x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 16
  • #1
    Usuário
    Entrada
    09/02/2021
    Local
    São José/SC
    Idade
    33
    Posts
    6
    Agradecimento: 1

    Lightbulb 4x4 para o fim do mundo - Melhor compromisso de confiabilidade e robustez?




    Olá pessoal!

    Leio o fórum há algum tempo, mas só agora criei minha conta para pedir ajuda. O título do post tenta resumir qual a minha dúvida. Estou planejando fugir da cidade para o mato e me tornar o mais auto-suficiente e independente o possível (em certa medida por receio de que num futuro próximo podemos ter um cataclisma e etc, mas não vem ao caso).

    Nunca tive um 4x4, e estou pesquisando para comprar o meu primeiro. Indo para o interior, precisarei de um veículo robusto com tração nas quatro rodas não só para poder chegar em casa (acho que todos sabemos como é estrada de terra na chuva) mas também para o dia-a-dia. Por conta dessa independência, procuro um veículo de manutenção simples, que eu mesmo possa fazer (possuo conhecimentos de mecânica e já faço muita manutenção em minha Parati), com boa disponibilidade de peças e que seja robusto para não me incomodar. Enfim, um 4x4 para que, na pior das hipóteses, eu possa manter funcionando por conta.

    Morei em cidades pequenas, e conheci vários agricultores que tinham carros como Toyota Bandeirantes, Ford F-75 e Rural e etc, e é exatamente a simplicidade mecânica desses veículos que me interessa. Porém, como minha esposa também irá precisar dirigir, precisamos pelo menos de direção hidráulica.

    Ainda, nessa idéia de independência, estamos procurando algum 4x4 a diesel, pois isso permite a adaptação para funcionar com óleo vegetal, que pode ser produzido na propriedade.

    Em minhas pesquisas, concluí o seguinte:


    • Ford F-75/Rural
      • Prós: Extremamente robustas, mecânica simples, fácil de conseguir peças ou adaptar outras.
      • Contras: Sem direção hidráulica para minha esposa.
      • Dúvidas: Quão fácil é realmente conseguir peças para os motores antigos?

    • Toyota Hilux quadrada
      • Prós: Tão robusta quanto, fama de inquebrável, fácil de conseguir peças.
      • Contras: Os "mimos" de conforto são mais coisas para estragar, pode ser mais caro a longo prazo.
      • Dúvidas: Quão fácil ou difícil é dar manutenção caseira?

    • Mitsubishi L200 quadrada
      • Prós: Muitas opiniões extremamente favoráveis sobre a robustez e resistência, além da disponibilidade e preço das peças.
      • Contras: Muitas críticas acerca de superaquecimento, e os problemas mais comuns relatados são de alta complexidade, dificultando a manutenção caseira.
      • Dúvidas: O quanto disso é mito e o quanto é verdade?

    • Lada Niva
      • Prós: Customizável e adaptável ad infinitum. Feito para sobreviver à Rússia e principalmente aos russos.
      • Contras: Se não encontrar algum com swap de motor, ficar refém das peças para o motor soviético. Falta de versões a diesel.
      • Dúvidas: O quão boas são essas conversões de Niva para motores AP ou motores diesel? O que costuma incomodar nesses carros?


    Enfim, gostaria de saber da opinião de vocês. Não temos preferência de marca ou modelo, queremos apenas a tranquilidade de ter um veículo robusto que encare estradas de chão e que, numa situação extraordinária, possa ser consertado em casa ou ter peças de outro carro adaptadas. Não fazemos questão de ser um carro novo ou antigo, pelo fato de os novos não cumprirem o requisito de "mecanicamente simples".

  • #2
    Usuário Avatar de Maggion
    Entrada
    04/02/2010
    Local
    GUARULHOS/SP
    Idade
    42
    Posts
    492
    Agradecimentos: 12
    Eu particularmente iria de Toyota fosse ela Bandeirante ou Hilux antiga.

    se for uma Bandeirante pode por fácil uma direção hidráulica.
    é extremamente robusta, a manutenção caseira pode ser feita como alguns de nossos amigos do fórum o fazem

    já a Hilux quadrada
    é só não se incomodar com a falta dos "mimos" quando deixarem de funcionar

  • #3
    Usuário
    Entrada
    08/10/2012
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    34
    Posts
    223
    Agradecimentos: 4
    bom, eu já tive toyota bandeirantes e sinceramente acho a melhor opção nesse caso!
    Muito fácil de trabalhar no cofre do motor, tem espaço e sem contar a confiabilidade! E iria com um motor MB608...os 14b já não são tão fáceis de encontrar peças.
    A minha band tinha direção e ar condicionado e uns bancos de couro bem confortáveis, mas de qualquer jeito era um carro bem pesado para dirigir no dia-a-dia.
    Se você for comprar uma Band completa e em bom estado, tu irá gastar mais de 45k tranquilamente, e nessa situação eu já iria pegar uma SW4 2001 3.0....MUITO mais confortável e com facilidade na manutenção!
    Enfim, mande bala bicho!
    RANGER SPORT 2008
    ex: NISSAN XTERRA 2006 - Bandida
    TOYOTA BANDEIRANTE 89 - MB 608 - Trator

  • #4
    Usuário
    Entrada
    09/02/2021
    Local
    São José/SC
    Idade
    33
    Posts
    6
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por dea_arendt Ver Post
    Se você for comprar uma Band completa e em bom estado, tu irá gastar mais de 45k tranquilamente, e nessa situação eu já iria pegar uma SW4 2001 3.0....MUITO mais confortável e com facilidade na manutenção!
    Enfim, mande bala bicho!
    É isso que me pega... O preço das Bandeirantes são tão altos que empatam com as Hilux antigas (SW4 e pickup), e essas Hilux tem fama de indestrutíveis, mas aí entra a questão da manutenção. Quão mais complexo são os motores delas, em comparação ao MB608? Dá para fazer manutenção na garagem de boas, tendo as ferramentas apropriadas?

  • #5
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    803
    Agradecimentos: 32
    Olá Eduardo!

    Sou fã de Jeep Willys! Mas neste seu caso Jeep Aberto não é a melhor opção.

    Também recomendo as Bandeirantes!

    Hilux é ótimo na sua categoria, mas não é comparável a simplicidade mecânica da Bandeirantes.
    ela já possui peças em plástico e alguma eletrônica, não é tudo que dá para concertar em casa.

    Minha opnião:- Vá de Bandeirantes mesmo que custe mais do que a Hilux!

    Att. Aristides Júnior

  • #6
    Usuário
    Entrada
    26/01/2012
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    77
    Posts
    381
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por Aristides Jr Ver Post
    Olá Eduardo!

    Sou fã de Jeep Willys! Mas neste seu caso Jeep Aberto não é a melhor opção.

    Também recomendo as Bandeirantes!

    Hilux é ótimo na sua categoria, mas não é comparável a simplicidade mecânica da Bandeirantes.
    ela já possui peças em plástico e alguma eletrônica, não é tudo que dá para concertar em casa.

    Minha opnião:- Vá de Bandeirantes mesmo que custe mais do que a Hilux!

    Att. Aristides Júnior


    Se as palavra chaves são simplicidade e robustez para o apocalipse zumbi a resposta na minha humilde opinião é : Bandeirante
    Alvaro Angelo
    Band CD-95 / Band CS-82 / Band Jipe 96 / WILLYS 83 / SW4 98 e 2010/ Hilux srv 2015 e Tracker 2008
    Ex Pampa 94 4x4 e Hilux srv 2006

  • #7
    Usuário
    Entrada
    09/02/2021
    Local
    São José/SC
    Idade
    33
    Posts
    6
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Aristides Jr Ver Post
    Olá Eduardo!

    Sou fã de Jeep Willys! Mas neste seu caso Jeep Aberto não é a melhor opção.

    Também recomendo as Bandeirantes!

    Hilux é ótimo na sua categoria, mas não é comparável a simplicidade mecânica da Bandeirantes.
    ela já possui peças em plástico e alguma eletrônica, não é tudo que dá para concertar em casa.

    Minha opnião:- Vá de Bandeirantes mesmo que custe mais do que a Hilux!

    Att. Aristides Júnior
    Obrigado! Era esse tipo de detalhe fino sobre os carros mais "novos" que me deixava na dúvida.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    09/02/2021
    Local
    São José/SC
    Idade
    33
    Posts
    6
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por ALVARO ANGELO Ver Post
    Se as palavra chaves são simplicidade e robustez para o apocalipse zumbi a resposta na minha humilde opinião é : Bandeirante
    Alvaro Angelo
    Obrigado! A questão não são os zumbis exatamente, mas depois de tanto rir dos preppers, cá estou eu fazendo a mesma coisa: Me tornando 100% independente e auto-sustentado para, numa situação extraordinária, não depender de nada nem ninguém, hahahah

  • #9
    Usuário Avatar de Maggion
    Entrada
    04/02/2010
    Local
    GUARULHOS/SP
    Idade
    42
    Posts
    492
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por eduardowoj Ver Post
    Obrigado! A questão não são os zumbis exatamente, mas depois de tanto rir dos preppers, cá estou eu fazendo a mesma coisa: Me tornando 100% independente e auto-sustentado para, numa situação extraordinária, não depender de nada nem ninguém, hahahah
    Como falado acima a Band e mais simples e forte em mecânica

    Com relação a direção hidráulica pode ser adaptada usando varias receitas. então caso a Bandeirante que venha a escolher (se decidir por elas mesmo) não tenha direção hidráulica você mesmo instala.

    Já que estará em uma propriedade rural EU ACHO que a melhor configuração para você seras uma CS ou uma CD com carroceria de madeira para o caso de precisar carregar insumos como sementes ou ração
    4X4 Brasil

  • #10
    Usuário
    Entrada
    09/02/2021
    Local
    São José/SC
    Idade
    33
    Posts
    6
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Maggion Ver Post
    Como falado acima a Band e mais simples e forte em mecânica

    Com relação a direção hidráulica pode ser adaptada usando varias receitas. então caso a Bandeirante que venha a escolher (se decidir por elas mesmo) não tenha direção hidráulica você mesmo instala.

    Já que estará em uma propriedade rural EU ACHO que a melhor configuração para você seras uma CS ou uma CD com carroceria de madeira para o caso de precisar carregar insumos como sementes ou ração

    Bingo: Das Band é exatamente a CD que estou olhando, mas que é difícil de achar é! Apesar de que um jipe longo ainda sim serviria muito bem, devido à capacidade de carga que pode ser convertida em espaço para alguns passageiros (filhos futuros, quem sabe?), porém não com a mesma facilidade da caçamba.

  • #11
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    100% Toyota Bandeirante. Se o cataclisma que tu esperas for daqueles que queimam todos os circuitos elétricos/eletrônicos(*), a Band é a única de sua lista que continua funcionando sem necessitar de um único fio elétrico, já que até o desligamento do motor se faz por estrangulador com cabo de aço, enquanto as demais necessitam de um solenoide energizado para a bomba injetora funcionar. Se ela ficar estacionada no alto de um pequeno morro, não necessitará nem de bateria. Basta fazer pegar no tranco e sair andando.
    (*) Um pulso eletromagnético oriundo de uma explosão nuclear a determinada altitude ou de uma tempestade solar muito intensa, pode destruir todos os circuitos eletrônicos no planeta.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    26/01/2012
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    77
    Posts
    381
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por eduardowoj Ver Post
    Bingo: Das Band é exatamente a CD que estou olhando, mas que é difícil de achar é! Apesar de que um jipe longo ainda sim serviria muito bem, devido à capacidade de carga que pode ser convertida em espaço para alguns passageiros (filhos futuros, quem sabe?), porém não com a mesma facilidade da caçamba.
    Não sei realmente seus planos.
    Mas provavelmente você precisará de transportar moirões para consertar cercas.
    Sacos de cimento para obras.
    Caixas dagua
    Debulhador de milho
    Picadora, e etc
    Você terá que pensar com cuidado o que pretende fazer.

    Alvaro Angelo
    Band CD-95 / Band CS-82 / Band Jipe 96 / WILLYS 83 / SW4 98 e 2010/ Hilux srv 2015 e Tracker 2008
    Ex Pampa 94 4x4 e Hilux srv 2006

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Qual a melhor opção para iniciantes no mundo off-road? Troller x Vitarinha
      Por Henrique Pedra no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 9
      Última resposta: 27/09/2018, 13:49
    2. A melhor polícia do mundo!
      Por Giovani no fórum Humor
      Respostas: 1
      Última resposta: 30/04/2010, 23:09
    3. O melhor dia do mundo!!!!
      Por samukanvas no fórum Humor
      Respostas: 5
      Última resposta: 02/04/2009, 18:22
    4. Conhece a melhor piada do mundo ?
      Por universodohumor no fórum Humor
      Respostas: 0
      Última resposta: 03/12/2008, 13:55

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade