Explorer x Cherokee x Pajeiro GLS-B x Pajero Sport anos 1997 a +- 2001

Estudo comprar uma viatura com os seguintes pre-requisitos:
- porta-malas grande
- 4 portas
- Cambio automático
- 6 cilindros
- Freios ABS nas 4 rodas
- Desejável Airbag
- Itens de conforto como Ar, Direção, Vidro Trava e banco de couro
- Bom estado de conservação e, caso equipado, que tenha sido bem feito.
- e com valor maximo de R$ 25.000

Minha ideia é ter esse carro para viagens, principalmente as mais longas, e passar por estradas de terra em que carros de passeio não costumam passar - acho eu que isso é trilha leve no máximo média. Pode ser que com o passar do tempo eu me empolgue e comece a ingressar no mundo das trilhas mais pesadas...

Depois de muito pesquisar, baseado no que eu assimilei (no que eu estiver errado, por favor me corrijam), as viaturas em vista são:

- Cherokee Sport 4.0 Gasolina 1998
Consumo: 5 com litro na cidade e 7 na estrada
Pros: Gosto da aparencia, é monobloco e robusta, tem a melhor capacidade nas trilhas e tenho um amigo mecânico vê-oiteiro que manja muito de Cherokee
Contra: é a que mais consome e tem o menor porta malas

- Ford Explorer 4.0 Gasolina 1997
Consumo: 6 cidade e 10 estrada
Pros: O maior porta-malas de todos, confortável, mecanica robusta e mais econômica
Contra: Acho a aparencia muito "Tiozão", não tem reduzida, dizem que a suspensão dianteira não é das melhores e parece que sofre um pouco na trilha

- Hilux 3.0 ou 3.4 gasolina
Consumo: 3.0 faz 7 cidade e 10 estrada - ouvi falar que a 3.4 faz 4 cidade e 7 estrada. Procede?
Prós: Bom porta-malas e mecanica mais robusta de todas, tão robusta que é a única que suporta até relaxo do dono.
Contras: Acho a aparencia a mais "Tiozão" de todas, é meio lerda e é a mais cara, sendo meio difícil aparecer uma dentro do valor pretendido

- Mitsubishi GLS-B e Sport 3.0 e 3.5
Consumo: de 6.5 a 7 na cidade e 9.5 a 10 na estrada, respectivamente à cilindrada. A 3.5 bebe pouca coisa a mais e anda bem mais. Procede?
Prós: Bom porta-malas, aparencia legal nas 2, suspensão robusta e economica
Contras: Li uma razoavel quantidade de queixa com o cambio automático (ferver óleo!?!?!) e o motor é o menos durável - no máximo 200.000 Km, mas é comum a retifica com menos de 150.000 km) e a 3.0 é meio lerda. Procede?

Não quero colocar GNV e, e se eu comprar com GNV irei tirar quando vencer o bujão, e se me incomodar muito tiro antes... E como pretendo rodar uns 5.000Km por ano não acho que compensa investir mais para comprar um carro a Diesel, além de ser mais visada de roubo e, em função também da idade da viatura, não irei fazer seguro.

Descartei Pathfinder porque vendeu pouco (dificil achar peças), anda pouco e consome igual à Cherokee (mas falam muito bem da robustes e do conforto dela).

Quanto à manutenção, me parece que a Explorer e hilux terão o menor custo por Km. A Cherokee não é nehum absurdo para a categoria, me preocupando mais o motor e cambio das Mitsubishi.

Este será o meu primeiro 4x4, primeiro cambio automatico, primeiro com motor 6 canecos, primeiro com motor com mais de 1,8 litros, enfim primeiro brinquedo de gente grande que eu terei.

Baseado nisso tudo, o que é verdadeiro e o que é falso?

- Alguem tem informações sobre o consumo dos modelos mencionados? E outras informações como aceleração e tamanho do porta-malas?

- Quanto ao conforto, acho que todas são boas, ainda mais que estou acostumado com carro pé-de-boi... Alguem sabe me dizer se as viaturas são muito diferentes entre si?

- E esse problema do motor e cambio das Mitsubishi, procede esses problemas ou é relaxo dos donos? Vi também muitos relatarem que, na prática, o consumo das mitsuba não é tudo isso que eu vi nas fichas técnicas, e que são semelhantes à Cherokee. Procede?

- Qual é a capacidade offroad de cada modelo citado descalça e equipada?

- Quais informações voces acham relevantes eu considerar?

- E por fim, como viajarei somente com minha esposa pros fim-de-mundo do interior do Brasil, alguem conhece algum serviço de guincho, tipo um seguro ou um clube de guincho? Vai que a jabiraca quebra no caminho, como não farei seguro (ao menos nos moldes normais de um carro mais novo) tenho que ter um plano B.

Obrigado a todos
Danilo