender-rirish_wmik_well_hr.jpg  
    Markito Amato
    Defender 90 "Pandora"
    Atelier Zé Bigorna - Cutelaria e Forjaria Artística

  • #35
    Banido
    Entrada
    07/05/2004
    Idade
    74
    Posts
    630
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo

    Nando , que eu saiba os Hummers (homocinéticas c/ susp. ind.) foram projetados pra encarar o deserto mas pra encarar florestas e encrenca os EUA usam os Wranglers (eixo rigidio com munhão e cruzeta) ...
    O fabricante é o mesmo , pena que faiô por aqui ...

    []s...
    Mesmo fabricante???? isso tá errado o Wrangler é fabricadpela Jeep e o Hummer pela AM general (que pertençe ao grupo GM) e na vedade o o veiculo militar nem é hummer mas sim humvee, bem diferente da versão civil. e Os americanos não usam mais o jeep, somente o Humvee, ele foi projetado não somente pra deserto, encara com desevoltura lama e treços alagados, tematé a melhor capacidade de imersão de todos os carros. ele tem essa imagem de "deserteiro" pq foi inaugurado na querra do golfo de 91

  • #36
    Usuário Avatar de Markito Amato
    Entrada
    09/03/2003
    Local
    Ouro Preto/MG
    Idade
    53
    Posts
    212
    Agradecimento: 1
    Certíssimo!
    O Hummvee foi um sucesso tão grande que até hoje a Jeep ainda tenta voltar a esse mercado, mas não consegue. Afora isso, as FA dos EUA têm outras estratégias relativas ao transporte terrestre e aéreo que são bastante interessantes.
    Em tempo, sabe de quando é o projeto do Hummvee? Se não estou enganado, de 1986!

    Abraços,
    Markito Amato
    Defender 90 "Pandora"
    Atelier Zé Bigorna - Cutelaria e Forjaria Artística

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Marruá
      Por Martin Melcop no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 678
      Última resposta: 22/03/2022, 18:31
    2. Fotos do Marruá
      Por rallgayer no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 46
      Última resposta: 09/09/2014, 18:36
    3. Marruá....
      Por Joao Baeta no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 26
      Última resposta: 11/12/2013, 14:59
    4. Marruá por R$ 35.000,00
      Por Mauricio Rotta no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 4
      Última resposta: 24/07/2010, 11:30
    5. Marruá
      Por Eduardo Velo no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 61
      Última resposta: 14/09/2004, 08:03

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade